Tour cervejeiro pela Heineken Experience Amsterdam

Além de viajantes inveterados, somos apreciadores contumazes de cervejas especiais, e durante nossa visita à belíssima Amsterdam, não poderíamos deixar de visitar a cervejaria mais famosa do país e uma das mais conhecidas do mundo: a icônica Heineken.

Trata-se de um dos passeios mais famosos da cidade, e caso tenha tempo sobrando, separe pelo menos uma tarde para um “tour”cervejeiro” muito bacana e interativo, onde a história da cervejaria se confunde com boa parte da história de Amsterdam, e o mais interessante: com degustações ao final das atividades turísticas do dia!!

Antes, um pouco da história da Heineken:

A cervejaria foi fundada em 1863, por Wandscheer Heineken, e atualmente possui mais de 140 cervejarias localizadas em mais de 70 países, empregando aproximadamente 60 mil pessoas. É a terceira maior cervejaria do mundo, ficando atrás apenas da belgo-brasileira InBev e da sul-africana SABMiller. O seu primeiro prédio, da foto abaixo, foi fechado em 1998, e tornou-se o Museu Heineken Experience, objeto desse post. 

H01
Heineken Brouwery

A “Heineken Experience” é um tour sem guia e dura cerca de uma hora e meia. Você pode entrar a qualquer momento durante o horário de funcionamento e a cada “pit stop” nos inúmeros ambientes do tour e a todo momento é possível conhecer um pouco da história da cervejaria.

O ingresso para adultos custa 19 Euros, com direito a 02 chopps ao final do tour, 12,50 Euros para crianças (de acordo com as leis holandesas e a política da Heineken, não é permitido servir bebidas alcoólicas a visitantes menores de 18 anos), e caso prefira pagar um pouco mais, 49 Euros para o tour VIP, que dá o direito de visitar, após o tour, e acompanhado de um especialista da Heineken, um bar exclusivo onde você terá o privilégio de degustar 5 cervejas “premium”, acompanhadas de uma excepcional seleção de queijos holandeses e ‘bitterballen’. Para comprar o ticket e mais informações, clique aqui.

H02

Chegamos no meio da tarde, e a primeira impressão foi muito bacana: ambiente agradável, decorado a caráter e na cor verde, como não poderia ser diferente, atendentes muito atenciosos e um relógio enorme com as principais cidades do mundo, cuja principal ideia é repassar que não estamos falando apenas de uma cerveja holandesa, mas de uma cerveja mundialmente famosa.

H03
O mundo aos pés da Heineken

O trajeto é auto-explicativo, original e muito bem organizado, com direito a supostos quadros que remontam a antiguidade e a história da breja holandesa, além de engradados antigos, logomarcas do século passado que nos levam à origem da cervejaria e diversas informações interativas e muito interessantes. Uma verdadeira aula de história cervejeira!

H04
Heineken na Antiguidade
H05
Vazias?

Verdade seja dita: em alguns momentos parece que estamos num parque de diversões para maiores. Caso prefira, é possível utilizar um “áudio-guide” em português.

H07
Um pouco de história!
H08
Ao trabalho!!
H09
Com os amigos!!

O tour é recheado de antiguidades que envolvem a cervejaria, além de prêmios e documentos que fazem parte da história da Heineken.

H10
Ao longo dos anos
H28
Documentos históricos
H11
Servidos?
H12
Coleção de “porta-copos”

Uma área específica sobre as estratégias de publicidade e marketing da Heineken ao longo das décadas.

H13
A propaganda é a alma do negócio, como já dizia o velho cervejeiro
H14
Marketing é tudo!

Parada obrigatória para conhecer um pouco sobre Gerard Adriaan Heineken (1841-1893), fundador da Heineken.

Tudo começou em 1864, quando Gerard comprou a cervejaria “Den Hoyberg” e começou a fazer uma nova cerveja, essa mesma que é considerada hoje uma das maiores do mundo. Gerard Adriaan sempre deu ênfase na qualidade e logo foi recompensado com a cerveja Heineken ganhando importantes prêmios internacionais.

Detalhes interessantes:

  • Foi a primeira cervejaria no mundo a fundar seu próprio laboratório de controle de qualidade.
  • Contratou um aluno para dirigir este laboratório, que isolou uma cepa de levedura de qualidade superior, o que diferenciou a Heineken das demais cervejas da época
H17
Nosso MUITO OBRIGADO, GERARD!!

Nas próximas fotos, mais um pouco da história da cervejaria e de pessoas que fizeram parte da vida do fundador Gerard Heineken.

H18
Família Heineken
H19
Mais um pouco de história
H21
Típica “jarra” de cerveja do século 19
H22
Mensagem aos apreciadores de cervejas
H23
Cerveja, sempre cerveja!
H24
Heineken pelo mundo
H26
Homenagem pelo 25 aniversário
H27
Mais premiações
H28
Destaque pelo 50 aniversário

Após uma verdadeira aula de história tanto sobre cerveja quanto especificamente sobre a Heineken, chegamos à parte prática do passeio, se é que podemos escrever assim: hora de conhecer todo o processo de fabricação.

H29
Ingredientes básicos

Você terá a oportunidade de conhecer de perto e até cheirar alguns ingredientes básicos da cerveja, como o lúpulo e a cevada, tudo explicado por um profissional altamente especializado.

H30

Outras atividades bem interessantes: degustação da cerveja sem lúpulo e visitação dos tanques de fervura.

H31
Tanques de fervura
H32
Seria o paraíso?
H33
Cerveja sem lúpulo

Mais um pouco de história, sobre a época em que as cervejas eram transportadas em carruagens.

H34
Heineken a cavalo

A última parte do passeio, na minha opinião, é a mais bacana: um verdadeiro tour interativo por vários ambientes.

H35
Siga a cerveja
H36
Viciados em Heineken

Nessa sala 3D, o cervejeiro será apresentado a um pequeno filme muito bacana, que simula todo processo de envasamento da cerveja, sendo que os “espectadores” são a própria cerveja.

H37
Cinema e cerveja

Parada para aula particular: como servir um chopp Heineken!! Aprecie sem moderação!

H38
Aprecie sem moderação!!

Quanto mais próximo do final do tour, mais interatividade e mais o ambiente se assemelha a uma festa, uma verdadeira balada, com muitas luzes, música e telões em toda parte.

H39
Comerciais Heineken pelo mundo

Nesse ambiente é possível personalizar uma garrafa e uma camisa Heineken com o seu nome.

H40
Cerveja personalizada
H41
Edições especiais
H42
DJ, Música e Cerveja! Perfeito!
H43
Dance!!
H44
Área VIP e muita interatividade
H45
Faça seu vídeo Heineken ou cante no Karaokê
H46
Mais música!
H47
Chopp Heineken
H48
Balada Heineken
H49
Chegando a hora da degustação!
H50
Futebol e Heineken
H51
Games e Heineken

Ao final do passeio, você terá direito à degustação de dois chopps, ao som de muita música eletrônica.

H54
Happy Hour
H55
Pessoal animado
H56
Cheers!

Como última atividade, visita à loja de “souvenirs” da Heineken.

H57
Hora das compras

Nossas impressões finais: Um dos passeios mais populares de Amsterdam, muito divertido, que vale o ingresso e que deve ser feito caso o turista/viajante realmente tenha tempo de sobra.

Até a próxima!!

—————————————————————————-

Heineken Experience

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

One thought on “Tour cervejeiro pela Heineken Experience Amsterdam

  • 24 de março de 2018 em 23:38
    Permalink

    Tive indicação de vcs por minha sobrinha Patricia Porto…e ME interessei..estou indo para Amsterdam..
    Bélgica burges.. e Berlin…gostaria de dicas de lugares mais em conta para alimentação.. lugares de bares para ir a noite…e lugares que devemos conhecer…por vários aspectos obrigada.lourdes Porto

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »