31 dias em Nova York: Visita ao The Intrepid Sea, Air & Space Museum

Nas três vezes que visitamos Nova York, tivemos a oportunidade de conhecer praticamente todos os principais museus da cidade, seja o “Metropolitan Museum of Art“, ou o  MOMA, o mundialmente conhecido museu de arte moderna, ou até mesmo o “Museu de História Natural“, retratado inclusive na franquia “Uma Noite no Museu”, estrelada pelo ator Ben Stiller.

Nessa última visita, em janeiro de 2015, um museu em especial nos chamou a atenção, e arrisco a dizer que  se trata de um programa imperdível para aqueles que tiverem um tempinho a mais na “Big Apple”.

Estamos falando do “Intrepid Sea Air & Space Museum“, localizado no lado oeste de Manhattan, Pier 86, mais especificamente na 12th Ave. com 46th Street., região do “Hell’s Kitchen”. Fica a 15 minutos a pé da Times Square e é facilmente acessível via metrô a partir de praticamente todas as regiões de Nova York.

Qual o diferencial desse museu?

Pois bem, o museu “É” um legítimo porta-aviões americano, construído em 1943 e que lutou na Segunda Guerra Mundial, sobrevivendo a cinco ataques dos “kamikazes” japoneses e a um torpedo inimigo. Anos após o término da 2 Guerra Mundial, o navio “combateu” ainda na “Guerra Fria” e na “Guerra do Vietnã”, além de servir como “navio de recuperação” de objetos e cápsulas da NASA na década de 1960. Resumindo: mais de 50.000 homens já serviram a bordo do “Intrepid” durante todos esses anos, e mais de 270 marinheiros perderam suas vidas em combate.

Intrepid foi “aposentado” em 1974 e hoje é peça fundamental desse museu totalmente diferente e muito interessante.

DCIM100GOPROGOPR0444.

Algumas informações importantes sobre o museu:

  • Disponibiliza visitas guiadas em grupos/excursões;
  • Preços a partir de $24 o ticket adulto para a visita básica. Para conhecer todos os tipos de ingressos disponíveis, clique aqui/;
  • Dependendo do tempo disponível e das atrações programadas pelo viajante, vale a pena adquirir o ticket para o “Intrepid” incluso no “City Pass NYC”. Para saber mais e avaliar se vale a pena no seu caso, clique aqui;
  • Se quiser evitar filas e ainda ganhar descontos e convites especiais, torne-se um membro da “Associação Intrepid”. Para saber mais clique aqui;
  • Horário de funcionamento do museu: Segunda a sexta de 10hs às 17hs e sábados, domingos e feriados de 10hs às 18hs. Para conhecer o calendário anual de atividades completo, clique aqui;
  • Existem algumas recomendações importantes a serem seguidas antes da visita, como inspeção antes da entrada e vestuário adequado. Vale a pena ler todas as recomendações aqui.

IMG_6390

Primeira dica: Separe pelo menos 3 horas para essa inesquecível visita, sendo ideal uma manhã ou uma tarde inteira!!

O mais bacana do “Intrepid” é a oportunidade de conhecer de perto alguns dos aviões mais famosos do mundo, aqueles que só aparecem na tela do cinema.

Não sou especialista e tampouco aficcionado em aviões, mas fotografar de perto e tocar um legítimo “British Airways Concorde”, aquele mesmo que cruzou em 7 de fevereiro de 1996 o Oceano Atlântico em apenas 2 horas, 52 minutos e 59 segundos é realmente uma experiência, no mínimo, “cool”.

IMG_0326

Abaixo um pequeno vídeo do Rio Hudson, completamente congelado, ao lado do “The Intrepid”

O local é um verdadeiro sonho de consumo de adultos e crianças, e além de conhecer de perto um verdadeiro porta-aviões, o visitante estará diante de helicópteros, submarino e ainda um ônibus espacial, tudo num mesmo lugar. Inesquecível!!

IMG_6393

Para os aficcionados em aviação, e principalmente aqueles que na infância adoravam montar e desmontar esses objetos voadores, prepare-se para horas de puro deleite.

A exibição audiovisual sobre os “Kamikazes” que atacaram o porta-aviões durante a 2 Guerra, feita exatamente no ponto onde um dos aviões japoneses explodiu, é outro ponto forte do passeio.

IMG_6394
Momentos de puro deleite!!

São três “decks” no Intrepid, onde é possível conhecer de forma bastante detalhada e interativa como era o dia a dia no interior do porta-aviões, visitando dormitórios, refeitórios, sala do comando e demais instalações desse colosso. E a caneca do comandante?

IMG_0372

No “Flight Deck”, você conhecerá mais de duas dúzias de aviões originais e restaurados.

IMG_0384

Não deixe de visitar a nave espacial “Enterprise”, o famoso protótipo da NASA que literalmente pavimentou o caminho para o programa de ônibus espaciais mais bem sucedido do mundo, com artefatos originais, fotografias, áudio e filmes que literalmente “mergulham” os visitantes no mundo da ciência e da história da era de ouro dos ônibus espaciais.

IMG_6403
Hora da diversão!!

Outro ícone da avião: o Lockheed SR-71, também conhecido como “Blackbird”, o avião projetado como aeronave de reconhecimento (SR: Strategic Reconnaissance), capaz de fazer a vigilância de uma superfície de até 12mil km/h, permitindo operar em países como China, Ex-União Soviética ou Cuba sem precisar entrar no respectivo espaço aéreo.

IMG_6404
Lockheed SR-71 – Blackbird

Desde o início de 2015, está disponível para visitação no museu o “Intrepid e a Guerra do Vietnã”, que explora os eventos e impactos da Guerra do Vietnã através das lentes do Intrepid. A exposição, que foi inaugurada para relembrar o 40º aniversário do fim da guerra, oferece imersão total em um capítulo importante da história americana. Vale relembrar também que o porta-aviões serviu durante três turnos de serviço no Vietnã entre os anos de 1966 e 1969.

IMG_6405
Prontos para o combate!!

Para conhecer a relação completa de aviões do Intrepid, sua história e suas especificações, clique aqui.

IMG_6406
Uma verdadeira aula de história da aviação de guerra!

Como não poderia faltar num museu de guerra, helicópteros escolhidos a dedo!!

IMG_6407

Durante a visita ao “Flight Deck”, é possível inclusive visualizar de forma privilegiada a região do “Hell’s Kitchen”, muito bem retratada no série Netflix do “Demolidor”. Aproveite para tirar muitas fotos!!

IMG_0368

IMG_0382

IMG_0399

IMG_0400

Para encerrar com chave de ouro, nada melhor que conhecer o “Submarino Growler”, que inaugurou sua participação no “Intrepid” em 1989 e é o único submarino americano com capacidade para lançamento de mísseis  guiados aberto ao público.

O “Growler” oferece aos visitantes uma visão detalhada de como era a vida a bordo de um submarino de guerra e, como não poderia deixar de ser,  você terá a oportunidade única de tocar um verdadeiro míssil. 

IMG_6409
Submarino Growler

Após essa verdadeira aula de história, continuamos as atividades do dia na região do “Hell’s Kitchen”.

Mas isso fica para outro post.

Até logo!!

 

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »