Punta del Este: o destino de verão do momento

No Carnaval deste ano, tivemos o privilégio de conhecer uma das cidades mais visitadas pelos Brasileiros, Punta del Este, no Uurguai, que está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo.
Playa Mansa

Contou-se, na Revista de Viagem e Turismo, edição de dezembro de 2011, que o balneário tem um pouco de Trancoso, de Jurerê, de Ipanema, que são algumas das mais belas praias brasileiras. Motivo pelo qual, torna o ambiente bastante disputado.
Como chegar:
Punta del Este está localizada no departamento de Maldonado, a 134 km de Montevidéu. A estrada que liga Montevidéu a Punta del Este é muito boa, possuindo dois pedágios, no valor de 45$ pesos uruguaios, cada (em torno de R$ 4,50). 
Optamos por ir até o Aeroporto Internacional de Carrasco, e de lá seguir de carro até o balneário. Em Punta del Este também possui aeroporto (Aeroporto de Laguna del Sauce), entretanto a passagem aérea era muito mais cara (quase o mesmo preço do trajeto Confins/Montevideo).
Caso você não alugue um carro, existem algumas empresas de ônibus que fazem o trajeto, para maiores informações acesse aqui.
Melhor época para visitar Punta del Este:
Por tratar-se de um Balneário, a melhor época para visitá-la é no verão, sendo que a alta temporada é de dezembro a março, com o ápice em Janeiro, quando a maioria dos brasileiros foge para a cidade.
Visto:
Não é necessário para os Brasileiros, devido ao Tratado Mercosul. Logo, basta que você apresente sua cédula de identidade, com foto recente. 
Idioma:
O idioma oficial é o espanhol. Entretanto, é muito comum ouvir Brasileiros no local, o que deixou tudo bastante familiar. 
Moeda:
Pesos Uruguaios. Para se ter ideia do valor em real, é só tirar um zero do número. Por exemplo: 450$ (pesos uruguaios) é em torno de R$ 45,00.
Hospedagem:
Ficamos hospedados no Hotel Alhambra, muito bem localizado: em plena Península (onde tudo acontece por lá), a uma quadra da Avenida Gorlero (a mais movimentada da região).

Imagens do site do Hotel.
O custo benefício era bastante vantajoso, já que 04 diárias ficaram em torno de 790doláres (lembrando que  era alta temporada), com café-manhã, lembrando que o Hotel possui estacionamento gratuito para hóspedes.
Como é no local mais movimentado de Punta (Península), é muito raro encontrar uma vaga pelas ruas. Então, antes de reservar seu hotel (caso vá alugar carro), procure saber se o mesmo possui estacionamento.
Os funcionários são muito atenciosos, o Hotel é bastante limpo, tem internet gratuito no lobby, e o café da manhã é muito bom.
O Hotel está localizado na Calle 28 (Los Meros), entre avenida Gorlero e Calle 24 (El Mesana).
Aluguel de Carro:
Aconselhamos a alugar um veículo para conhecer e andar por Punta, o que torna bem mais prático e confortável sua estadia no local. 
Reservamos com bastante antecedência um veículo da operadora Hertz, sendo que o contrato previa pegarmos o veículo no Aeroporto Carrasco e devolvermos lá, com seguro e quilometragem livre, que ficou em torno de 550 dólares.
Relato: não entendemos a Hertz de Montevideo/Punta del Este. Já alugamos os carros da operadora por duas vezes, em Miami e em Orlando, e os carros eram espetaculares, com quilometragem abaixo de 5mil km, e muito conservados (praticamente novos), vejam as fotos abaixo:

Em Montevidéu, optamos por um carro básico, com ar condicionado. O veículo era um Gol, bem novo, entretanto, depois de realizada a vistoria do mesmo, juntamente com uma funcionária da empresa, quando deixávamos o Aeroporto Carrasco, fomos informados por outro turista que o nosso pneu estava furado. Bom… conferimos toda a lataria do veículo, e nem nós, nem a funcionária, percebemos que o pneu estava furado. Eles nos repassaram outro veículo, um Pálio, no qual também realizamos a vistoria, constatando algumas avarias em sua lataria, e os pneus não estavam furados.
Logo, no caminho para Punta del Este, que já era noite, constatamos que o veículo estava com a luz de freio e setas queimadas (situação gravíssima!). Sem contar que o veículo tinha mais de 100mil km, e o seu motor já estava “rateando”. Ahhh! E o sinal de freio de mão puxado, que nos acompanhou por grande parte do trajeto? 
No outro dia, bem cedo, fomos a agência da Hertz, em Punta, reclamar do ocorrido e solicitar a troca por outro veículo. E para nossa surpresa, não tinha mais nenhum veículo disponível (por ser alta temporada), e depois de perdermos a nossa manhã tentando resolver a situação, o funcionário nos sugeriu ficar o veiculo que ele estava utilizando, um Palio similar, mas com luz de freio e seta funcionando, e sem aquele barulho insuportável do freio de mão (que não estava puxado).
Vejam as fotos primeiro veículo:

Então, com base na nossa vivência, fica a dica: confira todo o veículo quando for realizar a vistoria, tanto a pintura e amassados, quanto estado dos pneus, setas, luz de freio, quilometragem… Vai te evitar muitos problemas e transtornos durante sua viagem!
No próximo post, vamos falar dos pontos turísticos de Punta del Este!
Aguardem!!!!!!!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “Punta del Este: o destino de verão do momento

  • 30 de abril de 2012 em 18:48
    Permalink

    Oi amiiiiigaaaaaaa….estou de volta!!!! menina, que confusão essa do carro, ne??? coisa chata…mas adorei o seu post sobre Punta…adorei! com certeza é um destino que logo vou conhecer…beijos, beijos…

    Resposta
  • 24 de abril de 2012 em 16:06
    Permalink

    Oi, Fabi,

    Punta del Este virou point de veraneio e badalação na América do Sul faz tempo, né? rsrs. Mas se a estão considerando uma mistura de Trancoso, Jurerê, e Ipanema está mais do que explicado, o motivo disso, rsrs.
    Quanto ao transtorno com o carro, é uma pena que certas pessoas não entendam que a satisfação do cliente é o melhor investimento que pode ser feito por uma empresa.

    Beijoca!

    Resposta
  • 23 de abril de 2012 em 12:10
    Permalink

    Ei amore!!!
    Não sumi não, tá? É a mesma desculpa de sempre: falta de tempo pro blog!
    Adorei as dicas!
    Beijo,
    Marcela.

    Resposta
  • 22 de abril de 2012 em 23:42
    Permalink

    Oi Fabi,
    ADOREI a dica!!! Assim tudo fica tão fácil!!! Estou anotando muitas dicas suas… Obrigada, amiga!!!
    Grande beijo e uma ótima semana, Irene

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »