Como visitar o Wembley Stadium, em Londres

Como eu já disse em outros posts, é praticamente obrigatório incluir nos nossos roteiros, assistir a jogos de futebol nas cidades que visitamos, e na impossibilidade, pelo menos uma visita aos principais estádios. E não foi diferente nesta nossa segunda visita a Londres! Em 2015 conhecemos dois dos principais estádios da cidade: Stamford Bridge, do Chelsea, e o Emirates Stadium, do Arsenal.

Nessa segunda passagem pela cidade, separamos boa parte de um dia para um “tour” por um dos mais famosos estádios do mundo, o icônico “Wembley Stadium“, “casa” da seleção inglesa de futebol, com capacidade para 90.000 espectadores, sendo o maior Estádio do Reino Unido e segundo maior da Europa, perdendo apenas para o “Camp Nou“, em Barcelona. O moderno e belíssimo estádio é administrado pela Football Association, entidade máxima do futebol inglês.

Estádio de Wembley – Londres, Reino Unido

Outras informações interessantes:

  • O Estádio foi construído entre 2003 e 2007, no local do antigo Estádio de Wembley, fechado em 2000 e demolido em 2002;
  • Na nova Arena, são realizados os jogos da seleção inglesa de futebol como mandante, a final da Copa da Liga Inglesa, as semifinais e final da FA Cup e os playoffs da Football League Championship, que decidem duas vagas para a Premier League, além de partidas de rúgbi, competições de atletismo e show musicais;
  • Considerado um dos Estádios de futebol mais modernos do mundo, com estrutura sustentável e funcional, Wembley é classificado como Estádio 4 estrelas pela UEFA, podendo chegar a sua capacidade para 105 000 pessoas;
  • O Estádio de Wembley é mundialmente conhecido como “The Venue of Legends”, algo como o “Palco das Lendas”

Como chegar

Chegar no Estádio de Wembley é muito fácil, apesar de localizado no subúrbio londrino de “Wembley Park”, principalmente levando-se em conta que a cidade de Londres possui um dos melhores sistemas de metrô do mundo. No entanto é possível gastar cerca de uma hora da região de Westminster até o Estádio.

Nossa sugestão: Linha Metropolitan (roxa) até a estação “Wembley Park”, que fica a menos de 1 km da Arena.

 

Praticamente um calçadão separa a estação de metrô “Wembley Park” do Estádio.

Estádio de Wembley – Londres, Reino Unido

Claro, parada obrigatória para as primeiras fotos!

Muito fácil chegar ao Estádio!

Antes do “tour”, uma rápida visita à loja oficial do Estádio, muito bacana e organizada, onde é possível encontrar praticamente de tudo da seleção inglesa de futebol: de camisas da seleção a chaveiros, de bonecos dos jogadores a chuteiras, de álbuns contendo informações históricas a chuteiras e pelo menos uma dezena de “souveniers”.

Logo na entrada do Estádio, uma placa em homenagem à primeira final da “Copa da Liga de Rugby”, ocorrida em Wembley no longíquo ano de 1929, onde uma multidão de 41.500 pessoas assistiu à vitória do Wigan sobre o Dewsbury por 13 a 2.

Logo a frente da recepção para o tour no Estádio, temos uma estátua em homenagem a Bobby Moore, zagueiro inglês considerado por muitos um dos melhores jogadores do século XX. Em 2004, inclusive, foi eleito o melhor jogador da Inglaterra nas comemorações dos 50 anos da UEFA, superando Bobby Charlton.

Estádio de Wembley – Estátua Bobby Moore
Estádio de Wembley – Estátua Bobby Moore

Na recepção para o tour, fomos recebidos por atendentes extremamente profissionais e bem humorados, que logo de cara, visualizando a camisa alvinegra mais linda do mundo, soltaram a famosa frase já conhecida e vivenciada em diversas partes do mundo: “Ronaldinho!! Atlético Mineiro!!”

Posso afirmar: para os amantes de futebol, o “Wembley Stadium Tour” realmente é uma experiência inesquecível!!

Durante os cerca de 1h15hs de duração, com direito a guia, é possível conhecer as principais instalações de Wembley, como vestiários, o Túnel de entrada dos Jogadores, Sala de Imprensa, gramado, arquibancadas e tudo o mais.  

Os tickets são vendidos na recepção ao preço de 20 libras para adultos, 12 libras para menores de 16 anos e 12 libras para maiores de 65 ano e estudantes, com descontos para compras via internet e preços especiais para famílias.

Para detalhes atualizados sobre preços, dias e horários do “tour”, clique AQUI.

London Pass para a entrada

Recebemos do Visit Britain o London Pass desta ultima viagem e vimos que vale muito a pena adquirir o passe, mas isso se você preparar uma logística com antecedência e visitar o máximo de atrações permitida por dia.

  • Sem burocracia (você compra pelo site, recebe um voucher e troca no ponto de apoio. Depois é só mostrar o código de barras no ponto de entrada das atrações);
  • Prioridade na entrada das filas;
  • Entrada gratuita em mais de 60 atrações em Londres, inclusive cruzeiro pelo Rio Tâmisa (não tem pegadinha, as entradas são gratuitas mesmo);
  • Você tem um dia de passeio gratuito de Hop On Hop Off na cidade;
  • Você não paga nada para ir de trem até Windsor, e ainda pode visitar o Castelo;
  • Pode visitar vários estádios, inclusive o Wembley Stadium (nós utilizamos e foi muito prático).
  • Você receberá um livro guia com descrição de todas as atrações, horários, fotos (o que facilita a identificação quando chega no local), endereço, etc.;
  • No site do Visit Britain, explica que se você utilizar pelo menos 3 das principais atrações por dia, você estará economizando 20 Libras sobre os preços no final do dia. Ou seja, vale muito a pena! Tudo o que a gente mais quer é economizar é economizar em uma das cidades que é considerada uma das mais caras do mundo.

O London Pass também é vendido na Loja do Visit Britain, e você pode adquirir com total segurança. Mas com mais de 60 atrações na cidade que é considerada uma das mais caras do mundo, vale muito a pena, pode ter certeza!

Antes do Tour

Aproveite para degustar um delicioso café ou chocolate quente no excelente “CROSSBAR” do Estádio, enquanto aguarda o início das atividades, com direito a decoração com fotos históricas da seleção inglesa e vídeos de jogos e gols inesquecíveis como aperitivo.

Não se assuste: o tour terá início exatamente no horário previsto, confirmando a já tradicional pontualidade britânica, com um guia extremamente preparado, bem humorado (no nosso caso, uma guia), e que repassará já no início da viagem pelo Estádio, informações gerais muito interessantes.

A primeira parada não poderia ser mais sensacional: Arquibancadas superiores, momento em que serão repassadas novas informações sobre o Estádio e um pouco da história deste verdadeiro monumento!!

Um pequeno vídeo como “palhinha”:

É fácil constatar a organização e a limpeza das instalações de Wembley, como banheiros e bares, tudo muito bem sinalizado e setorizado.

Na sala de recepção do Estádio, não deixe de apreciar fotos históricas, que incluem Maradona, Pelé, a taça da Copa do Mundo de 1966 e tantas outras.

Nova parada nas arquibancadas: desta vez nas proximidades do gramado, com direito a muitas fotos e a momentos de puro deleite e admiração!

Estádio de Wembley – Arquibancadas
Estádio de Wembley – Arquibancadas

Ao lado do gramado!! Quantas lendas não passaram por aqui! Vista privilegiada do Estádio!

Ao final das atividades, ainda tivemos sorte: Exibição especial no Hall do Estádio sobre a Copa do Mundo de 1966, vencida pela seleção da Inglaterra, gratuita e muito bacana!

Como posso descrever este passeio?

Imperdível, sensacional e imprescindível!

Para saber todos mais informações sobre o Estádio de Wembley, clique AQUI.

Para saber sobre Amsterdam Arena, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Rose Bowl, Pasadena, Los Angeles, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Bayern de Munique, veja AQUI.

Para saber o que fazer em Londres, veja AQUI.

Para adquirir o London Pass, acesse AQUI

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

2 thoughts on “Como visitar o Wembley Stadium, em Londres

  • 23 de maio de 2017 em 22:17
    Permalink

    Olá! Muito bom seu post! Vi que você colocou que usou o London Pass para conhecer o estádio. Como isso funciona? Como você garantiu o agendamento do tour pelo London Pass?
    Desde já agradeço.

    Resposta
    • 26 de maio de 2017 em 15:07
      Permalink

      Olá, Eduardo!
      Não tivemos problema na hora te apresentar o London Pass, e não vimos nenhum impedimento. Mas em contato com o Visit Britain, eles me passaram a seguinte informação:

      “a instrução oficial é de que o portador do passe não precisa agendar a visita – apenas chegar com ao menos 30 minutos de antecedência do horário de início do tour para retirar o ingresso na bilheteria, apresentando o London Pass.”

      Espero que tenha respondido sua dúvida.

      Abs,
      Fabi

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »