O que você precisa saber antes de visitar Londres?

Antes de visitar Londres é importante saber algumas informações imprescindíveis para que sua estadia seja tranquila e você não passe nenhum tipo de mico, vergonha, constrangimento ou até mesmo algum “perrengue”.

IMG_6149

1 – Na imigração, leve o formulário preenchido (geralmente ficam um pouco antes da entrada das filas em um balcão à direita – tenha uma caneta para agilizar o preenchimento), seja objetivo, gentil e responda somente o que for perguntado. Tenha em mãos o endereço da sua hospedagem (voucher/confirmação do hotel), os tickets eletrônicos de volta, e saiba falar com precisão quantos dias ficará na cidade. Apesar de termos visto muitas pessoas falando sobre a exigibilidade de se apresentar o seguro de viagem/saúde, não nos solicitaram, o que não significa que você não deva tê-lo! Ele é importantíssimo para sua comodidade e tranquilidade durante sua viagem. Temos parceria com a IAC Travel, compre aqui.

2 – Metro é chamado de Underground

IMG_6605

Em Londres, o metrô é chamado de Underground, e tem este símbolo da foto acima (em vermelho e azul). Trata-se de um dos mais eficiente do mundo, além de barato! Então use e abuse deste meio de transporte enquanto estiver na cidade!

3 – Deixe a esquerda da escada rolante no Underground (metro) livre: por ser muito eficiente, o Metrô é um dos meios de transportes mais utilizados na cidade. Desta forma, você o encontrará quase sempre cheio! Seja de londrinos, seja de turistas! E por este motivo, é recomendado que você deixe a esquerda da escada rolante livre. Apesar disso já ser comum em outras cidades, em Londres, eles levam muito a sério! Tanto que existem várias placas informativas te lembrando disso “Stand on the right“:

IMG_7974

4 – A Saída no metrô é Way Out!

Outro ponto bem diferente é que a saída é chamada de Way Out e não Exit como estamos acostumados! Fique atento conforme placa abaixo:

IMG_7975

5 – Mão contrária de direção (mão inglesa):

No Reino Unido, tanto na Inglaterra, na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte os veículos trafegam pela mão esquerda. E por este motivo, possuem o volante invertido também, ou seja, o volante também é a esquerda. E como a maioria dos turistas não está acostumado com esta condição, e pelo fato de que Londres é uma cidade bastante turística, eles informam para qual lado você deve olhar quando for atravessar a rua. Dirigir na mão inglesa, nem é tão complicado! Tivemos a experiência em Barbados, e na Inglaterra novamente. Mas nada foi tão complicado quanto acostumar com a travessia das ruas. E estes letreiros no chão ajudaram muito!

IMG_7165

IMG_7166

6 – English Breakfast: se você escolher o típico café da manhã inglês, ele virá com alguns alimentos que nós brasileiros não estamos acostumados para o café-da-manhã, inclusive o feijão! Assim como “quem está na chuva é para se molhar”, é bacana que você também experimente o English Breakfast! Especialmente nos hotéis menores, mais familiares, onde eles ficarão felizes em ver que você está experimentando algo tão tradicional na rotina deles.

IMG_6130

No English Breakfast você encontrará: bacon, ovos fritos, tomate, cogumelos, feijões cozidos com molho de tomate (pode ser feijão assado também), linguiça e pão tostado. Mas este café da manhã pode variar um pouco de um lugar para o outro, e faltar algum destes alimentos. O da foto acima não tinha nem tomate nem cogumelos. Mas sempre terá ovos, bacon, salsicha, feijão e pão tostado.

6 – A tomada é de três pontos: a tomada na Inglaterra é de três pontos achatados (não são redondinhos – veja a foto abaixo). Os hotéis costumam emprestar adaptador (em inglês, adaptor). Mas se você não encontrar um em seu hotel, lojas de souvenir, conveniência vendem por 5 Libras, mais ou menos.

tomada-tipo-g-1383850930496_300x300

Este era o adaptador que compramos na cidade por 4,99 £.

IMG_9741

IMG_9744

E a voltagem é de 240v. Outro ponto interessante é que, por questões de segurança, inexistem tomadas nos banheiros.

7 – Banheiros públicos: geralmente cobram uma taxa de 0.25 £ por usuário. E é tudo tão prático, que ao lado das entradas tem uma máquina que troca notas por moedas de 0.25 £. Então, basta você jogar a moeda no local indicado, que sua entrada será liberada.

8 – Não falam Libras (£), falam Pounds: A moeda utilizada no Reino Unido é o Libra esterlina. O código da moeda é GBP, e o símbolo de moeda é £. Entretanto, a moeda é comumente chamada de “Pound”. Assim, você não ouvirá a frase: “Ten Libras Esterlinas”, ou “Ten Libras”, e sim “Ten Pounds”, por exemplo, quando perguntar o valor que deverá ser pago.

b68561be5828a270ead0fa69c8462f6f

8 – O “Here or To Go?” é “Eat here or take away?”: Nos Estados Unidos é muito comum você ouvir a expressão “here or to go?”, que significa se você vai comer ali, ou levar o lanche. Já em Londres, a expressão é “Eat here or take away?”, que possui o mesmo sentido. Então, é só responder de acordo com a sua necessidade.

9 – Nos Pubs, você pede e paga sua cerveja no balcão, antes de consumi-la: os pubs londrinos funcionam de forma muito prática! Você pede sua bebida no balcão, e logo o atendente te falará o valor que deverá ser pago antes de consumir a bebida. E a grande maioria dos pubs aceitam cartão de crédito. Mas se estiver somente com este meio de pagamento, procure certificar-se antes.

10 – Londres possui muitas atrações com entrada gratuita: Londres é conhecida como uma das cidades mais caras do mundo. Mas isso é bem relativo! Cerveja em Pubs é cara, por exemplo! Mas a entrada de muitos museus é gratuita, além de que, assistir a troca da guarda, por exemplo, também é gratuita. Veja algumas delas aqui.

11 – Aplicativo para o celular (mapa offline): Baixamos o aplicativo London Travel Guide and Offline City Map e foi muito útil! Você pode digitar o nome do local mesmo offiline (sem wifi ou internet móvel) que o mapa mostra o local, e você consegue ver quanto tempo está do referido local.

IMG_9745

12 – CEP para o GPS de carro: se você for dirigir na Inglaterra, lembre-se de colocar todos os CEPs dos endereços que irão visitar de carro em seu roteiro! A maioria dos GPS´s no país fazem a busca do endereço por CEP. E nós quase sempre tiramos todos eles dos nossos endereços! Imaginem o sufoco que foi!

As dicas gerais são estas. Se alguém tem mais alguma, escreve nos comentários e deixe nosso post mais vivo e informativo!

Se ainda não escolheu sua hospedagem, temos duas dicas para a cidade:

Reserve seu hotel aqui, você não paga nada por isto, e nós recebemos uma pequena comissão que auxilia na manutenção do blog.

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “O que você precisa saber antes de visitar Londres?

  • 28 de dezembro de 2016 em 09:21
    Permalink

    Este adaptador que você comprou suporta quantos Watts? É porque vou viajar para Londres e comprei um adaptador que suporta 1200W e o meu secador é 1600W.

    Resposta
    • 31 de dezembro de 2016 em 19:31
      Permalink

      Olá, Angela!
      Tentei ver se tem algum informativo no adaptador… mas não fala nada! Infelizmente não vou conseguir te ajudar!
      🙁

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »