Quevedo Port Wine e um delicioso jantar em sua casa de hóspedes!

Vocês estão acompanhando todos os nossos posts sobre Portugal? Se ainda não viram todos os que já foram publicados, acessem os links abaixo:

Dez motivos para você conhecer Portugal.

Que tal conhecer a região do Vinho do Porto, em Portugal?

Conhecendo a região do Vale do Douro, em Portugal – Quinta do Pessegueiro – Dia 1

Pisa das Uvas no Vale do Douro, em Portugal! Experiência única e incrível!

Em nosso primeiro dia, depois da pisa das uvas na Quinta das Aranhas, o Oscar Quevedo, um dos proprietários da Quevedo Port Wine, nos levou para assistir a um belíssimo pôr do sol em uma de suas vinhas. O lugar garantiu um visual incrível e um momento memorável para o pôr do sol no Vale do Douro. Aproveitamos para tomar o Portônico, um drink a base de Vinho do Porto com Água Tônica e limão! Super refrescante e delicioso!

IMG_4447

IMG_5046

Depois de assistir ao pôr do sol, infelizmente, não tivemos muito tempo para conhecer a Adega da Quevedo, mas o suficiente para ver o quão especial e organizada é! Ela está localizada em São João da Pesqueira, conforme mapa abaixo:

Para terem ideia da qualidade de seus vinhos:

Uma coisa que podemos assegurar, todas as nossas uvas são escolhidos a dedo e tratadas como pequenos tesouros.

A Quevedo Port Wine, vinícola familiar, faz parte de uma nova geração de pequenos produtores do Vale do Douro. Antes da adesão de Portugal à União Europeia, estas famílias produziam uvas e vinho do Porto para vender aos comerciantes de Vila Nova de Gaia, cidade localizada bem próximo a Porto. Depois disso, a legislação passou a permitir que exportassem diretamente o vinho do Porto das suas adegas. E como resultado desta nova legislação, nasceu a marca “Quevedo”, que possui vinhas em 100 hectares de seis quintas (fazendas) no Vale do Douro, sendo que em cada um desses lugares, uma diversidade de vinhas, uvas e, consequentemente, aromas e sabores, que fazem seus vinhos tão singulares.

Como mencionamos, o tempo foi curto para conhecer todas as quintas, mas compartilhamos as fotos divulgação do site da Quevedo, para terem ideia da extensão e beleza do lugar:

E ao final do dia, conduziram-nos à casa de hóspedes da família, um casarão antigo, com móveis clássicos, que pertenceu a avó de Oscar, onde teríamos um delicioso jantar harmonizado com os vinhos da Quevedo, e pernoitaríamos para no outro dia continuar nossas andanças e descobertas pelo Vale do Douro.

IMG_5078

IMG_5063

IMG_5059

O jantar foi tipicamente português, administrado por um Chef e seus ajudantes. Todos os pratos eram apresentados pelo Chef, e os vinhos harmonizados com o jantar eram apresentados por Oscar Quevedo. Além do grupo, estavam presentes a irmã de Oscar, a querida Teresa, e a francesa Marie. Só faltou a Cláudia!

IMG_5065

É muito tradicional e comum, em Portugal, servirem azeite para beliscarmos com algum vinho, antes de servida a refeição. E então, conhecemos um delicioso azeite também produzido pela Quevedo! Poderíamos ficar a noite toda ali, degustando vinhos acompanhados deste azeite maravilhoso! Mas não… o jantar ainda estava por vir!

IMG_5066

Os azeites portugueses são conhecidos como os melhores do mundo! E diferenciam-se dos demais,  basicamente, pela possibilidade de sentirmos o gosto mais acentuado das olivas (azeitonas). Dificilmente você encontrará outro sabor em azeites como os de Portugal.

Iniciamos o jantar com uma experiência bem diferente: primeiro, degustamos um vinho com hiper-oxigenação, processo que melhora a estabilidade da cor e de certos aromas do vinho branco e depois, o segundo com redução de oxigenação.

Entrada, foi uma alheira, um tipo de enchido típico da culinária portuguesa, que pode ter como ingredientes carne, pão, azeite, alho, colorau, etc… com vegetais refogados. Delicioso!!!!

IMG_5067

O prato principal foi “Cabrito ao Porto”, que possui um gosto mais forte e acentuado. Foi um dos pratos favoritos do Fábio durante nossa viagem!

IMG_5068

A sobremesa foi super diferente e inicialmente, quando vista, é um pouco curioso. Trata-se de um café na casquinha, com creme de baunilha na xícara! O Chef pensou justamente na inversão do tradicional café servido na xícara, e assim, o serviu na casquinha (mas na consistência de uma mousse), enquanto na xícara, estava o creme de baunilha. Delicioso e super diferente! Adoramos!

IMG_5074

Vinhos degustados na noite foram:

  • Porta dos Cavaleiros 1979, DÃO;
  • Quevedo Tinto Quinta da Alegria 2014;
  • Quevedo Tinto Quinta Vale D´Agodinho 2014;
  • Quevedo Tinto Claudia´s, 2013 (nosso preferido da noite!);
  • Porto Quevedo, colheita 1992.

Como podem ter percebido, foi uma noite muito agradável, onde o bem receber, típico dos portugueses, reinou! A comida estava muito saborosa e os vinhos foram muito bem harmonizados e deliciosos!

Agradecemos, uma vez mais ao IVDP que nos convidou para esta experiência, e ao carinho que a família Quevedo nos recebeu durante nossa passagem pelo #Douro15!

Para visitar a Adega Quevedo/Quintas, encaminhe [email protected] ou acesse o site aqui.

Para saber sobre seus vinhos, acesse aqui.

www.quevedoportwine.com

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “Quevedo Port Wine e um delicioso jantar em sua casa de hóspedes!

  • 12 de novembro de 2015 em 09:33
    Permalink

    Toda vez que vejo estes posts de vocês sobre Portugal, minha vontade de conhecer este país aumenta de forma significativa!
    Que demais deve ter sido este jantar! Mas não gosto de cabrito! hahaha

    Resposta
    • 12 de novembro de 2015 em 09:39
      Permalink

      E vale muitoa pena conhecer Portugal, Daniel!
      Lamentamos muito nossa demora para conhecer o país!
      Quanto ao cabrito, o gosto é bem forte! Mas é muito bom! 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »