O que fazer em Beijing (Pequim), na China (4 dias)

Beijing (ou Pequim, como falamos em português) é o centro político, econômico e cultural do país. É uma dasmetrópoles mais populosas do mundo, uma das seis cidades mais antigas da China com mais de 3.000 anos de história registrada, sem falar do “homem de Pequim”, onde estudos revelam que o material encontrado data em torno de 700.ooo a 800.000 anos! Beijing também cediou os Jogos Olímpicos em 2008, construindo um dos estádios mais incríveis e modernos, o “Ninho do Pássaro”, um verdadeiro contraste em meio a tantos templos antigos e de arquitetura tipicamente chinesa.

Estivemos em Beijing em pleno ano novo chinês, o conhecido Festival da Primavera, que acontece no final de janeiro ou até meados do mês de fevereiro (a data é flexível de acordo com o calendário lunar). E apesar de Beijing estar bem ao norte do país e estarmos na cidade durante o inverno, os dias não estavam tão frios quanto imaginávamos. Podemos dizer que a temperatura estava tolerável.

Outra surpresa durante a nossa visita foi que, mesmo durante a maior migração do Planeta, Beijing continuava cheia. De onde pode sair tanta gente???? Então, como deve ser a cidade em dias comuns??? No dia que visitamos o Palácio de Verão, por exemplo, aconteceu algo inédito em nossas vidas: fomos literalmente levados pela multidão rumo à saída do pavilhão.

img_1203
Na saída do Palácio de Verão, em Beijing

Como ir de Shanghai a Beijing?

Como estávamos em Shanghai, seguimos no famoso trem bala em uma viagem que durou em torno de 5h/5h30, e foi tão tranquila que nem vimos o tempo passar!

img_0793
Trem bala de Shanghai a Beijing

Vamos fazer um post exclusivo para contar como foi nossa experiência no trem bala, como funciona, os tipos de assentos, etc. E quando publicarmos, a gente atualiza com o link aqui.

Onde se hospedar?

Adoramos nosso hotel em Beijing! Não poderia ter melhor custo x benefício! O Novotel Beijing Xinqiao está localizado em frente à estação de metrô Chongwenmen, que passa as Linhas 2 e 5, e está a 5 minutos a pé da estação de trem da cidade. O hotel também está localizado muito próximo da Rua Wangfujing e da Praça da Paz Celestial. Outros pontos que adoramos no hotel foram o conforto do quarto e a variedade do café-da-manhã. Tinha para todos os gostos, desde o café continental, ao english breakfast e o tipicamente chinês. As diárias são em torno de R$ 265,00 reais.

img_0807
Nosso quarto no Novotel Beijing Xinqiao

Para reservas no Novotel Beijing Xinqiao clique AQUI (somos afiliados do Booking.com e recebemos uma pequena comissão que não aumenta em nada o valor da sua reserva e ajuda na manutenção do blog!)

Como foi a noite do Ano Novo Chinês?

Chegamos exatamente no dia da virada para o Ano Novo Chinês, o que seria o nosso Reveillon. Mas os chineses tem costumes e tradições muito diferentes dos nossos! Não encontramos nada na internet que mencionava como era esta virada, se tinha alguma festa, jantar, comemorações, etc. Então, escolhemos um lugar que é conhecido por ser cheio de restaurantes e ter um dos maiores Leds da Ásia, The Place – Beijing Shopping Mall (End. 9 Guanghua Rd, Chaoyang, Beijing). E assim, nos dirigimos para o local. Detalhe: as estações de metrô fecham mais cedo neste dia. Ao chegarmos lá, tudo vazio, fechado, apenas um segurança que não falava uma palavra sequer em inglês só acenava com as mãos sinalizando “não”. Voltamos para a estação, que já estava fechada, e aí começou nossa missão impossível de conseguir um táxi para voltar para o hotel, que era bem longe de onde estávamos. Depois de inúmeras tentativas frustradas, tivemos a ideia de pedir o atendente de um hotel próximo para pedir um táxi para a gente. Nada! Nenhum táxi parava! Nem para os próprios chineses! Os poucos que passavam estavam cheios ou tinham finalizado seu trabalho naquela noite. Então, tivemos a ideia de chamar o Uber (que também opera na China), e assim, fomos auxiliados pelo mesmo atendente, já que também é uma missão impossível digitar o nome do local. Foi a nossa grande salvação! Em poucos minutos já estávamos em nosso hotel, e durante o caminho, não vimos nada que pudesse parecer festa, comemorações de virada de ano, etc… somente alguns chineses soltavam fogos de artifício na rua, por ser uma tradição e necessidade, de acordo com suas crenças. No final das contas, tivemos sorte que o restaurante do hotel estava aberto e ainda pudemos jantar por ali mesmo!

Se for sair, prefira roupa vermelha que é a cor da sorte, prosperidade, fartura na China.

Leia mais sobre o Festival de Primavera (Spring Festival) ou também como é conhecido “Ano Novo Chinês” aqui.

Como se locomover em Beijing?

O metrô é um excelente meio de transporte em Beijing. Utilizamos todos os dias, para todos os nossos passeios e foi muito útil! É como qualquer metrô no mundo: observe sempre o sentido da linha (destinos finais), e fique de olho na estação que irá descer. As estações são sinalizadas em Mandarim e em Inglês.

beijing-subway
Mapa metrô em Pequim (Beijing)

O que vocês vão observar na China é que o metrô possui “raio x”em todas as estações. Se você estiver com uma bolsa bem pequena, pode ser que eles nem peçam para você colocá-la na esteira. Mas se for mochila, ou bolsa grande, pode ter a certeza de que terá que passar pelo raio x.

Quanto tempo ficar em Beijing (Pequim)?

Pelo menos 5 dias na cidade, mas 7 estaria de bom tamanho! A cidade tem muitas atrações gigantescas, com o Palácio de Verão, por exemplo, ou a Cidade Proibida, que exigem quase um dia para conhecê-las. Lembrando, também, que é a partir de Beijing que a maioria das pessoas visitam a Grande Muralha. Nós ficamos 5 dias em Beijing, incluindo 1 dia para visitar a Grande Muralha.

Sugestão de Roteiro em Beijing para 04 (quatro) dias (nosso roteiro em Beijing):

Apesar de termos ficado 5 dias na cidade, acabou que aproveitamos somente 4 dias. Pois o primeiro dia, mesmo chegando depois do almoço, foi um dia praticamente perdido devido ao Ano Novo Chinês.

Dia 1: 

  • Praça da Paz Celestial;
  • Cidade Proibida;
  • Como sobrou tempo, conseguimos visitar o Beihai Park no mesmo dia, pois fica bem próximo da Cidade Proibida;
  • Rua dos espetinhos bizarros, Wangfujing St.;
  • E finalizamos o dia na Great Leap Brewing (uma das melhores cervejarias artesanais que conhecemos durante nossa viagem);

Dia 2:

  • Grande Muralha da China – Mutianyu (fomos bem cedo e voltamos por volta das 14h);
  • Zoo de Beijing (fomos exclusivamente para ver os Pandas, mas se tiver com crianças, vale a pena explorar melhor o Zoológico de Beijing)
  • Mao’her Hutong;
  • Yandaixie Street;
  • Qianhai Lake (o lago estava congelado, e os chineses faziam a festa!)

Dia 3:

  • Palácio de Verão;
  • Ninho do Pássaro;
  • National Stadion;
  • Vila Olímpica;
  • Finalizamos o dia na Lush Beijing (hamburguer, cervejas e coqueteis).

Dia 4:

  • Templo do Céu;
  • Mercado das Pérolas (Hongqiao Pearl Market);
  • Beijing Confucian Temple (Templo de Confucio);
  • Lama Temple (Templo Yongle);
  • Guanshuyuan Hutong;
  • Finalizar na Wangfujing St. para comer o famoso Pato de Pequim.

O que fazer em Beijing?

Beijing é uma cidade cheia de atrações, que foi até difícil de escolher qual delas iríamos visitar. Tentamos pegar os principais pontos turísticos da cidade, visitando atrações próximas no mesmo dia. Mas praticamente todas atrações são daquelas gigantescas, com vários detalhes importantes para ver. Abaixo, listamos as atrações imperdíveis em Beijing para te ajudar a confeccionar o roteiro.

1 – Cidade Proibida (Forbidden City – Palace Museum ou GuGong)

Quem poderia imaginar que o Centro Político da China Imperial um dia se transformaria em uma das maiores atrações turísticas do país? A Cidade Proibida serviu como Palácio Imperial para 24 Imperadores durante as dinastias Ming e Qing (1368 a 1911), sendo que sua construção demorou 14 anos para ser concluída. Por outro lado, pensem na quantidade de serviçais necessários para servir a família do Imperador, suas concubinas e herdeiros, em uma construção que ocupa uma área de 720 mil metros quadrados?

O nome de “Cidade Proibida” se deu pela rigidez do sistema de segurança que controlava tanto a entrada quanto a saída das pessoas do local. Portanto, a grande maioria dos funcionários que vivia na cidade nunca saíam de lá, já que, cercada por um muro com mais de 10 metros de altura, além de um fosso cheio de água com mais de 6 metros de profundidade, era literalmente uma Cidade Proibida.

img_7260
Foto de Mao Tse Tung na entrada da Cidade Proibida, em Beijing.

Por 500 anos, a Cidade Proibida seguiu com toda a sua funcionalidade. Até que uma revolução no país fez com que o Imperador Pyui fosse o último a usufruir do local. E quem diria que, em 1925, a Cidade Proibida tornou-se o Museu do Palácio, e pela primeira vez na história aberta ao público. Em 1987 foi declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Para visitar a Cidade Proibida você deve procurar o Portão Sul da Cidade, chamado Meridian Gate, ou seja, o portão com acesso pela Praça da Paz Celestial. Por isso, a maioria dos turistas aproveitam para conhecer a praça no mesmo dia. Já para a saída da Cidade Proibida, somente é possível pela parte norte, no chamado “Gate of Divine Prowess“. E até lá, o caminho é longo, com mais de 900 edifícios para sua apreciação (980 para ser mais exata) .

Como chegar de Metrô na Cidade Proibida: a maneira mais fácil é pela linha 1, e descer na estação Tiananmen East, saída A, ou descer na estação Tiananmen West, saída B. Então é só procurar o Portão Meridional. Este portão fica próximo à foto de Tao Tse Tung. Fique atento! Logo que chegamos nas proximidades da Cidade Proibida, a gente não sabia onde era a entrada e acabamos entrando em um portão mais à direita da foto. Lá, fomos gentilmente guiados por um chinês que nos auxiliou para comprar os tickets de entrada, e depois, nos convidou para conhecer uma espécie de ateliê com manuscritos chineses… depois escreveu meu nome em um papel que poderia ser usado para um quadro, e por fim queria vender o papel que estava só demonstrando como era a escrita.

img_7347
Um dos leões de guarda da Cidade Proibida, em Beijing
img_7365
Torre do canto Noroeste da Cidade Proibida, Beijing

Para ler sobre a história e maiores informações da Cidade Proibida, clique AQUI e no site da Chris do China na Minha vida.

Informações adicionais:

  • De abril a outubro: 08:30h às 17h – 60 CNY
  • De novembro a março: 08:30h às 16:30h – 40 CNY
  • Obs.: existem algumas salas pagas à parte, como a sala do tesouro (10 CNY).
  • Obs.2: na saída da Cidade Proibida, está localizado o Jingshan Park que possui uma belíssima vista para a Cidade Proibida (entrada 2 CNY).

2 – Praça Tiananmen (ou Praça da Paz Celestial)

Podemos dizer que foi o nosso primeiro contato com a cidade de Beijing, já que na noite anterior andamos, andamos até lugar nenhum, já que não achamos nada para que pudéssemos passar a noite da virada do Ano Novo Chinês. Como falamos no tópico anterior, sobre a Cidade Proibida, acaba que todo mundo concilia a visita à Cidade Proibida com a visita à Praça de Tiananmen, já que esta é a porta de entrada para aquela. Quando desembarcamos na estação de metrô, e já saímos para aquela imensidão de praça, já ficamos surpresos com tanta segurança. Já não bastava termos passado pelo raio-x do metrô, também tivemos que passar novamente pelo raio-x da Praça. Mas o que faz desta Praça tão segura, tão importante?

img_7224
Praça Tiananmen (ou Praça da Paz Celestial)

Para os Chineses, a praça é conhecida como o coração simbólico do país. Mas para o mundo, ficou conhecida como o local dos Protestos dos Estudantes, em 1989, marcada pela imagem de um misterioso homem com sacolas nas mãos, impedindo que os tanques de guerra passassem em um dos maiores protestos contra o Partido Comunista no País.

praca-da-paz-celestial
Fonte: Estudo Prático

Com o fim da União Soviética e a China voltando-se para o lado do capitalismo, inúmeros descontentamentos e protestos começaram a tomar conta do país por parte dos chineses que, na verdade, não viam mudanças do antigo regime de governo para o atual. Mas tudo acabava abafado pelos líderes do momento. Até que em 15 de abril de 1989, faleceu Hu Yaobang, líder destituído pelo presidente e que lutava pela reforma política (o que angariou inúmeros inimigos). Com o líder morto, milhares de estudantes da Universidade de Beijing saíram para a rua, acamparam na Praça Tiananmen, e o que era um protesto de luto, acabou tornando-se um dos maiores protestos políticos. As tentativas para desocupação da praça causaram inúmeros mortos, sendo que, nas noites dos dias 3 e 4 de junho de 1989, o governo chinês usou de toda a sua força para massacrar aproximadamente 1.300 pessoas indefesas que estavam no local. E assim, as imagens marcaram o mundo, como a imagem abaixo:

A Praça da Paz Celestial, ou Praça Tiananmen é uma das maiores praças públicas do mundo, sendo superada apenas pela Praça Merdeka, localizada na Indonésia, e pela Praça dos Girassóis, em Palmas, no Brasil. A sensação que tive, quando estava lá, era a de ser uma formiga em meio a lugar tão extenso! Será que este era o objetivo? Que as pessoas se sentissem pequenas perante a imensidão do Governo, do País?

O que mais é possível encontrar na Praça da Paz Celestial? Além de servir de porta de entrada para a Cidade Proibida, também é possível encontrar Tiananmen Torre (paga 10 CNY para subir em seu topo), Monumento aos Heróis do Povo, Grande Salão do Povo, Museu Nacional da China e o Memorial Hall do Presidente Mao (Mausoleu de Mao Zedong).

Estando lá, você verá muitos guardas chineses que não são nada simpáticos para uma foto. Ao contrário, dizem taxativamente, em alto e bom tom: NO!

Para chegar na Praça de Tiananmen é da mesma forma que utilizamos para chegar na Cidade Proibida. Veja no item 1 (Cidade Proibida).

3 – Palácio de Verão (Summer Palace ou Yiheyuan)

O Palácio de Verão é um vasto conjunto de lagos, jardins e palácios, que juntos formam um dos maiores e mais bem preservados jardim real da China. Sua construção começou em 1750 como um jardim real de luxo para famílias reais descansarem e se entreterem, e mais tarde se tornou a principal residência dos membros reais no final da Dinastia Qing. Merecidamente foi declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1998.

img_7657
Palácio de Verão, Beijing

O Palácio de Verão possui uma beleza singular composta principalmente pela Montanha da Longevidade (Longevity Hill, ou Wanshou Shan) e pelo Kunming Lake, que juntos ocupam uma área de 300,59 hectares. Ao longo do Palácio de Verão existem mais de 3.000 estruturas antigas, além de pavilhões, torres, pontes e corredores.

img_7671
Palácio de Verão e uma fila quase indiana para acesso à Colina da Longevidade

Ficamos impressionados com a extensão e beleza do Palácio de Verão! E foi lá que vimos que realmente os números da China começam em milhões: nunca vimos tanta gente concentrada em um único lugar! Em alguns momentos, fomos literalmente levados pela multidão.

Vale muito a pena subir até a Torre do Incenso Budista localizada no alto da Colina da Longevidade. Paga-se uma a taxa a parte (10 CNY), depois vários degraus até o topo. E de lá, o prêmio: uma belíssima vista para o Lago, pavilhões e jardins.

img_7659
Colina da Longevidade ao fundo e o Torre do Incenso Budista, do Palácio de Verão
img_7684
Torre de Incenso Budista, do Palácio de Verão

Abaixo, um Longo Corredor que leva até a Torre de Incenso Budista. Nele, muitas pessoas descansando, curtindo a vista, ou fazendo exercícios físicos.

img_7676
Palácio de Verão, Beijing

Teria sido melhor se tivéssemos visitado o Palácio de Verão, durante o verão, claro. Mas no inverno, ele ganha muito charme com seu lago congelado. Só que algumas atrações/atividades ficam fechadas, como é o caso do passeio de barco pelo Lago. Então, nossa visita acabou sendo mais rápida.

img_7672
Ao fundo, a ponte dos dezessete arcos, que em dias de verão é uma das atrações mais procuradas do Palácio de Verão

Informações adicionais:

  • De abril a outubro: 30 CNY
  • De novembro a março: 20 CNY
  • Existem outros valores de entrada, como na Torre do Incenso Budista, por exemplo (10 CNY). Pagando 60 CNY, você pode acessar todas as dependências do Palácio.
  • Como chegar no Palácio de Verão? Pegue a Linha 4 do Metrô, desça na estação Beigongmen.
  • Leia sobre o Palácio de Verão AQUI.

4 – Beihai Park

O Beihai Park está localizado bem próximo à Cidade Proibida e Jingshan Park. Logo que saímos da Cidade Proibida, viramos à esquerda, passando pela Torre Noroeste da Cidade Proibida, e dali, você já avistará placas indicativas para o Beihai Park. Trata-se de um dos maiores e mais bem preservados jardins imperiais da China. Com história de mais de 1.000 anos, é uma integração perfeita entre palácios imperiais e templos religiosos.

img_7380
Beihai Park, Beijing

Beihai Park possui 69 hectares, incluindo um lago de 39 hectares e foi aberto ao público somente em 1925! No dia que visitamos, estava cheio de lanternas vermelhas devido o Ano Novo Chinês, formando uma paisagem ainda mais bela! Depois desta ponte e Portal Chinês, fica a “Jade Flowery Islet” (ou Ilha Qiónghuá), uma ilhota que abriga a principal atração do parque, uma Dagoba Branca que se destaca nas fotos.

Beihai Parque é um joia de jardim imperial chinês!

O parque possui um lago que ocupa mais da metade da área. E neste lago tem uma ilha (Jade Isle) que é o local onde está localizada a principal atração do parque, a Dagoba Branca, que também é avistada logo na entrada do parque.

O que ver no Beihai Park são:

  • Dagoba Branca (ou Pagoda Branca): construída, em 1651, no antigo local onde Kublai Khan (o quinto grande Khan do Império Mongol, 1260-1294, o fundador da Dinastia Yuan) se encontrou com o mercador Marco Polo. É o lugar mais alto de Beihai, que permite uma bela vista do parque. Aproveitamos para dar uma volta nesta ilha, que é cheia de outros pontos interessantes. Inclusive tem alguns lugares para refeição. Mas não sentimos muita segurança para comer lá não…
  • O Jardim Hao Pu Creek (Haopujian) foi criado em 1757 com o objetivo de ser um lugar de tranquilidade e felicidade.
  • Quiet Heart (Jingxin) Studio: é um jardim independente criado durante a Dinastia Ming (1368-1644) e ampliado durante a Dinastia Qing. Nele há palácios, salões, torres, pavilhões, corredores, colinas artificiais, além de muitas pedras artisticamente colocadas.
  • Pavilhão dos Cinco Dragões (Five-Dragon Pavillions): são cinco pavilhões construídos em 1602 de maneira conexa, sendo que a metade fica sobre a água.
  • Circular City (Cidade Circular): também com salões, torres e pavilhões, onde você poderá ver muita obra da pedra jade.

Informações para visitar o Beihai Park:

  • Como chegar: metrô linha 4, estação Ping’anli. Mas se você conseguir conciliar a visita ao parque para o mesmo dia da visita à Cidade Perdida (gastamos em torno de 2 horas para visitar o parque), logo que sair da Cidade Perdida, vire a esquerda e continue até o fim do quarteirão. De lá mesmo já avistará umas placas indicando a direção do parque. É muito perto!
  • Valor da entrada: 10 CNY (fora do inverno), e 5 CNY (inverno), mas se comprar o ticket completo, por 20 CNY e 15 CNY, você pode entrar tanto no Beihai Park, quanto na Ilha de Jade e na Cidade Circular.
  • Horário: 06:30h às 21h (de abril a novembro) e 06:30h às 20h (dezembro a março).

5 – Beijing Zoo

Quando começamos a fazer nosso roteiro da viagem à China, verificamos todas as cidades que a gente poderia visitar os Pandas. E como não visitamos a Reserva dos Pandas em ChengDu, e a viagem seria apertadíssima de atrações para visitar, achamos melhor na primeira oportunidade já visitar estas fofuras e não perder a chance. Assim, no dia que visitamos a Grande Muralha da China, já voltamos direto para o Zoológico de Beijing.

O Beijing Zoo foi o primeiro do tipo a ser aberto na China, e possui atualmente uma grande quantidade de animais, sendo cerca de 450 espécies e de aproximadamente 5.000 animais. Mas os Pandas acaba sendo um dos maiores motivos das visitas tanto dos chineses quanto dos turistas. Você identifica que está indo para o pavilhão dos Pandas, quando vê um aglomerado sem fim de pessoas 🙂 Mas também existem outros animais como o macaco dourado, tigres, ursos polares, zebras, girafas, etc…

img_7580
Só no broto de bambu!

Nunca vi uma criatura mais fofa que os pandas! Mas também nunca vi tanta gente aglomerada em um único lugar! Foi super difícil conseguir um espaço para tirar uma foto. E o pior é que quando eu consegui me infiltrar na multidão, queria ficar ali parada só olhando e pegando todos as poses e fofuras possíveis! Mas quando tive que ir embora do pavilhão dos pandas, tudo perdeu a graça no zoológico. Será por quê? 😉

Informações para visitar o Zoológico de Beijing:

  • Como chegar: metrô linha 4, desça na estação Dongwuyuan, saída B.
  • Horário: de 01 de Abril a 31 de Outubro – 07:30h às 18:00h – 15 CNY
  • De 01 de novembro a 31 de Março: 07:30h às 17:00h – 10 CNY

6 – Hutong

É a melhor forma conhecer a história, a cultura e ver de perto como é a vida dos nativos em Beijing! Apesar da China ter crescido muito nos últimos anos, com muitas construções que, inclusive, parecem ter mudado tudo, ainda é possível encontrar algumas dessas vilas antigas ao longo da cidade. Elas tiveram origem na Dinastia Yuan (1271-1368), e seu nome, em Mongol, significa Poço de água. Naquela época, os mongóis davam muita importância à água, por isso, todas as comunidades eram construídas no entorno destes poços para houvesse o abastecimento da população. No começo da Dinastia Yuan, era em torno de 29 Hutongs. No decorrer dos anos, este número chegou a 3.250, e hoje, existem em torno de 1.000.

img_7614
Mao’her Hutong

Descendo na estação de Metrô Chichahai, viramos à esquerda e logo nas primeiras ruas já começa a Mao’her Hutong. Contam que algumas celebridades chinesas já moraram lá, como a Wan Rong, a última imperatriz, e o Hong Chengchou, um general da Dinastia Ming.

img_7604
Mao’her Hutong

Apesar de parecer um lugar meio estranho, não tivemos qualquer receio de caminhar pelas ruelas da vila antiga. Vimos muitas pessoas caminhando tranquilamente, além do fato de que as Hutongs estão sendo um lugar bastante procurado para restaurantes, cervejarias, etc. Inclusive degustamos uma das melhores cervejas da viagem nesta Hutong: Great Leap Brewing (6, Doujiao Hutong).

Em frente a Mao’her Hutong, ou melhor, do outro lado da rua da estação Chichahai, você verá um destes portais chineses que praticamente te convida a entrar por aquela rua. A Skewed Tobacco Pouch Street é considerada a Hutong mais antiga de Beijing. E apesar disso, achamos a mais bem cuidada e organizada! Tudo muito limpo, cheio de lojinhas, restaurantes e turistas para todo lado! Mas parece uma Hutong mais cinematográfica, sabe? Vale a pena conhecer o estilo das outras vilas, como a Mao’her.

Skewed Tobacco Pouch Street (Hutong), Beijing

Continuando pela rua principal desta Hutong, chega-se em frente ao Houhai Lake, que quando visitamos estava completamente congelado! O lugar é lindo e lembra uma pintura:

Houhai Lake, Beijing

Imperdível! Não deixem de conhecer!

7 – Heaven Temple (Templo do Céu)

Imaginem um templo construído em uma área de 2.500.000m²? A área é enorme e é maior que a Cidade Proibida!! O Templo do Céu foi construído para que os imperadores da Dinastia Ming (1368-1644) e Dinastia Qing (1644-1911) realizassem a cerimônia de culto ao céu. Além de ser a maior, é a mais representativa obra-prima existente entre os edifícios de sacrifício da China. Começou a ser construído em 1420, e somente em 1988, foi aberto ao público como um parque.

img_7809
(Hall of Prayer for Good Harvests) Templo do Céu, Beijing

Mas claro que é quase impossível conhecer toda a área do Templo. Por isso, recomenda-se conhecer pelo menos os lugares mais importantes, ou considerados os principais. E diferente do que a gente pensa, que é este Templo da foto acima, o principal é na verdade o “Circular Mound Altar“, pois ele é o Templo do Céu, propriamente dito.

A área do Templo do Céu possui mais de 600.000 árvores, e uma delas é super querida: um Cypress Nine-Dragon, de 500 anos de idade!

  • Como chegar? Pela Linha 5 do Metrô, desça na Estação Dongmen Tiantan, e pela saída A, você chegará ao Portão Leste do Parque (East Gate).
  • Tickets: no inverno, a partir de 10 CNY o ticket mais simples, enquanto nos demais meses, 15 CNY.
  • Funcionamento: varia bastante, mas as principais atrações estão abertas das 08h às 17:30h.

8 – HongQiao Pearl Market (Mercado das Pérolas) 

Em frente ao Templo do Céu, mais precisamente do outro lado da rua, está localizado o Mercado das Pérolas, que é mundialmente conhecido pelas pérolas verdadeiras a um preço de bijuterias. Claro que também tem muita pérola falsa e por isso você deve estar atento. O que os turistas costumam fazer é comprar as pérolas, e colocar o corrente de ouro aqui no Brasil.

Mas ele não é só de pérolas que vive o Mercado das Pérolas! Ele também tem lenços de seda, produtos digitais e eletrônicos, bolsas, roupas, e muitas as outras coisas! Mas infelizmente não tivemos como visitá-lo (só vimos da porta). Como estávamos em pleno Ano Novo Chinês, ele estava fechado e só abriria no dia seguinte, quando deixaríamos Beijing para seguir viagem. 🙁

Mas minha cunhada, a irmã do Fábio, comprou muitos produtos lá, além das pérolas originais e lindas! Lembrando que para tudo de compras na China, pechinche! 😉

  • Como chegar? Linha 5 do Metrô, desça na Estação Tiantan Dongmen, saída A.
  • Funcionamento: diariamente das 09:30h às 19h.
  • Endereço: 9 Tiantan E Road, Dongcheng Qu.

9 – Templo de Confúcio

Tínhamos tempo para conhecer apenas mais um Templo: ou o Templo de Confúcio ou o Lama Temple. E como a fila estava enorme, acabamos optando pelo Templo de Confúcio. E que sorte! Foi um dos que mais gostamos durante toda a viagem da China e dos diversos templos que visitamos. O Templo Lama é também muito recomendado e quem tiver tempo, vale a pena conhecer.

Trata-se do lugar onde as pessoas prestavam homenagem a Confúcio, durante a Dinastia Yuan (1271-1368), da Dinastia Ming (1368-1644) e da Dinastia Qing (1644-1911). Começou a ser construído em 1302, é o segundo maior templo construído para Confúcio, e foi melhorando e aumentando durante as Dinastias Ming e Qing.

img_7897
Em frente ao “Evil Touch Cypress”, com 700 anos, turistas escutam sobre a lenda de que a árvore sabe distinguir as boas e más pessoas
img_7906
Estátua de Confúcio, em Beijing

Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos. Confúcio

  • Como chegar? Metrô linha 2, desça na Estação Yonghegong, saída C.
  • Funcionamento: 1 de maio a 31 de outubro – das 08:30h às 18:00h / 1 de novembro a 30 de abril – das 08:30h às 17h.
  • Valor: 30 CNY.

10 – Estado Nacional (Ninho do Pássaro ou Bird’s Nest)

Outro ponto para quem está em Beijing que vale a pena conhecer é Ninho do Pássaro, localizado no Olympic Green, onde aconteceu os Jogos Olímpicos de 2008, e onde será palco dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2022. Depois do término dos jogos de 2008, foi aberto ao público como atração turística, e é o atual centro das atividades internacionais ou nacionais de competições e de recreações.

O “Ninho do Pássaro”, como é chamado, é realmente impressionante e realmente parece o formato de um ninho. Quanto foi projetado, a intenção era de que parecesse um ninho que abraça a humanidade, ou um berço que espera o melhor para o futuro. Sua construção começou em 24 de dezembro de 2003, ficou interrompida por um tempo, devido a uma alteração do projeto, e depois de reiniciadas as obras foi finalizada apenas em março de 2008. Sua construção gerou em torno de 33 milhões de dólares!

img_7747
Bird Nest, o Estádio Nacional, em Beijing

Durante o inverno, o Ninho do Pássaro abriga o “Ice Bird’s Nest”, quando se transforma em uma estação de esqui, onde os turistas podem participar de mais de 30 atividades/atrações do inverno, como patinação no gelo, saltos de esqui, dentre outros.

Como chegar? Metrô linha 8, desça na Estação Sports Center Station, e então é só seguir em um caminhada leve em direção ao estádio.

  • Ticket: 50 CNY, ticket de visita comum, e 80 CNY o VIP. Já no inverno, durante o Ice Bird’s Nest, é a partir de 120 CNY.
  • Funcionamento: abril a outubro, das 09h às 19h / novembro a março, das 09h às 17:30h.

10 – Wangfujing Street 

Foi um dos locais que mais preparamos para visitar durante nossa viagem à China. Em um dos becos da Wangfujing Street abriga os espetinhos mais estranhos já falados no mundo. Pensamos: “ah! Vamos lá na China e não vamos esperar os espetinhos de escorpiões? Pelo menos um para contar como foi a experiência!” 🙁 Não rolou! Foi impossível tanto para mim, quanto para o Fábio, quanto para os nossos amigos Marcelo e Alessandra, e vamos contar o porquê!

Wangfujing Street é uma das principais ruas do comércio em Beijing, com grande variedade de lojas, boutiques, restaurantes, e tudo o mais que imaginar! E foi lá, também, que entramos em um loja de óculos com preços especialíssimos de óculos RayBan (em torno de 100 reais). Até que a vendedora falou que aqueles óculos não eram originais, e se tínhamos interesse de ver os originais, que possuem preços semelhantes aos dos Estados Unidos.

Foi em Wangfujing Street, também, que comemos o famoso “Pato de Pequim”. Mas infelizmente o principal objetivo da visita a esta rua, era para tentar os “benditos” espetinhos de tudo o que os Chineses pensam que pode colocar em uma panela, não conseguimos cumprir!

img_7415
Wangfujing Street, Beijing

Logo que você desembarca na estação de Wangfujing Street, você já avista uma rua cheia de chineses e lojas. E logo no primeiro “beco” ou  “ruela” à esquerda, você encontra a feirinha de Wangfujing, com os espetinhos, além de artesanatos e souvenirs.

Tem espetinho de tudo que você imaginar, e no começo, você já vê alguns escorpiões vivos nos espetinhos, e os chineses te oferecendo, outros comendo com a boca melhor do mundo! Mas o cheiro do lugar não é nem um pouco convidativo. Confesso que em alguns momentos cheguei a fazer vômito. E então, não deu! Não conseguimos experimentar e vir aqui contar para vocês! 🙁

Se você já foi em Beijing e está lendo este post agora, teve coragem de comer um desses espetinhos? E quem ainda não foi, depois volte aqui e conte se teve coragem! Por que nós não tivemos! 🙁

Não conseguimos comer os espetinhos de escorpiões em Wangfujing Street! 🙁
  • Como chegar na Wangfujing Street? Pegue a Linha 1 do Metrô e desça na Wangfujing Station. Ande poucos quarteirões e já avistará o comércio (e o portal da rua, que não tem como confundir).

Onde comer o Pato de Pequim em Beijing?

A gente tinha lido bastante sobre onde comer o famoso “Pato de Pequim”, e já tínhamos uma definição de onde seria. Mas o nosso motorista Michael, para a Grande Muralha, deu uma dica bem bacana que valeu para o restante da nossa viagem à China: coma sempre nos grandes restaurantes e não precisará ter medo da procedência da carne. Já nos pequenos, só Deus sabe de onde vem! Outra dica também é para não ficar olhando a cozinha dos restaurantes, ou tentando ver alguma coisa, senão…

E foi assim que comemos no Quanjude, facilmente identificado por este pato em frente à entrada:

Quanjude, Beijing (Pato de Pequim)

É um restaurante bem turístico, onde há uma rotatividade enorme! Não reservamos mesa, e ao chegarmos lá, avisamos que gostaríamos de uma mesa para dois. Já fomos encaminhados imediatamente (pode ser que tenha fila de espera, mas no dia que visitamos não tinha).

O Quanjude Roast Duck (Qianmen Quanjude) é um tradicional restaurante em Beijing, onde você tem a possibilidade de assistir ao garçom cortar o prato e trazê-lo para sua mesa.

Cozinheiro preparando nosso Pato de Pequim (pedimos meia porção para nós dois e foi mais que suficiente!)

Depois do garçom cortar em nossa frente, outro atendente nos serviu e mostrou brevemente como era comido, por que na verdade, a gente nem pediu e ele gentilmente nos ensinou.

O Pato de Pequim, sim, vale a pena experimentar! A refeição para duas pessoas fica em torno de 120 CNY, e eles aceitam cartões de crédito.

  • Endereço: clique aqui para ver a localização próxima a Wangfujing Street.

11 – Grande Muralha

Contamos sobre nossa visita à Grande Muralha AQUI.

*********

Estas são as nossas dicas sobre a cidade de Beijing (Pequim). Se tiver alguma dica que não colocamos aqui, escreva nos comentários abaixo e vamos deixar o post mais rico em detalhes!

*********

Vejam nossos outros posts sobre a China:

 

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

11 thoughts on “O que fazer em Beijing (Pequim), na China (4 dias)

  • 29 de outubro de 2023 em 10:57
    Permalink

    Olá,
    adorei o post, como falado tem poucas informações sobre a China por ai.
    Vou agora no ano novo chinês, queria saber se os principais pontos turísticos também fecham nesta época.
    Obrigada.

    Resposta
  • 16 de janeiro de 2020 em 18:45
    Permalink

    Oi Fabiane,
    Olhando aqui suas sugestões de passeios, venho te pedir uma sugestão. Considerando o Palácio de Verao, O templo do céu, os templos lama/Confúcio, o estádio e o zoo ( somos 2 adultos), quais passeios vc recomendaria, pelo tempo é localização, fazermos juntos, no mesmo dia? Ou seja em 2 dias? E qual , vc recomendaria fazer sozinho numa manhã?
    Seu blog é ótimo. Obrigada pelas dicas.

    Resposta
  • 5 de novembro de 2019 em 15:22
    Permalink

    Parabéns pelo post. Melhor em descrição das atracões ate agora que li. Indo em Dezembro e vou tentar os famosos espetinhos.

    Resposta
    • 6 de novembro de 2019 em 18:41
      Permalink

      Fico extremamente feliz de ver comentários como o seu.
      Anima demais a gente a continuar o trabalho com o blog.

      Depois me conte se teve coragem de comer os espetinhos!

      Resposta
  • 25 de janeiro de 2019 em 04:08
    Permalink

    Olá Fabiane, tenho algumas dúvidas e queria saber se pode me ajudar; Dtebtre elas “Qual a moeda em Pequim?” Ja vale a pena levar ela direto ou troca la no aeroporto mesmo?

    Abs

    Resposta
    • 25 de janeiro de 2019 em 07:57
      Permalink

      Oi, Renato! Tudo bem?
      A moeda em Pequim é a mesma do restante do China: “Iene”.
      Eu acho melhor levar Dólar e trocar quando chegar lá. Na época, a cotação estava boa para isso.

      Resposta
    • 3 de fevereiro de 2019 em 19:53
      Permalink

      Na hora de digitar tinha escrito errado, ao invés de China, coloquei Japão. Já corrigi!

      Resposta
  • 15 de novembro de 2018 em 12:46
    Permalink

    Bom dia,
    Vocês conseguiram um guia em português, se sim nos dê uma dica..

    Resposta
    • 19 de novembro de 2018 em 09:28
      Permalink

      Olá, Cezar!
      Não fizemos nada com guia. Só utilizamos o motorista para a Grande Muralha.
      Posso sondar se descubro um guia em português por lá.
      Mas até então, não conheço!
      Abs,

      Resposta
  • 28 de setembro de 2017 em 14:46
    Permalink

    Boa tarde! Estou gostando muito de ler seus relatos sobre a viagem. Visitarei com a família a China em Fevereiro. Chegaremos dia 11 e retornaremos dia 20 por Shanghai. Pelos seus relatos e o tempo curto, penso em conhecer apenas Beijing e Shanghai. Queria informações sobre o Trem Bala. Qual a melhor forma de comprar o tickets, valores , horários, sobre o embarque, despacho de mala, chegada e saida das estações e etc.
    Agradeço por qualquer ajuda.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »