A experiência de assistir a um jogo do Ajax na “Amsterdam Arena”

Além de viajantes inveterados, também somos aficcionados por esportes, especialmente o futebol, e sempre que viajamos, fazemos o possível para assistir ao vivo e “in loco” partidas dos principais clubes/times das cidades visitadas, seja no basquete, futebol, futebol americano, beisebol, etc

Já tivemos o privilégio de assistir um jogo da Copa Libertadores da América em pleno Estádio Centenário de Montevidéo, de visitar os famosos “Camp Nou“, em Barcelona, “Santiago Bernabeu” em Madrid, de gritar “É Tetra” no interior do Estádio Rose Bowl, em Pasadena/Califórnia, mesmo estádio onde a seleção brasileira de futebol sagrou-se campeã do Mundo em 1994, de assistir jogos de basquete em Chicago, NYC e Atlanta ou ainda de beisebol em Miami, dentre outras experiências que ficaram marcadas para sempre na nossa memória.

E não foi diferente em Amsterdam!!

Após fecharmos o roteiro de nossa “road trip“, onde ficamos 4 dias na capital da Holanda, pesquisamos com antecedência tanto os eventos esportivos quanto os eventos culturais previstos para a cidade no período de nossa estadia, e eis que tivemos sorte: jogo do Ajax, maior clube de futebol da Holanda e um dos maiores da Europa, contra o quase desconhecido Den Haag, uma ótima oportunidade para conhecer a famosa Amsterdam Arena.

A compra dos ingressos foi muito fácil e de uma praticidade ímpar. Recomendamos o site “ticketbis“. Basta pesquisar, preencher os campos solicitados e imprimir os ingressos.

A partida estava marcada para às 11h de um domingo ensolarado, horário muito comum para jogos de futebol nessa época do ano na Holanda. Ao contrário da maior parte das grandes metrópoles do Brasil, é muito fácil e cômodo chegar ao Estádio utilizando o transporte público, principalmente o metrô.

Nossa sugestão: a partir da “Dam Square“, um dos principais pontos turísticos de Amsterdam, caminhe cerca de 700 metros até a estação de metrô “Amsterdam, Nieuwmarkt“.  De lá, é muito fácil chegar: linha 54 (amarela) até a estação “Amsterdam, Strandvliet” (8 paradas). Distância da estação do metrô até o Estádio: 550 metros. Tempo total do centro de Amsterdam até a “Amsterdam Arena”: menos de 30 minutos.

Ajax00
Hora do embarque!

O metrô de Amsterdam é bem semelhante ao da maioria das grandes cidades europeias: rápido, limpo, com preço justo e essencial para uma boa qualidade de vida. É fácil constatar inclusive que a grande maioria dos torcedores utiliza o metrô para deslocamento ao estádio. Longos congestionamentos? Aqui não, amigo!!

No interior do metrô, deparamos com inúmeros torcedores do Ajax travestidos com a famosa camisa vermelha e branca, e o mais bacana: dois torcedores do São Paulo e um do Atlético Paranaense.

Ajax00.1
Chegamos!!

A primeira impressão ao chegarmos na área externa da Amsterdam Arena foi excelente: um “calçadão” no entorno do Estádio, que evita a disputa desigual entre veículos e torcedores por espaço, cinema com sala IMAX e diversos bares para a famosa resenha pré-jogo, onde destacamos a enorme cervejaria da Heineken, como não poderia deixar de ser.

Ajax00.2
Futebol e Cinema

O clima era de muita paz e tranquilidade, com torcedores aproveitando a manhã ensolarada de domingo para encontrar os amigos, reunir a família ou simplesmente degustar aquela breja gelada.

Ajax00.3
Futebol e breja gelada!! Perfeito!

Outras impressões: o efetivo policial lançado no evento é pequeno, devido a baixa criminalidade da cidade, o estádio é bem sinalizado e os portões bem distribuídos, evitando dessa maneira filas na entrada. Os funcionários são muito educados e atenciosos. Outro detalhe que vale o registro: não fomos autorizados a adentrar ao estádio com o “braço extensor” de nossa câmera GoPro, e o funcionário, com toda calma do mundo, nos forneceu a alternativa de deixá-la num armário trancado, com número de protocolo e tudo. Outro nível!!

Ajax00.4
Domingão ensolarado!!

Algumas informações e curiosidades sobre a Amsterdam Arena:

  • Além de “casa” do AFC Ajax, é a casa também do time de futebol americano da NFL Europa “Amsterdam Admirals.
  • Foi projetado para ser o Estádio Olímpico das Olimpíadas de 1992 (perdeu para a cidade de Barcelona)
  • Foi inaugurado em 1996 num jogo entre Ajax x Milan e tem capacidade para 51.628 torcedores.
  •  Foi um dos primeiros a contar com um teto retrátil e grama natural.
  • Recebeu vários shows internacionais: Tina Turner (1º Show do estádio), Rolling Stones, U2, Michael Jackson, Eminem, Celine Dion e Madonna.
  • Recebeu também a final da Liga dos Campeões da UEFA de 1998 – Real Madrid 1×0 Juventus
  • Após a morte do ex-jogador e técnico Rinus Michels (vice-campeão da Copa de 74), muitos torcedores querem a mudança do nome do estádio e levam em todos os jogos uma grande faixa escrita: Rinus Michelsstadion. 
Ajax02
Hora da resenha pré-jogo!

Chegamos cerca de 1 hora e meia antes do início da partida, e aproveitamos para explorar o entorno do estádio, e é claro, degustar uma Heineken.

Ajax03
Expectativa de um grande jogo!

No vídeo abaixo, um pouco do ambiente pré-jogo do lado externo do Estádio.

Ajax04
Torcida animada

“Food Trucks” e barracas onde é possível comprar bandeiras e outros apetrechos do Ajax e de outros time e países também são muito comuns nas imediações da Amsterdam Arena.

Ajax05
Food Trucks

Cerca de 40 minutos antes da partida, hora de adentrar o Estádio:

Ajax01

Ajax02
Amsterdam Arena

Como dito anteriormente, o Estádio é muito bem sinalizado, com entradas bem distribuídas e pulverizadas, facilitando a chegada dos torcedores e evitando as horrorosas filas tão comuns em alguns Estádios, inclusive no nosso Mineirão em Belo Horizonte.

Ajax03
Chegando…

Na Amsterdam Arena temos até escada rolante…

Ajax04
Conforto e rapidez
Ajax05
Vista do entorno do Estádio

No interior do Estádio, constatamos seu padrão de primeiro mundo: cadeiras confortáveis e limpas, boa visão em todos os setores, respeito à numeração das cadeiras adquiridas durante a compra, o que não acontece no Brasil, e, ainda, internet de altíssima velocidade gratuita!!

Ajax06
Interior do Estádio

Antes do início da partida, momento “Fair Play”, com uma foto com nosso vizinho Holandês.

Ajax08
“Fair Play”

Estávamos diante de uma partida envolvendo o maior clube da Holanda contra um time considerado “pequeno”. No vídeo abaixo, um pouco do ambiente durante o início da partida, onde a torcida se comporta como se estivesse num “espetáculo” de teatro, tamanha a tranquilidade.

É fácil constatar as diferenças entre a postura do torcedor brasileiro e holandês: raros torcedores holandeses assistem à partida em pé, a vibração é restrita aos lances de perigo e excluída a torcida organizada, não ocorrem os famosos cânticos, hinos e músicas adaptadas, muito comum no Brasil.

Abaixo um dos raros momentos de manifestação da torcida do Ajax, logo após um dos gols.

 

Ajax09
Jogo fácil e goleada

Jogo fácil com a previsível goleada do Ajax: 4 x 0, fora o baile!!

Para a saída do Estádio, as mesmas facilidades: policiamento bem posicionado e diversas opções, evitando a famosa “muvuca” pós-jogo.

Ajax10
Policiamento bem posicionado
Ajax11
Hora de ir para casa
Ajax12
A “Cavalaria” sempre presente!

Como última atividade “futebolística” do dia, visita à excelente loja do Ajax, que fica no próprio Estádio, oportunidade para apreciar e adquirir uma infinidade de produtos da famosa marca imortalizada por Rinus Michels e Johan Cruijff a preços nas alturas devido a valorização do Euro.

Caso não seja possível assistir a uma partida na Amsterdam Arena, o Estádio possui visitas guiadas. Para saber mais, clique aqui.

Para conhecer o calendário de eventos, clique aqui.

Para o site oficial da Amsterdam Arena, clique aqui.

Até a próxima!!

Ajax13
Camisas a 90 Euros
Ajax14
Infinidade de produtos
Ajax15
Valeu, Ajax!!

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

8 thoughts on “A experiência de assistir a um jogo do Ajax na “Amsterdam Arena”

  • 23 de outubro de 2016 em 20:42
    Permalink

    Ahhh… e a camisa do time adversário do Ajax é azul….. ou seja… sem perigo! hehe

    Resposta
      • 6 de novembro de 2016 em 16:30
        Permalink

        Passando só pra contar que eu fui no jogo e adorei! O jogo foi a noite, mas foi super tranquilo! A torcida do Ajax é empolgante! Achei muito legal e valeu a pena! O insta do galopelomundo publicou minha foto… rsrs Obrigada mais uma vez pelas dicas! Bjão!

        Resposta
        • 9 de novembro de 2016 em 19:41
          Permalink

          Que notícia boa, Giselle!!!!!
          Ficamos muito felizes com seu retorno!
          Vou lá ver a fotinho!
          Beijos,

          Resposta
  • 23 de outubro de 2016 em 17:56
    Permalink

    Olá! Obrigada pelo post super explicadinho! hehe Estou indo para Amsterdã dia 02/11 e tem um jogo do Ajax no dia 03 no Amsterdã arena, à noite. Gosto muito de futebol (e Atleticana tb!!!!!!) e estou querendo ir ao jogo. Você acha que é tranquilo para uma mulher ir sozinha ao estádio lá? E quanto ao manto sagrado do Galo? Será que posso ir com minha camisa sossegada? Um grande abraço e Parabéns pelo Site! Obrigada! Gaalo!

    Resposta
    • 23 de outubro de 2016 em 20:09
      Permalink

      Giselle, tudo bem?
      Que bom que gostou do Post! Este é o nosso objetivo: compartilhar posts bem explicadinhos para ajudar nossos leitores e seguidores.
      Que sorte do jogo, heim? Já comprou o ingresso com antecedência, ou vai deixar para comprar lá?
      Eu, como mulher, fui com o Fábio e sinceramente… achei muito tranquilo! Tudo muito organizado, eles muito respeitadores…
      Acredito que não tenha problema! Mas é sempre bom ter cuidado, não andar em lugares escuros, etc… O jogo é a noite ou de manhã?
      Quanto ao uniforme, não tem problema ir com o manto sagrado não! Mas só é bom conferir uma coisa antes, se a camisa do outro time é semelhante à nossa, do Galo. Explico melhor, na Bulgária, fomos em um jogo com nossa camisa do Galo, mas lá já tivemos o inconveniente da camisa do outro time ser idêntica ao do Galo. Aí ficamos no meio da torcida do time de Sofia, com a camisa parecida do outro time.
      O ideal é com ela de baixo, e se sentir a vontade (se ver que a camisa do outro time não é parecida com a nossa), bora fazer um #Galopelomundo!
      Espero que tenha ajudado, e se tiver mais dúvidas pode encaminhar que repasso ao Fábio.
      Respondi sua mensagem agora, por que vamos viajar no Final de semana e o Fábio está super atarefado.
      Mas qualquer coisa eu pergunto a ele, encaminho, etc…
      E no mais, boa viagem!
      Beijo e Galooooo!
      Fabi

      Resposta
      • 23 de outubro de 2016 em 20:40
        Permalink

        Oi Fabi! Muito obrigada pela atenção e pelas dicas! Ajudou bastante! Já encontrei ingressos dísponíveis no ticketbis e no viagogo. Acho que vou comprar! Fico super empolgada! rsrs Já fui uma vez num jogo do Bayern de Munique no Allianz Arena e amei! É muito bom!! O jogo em Amsterdam é a noite, às 21:00 horas, mas acho que vou encarar assim mesmo! hehe #galopelomundo . Estou lendo agora os posts de vcs das Caves de Vinho no Porto, também está no meu roteiro! Obrigada mais uma vez por compartilharem suas experiências! É de grande ajuda! Um beijo e Gaaaaaalo!

        Resposta
        • 26 de outubro de 2016 em 15:39
          Permalink

          Que bom que já conseguiu comprar, Gi!
          Você vai gostar muito… mas aqui, sério! Muito tranquilo o jogo, e muuuuuuuuuuuuito policiamento!
          Só não dar bobeira em lugar escuro, etc…
          Deu até saudade agora… <3

          Quanto as caves de Porto, você também vai amar!!!!
          Beijos e Galooo sempre!

          Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »