Como fazer um roteiro de viagem

Realmente, nem consigo acreditar que falta um mês para nossa próxima viagem! A empolgação é contagiante! Fábio me liga de meia em meia hora perguntando como está a finalização do nosso roteiro. Infelizmente, nesta viagem, I M P O S S Í V E L ficar sem roteiro. Afinal é praticamente um mês fora de casa, em terras bastante desconhecidas! E é cultura demais para a gente ignorar! Queremos esgotar tudo o que pudermos das 9 cidades que visitaremos… Com base neste momento, pensei em compartilhar com vocês como confeccionamos nosso roteiro. E aí vão as dicas para vocês fazerem um roteiro dinâmico, prático e útil!
Primeiro passo: Defina as cidades.
Trace quais Cidades pretende visitar, com uma estimativa de dias em cada uma, e faça uma logística (Por exemplo, se vai aos Estados Unidos e pretende fazer Nova York, Orlando e Miami, tente colocar uma lógica… não faça desconectado como Miami, Nova York e Orlando, tente fazer uma linha reta, para evitar perda de tempo e dinheiro, além do cansaço físico e psicológico com um roteiro sem lógica.)
Quando fizer mais de uma cidade, o ideal é que os voos sejam diferentes, mas nem sempre isso é viável. Já que a variação do preço é exorbitante em algumas situações. Quando fomos para a Europa, a passagem incluía a chegada e partida da mesma Cidade, Madrid, e como nossa última cidade foi Roma, na Itália, passamos um aperto com a perda do voo, que atrasou em quase 3 dias nosso retorno para casa. Fuja disso!
Segundo Passo: Pesquise as atrações da Cidade
Faço uma pesquisa nas atrações turísticas da Cidade, e quais os pontos que realmente deseja visitar. Uma coisa que ando bem enjoada é de Museus. É quase tudo a mesma coisa, principalmente os de História Natural, mas alguns são extremamente necessários.
Por exemplo: em Nova York, algumas das atrações turísticas são o Empire State Building, Times Square, Estátua da Liberdade, Central Park, Chrysler Building, Brooklin Bridge, etc… localizo, então, todas as atrações no mapa.
Terceiro Passo: Separando as atrações por dia
 
De acordo com a quantidade de dias que permanecerá em cada Cidade, divida as atrações. Se vai ficar poucos dias, não tem outra forma a não ser deixar o roteiro bem apertadinho, ou deixar de visitar algumas atrações. Mas se já vai ficar mais dias, o roteiro pode ficar mais tranquilo, e encaixar todas as atrações que deseja com calma e cautela.
 
Quarto Passo: Finalizando o Roteiro.
A partir de então eu faço o roteiro de acordo com a proximidade das atrações. Tento esgotar o máximo de de atrações possíveis no dia. Em um documento de Word, coloco todos os dias da viagem, e em cada um dos dias, coloco o que pretendo fazer, deixando algumas horas vagas para alguma alteração de última hora. Neste documento, coloco inclusive o mapa, com a lógica das atrações, endereços, sites, e como faço para chegar no local.
Algumas dicas extras:
Citypass: disponibilizado em algumas cidades. Faça uma estimativa de quanto gastará com cada atração (na maioria dos sites contém esta informação), e compare com o valor do CityPass. Às vezes vale a pena, às vezes não.
Museus: para este tipo de atração, separe pelo menos 2 (duas) horas do seu dia, em alguns deles, até mais, como é o caso do Louvre, em Paris. Não tive a oportunidade de visitá-lo, mas a maioria das pessoas que eu conheço, gastaram bastante tempo para visitá-lo.
Visitas guiadas: separe no mínimo 1h30 para cada visita. Geralmente, é em torno de 50 minutos uma visita guiada, mas conte o tempo para esperar na fila, trocar tickets, etc.
Passeios fora da Cidade: quando se trata de um passeio fora da cidade, reserve um dia. Por exemplo, se estiver hospedado em Santiago e deseja fazer um passeio no Valle Nevado, reserve um dia para tal, a menos que goste muito de esquiar e deseje voltar outros dias. Mas a maioria dos passeios fora da cidade costumam durar um dia inteiro. Outro exemplo, Valparaíso e Viña del Mar, também no Chile.
Reservas: Seja visita guiada a estádios de futebol, em fábricas, etc., se é permitido com antecedência, sempre preferimos reservar, imprimir o email/página de confirmação e guardar junto do roteiro.
Roteiro sempre presente: sempre levo o roteiro comigo. Quando inclui mais de uma cidade, faço um documento para cada cidade, para viabilizar o carregamento em bolsas, etc.
Espero que esta postagem sirva de exemplo para muitos, pois é bastante interessante. Confesso que “fazer O roteiro” é um momento super especial para gente, que é nada mais nada menos uma forma de viver a viagem antecipadamente!
E vocês? Tem alguma maneira diferente de fazer o roteiro? Compartilhe conosco!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “Como fazer um roteiro de viagem

  • 6 de abril de 2013 em 00:30
    Permalink

    Estou fazendo um curso de Guia de Turismo, e toda essa informação vai me ajudar muito. Obrigado em compartilhar conosco!!!!!!! abraços e fica com Deus!!!!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »