Visita guiada ao IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto

Um dos passeios imperdíveis, em Porto, é no IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto. E ainda, sugerimos mais… melhor fazer este passeio antes de visitar uma Cave, fazer degustações e provas de vinhos, ou até mesmo conhecer as vinícolas e a região do Douro. Mas por quê? O IVDP é o órgão responsável pelo controle de qualidade e quantidade dos Vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de Origem do Douro e Porto, além da indicação geográfica Duriense.

Para conhecer melhor a história do IVDP, acesse AQUI.

Nossa press trip pelo #Douro15 foi à convite do IVDP, e teve como objetivo a divulgação da região do Douro, de algumas de suas vinícolas, dos vinhos, da gastronomia e da cultura. E por este motivo, tivemos o privilégio de conhecer o elegante prédio onde o Instituto está instalado, além de ver de perto como é o processo de certificação dos vinhos do Douro e Porto.

Mas este privilégio não é apenas para blogueiro e impressa! O IVDP abre suas portas para visitação, de segunda à sexta-feira, das 11h às 19h, e você pode:

  • Realizar visitas guiadas aos Laboratórios e Câmara de Provadores;
  • Assistir vídeos acerca da região produtora e do processo produtivo dos seus vinhos;
  • Consultar publicações da biblioteca do IVDP;
  • Realizar Provas de Vinhos do Porto;
  • E por fim, comprar vinhos do Douro e do Porto, além de outros produtos ligados ao Vinho e à região Demarcada do Douro.

Veja sobre onde realizar degustar Vinhos do Porto em Vila Nova de Gaia e em Porto.

Localização do IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto:

O Instituto está localizado na Rua Ferreira Borges, 27, Porto, Portugal (bem próximo da Ribeira).

Logo que você ingressa no prédio, vê-se um exemplar do “Marco Pombalino“, de 1758. “Foi com estes marcos, talhados em granito que, pela primeira vez, se levou a cabo a delimitação de Região Demarcada do Douro, onde se produz o Vinho do Porto”.

IMG_5558

Obs: as fotos foram tiradas com celular, uma vez que iríamos para o almoço na Feitoria Inglesa logo depois da visita, e, por ser muito formal o almoço, não sabíamos se as câmeras seriam bem-vindas. 🙂

IMG_5557
Paulo Russel-Pinto descendo as belíssimas escadarias do IVDP para nos apresentar a casa.

Subindo as escadas, pare para admirar a belíssima claribóia do prédio! É muito comum este tipo de janela de vidro no teto dos prédios do Porto.

IMG_5547

Passamos para conhecer a biblioteca, com vários exemplares de livros bem antigos. Além dos livros, claro, destaque para o belíssimo salão!

IMG_5554

IMG_5553

De lá, partimos para conhecer um pouco do processo de certificação dos vinhos do Porto e Douro.

O Laboratório, criado em 1933, com o objetivo de aperfeiçoar os estudos sobre a fabricação vinhos. E em 1994, foi o primeiro laboratório em Portugal creditado por normas daquele País, para análise de vinhos e aguardentes.

IMG_5561

Por ano, são realizadas mais de cinco mil provas e análises de vinhos! Um número alto, mas que eles conseguem manter um prazo pequeno de retorno aos produtores. Ou seja, são rápidos!

IMG_5565

IMG_5571

E no espaço abaixo, candidato-me facilmente para um cargo de trainee!

IMG_5573

Na câmara dos provadores, todos os vinhos são julgados em prova cega, por um grupo de 7 provadores, e no máximo 20 por dia!

IMG_5577

Ao final do tour, você pode participar de uma prova de vinhos, comprar os que estão à venda!

IMG_5580

Ao lado da loja, tem um pequeno museu do IVDP, mas com tanta informação, que se a gente tivesse mais tempo teríamos ficado por muito mais tempo! São informações grandiosas para os apreciadores de Vinho! Vejam que interessante uma delas:

IMG_5598

 

Se quiser agendar uma visita ao IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto, mande um e-mail para [email protected], ou ligue para +351 22 2071669. Vale muito a pena!!!!!!

———————————————————————————-

Instituto de Vinhos do Douro e Porto

Loja de Vinhos do Douro e do Porto
Rua Ferreira Borges, 27
4050-253 – Porto – Portugal
Tel: +351 22 2071669
Email: [email protected]

Facebook do IVDP 

Veja outros posts sobre nossa press trip pelo #Douro15 abaixo:

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »