#Douro15: Quinta Bom Retiro | Ramos Pinto

Outra maravilhosa passagem durante nossa press trip na região do Douro, em Portugal, foi na Quinta Bom Retiro, da Vinícola Ramos Pinto, fundada em 1880. E antes de começar a contar sobre nossa experiência gastronômica e prova de especiais vinhos do Porto e de mesa, compartilhamos a foto do nosso cenário:

IMG_4620

A casa Ramos Pinto foi fundada em 1880, por Adriano Ramos Pinto, e devido aos seus vinhos de qualidade, logo se tornou responsável por metade da exportação de vinhos na América do Sul, especialmente no Brasil, e daí, seu sucesso foi certo e garantido! Divida em quatro Quintas (Quinta Bom Retiro, Urtiga, Bons Ares e Ervamoira), tivemos mais uma vez o privilégio de conhecer uma delas, a Quinta do Bom Retiro, pernoitar em sua charmosa casa de hóspedes, além de participar da descontraída prova de vinhos, seguida de um inesquecível jantar!

A Quinta do Bom Retiro foi adquirida, em 1919, pela Ramos Pinto, e é um dos locais preferidos para recepção de convidados. Logo, o #Douro15 não poderia ter melhor oportunidade e privilégio! Com 110ha em sua área total, “62ha são área de vinha com médias de idade distribuídas da seguinte forma: 30% entre 10 e 20 anos; 11% entre 21 e 30 anos; 8% entre 31 e 40 anos; 25% entre 41 e 50 anos; 26% com idades> 80 anos; mais de 50% das vinhas da Quinta do Bom Retiro têm uma idade superior a 40 anos. As castas aqui produzidas são exclusivamente tintas, sendo que, para além dos 40% de mistura, 19% da área plantada pertence à casta Touriga Nacional, 16% à Tinta Barroca, 11% à Touriga Franca, 8% à Sousão e 6% à Tinta Roriz.”

Envolvida por vinhas clássicas, a Quinta do Bom Retiro está emoldurada por um jardim construído há vários anos, uma piscina que se conta entre as mais antigas do Douro, árvores de fruto e árvores exóticas trazidas de vários cantos do Mundo.

IMG_4632

IMG_4660

IMG_4616

E o dia estava uma verdadeira festa! Primeiro por que era dia de pisa de uvas, segundo por que a equipe estava animada com o clássico do futebol Português: Porto e Benfica!

IMG_4638

Antes das provas dos vinhos e do jantar, passamos para conhecer as instalações da Adega, e um pouco do seu sistema de qualidade, cujo qual é motivo do de tanto sucesso!

IMG_4623

IMG_4626

E depois de um breve descanso para recarregar as energias, partimos para a deliciosa prova de vinhos, e posteriormente o suntuoso e elegante jantar, com vista para o jardim.

IMG_4639

IMG_4648

Os Vinhos do Porto que se encontravam sobre a mesa para nossa prova eram:

Ramos Pinto 2011 LBV: O Vintage é um Vinho do Porto proveniente da colheita de um único ano e produzido apenas em anos de qualidade excepcional. Estes vinhos são envelhecidos em madeira por um período de dois anos antes de serem engarrafados, onde se desenvolvem durante muitos anos.

2000 Vintage Porto: vinho elegante e bem estruturado no palato, extremamente encorpado e cheio de sabores de frutas. Este vinho ficou maravilhoso com o figo desidratado que beliscamos durante a prova.

1983 Vintage Porto: um diamante que será polido pelo conforto temporal dado pela garrafa! Todos os olhares para este tesouro!

Ramos Pinto Collection (Ruby) e Ramos Pinto Tawny Porto 10 anos, 20 anos e 30 anos. Eram muitos Vinhos do Porto bons para provarmos! E ainda tivemos o prazer de ganhar uma garrafa do Ramos Pinto Tawny 20 anos!

Depois da degustação, seguimos para o jantar, que como sempre não ficou para trás de nenhum outro que tivemos durante o #Douro15. O receber bem dos Portugueses sempre é um show à parte! A mesa estava maravilhosamente posta, com muitas taças! O que dava para imaginar a quantidade de vinhos degustaríamos durante o jantar!

IMG_5240

IMG_4641 (2)

IMG_4645

A entrada, uma salada de bacalhau, foi servida com um Clássico Branco 2014. Combinação perfeita!

IMG_4651

Já o prato principal, um filé com legumes salteados e verdura, foi servido com um Tinto 2009 e 2013. E tanto os vinhos quanto a comida estavam em uma sintonia perfeita!!!! Deliciosos!

IMG_4654

Por fim, a sobremesa, um delicioso pudim de laranja, seguido do queijo da serra, fora servido com o estupendo Vintage 1983!

IMG_4655

IMG_4656

 

E gostaria de frisar que mesmo com uma mesa tão bem posta, todos os convidados estavam muito à vontade. Foi uma noite agradabilíssima, em que experimentamos o melhor do vinho e o melhor da gastronomia portuguesa!

Agradecemos o carinho da equipe Ramos Pinto, que nos recebeu com tanto carinho e fez da nossa passagem pela Quinta Bom Retiro inesquecível!

———————————————————

http://www.ramospinto.pt/

Email: [email protected]

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

One thought on “#Douro15: Quinta Bom Retiro | Ramos Pinto

Fechado para comentários.

Translate »