Visita ao Estádio do Bayern de Munique (Allianz Arena)



Por Fábio Almeida
Sempre que procuramos informações sobre a belíssima cidade de Munique, somos bombardeados por 9 entre 10 blogs especializados e agências de viagem sobre o Campo de Concentração de Dachau, a cervejaria Hofbrauhaus, a Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche), Igreja de St Peter ou o English Garden e a Marienplatz como pontos turísticos da cidade.
Sim, são pontos turísticos imperdíveis!!
Mas se você é um apaixonado por futebol como eu, eis um programa imprescindível para o seu roteiro: Visita ao antológico Estádio Allianz Arena, atual “casa” do poderoso Bayern de Munique.
Já vou adiantando: separe pelo menos 4 horas para um tour inesquecível envolvendo um dos mais famosos templos do futebol mundial.

Traje de Gala para a visita ao Allianz Arena
Localizado na parte norte da cidade, no distrito de Fronttmaning, chegamos ao Estádio de carro. Apesar das facilidades proporcionadas pelo GPS, o trajeto até o Allianz Arena é muito bem sinalizado e as avenidas largas e o trânsito ajudaram.

Para chegar utilizando o metrô também é fácil. Da Marienplatz (local onde existe concentração maciça de torcedores após os jogos), basta pegar a linha U6 na direção Garching-Hochbruck e descer em Frottmaning. Depois é só seguir a bolinha escrita “Arena”. Não tem erro.

Algumas informações relevantes: É o estádio oficial dos times TSV 1860 Munique (hoje decadente) e do poderoso Bayern de Munique, e foi construído para substituir o famoso Olympiastadion (que também visitamos e merece outro post). Sediou 6 jogos na Copa do Mundo de 2006, destacando-se a abertura, uma das Semi-Finais e o jogo Brasil 2×0 Austrália.

Possui capacidade de até 71 mil espectadores em pé ou 67.812 sentados, sendo dividido em sete pavimentos e três níveis de arquibancadas.

Allianz Arena

O Estádio possui amplo estacionamento, ao preço de 5 Euros, sem limite de tempo, pago ao final da visita.

Ansioso pelo início das atividades, deslocamos rapidamente para a área de visitas, dividida em 2 partes: O museu do Bayern e o tour guiado pelas dependências do Estádio, ao preço de 19 Euros.
E o show vai começar.
Confesso que o Bayern de Munique nunca foi um dos meus clubes europeus prediletos, ao contrário do Nápoli de Maradona, Milan de Van Basten, Real Madrid de Zidane ou o Barcelona de Ronaldinho, e mais recentemente da dupla Guardiola/Messi. Mas com a chegada de Pep Guardiola ao clube alemão, praticamente acompanhei todos os jogos do Bayern na última temporada e o interesse chegou ao nível dos times citados acima.
Logo na entrada do museu, as primeiras taças do clube e a escalação dos primeiros times campeões, onde destacamos o primeiro título alemão, na temporada 1931/1932.

A primeira taça – Campeão Alemão

Campeões históricos
Uma verdadeira aula de história sobre o clube. Os primórdios em 1900 quando de sua fundação, com nome original “Schwabinger Bayern”, modificado anos depois, os inúmeros títulos, onde destacamos as cinco conquistas na Liga dos Campeões da UEFA (1973/74, 1974/75, 1975/76, 2000/01 e 2012/13), os uniformes, os craques como Beckenbauer, Gerd Muller, Sepp Meier, Breitner, Robben, dentre tantos outros…
Campeão do mundo em 1976, após derrotar o Cruzeiro
Taças e Mais Taças, e claro, o patrocinador do clube
Bayern Campeão – Inglória rotina!!

As primeiras câmeras que registraram o gigante europeu em campo!!
A temporada de ouro 2012/2013 – O clube ganhou tudo!!
O museu do Bayern possui duas “seções”, se é que podemos assim dizer, sobre dois dos maiores ídolos do clube : Franz Beckenbauer e o goleiro Sepp Meier, com fotos, relatos, entrevistas, estatísticas, vídeos…
Fato pitoresco: um dos funcionários do museu, aficcionado por futebol, ao ver que eu estava vestindo o manto sagrado atleticano, puxou conversa, e assim permanecemos por cerca de 20 minutos papeando sobre futebol, inclusive sobre os motivos que impediram a final dos sonhos durante o último Mundial de Clubes em 2013, entre Bayern Munique x Atlético Mineiro.
Essa é especificamente para os almanaques ambulantes: O museu possui diversas telas “touch screen” ligadas a computadores! Basta um toque e você terá acesso a números infindáveis sobre jogadores do passado e atuais, formações, jogos, títulos e tudo que você imaginar!! É possível permanecer por horas a fio consultando tantas curiosidades.

Cronologia de um campeão – de 1900 até os dias atuais
Permanecemos por cerca de 2 horas no museu, e só encerramos as atividades devido ao início do tour guiado, às 1630hs, segunda e última parte do passeio.
Fique atento para os horários das visitas, isso se você fizer questão do guia em inglês (tivemos sorte!!), que são muito restritos.
A visita pelas dependências do Estádio dura cerca de 45 minutos, dividida em 5 partes: Arquibancadas, Sala de Imprensa, Vestiários, Gramado e Zona Mista (Local de contato dos jogadores com a imprensa após os jogos).
Infelizmente visitamos o Allianz Arena exatamente na época da troca do gramado, pois tratava-se de final de temporada, o que impossibilitou “pisarmos” no tapete alemão…Como consequência previsível, fotos não tão sensacionais!!

Visão privilegiada

Ano que vem tem mais!!

Sala de Imprensa

Acho que existe lugar pra mim nesse time!!

Prontos para mais uma batalha!!

O tapete verde é logo ali

Instrução pós-jogo

Torcida organizada??

Torcida VIP
Ao final do passeio, presença obrigatória na lanchonete do Bayern, onde você terá a oportunidade de degustar uma bela breja alemã acompanhado de diversos “quitutes”, e a loja do “Allianz Arena, para a compra de “souveniers”
Além da loja do Allianz, existe a loja do Bayern de Munique, que infelizmente estava fechada durante nossa visita.”
Uma breja alemã, por favor!!

Minhas impressões finais: Visita imperdível, museu sensacional!! No entanto, falo sem medo de errar: o Estádio do Bayern na parte externa ganha de goleada da maioria dos Estádios do mundo, no entanto, o nosso Mineirão, na parte interna, após as reformas pré-Copa, é mais bonito e confortável!!

Até a próxima!!



Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

11 thoughts on “Visita ao Estádio do Bayern de Munique (Allianz Arena)

  • 24 de maio de 2017 em 15:40
    Permalink

    Oi Fabiane, desculpe pois acabei mandando outra vez e agora vi que voce já havia respondido e que estava lá em cima. Muito obrigada! Tentei comprar on line, mas o site deles apresenta erro :(. Paciência…
    Abraços, Andrea

    Resposta
    • 25 de maio de 2017 em 18:54
      Permalink

      Não tem problema, Andrea!
      Continue insistindo… qualquer coisa, mande e-mail para a central de informações!
      Abs,
      Fabi

      Resposta
  • 24 de maio de 2017 em 15:37
    Permalink

    Boa tarde Fabiane,
    Por favor, gostaria de saber se voces compraram as entradas lá na hora ou se compraram on line com antecedencia.
    Obrigada, Andrea

    Resposta
  • 23 de maio de 2017 em 12:40
    Permalink

    Olá Fabiane, não ficou bem claro pra mim. Voces compraram o ticket do tour online ou lá na hora mesmo? Caso tenha sido lá na hora, havia fila de espera? Obrigada, Andrea

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2014 em 20:14
    Permalink

    Olá,
    Estou indo para a Alemanha agora em dezembro, e estarei em munique no dia 21. Além da visita ao estádio estou interessada em assistir um treino aberto do bayern, sabe onde consigo os horarios?
    Abraços

    Resposta
  • 1 de setembro de 2014 em 16:29
    Permalink

    Acabei de voltar da Europa, mas ñ foi à Alemanha! :/ Então ñ tive a oportunidade de conhecer o estádio do Bayern. Thiago, fechei o seguro c/ a http://www.touristcard.com.br Eles estão c/ uma promo para os que apresentem o código. Usa o meu: tourist15. Abc Luciano.

    Resposta
  • 29 de agosto de 2014 em 19:07
    Permalink

    Adoro futebol. Qd eu for à Alemanha irei ao estádio do Bayern. Esse ano irei à Espanha. Passarei no estádio do Barça e do Real Madrid. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Abç, Thiago

    Resposta
  • 27 de agosto de 2014 em 04:44
    Permalink

    Fabiane, quero fazer esta visita em dezembro, quando estarei em Munique.
    Qual o horário da visita? Tem que ser agendado com antecedência ?
    Bjs

    Resposta
    • 29 de agosto de 2014 em 16:23
      Permalink

      Olá, Evian!
      Tem vários horários de visita, é bom conferir o site da arena para ter certeza do horário.
      Nós compramos um pouco antes do evento, já que chegamos mais cedo para ver o museu.
      Então, confira apenas a questão do tour em inglês, que é mais regrado…
      A menos que vc não tenha problema com o alemão.
      Infelizmente, nós não dominamos o alemão e fizemos o tour em inglês mesmo.
      Beijos

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »