St Patrick’s Day – Cervejaria Sátira, próxima a Belo Horizonte/MG

Hoje, vamos compartilhar mais uma experiência cervejeira muito bacana, a “3 Festa de São Patrício”, realizada dia 19 de março, sábado, na Cervejaria Sátira, localizada na Rua Kennedy, 48. Jardim Canadá, Nova Lima, ao lado de Belo Horizonte.

Para os navegantes, o “St Patrick’s Day” é um dia muito importante na cultura irlandesa, comemorado no dia 17 de março em várias cidades do mundo. “São Patrício” é famoso e conhecido por ter trazido a religião católica para a Irlanda, sendo que no dia 17 de março, suposta data de sua morte, é considerado um dia de festa religiosa, exatamente no período cristão da Quaresma (Lent), quando as famílias irlandesas costumam ir à igreja pela manhã e comemorar durante a tarde.

Na Irlanda, trata-se de feriado nacional, como se fosse o nosso Carnaval, momento em que as pessoas vestem-se de verde, pintam trevos no rosto e assistem às St. Patrick’s Day parades (desfiles). Entre as crianças, há a tradição de beliscar os amigos que não vestem verde neste dia.

Dias antes do evento, como já é de praxe todos os anos, procuramos pelas festas “St Patrick’s Day”agendadas para Belo Horizonte e imediações. Tínhamos pelo menos 4 ou 5 opções de escolha. De imediato fomos “fisgados” pelo folder do evento da Cervejaria Sátira, que dizia o seguinte:

“Está a fim de confusão na entrada? Fila para ir ao banheiro? Guerra pra pegar bebida? Então é melhor escolher outra festa! O nosso São Patrício, em sua terceira edição, será como os outros, um dia pra quem quer curtir um ambiente descontraído, com gente bacana, música de qualidade, comida de primeira e claro, uma seleção incrível de chopes artesanais! Como a data oficial é no dia 17/03, esticamos as comemorações para o dia 19/03!”

Organização acima de tudo, sem muvuca e sem confusão como em tantas outras festas que já frequentamos? Perfeito!! E não foi uma publicidade enganosa! A festa foi exatamente conforme a descrição.

Compramos os ingressos pela internet uma semana antes, pelo valor módico de R$ 20,00, com direito a 01 copo personalizado por pessoa (limitado a uma quantidade). Devidamente preparados para as atividades cervejeiras de sábado, chegamos por volta das 13:30hs, e a primeira impressão foi excelente: sem problemas envolvendo estacionamento, que é um problema recorrente nesse tipo de evento.

A relação de cervejarias que participaram do evento é de respeito: Sátira, Colorado, Bodebrown, Koala San Brew, Ouropretana, Uaimii, Capa Preta e Kud.

Pat01
Hora do show!

Segundo elogio do dia: estrutura muito bem montada, sendo que cada cervejaria tinha seu próprio espaço e contava com atendentes educados, prestativos e o mais importante: aptos para explicar e sugerir as melhores brejas disponíveis.

Pat02
Cervejarias Uaimii e Ouropretana em destaque!

Começamos as atividades do dia pela anfitriã “Sátira”, inaugurada em 2015, num projeto dos antigos sócios da famosa cerveja “Colorado”, e que segundo os proprietários: “…nossa vontade de independência no mercado cervejeiro artesanal nos fez antecipar o projeto da nossa própria marca, a Sátira. É com muito respeito à nossa história e ao conhecimento adquirido junto aos nossos parceiros, que queremos compartilhar uma nova forma de produzir e curtir a cerveja artesanal…”

Para saber mais um pouco sobre a cervejaria Sátira, clique aqui.

Pat05
Cervejaria Sátira: “…tratar a cerveja de um jeito mais leve e descontraído…”
Pat06
Início das atividades do dia!
Pat07
Algumas brejas disponíveis para venda!

Eis a primeira breja do dia: a excelente AMERICAN WHEAT (ABV: 4% – IBU: 11),  uma breja de trigo que foge do padrão e parte de uma composição leve e com baixo amargor. De cor amarelo-pálida, não é filtrada e traz todo o aroma cítrico dos lúpulos americanos em uma companhia muito agradável. Harmoniza com pratos mais leves e menos condimentados, como saladas, massas leves, lula e peixe grelhado ou empanado, burrata e quiche de queijo brie.

Pat08
Sátira “American Wheat”

Já no embalo, pedimos uma “Camden Town“, definida pela própria cervejaria como: “…uma autêntica Pale Ale inspirada no estilo clássico das cervejas inglesas, que traz no nome o espírito de um bairro onde as diversas tribos convivem em harmonia. Seu sabor e aroma colocam em evidência o caráter maltado de uma cerveja com muita personalidade, que possui a cor cobre-avermelhada, amargor moderado e o aroma marcante dos maltes…” Harmonização: Pratos à base de carne vermelha e/ou com temperos mais marcantes, como carpaccio, carne assada, nachos com chilli e hambúrgueres.

Nosso parecer: Um pouco amarga (e isso é ótimo!!), leve e encorpada! Excelente e recomendada!

Pat09
Camden Town Pale Ale

Presença ilustre no evento: o famoso Beer-Truck Amarelo da Cervejaria Kud, o primeiro de Minas Gerais e com capacidade para servir até 06 chopps simultaneamente, inaugurado há cerca de um ano, uma excelente ideia dos irmãos Rodrigo e Lucas de Angelis.

Pat12
Beer-Truck Amarelo da Cervejaria Kud
Pat13
Breja gelada e uma boa prosa!!

Também presente no evento a cervejaria “Koala San“, responsável por algumas iguarias como a “California Crossing Double IPA” ou a “Bad Motorfinger Imperial Porter“, ambas feitas com óleos e resinas derivadas da vasta variedade de lúpulos da região do Oregon/EUA.

Para saber mais um pouco sobre a KSB, clique aqui.

Pat15
We believe on the saying: “ drink less but drink better”

Ao lado da camionete da KSB, uma mensagem de preservação da natureza!

A natureza agradece!!

Ponto alto do evento: hora de degustar as excelentes brejas da Cervejaria Kud, inaugurada em 2010 e uma das referências das cervejas especiais mineiras. E como não poderia deixar de ser, começamos pela minha preferida: “God Save the Queen“, uma típica Pale Ale de inspiração inglesa, de corpo médio e com presença de lúpulo moderada. Simplesmente fantástica!!

Pat17
“…buscamos sempre promover a cultura cervejeira em todos os níveis…”

Outra excelente escolha: A Witbier “Tangerine”, super refrescante, de cor pálida e de carbonatação média-alta. Produzida com maltes de trigo e cevada, além do lúpulo, leva ainda cascas de laranja e sementes de coentro em sua receita. Ideal para esse sabadão de muito calor!

Pat18
“…Tão apaixonados por rock quanto por cerveja, nossas criações se inspiram nos grandes clássicos do gênero…”

Para conhecer um pouco mais da Cervejaria Kud, clique aqui.

Pat19
Prost!!

Para manter o clima em alto-astral, o evento contou com as seguintes atrações:

– DJ Davi Zaidan
– DJ Motoca
– Trinta Acústico

Abaixo, uma palhinha do excelente “Trinta Acústico“, que tocou músicas de “Neil Young”,”Coldplay”, “Pink Floyd”, dentre outros. (para mais informações, clique aqui)

Para as experiências gastronômicas, iniciamos as harmonizações degustando “Almôndegas Surprise de Frango, recheadas com presunto e queijo”, delicioso petisco assinado pela “Tibo Cucina Piú Fresca“, comandado pelo Chef Sinval Espírito Santo.

Pat20
Yummy!!

O show não pode parar! E dentro dessa premissa pedimos uma “Melon Collie IPA” da cervejaria artesanal “Capa Preta”, uma típica India Pale Ale de coloração dourada, estilo americana, lúpulo alemão e produzida no Brasil! Isso sim é globalização!

Para saber um pouco sobre a cervejaria “Capa Preta”, clique aqui.

Pat21

Fã confesso das cervejas tipo PORTER e STOUT, tive que degustar uma “Amburana Brown Porter“, da cervejaria “Ouropretana”. Essa iguaria tem em sua maturação uma parte armazenada durante 10 dias em barril de amburana. De cor marrom escuro, é cremosa e possui notas de café e chocolate proveniente dos maltes tostados e nuances bem leves da madeira amburana.

Uma delícia!! Para saber mais sobre a Ouropretana, clique aqui.

Pat22

 

Pat23
Estrutura da cozinha Tibo Cucina!

Para acompanhar as brejas da rodada, “batata rústica”!

Pat25
Servidos?

Enfim, parabéns aos organizadores do evento “3 St Patrick’s Day”, realizado na Cervejaria Sátira, Jardim Canadá, Nova Lima. Evento de altíssimo nível, com Brejas de excelente qualidade, ótima cozinha, repertório de músicas de muito bom gosto e o melhor: sem problemas envolvendo estacionamento, sem muvuca, sem filas quilométricas para pegar cerveja, petiscos ou ir ao banheiro, tudo muito bem organizado.

A idéia de priorizar a qualidade em detrimento à quantidade foi plenamente aprovada! Que venham os próximos eventos!!

Nas próximas fotos e vídeos, mais um pouco da festa, que esperamos, seja uma constante na agenda cervejeira de Belo Horizonte e região.

Pat26
Brejas de qualidade e descontração!
Pat27
Vestidos a caráter!!
Pat28
Saúde!!
Pat29
Sensacional!!
Pat30
Até a próxima!!

Veja outros posts sobre nossas experiências cervejeiras:

Onde comer e beber bem em São João Del Rei, em Minas Gerais;

Festival Gastronômico Harmonize, em Belo Horizonte/MG;

Roteiro Cervejeiro em São Paulo;

Hofbrauhaus, em Belo Horizonte/MG;

Experimente, mais um evento cervejeiro de Belo Horizonte;

Um tour pelas principais cervejarias em Munique, na Alemanha;

Degustação de Cervejas Especiais no Radisson Faria Lima, em São Paulo.

 

 

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »