3º Festival de Cervejas Especiais do “Super Nosso” – Belo Horizonte

Eis um evento muito bacana que tivemos a oportunidade de visitar, participar de palestras, degustar ótimas iguarias cervejeiras e ainda adquirir brejas premiadas por um preço especial. Estamos falando do excelente “3 Festival de Cervejas Especiais Super Nosso” (para conhecer detalhes do evento, clique aqui), realizado entre os dias 28 de março a 17 de abril. Detalhe: estavam disponíveis para os amantes de cervejas especiais no período do Festival em todas lojas Super Nosso mais de 80 rótulos especiais com ofertas realmente muito boas.

Além da venda de ótimas cervejas, o festival promoveu cursos e palestras no conhecido “Restaurante Magnífico ” (Super Nosso Xuá – Avenida Nossa Sra. do Carmo, 2780, Sion), praticamente um anexo da Unidade Super Nosso.

Foram diversos cursos sobre harmonização de cervejas e palestras com temas relacionados a cultura cervejeira e as cervejarias mineiras, com a presença de palestrantes de respeito como a jornalista Fabianna Arreguy e os empresários Felipe Viegas, da Cervejaria Taberna do Vale; Paulo Patrus, da Cervejaria Grimor e Virgílio de Barros, da Vinil.

Neste post vamos compartilhar um pouco da nossa experiência ocorrida especificamente no último dia 13 de abril, durante palestra e degustação organizada por Virgílio de Barros, “Beer Sommelier” pela Academia Sommelier de Cerveja e cervejeiro formado pelo FIRJAN Vassouras/RJ.

Super01
Vai começar!!

Chegamos por volta da 1915hs, cerca de 15 minutos antes do horário previsto para o início da palestra, que abordou de forma muito interessante e objetiva os principais estilos cervejeiros e as formas de elaboração, seus diferenciais, além de mostrar as suas escolas. Detalhe: tudo isso com degustação de preciosos rótulos das cervejarias Vinil e Grimor.

O ambiente do Restaurante Magnífico encontrava-se criteriosamente organizado para receber cerca de 40 pessoas, ávidas pelo início das atividades cervejeiras da noite.

Super02
Prontos para o início das atividades

3 rápidas informações sobre o evento:

  • Investimento de R$ 80,00, sendo que você recebe um Voucher de R$40,00 para compras no Super Nosso Xuá;
  • Houve o sorteio de uma visita com acompanhante à cervejaria Vinil, que infelizmente não fomos contemplados;
  • Para acompanhamento das degustações, deliciosos queijos e pães.
Super06
Are you ready?

Começamos as atividades degustando uma “Vinil 33 1/3 RPM“, uma cerveja do tipo Bohemian Pilsener, leve, refrescante e com lupulagem ao estilo original das pilsens tchecas do séc. XIX. De cor dourada clara e brilhante, possui aromas intensos e o sabor de malte combina com o amargor na medida certa. Grad. alc.: 5,0% vol. 37 IBU.

Super07
A primeira da noite!

Outras impressões: Apresenta coloração dourada e turva e possui espuma branca, de bolhas pequenas e excelente formação e persistência. Carbonatação alta e corpo leve. Aprovada!

Super08
Saúde!

Pausa para elogio aos organizadores do evento: ao contrário da maioria das degustações que já tivemos a oportunidade de participar em outras ocasiões, foi uma degustação “sem miséria”, seja pela quantidade de cervejas disponíveis quanto pelos acompanhamentos.

Para a segunda rodada da noite, a tradicional “Grimor 3”, uma típica Amber Lager de baixa fermentação e coloração castanho-avermelhada, com aromas acentuados e característicos dos maltes especiais. De amargor equilibrado, é de coloração âmbar brilhante. Fácil de beber!!

Curiosidade: Grimor é um nome derivado da palavra grimório, um livro de conhecimentos mágicos. A figura do grimório, muito presente em contos de fantasia medieval, é normalmente levada por personagens místicos detentores de conhecimento como magos, bruxas e alquimistas. Nos grimórios são eternizadas as combinações de compostos da natureza e sua transformação em receitas secretas e mágicas. Combinada por quatro elementos naturais, as cervejas Grimor são o resultado da arte da combinação da água, do lúpulo, do malte e do fermento e, o conhecimento desta arte, é o principal objetivo da cervejaria Grimor. Através do aprofundamento da ciência que tange a fabricação de uma boa cerveja, a Grimor combina esses quatro elementos da natureza em uma autêntica mistura alquímica que proporcionará ao apreciador de cervejas com cores, aromas e sabores únicos, mágicos. (Fonte: site Brejas)

Super09
Breja Certificado Bronze – V Concurso Nacional de Cervejas Artesanais – Porto Alegre/RS – 2010

Ainda bastante insatisfeitos, iniciamos a 3 rodada de degustações com essa “Vinil 45 RPM lado A“, típica representante das “British IPA”, que tem corpo médio e amargor moderado a elevado. Sua seleção de maltes confere coloração dourada e sabores de nozes e amêndoas, enquanto o uso do clássico dry hopping de Fuggle traz à composição aromas amadeirados, frutados e refrescantes. Grad. alc.: 5,0% vol. 45 IBU.

Apresenta boa formação de espuma e consistência, com aroma levemente maltado. Ao final da experiência, a acidez permaneceu alta na boca, com algum dulçor e leve amargor, sendo que o frutado cítrico ainda apareceu discretamente. Resumindo: Uma boa cerveja!!

Super10
Satisfeitos?

 

Super11
Equipe de plantão!!

 

Super12
Parada técnica para fotos

Próxima parada: “Grimor 18“, representante das cervejas “Blond Ale”, uma cerveja inovadora e duplamente especial. De alta fermentação, é produzida com um levedura genuinamente brasileira e nunca antes utilizada na produção de cerveja. Tem coloração dourada, aromas frutados, florais e um leve condimentado. Detalhe: Produção limitada e o lançamento oficial da cerveja será em breve!! Para conhecer mais um pouco sobre a Cervejaria Grimor, clique aqui.
Super13
Aguardamos o lançamento oficial

Para a saideira, uma Vinil “Tropicália“, cerveja leve e refrescante, com corpo baixo, coloração palha e aromas suaves de banana. Sua aparência turva se deve a elevada proporção de malte de trigo. Pode-se dizer que essa cerveja é uma autêntica “Tropical Weiss” – muito fácil de beber! Grad. alc.: 5,2% vol. 12 IBU. Muito boa!! Para conhecer mais um pouco sobre a cervejaria Vinil, clique aqui.

Super14
Infelizmente, a Saideira!

Ao final desse excelente evento, ainda perambulamos por uma boa quantidade de minutos pela loja SuperNosso Xuá, onde adquirimos algumas iguarias a preços muito especiais.

Até o próximo evento cervejeiro!

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »