O que você precisa saber para fazer os passeios em Bonito e regiões?

Bonito é conhecida mundialmente como a cidade de ecoturismo, belíssimas paisagens naturais, mergulho e flutuação em rios de água cristalina, cachoeiras, grutas e muito mais! Todo o complexo de passeios de “Bonito” inclui as cidades de Bonito, Jardim, Bodoquena e Guia Lopes. E é ideal que você saiba o que cada passeio oferece para ter a certeza de qual deles pretende fazer.
Mas para fazer este tanto de passeio, será que é preciso saber nadar?

É preciso saber nadar?

Não! Não precisa saber nadar para fazer flutuação! Vimos que a dúvida de muitas pessoas era saber se era necessário saber nadar.

Nas flutuações, o uso de roupa neoprene é obrigatório! Ela ajuda em aproximadamente 70% na flutuação, e se você se sentir desconfortável, o pessoal responsável pelo passeio fornece também o colete salva vidas. A roupa ajuda muito na flutuação, mas eu (Fabiane) preferi usar o colete salva vida em todos os passeios, já que não domino a arte de flutuar como o Fábio (que é quase um peixe!), e fiquei temerosa de que fizesse algo de errado ou que encostasse no precioso chão dos rios ou nascentes.Vocês verão que antes dos passeios eles frisam bastante isso de você não tocar com os pés o chão dos rios. Pois assim, evita que a visibilidade e transparência fiquem prejudicadas, já que toda vez que a gente pisa, sobem alguns detritos.

A roupa de Neoprene é assim:
Somente para o Aquário Natural a roupa não é de manga comprida. Todas as demais são assim, acima do joelho, manga comprida e zíper na parte da frente. Elas ficam bem apertadinhas (devem ficar assim!), e só atrapalham para aqueles que desejam fazer as apneias, que são os mergulhos sem qualquer equipamento. O Fábio fez vários, e reclamou da roupa em todos, já que com ela dificultava bastante!

Na época mais quente de Bonito, acredito que seja bem desconfortável andar com estas roupas antes das flutuações. Porque você sempre as veste no ponto de apoio, e depois faz uma caminhada até o ponto de o mergulho/flutuação se iniciará. Fomos em Abril, e mesmo assim, tivemos que andar com o zíper aberto pela trilha, porque o calor já estava bem incômodo.Crianças conseguem fazer os passeios?

As crianças conseguirão fazer os passeios, especialmente os de flutuação, se conseguirem utilizar a máscara e snorkel. Eles sempre fazem um pequeno treinamento antes, e sempre dão muita atenção a todos os que não conseguem aprender de imediato. Mas alguns passeios são permitidos para a partir de 8 anos.Uso óculos, consigo usar a máscara de Snorkel?

Pessoas que usam óculos não poderão usá-lo com a máscara de snorkel. Pois a máscara deve ficar bem vedadinha para não entrar água. Mas existe a possibilidade de graduar as lentes da máscara no grau do seu óculos (mas isso tem que ser bem anterior a viagem, Se alguém tiver indicação de empresas que fazem o serviço, coloquem nos comentários abaixo).Preciso alugar os equipamentos e roupa?

Em todos os passeios eles fornecem roupa neoprene, sapatilha (algumas são neoprene, outros tipo crocs), além da máscara, o snorkel e colete salva vidas (já está incluso no valor do passeio). Nós já falamos sobre a individualidade dos nossos snorkels, mas lá, acabamos usando o deles. O motivo foi porque não embaçava!

Por falar em embaçar, fala-se muito de cuspir nas lentes, uma vez que a enzima da saliva não deixa embaçar. Então, primeiro você passa saliva nas lentes, do lado de dentro, e tira o excesso na água. Então ela está apta para o uso! Mas descobrimos algo muito melhor de um dos guias que nos acompanhou na flutuação da Nascente Azul. Em um vidro de adoçante, coloque um pouco de detergente em maior quantidade de água (1 dedo de detergente e complete com água até que fique bem diluído). Perfeito! Acabou a sensação estranha que eu tinha de ter que passar saliva nas lentes do snorkel.

Esta solução também é ótima para a caixa estanque de mergulho da GoPro, que às vezes fica com umas gotas paradas sobre a lente. É ótimo! Mas se durante o mergulho a lente ficar cheia de gotículas, dê uma lambidinha (nojento mas ninguém precisa ver!) e mergulhe na água!

Onde, quando e como fechar os passeios?

Como falamos no post anterior, fechamos todos os nossos passeios com o pessoal da Águas Turismo, localizada nas dependências do Hotel que ficamos hospedados (Águas de Bonito, pare reserva deste hotel faça aqui). Mas mesmo se você não estiver hospedado neste hotel, você pode fechar os passeios com a empresa Águas Turismo.

Fomos muito bem recebidos antes e durante os passeios que realizamos na nossa viagem. E como foi a que utilizamos sem qualquer problema, é a que recomendamos a vocês!

O que achei mais legal é que você fala quais passeios pretende fazer, e eles montam um logística, deixando tudo da melhor forma para você curtir os locais que escolheu. Você faz o depósito referente à reserva, e o restante paga no momento da sua chegada, quando se apresentar ao pessoal da Agência.

FECHE OS PASSEIOS COM ANTECEDÊNCIA!!!!

Como Bonito é Bonito porque é muito bem cuidado, todos os passeios possuem limite diário de visitantes. O Abismo Ahumas, por exemplo, é um dos que possui pouquíssimas vagas. Então, logo que definir sua viagem, agende todos os passeios! Nós demoramos para fechar e acabamos não conseguindo alguns deles.

No
dia anterior ao passeio, eles vão repassar o voucher do passeio, com
todos os dados necessários. Então, você verá que informam o
horário que você deve sair para chegar no passeio! Muito bacana
isso. E, outro ponto positivo em Bonito foi a pontualidade.
Os passeios começam impreterivelmente no horário marcado. Portanto,
não atrase!

Águas Turismo
Rua 29 de Maio, 1679, Bonito/MS
Telefone: (67) 3255-2332 – (67) 8111-8560 – (67) 9945-6362 – (67) 8112-0616
Email: [email protected]

Todos os passeios são realizados com guias

Todos os passeios, em Bonito e regiões, são realizados com guias. Não há possibilidade de você fazer o passeio sozinho. Isso é tanto para questão de segurança, quanto para preservação dos locais.

O que vestir e levar para os passeios?

Roupa confortável! De preferência roupa de banho com uma saída, e para os homens, sunga com short e camisa/camiseta. Sandálias, chinelos ou Crocs (o passeio em grutas geralmente é obrigatório o uso de tênis ou sapato fechado).

Como a flutuação é o passeio mais procurado de Bonito e regiões, vocês verão que a única coisa que entrará na água com você é a máquina aquática. Se não tiver máquina, não se preocupe! Eles tiram muitas fotos e vendem ao final do passeio.

Em alguns passeios você já deixa o celular, máquina de fotografia e demais pertences no armário do ponto de apoio. E segue já vestido com a roupa neoprene e sapatos próprios para o mergulho.

Não dá para levar dinheiro, documentos, nada mais! Só a máquina aquática (ah! Algumas lojas na rua principal de Bonito vendem a capa aquática para celular).

E é recomendado levar uma roupa para trocar no final do passeio, já que você estará molhado.

Tipos de Passeios:

Em Bonito e região existem vários tipos de passeios, como flutuação, aventura, cachoeira, mergulho, cavalgada, gruta e cavidade, urbano, balneário, e até mesmo um “day use” Pantanal. Falaremos em outro post, detalhadamente, sobre cada passeio que fizemos.

1) Flutuação: são os passeios mais procurados em Bonito e regiões, já que se trata dos rios de águas mais transparentes do mundo! E foi o nosso preferido! Nossa vontade era de fazer o dia todo, e todos os dias! Os passeios que incluem flutuação são:

Nascente Rio Sucuri
Rio da Prata
Aquário Natural
Nascente Azul
Lagoa Misteriosa
Barra do Sucuri
Parque Ecológico
Bonito Aventura

2) Aventura: são aqueles passeios para quem realmente gosta de aventura e adrenalina! Não fizemos nenhum destes passeios, apesar de considerar o Bonito Aventura, como diz o nome, mais um pouco de Aventura. Mas o nosso foco era realmente as flutuações. Os passeios caracterizados como de aventura são:

Passeio de Bote no Rio Formoso;
Boia-Cross;
Abismo Anhumas;
Rapel Boca da Onça;
Cabanas Arvorismo;
Ybirá Pe;
Quadriciclo Zagaia;
Quadriciclo Rota Boiadeira;
Boia Cross Eco Adventure.

3) Cachoeiras: tem muitas cachoeiras para você conhecer por lá! Só no passeio Boca da Onça, você terá acesso a muitas delas!

Estância Mimosa;
Rio do Peixe;
Parque das Cachoeiras;
Ceita Corê;
Boca da Onça.

4) Mergulho: outra categoria de passeios muito procurada em Bonito e região. Infelizmente, por não termos agendado com antecedência, acabamos não fazendo o Abismo Anhumas, o que acabou ficando um ótimo pretexto para voltarmos!

Mergulho no Abismo Anhumas;
Mergulho com Cilindro no Rio da Prata;
Mergulho com Cilindro na Lagoa Misteriosa;
Mergulho com Cilindro no Rio Formoso, operado por duas operadoras.

5) Cavalgada: passeios que proporcionam paisagens muito bonitas.

Cavalgada Estância Mimosa;
Cavalgada Rio da Prata;
Cavalgada Ecológica Rio Formos;
Cavalgada Rio Sucuri.

6) Gruta e Cavidade: belezas de cair o queixo!

Gruta do Lago Azul;
Buraco das Araras;
Grutas São Miguel;
Grutas São Mateus.

7) Alguns passeios urbanos que ficam em Bonito:

Projeto Jiboia;
Taboa Fábrica de Encantos;
Aquário de Bonito.

8) Balneários:

Balneário do Sol;
Balneário Municipal;
Praia da Figueira;
Eco Park Porto da Ilha;
Ilha Bonita;
Lagoa da Capela.

9) Day Use Pantanal:

Day Use São Francisco
Day Use 23 de Março

No próximo post, falaremos sobre todos os passeios que realizamos. Aguardem!

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »