Como utilizar a internet na China?

 

Como utilizar a internet na China é a maior dúvida para os visitantes no país!

 

Hoje em dia, a internet tornou-se tão essencial em nossas vidas, que o WiFi passou a ser uma das palavras mais utilizadas no meio social. E as perguntas: “Tem WiFi?” ou “Qual a senha do WiFi, por favor?” estão cada vez mais comuns. Ficar sem internet durante a viagem é praticamente um caos para mim e para o Fábio, já que temos que estar sempre alimentando as redes sociais, lendo e respondendo e-mails do blog, e ainda, continuamos conectados, também, com algumas situações da nossa profissão (que não podem ficar de lado).

O WiFi já ficou tão essencial, que a gente quase não preocupa mais se os hotéis disponibilizam WiFi. Pois a maioria deles oferece gratuitamente este benefício aos seus hóspedes.

Se precisamos fazer alguma ligação que seja para algum número que não tenha WhatsApp, utilizamos o Skype (colocamos crédito, que no nosso caso dura uma eternidade para ligações no exterior). Mas mesmo assim, precisaremos da tal da Internet para utilizar tanto o Whatsapp quanto o Skype!

E quando começamos a preparar nossa viagem à China, ficamos receosos de como seria a utilização da internet por lá, já que o Google (ainda) é bloqueado pelo Governo Chinês, consequentemente todas as redes sociais além de alguns sites. Gmail, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Google Maps, etc… são impossíveis de acessar! Whatsapp (ainda) não é bloqueado.

Hong Kong e Macau, por serem territórios autônomos da China, não possuem bloqueio a internet.

Você deve estar questionando o porquê deste bloqueio, não é mesmo? Trata-se de questões políticas, onde um País Comunista, que controla sua população e uso da internet, teve alguns impasses com o Google quanto ao fornecimento de dados e informações de acesso.

Só que para tudo tem-se um jeito, não é mesmo? Vimos muitos chineses que aceitam esta situação imposta pelo governo, e outros que dão um jeito de burlar este sistema. Mas aos que são obedientes ao governo Chinês, existem outras redes sociais, que não são do Google, e que são mais febre por lá, que as redes que já estamos acostumados. Vejam algumas delas:

Fonte: Zubit
Como utilizar a internet na China (Fonte: Zubit)

Como utilizar o Google e as redes sociais na China?

Na verdade, é um pouco desconcertante darmos dicas de como burlar este sistema de censura do governo chinês. É o mesmo que postarmos uma dica de uma igreja, com uma foto do seu interior, onde não é permitido tirar fotos. Coisa feia isso, não é mesmo? Se é regra, a gente sempre cumpre! Mas utilizar o VPN é algo de conhecimento da própria China, e bobo é quem pensa que mesmo assim eles não estão de olho em tudo o que você posta, comenta e compartilha! Vai achando!

Para utilizar o Google, as redes sociais e alguns sites bloqueados pelo Governo Chinês, você deverá baixar um VPN para o seu celular antes da sua viagem. O VPN (Virtual Private Network) é uma forma de inibir seu IP, quando você conecta através do provedor do aplicativo. É como se você ficasse invisível aos olhos da China (só que não!). Mas mesmo com este inibidor de IP, alguns estabelecimentos bloqueiam o VPN (nem imaginamos como), e consequentemente o bloqueio aos sites e redes sociais continuará em seu aparelho. E isso é bem lógico quando você entende que aquela empresa realmente não quer burlar o sistema.

Mas infelizmente, como nada é perfeito, os dois VPN´s que baixamos foram muito instáveis, e tivemos um pouco de dificuldade para conectar, mesmo com internet de altíssima velocidade.

A Christine, nossa Guru da China, nos indicou dois VPN´s: o VPN Express e o Betternet. O primeiro é pago de acordo com o plano que você escolher, e o segundo é gratuito.

VPN Express (pago):

Você pode baixá-lo tanto pela Apple Store, quanto pelo Google Play Store. É só digitar “vpn express”, baixá-lo, cadastrar, escolher o plano, e conectá-lo quando estiver na China.

Betternet (gratuito):

Você também pode baixá-lo tanto pela Apple Store, quanto pelo Google Play Store. É só digitar “betternet”, baixá-lo e conectá-lo quando estiver na China.

Entretanto, como falamos anteriormente, ambos estavam muito instáveis. Se você tiver dica de algum outro VPN que usou e foi bom, ou razoavelmente bom, conte para a gente nos comentários abaixo. 🙂

Qual Chip Comprar na China?

Infelizmente não compramos nenhum Chip na China. Preferimos utilizar somente o WiFi dos estabelecimentos e hotéis, e assim curtir mais a viagem sem ficar muito tempo conectado à internet.

Mas você pode comprar o chip da Easysim4U para a China, que possui roaming para mais de 140 países, inclusive a China. Amigos que já testaram, afirmaram que o chip funciona razoavelmente bem nas principais cidades, e falhava um pouco em alguns lugares menos conhecidos. Acho melhor do que ficar sem né?

Para comprar o chip da Easysim4U, você pode clicar neste link, escolher o plano DATA PLAN, escolher a quantidade de dias, marcar o roaming para 140 países, colocar a data de ativação e ok! Você receberá o chip ainda no Brasil, e então é só seguir as informações para a instalação do chip, e já vai chegar com internet na China!

Se preferir também, ao sair do Aeroporto na China (ai você poderá ter a dificuldade do idioma), você pode comprar três chips que são bem parecidos entre si, ou seja, oferecem mais ou menos os mesmos benefícios: China Mobile, China Únicon e China Telecon.

Hoje, quando lembro que viajamos para a China sem internet disponível no celular, penso que fomos bem loucos!

 

Não viaje para a China, também, sem seguro viagem. Para fazer sua cotação dos melhores valores para o seguro de viagem China, clique AQUI, e utilizando o cupom de desconto VIVENCIAS5 você recebe 5% de desconto, que já é um descontinho bom, né?

 

Quais aplicativos baixar na China?

Existem alguns aplicativos que nos ajudaram muito durante nossa viagem, e que podem ser usados offline: Shanghai Travel Guide Offline, Hong Kong Travel Guide e Beijing Travel Guide and Offline City Map (são gratuitos, e possuem um ícone vermelho com a palavra Ulmon). Pleco: tradutor chinês. China Metro: baixe os mapas das cidades que for visitar (este aplicativo mostra a estação de metrô mais próxima, através do GPS, e é possível traçar o trajeto entre as estações).

Se tiver mais alguma dica sobre os temas deste post, que foram uteis em suas viagens, contem para a gente nos comentários abaixo. 🙂

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “Como utilizar a internet na China?

  • 12 de agosto de 2019 em 16:11
    Permalink

    Oi Fabiane, também sou mineiro e estarei na China no mês que vem. Saberia me informar se o chip da easym4u funciona na China sem VPN para acessar os aplicativos da Google (Maps, tradutor, etc…)?
    Parabéns pelo blog!! Muito útil!! Abraços.

    Resposta
    • 23 de agosto de 2019 em 13:37
      Permalink

      Oi, Marcelo!
      Que bom que gostou do blog.
      Olha… eu não o usei o Easysim lá. Eu tenho receio de que não funcione tão bem…
      Mas quanto ao VPN é impossível acessar alguns sites se não tiver com ele instalado.
      Independe do chip ou não, você deve baixá-lo.

      Resposta
  • 13 de novembro de 2018 em 21:06
    Permalink

    Adorei seu post. Vontade conhecer a China.

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2017 em 13:52
    Permalink

    Você conseguiu comprar chip mesmo sem ter identidade chinesa?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »