Visita à Abadia “La Trappe”- Holanda

Você é maior de 18 anos? Conteúdo sobre bebida alcoólica*.

Quando planejamos nossa última “Road Trip” pela Europa, com destaque para Holanda, Bélgica e Luxemburgo, seria um verdadeiro sacrilégio não incluir no roteiro visitas a abadias e degustações cervejeiras direto da fonte, afinal de contas, tanto a Holanda quanto a Bélgica são conhecidas como referências no assunto.

Após quatro dias muito proveitosos em Amsterdam/Holanda, iniciamos a “Road Trip” até o famoso mosteiro “La Trappe“, cerca de 130 Km ao Sul da Holanda, praticamente na fronteira com a Bélgica. Nossa primeira dica: Aproveite, durante o trajeto, para se esbaldar com as belas paisagens holandesas, além das excepcionais rodovias!

DCIM107GOPROGOPR8221.
Estamos procurando até agora o primeiro buraco na estrada!

Só para relembrar: A La Trappe foi fundada no longínquo ano de 1884, e é a única fora da Bélgica a fabricar as cervejas tipo “Trapistas”, que é um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges da “Ordem Trapista”. Outro fato interessante: dos 171 mosteiros trapistas existentes no mundo, apenas onze são autorizados a marcar suas cervejas com o selo de autenticidade trapista, garantindo a origem monástica de sua produção. Conclusão: tivemos a oportunidade única de visitar um dos “11 paraísos do mundo!”

O mosteiro está localizado numa zona rural bem típica e muito bonita na Holanda. A arquitetura e os jardins do mosteiro são outro diferencial e é muito comum as pessoas chegarem até a Abadia de bicicleta. Inclusive é possível alugar uma bike para conhecer as lindas paisagens nas imediações, com rotas de 32km a 76km. Para saber mais, clique aqui.

IMG_2943

Trappe01
Chegamos ao paraíso!!

Fomos muito bem recebidos logo na chegada, e devidamente encaminhados para o início das atividades do dia, dividida em 4 partes: palestra sobre as cervejas fabricadas na abadia, degustações de alguns tipos de brejas trapistas, tour pelas instalações, onde tivemos a oportunidade de conhecer todo processo de fabricação, além, é claro, de mais degustações no restaurante da Abadia e visita obrigatória à “La Trappe Store” para adquirir as excepcionais cervejas trapistas por preços módicos.

A “La Trappe” oferece 03 tipos de “tours”:

  • Tour de 1 hora e 30 minutos ao preço de 12 Euros Por pessoa: com direito a filme sobre a vida do mosteiro e sobre a história da cervejaria, além de visita guiada pelas dependências da abadia e degustação de uma breja à sua escolha
  • Tour de 2 horas e 30 minutos ao preço de 19 Euros por pessoa, que foi a nossa escolha: com direito aos mesmos ítens do passeio anterior, no entanto com um “plus”: a degustação de mais 4 cervejas La Trappe à sua escolha.
  • Tour de 2 horas e 30 minutos ao preço de 29,50 Euros por pessoa: nesse tour, além de todos os ítens do tour anterior, dá direito ao visitante à degustação de 4 petiscos tradicionais.

Para maiores informações sobre as visitas, bem como agendamento, clique aqui.

Trappe02
Guia de Visitas La Trappe
DCIM107GOPROG6428274.
Alunos aplicados!

Logo no início do “tour”, você é apresentado às maravilhosas cervejas fabricadas na Abadia, e o guia já o coloca numa enorme sinuca de bico: escolher duas dentre as 8 opções disponíveis para o início das degustações. Tarefa ingrata!

Trappe03
Momento da decisão!
IMG_2877
Prontos para a degustação!

Decidimos pela “La Trappe Blond” (6,5%), uma breja refrescante, com espuma persistente, paladar frutado, condimentado e leve amargor, além da versão “Dubbel” (7%), de cor vermelho rubi, aromática, refrescante, com notas levemente adocicadas e toques de frutas escuras e malte. Excelentes escolhas!

Trappe04
Saúde!

Após o “momento degustação”, e sedentos por novas experiências cervejeiras, fomos apresentados a um vídeo muito bacana sobre a história da abadia, que conta a história de monges trapistas franceses que encontraram refúgio em Berkel-Enschot, na província de Brabant/Holanda. O vídeo ainda mostra as belas fazendas de Koningshoeven (que significa “fazendas do rei” em holandês), onde no longínquo dia 05 de março de 1881, a primeira Santa Missa foi celebrada no local, que foi temporariamente transformado num mosteiro. Essa é a data oficial de criação da abadia.

Para conhecer toda história da abadia, clique aqui.

Trappe05
Uma verdadeira aula de história cervejeira!

Acompanhados de um guia muito bacana, alegre e carismático, iniciamos o tour pelas instalações da Abadia, que dura cerca de 35 minutos, onde tivemos a oportunidade de conhecer passo a passo todo o processo de fabricação da “La Trappe”. A zoação do guia quando compara as cervejas “La Trappe” com a cerveja mais vendida e famosa da Holanda (Heineken), é um espetáculo a parte! (Nota do Blog: Sem comparação!!)

IMG_2886
Tour pela Abadia
IMG_2879
Parada para fotos!
Trappe07
Hora de conhecer a Abadia!

IMG_2908

IMG_2922
Um monge de carne e osso!!

Ao final do excelente tour, você tem a opção de permanecer mais um tempo e conhecer o ótimo restaurante da Abadia. Como tínhamos como meta conhecer pelo menos mais 2 Abadias na Bélgica, decidimos por uma passagem rápida na “La Trappe Store” para as compras do dia a preços pelo menos 30% menores que aqueles praticados no Brasil. Para os amantes das cervejas especiais, é coisa de louco! A vontade é levar a loja inteira!

la trappe 2

Sorte do dia: encontrar um legítimo MONGE no interior da La Trappe Store!

Trappe08
Sorte do dia!!
Trappe09
Momento indecisão!
Trappe10
Lembranças La Trappe!

Com o sentimento de “Missão Cumprida”, seguimos para a cidade de Antuérpia/Bélgica, nosso segundo destino dessa Road Trip. Mas isso fica para uma outra história!

Trappe11
Rumo a Antuérpia/Bélgica

————————————————————————-

La Trappe – Trappist

Endereço: Eindhovenseweg 3 – Berkel-Enschot / Holanda

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h (sugestão: reserve com antecedência o tour neste link).

Fora deste horário e em finais de semana, ligue para o telefone +31 (0) 13 572 26 50

E-mail: [email protected]

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »