Roteiro de Viagem em Portugal (Vale do Douro e Porto)

Uma deliciosa sugestão de roteiro de viagem em Portugal!

Como vocês devem ter acompanhado nos últimos meses, participamos da press trip #Douro15 em Portugal, que passou pela cidade de Porto e pelo Vale do Douro, a única região autorizada a produzir o Vinho do Porto. Estivemos à convite do Instituto de Vinhos do Douro e Porto – IVPD, órgão que regulamenta a produção, qualidade e quantidade de Vinhos do Porto e Douro, em conjunto com o organizador Ryan, da Catavino, especializado em Food and Wine Tours em Portugal e na Espanha.

Dia 1 – Porto

Chegamos em Porto, e fomos diretamente para o Hotel HF Ipanema Porto, onde ficamos hospedados por uma noite. Apesar do hotel não ser no Centro Histórico de Porto, em uma curta caminhada chegamos até a Torre dos Clérigos, um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Os quartos são bem confortáveis e o café da manhã foi farto e delicioso! Diárias a partir de 83 Euros.

22399233
Foto Divulgação do Hotel
33451567
Foto Divulgação do Hotel

À noite, nos encontramos com todos os integrantes da press trip, Tom Firth, Marie Asselin e Bill Ward, além do Paulo Russel-Pinto, do IVDP, e o Ryan, da Catavinoe seguimos para o jantar de boas-vindas no restaurante O Paparico, de excelente comida portuguesa! Os vinhos harmonizados foram escolhidos e oferecidos pelo próprio IVDP.

DCIM108GOPROGOPR8907.

IMG_4893

Veja a matéria completa sobre O Paparico AQUI.

Dia 2 – Vale do Douro

No dia seguinte, seguimos para a região do Vale do Douro, onde iniciamos um mergulho na gastronomia portuguesa, seus vinhos e sua cultura. E começamos pela Quinta do Pessegueiro, nosso primeiro contato com a região Demarcada do Douro, primeira vinícola visitada na viagem, e onde teríamos nosso almoço com vista para a paisagem dramática do Vale do Rio Douro.

IMG_4398

Veja a matéria completa sobre a Quinta do Pessegueiro e nosso almoço AQUI.

A tarde, seguimos nossa viagem pelo #Douro15, onde tivemos uma das experiências mais incríveis da viagem: a pisa de uvas em uma pequena vinícola familiar, a Quinta das Aranhas.

IMG_5017

Veja nossa matéria completa sobre esta experiência AQUI.

E para finalizar nosso segundo dia de viagem e o primeiro na região do Vale do Douro, conhecemos a Quevedo Port Wine, depois seguimos para a casa de hóspedes da família, onde tivemos um delicioso jantar e pernoitamos.

IMG_4447

Quevedo 2

Veja nossa matéria completa sobre a Quevedo Port Wine e jantar harmonizado com os vinhos da casa AQUI.

Dia 3 – Vale do Douro

No outro dia bem cedo, acordamos, tomamos café-da-manhã, e seguimos para conhecer a Wine & Soul, uma vinícola do casal Sandra e Jorge. Depois de degustar alguns vinhos, inclusive um vinho recém produzido, conhecemos algumas vinhas da empresa, e finalizamos na Quinta da Manoella, onde tivemos um delicioso jantar sob parreiras com vista para o Vale do Douro.

IMG_4491

IMG_4518

Veja nosso matéria completa sobre a Wine & Soul AQUI.

Depois do nosso almoço na Quinta da Manoella, fomos degustar alguns vinhos da grandiosa Quinta do Noval. E no final do tour, já no final da tarde, também, desfrutamos dessa belíssima paisagem do Vale do Douro.

IMG_4568

IMG_4605

Veja a matéria completa sobre a Quinta do Noval AQUI.

E para finalizar o dia, seguimos para mais uma vinícola, a Quinta Bom Retiro da Ramos Pinto, onde teríamos mais provas de vinho, um jantar delicioso, e pernoitaríamos na casa de hóspedes da Quinta.

IMG_4619

IMG_4638

IMG_4652

Veja a matéria completa sobre a Quinta Bom Retiro da Ramos Pinto AQUI.

Dia 4 – Vale do Douro

No outro dia bem cedo, seguimos viagem para conhecer uma outra parte do Vale do Douro. Mas antes, fizemos um passeio de barco pelo Rio Douro, que nos rendeu belíssimas fotos da região, além de um momento de calmaria em meio a dias tão corridos da nossa press trip em Portugal.

IMG_4732

E depois, seguimos para Pocinhos nos comboios de Portugal. Belíssimas paisagens e a possibilidade de ver a extensão da região produtora de excelentes vinhos e do mundialmente conhecido Vinho do Porto…

IMG_4802

Veja a matéria completa do nosso passeio de barco e de trem AQUI.

Mas na verdade, utilizamos o trem para chegar até a Quinta do Carrenho, da Dona Berta. Uma vinícola familiar, onde fomos recebidos pela mãe e filha, e depois tivemos um delicioso almoço muito farto, regado a vinhos da casa!

IMG_4835

IMG_4844

Veja nossa matéria completa sobre a Dona Berta AQUI.

Finalizando nossa passagem pela região do Vale do Douro, saímos da Dona Berta com destino ao Six Senses Douro Valley, onde pernoitaríamos e teríamos um grandioso jantar, regado aos vinhos da Quinta Vale D. Maria.

IMG_5402

IMG_5369

Veja a matéria completa sobre o Six Senses Douro Valley e Quinta Vale D. Maria AQUI.

A Anna Cláudia, do blog Mala de Viagem, fez um post muito bacana com sugestão de roteiros e dicas no Vale do Douro. Acesse clicando AQUI.

Dia 5 – Porto

Dia de voltar ao Porto. Acordamos bem cedo, tomamos café-da-manhã no Six Senses Douro Valley, e seguimos viagem na van fretada pelo IVDP (a mesma que fizemos todo o trajeto entre o Porto e Vale do Douro).

Chegamos em Porto, e fomos direto realizar o Taste Porto Food Tour, um tour literalmente delicioso pela cidade, onde degustamos várias comidinhas (um verdadeiro achado!!!).

IMG_5022

Veja mais sobre esta delícia de Tour AQUI.

E para nossa surpresa, depois do Tour, seguimos para um almoço em um dos melhores restaurantes de peixes e frutos do Mar de Matosinhos, cidade vizinha ao Porto, o conhecido O Gaveto, regado a outros deliciosos vinhos da Vértice e Dalva/Ventozelo.

IMG_5073

IMG_5062

Veja a matéria completa sobre nosso almoço no O Gaveto, AQUI.

Bem, press trip é corrida assim mesmo! Muitas atividades para cumprir tudo o que fora programado… então, continuamos nossa viagem para realizar mais degustações. Desta vez, nas Caves do outro lado do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia. Começamos pela Calém.

IMG_5125

IMG_5155

Veja 4 lugares para degustar Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia e no Porto, AQUI.

Mas a gente descansa também! Depois da visita à Cave Calém, seguimos para o Apartamento Duplex que o IVDP alugou para ficarmos nossos últimos dias da viagem, junto com os outros integrantes da press trip.

IMG_5108

O apartamento tem quatro suítes, cozinha, sala e está localizado a pouquíssimos minutos da Ribeira. Todo novinho e equipado! 🙂

IMG_5280

Para ver o apartamento que ficamos, veja AQUI. E para alugar outros, veja no site da Feel Porto.

E então, nos preparamos para conhecer a House of Sandeman, onde seria nosso jantar com o próprio Mr. George Sandeman.

IMG_5247

IMG_5265

Veja o post completo sobre nosso jantar na House of Sandeman, AQUI.

Dia 6 – Porto

E nosso último dia da press trip #Douro15 foi cheio de atividades, mas já estávamos em um ritmo de saudade de Portugal. Começamos o dia com uma visita ao IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto, órgão responsável pela fiscalização e controle da produção, quantidade e qualidade dos Vinhos do Porto e Douro.

IMG_5605

De lá, seguimos para conhecer a Graham’s, localizada em Vila Nova de Gaia, e contamos tudo AQUI.

IMG_5625

IMG_5627

E de lá, seguimos para um convite super especial para conhecermos a Feitoria Inglesa, seguido de um delicioso almoço! Saiba o motivo pelo qual este convite foi tão especial, AQUI.

IMG_5672

Encerrando nossa viagem ao #Douro15, tivemos um jantar no exclusivo Feeling Grape, contamos tudo AQUI.

IMG_5302

E assim finalizou nossa press trip pelo #Douro15! Foi uma viagem grandiosa e inesquecível! A todo instante questionávamos o porquê de ainda não conhecer Portugal. Os portugueses são super carismáticos e carinhosos com os brasileiros. A comida é deslumbrante e os vinhos de uma qualidade que vocês não imaginam! E não é só de Vinho do Porto que vive Portugal. Descobrimos vinhos incríveis, para todos os tipos de bolsos, gostos e ocasiões.

Gostaríamos de agradecer, uma vez mais, ao IVDP pelo carinhoso convite para participarmos desta press trip, ao Paulo Russel-Pinto, Sr. Manuel M. Cabral, presidente do IVDP e demais equipe, ao Ryan da Catavino, que nos assistiu em todos os momentos da viagem, desde o pré ao pós viagem. Nosso carinho e agradecimento aos novos amigos Marie, Tom e Bill, também participantes da press trip. E, especialmente, a cada um dos estabelecimentos que nos recebeu durante esta viagem.

Foi inesquecível!!!!!

Mesmo que tenhamos marcado os links no texto acima, seguem todas as matérias que confeccionamos sobre #Douro15:

Veja o post da amiga Anna Cláudia do Blog Mala de Viagem sobre o roteiro em Porto clicando aqui.

E você? Tem alguma dica especial para compartilhar da sua viagem ao Porto e Vale do Douro? Deixe nos comentários abaixo e ajude outros viajantes a programar sua viagem!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »