Mergulho com Tubarão Branco na África do Sul!

Quando você começa a pesquisar sobre o que fazer na África do Sul, especialmente próximo à Cidade do Cabo, um dos passeios mais procurados por turistas é o mergulho com tubarão branco em gaiolas, mas confesso que infelizmente ele ainda não estava na lista de desejos para o país. Até que um amigo falou que ele se arrependeu muito de por não ter realizado este passeio, e que, quando voltar à África do Sul, o primeiro passeio que estará em sua lista é o mergulho com os tubarões brancos! Foi aí que começamos a pensar: por quê não? Até que fomos convidados pelo Cape Town Tourism junto com a Marine Dynamics e então não tinha mais volta! 🙂

Mas antes de você falar qualquer coisa, a gente já responde: é um passeio super seguro! 🙂

Como é o mergulho com os tubarão branco?

Na verdade, você não mergulha livremente com os tubarões. Você “mergulha” no interior de uma gaiola construída em aço inoxidável, que fica acoplada ao barco, e é muito segura! Depois que você entra na gaiola, eles fecham sua parte superior, e é quase impossível um tubarão quebrar ou entrar por qualquer espaço. Acho que o pior, ou o momento mais tenso, foi na hora de entrar na gaiola, já que você pensa: “como será?”, “o que vai acontecer?” “o tubarão vai passar perto?”

Mais abaixo, vamos dar todos os detalhes sobre como foi este passeio super bacana e cheio de aventura!

Localização:

Este mergulho acontece na cidade de Gansbaai, localizada a aproximadamente 167Km da Cidade do Cabo (em torno de 2 horas). Como o nosso mergulho foi marcado para às 12:30h, saímos às 08h de Stellenbosch (estávamos lá no dia), fomos curtindo a estrada, paramos para tomar café, compramos vinhos em vinícolas, e chegamos ainda com calma, bem antes do horário marcado.

Como chegar?

Colocamos no WazeMarine Dynamics“, e deve ser direcionado para a cidade de Gansbaai. Qualquer dúvida, veja as instruções de como chegar AQUI.

Você pode comprar o mergulho com tubarões brancos incluindo o transfer a partir de Cape Town. Veja AQUI.

O que levar?

  • Vá com roupa de banho (biquini ou sunga) por baixo de sua roupa (é mais fácil para trocar no momento do mergulho);
  • Sugiro um sapato ou sandália bem confortáveis;
  • Não esqueça protetor solar;
  • Prendedor de cabelo;
  • Não esqueça de tomar remédio para enjoo uns trinta minutos antes do passeio de barco. O mar é bem agitado até o local onde os tubarões ficam, e o barco balança bastante;
  • Se for durante o inverno, leve um casaco de frio.

O mergulho

O mergulho com tubarão branco custa 1900R por pessoa (em torno de R$ 475,00 reais), mas o que está incluído neste valor:

  • Logo que você chega e preenche seus dados, você pode subir para um mezanino no local, onde é servido um pequeno almoço antes do passeio (dependendo do horário do passeio passeio, será servido um café-da-manhã). No dia do nosso passeio, tinha massas, saladas, água e suco.
  • O passeio de ida e volta de barco até o local onde os tubarões ficam;
  • Lanches e bebidas (água e suco) durante todo o tempo do mergulho;
  • Roupa neoprene, sapatilha e máscara de mergulho;
  • Logo que você sai da gaiola, como fica mais tempo na água, eles te dão uma bebida quente, além de toalhas limpas;
  • No retorno a sede da empresa, fica uma sopa quente disponível para todos que quiserem;
  • E você pode tomar um banho antes de voltar para o hotel.
  • Leia a descrição da atividade AQUI.

Depois que você chega na sede da empresa Marine Dynamics e preenche sua ficha de inscrição, você pode subir para o mezanino e fazer uma pequena refeição antes do mergulho. Enquanto isso acontece, eles aproveitam para contar um pouco sobre a história da empresa, sobre os tubarões e sobre como será o passeio.

E então você e encaminhado para um grupo de voluntários que vai te ajudar a vestir o colete salva-vidas e te entregar um casaco quebra-vento, antes de seguir caminhada (200m) até o ponto de partido do barco.

Grupo de turistas do Marine Dynamics indo para o ponto de partido do Barco para mergulho com tubarão branco

Abaixo, foto do barco que seguimos até o ponto onde ficam os tubarões, que é cerca de 20 minutos da costa:

Slashfin, Barco da Marine Dynamics que realiza o mergulho com tubarão branco

O que achamos muito bacana deste passeio foi a segurança que eles transmitem. E apesar de recentemente ter viralizado um vídeo de um tubarão que entrou em uma gaiola de um mergulhador, no México, não tivemos qualquer medo ou insegurança! Durante o passeio estávamos acompanhados pelo staff e voluntários da Marine Dynamics, e eles se preocupavam e checavam a todo instante a nossa segurança.

Fábio e as voluntárias do Marine Dynamics

Depois de 20 minutos no barco, chegamos no ponto onde os tubarões estavam. E então, eles começam a jogar “iscas” no mar, para o cheiro de sangue começar a atrair o tubarão, e isso não chama somente o tubarão, mas acaba vindo muitos peixes e gaivotas também. O cenário fica super lindo!

Ponto de mergulho com tubarão branco em Gansbaai, África do Sul

Cada gaiola cabe até 8 pessoas, e você não entra nela com cilindro, ou snorkel. Eles fornecem a roupa neoprene, sapatilha e somente a máscara do snorkel. Não é necessário o tubo de respiração, você fica em um cano, com água até o peito, e quando o tubarão se aproxima da gaiola, eles avisam para você mergulhar.

Gaiola de mergulho com tubarão branco

Na foto abaixo, dá para ver exatamente como a gente fica na gaiola. Inclusive, este passeio pode ser realizado por criança, e é super bacana, já que a família pode ficar junta na gaiola, pois a mesma acomoda até 8 pessoas.

Gaiola de Mergulho com Tubarão Branco na África do Sul

Outro ponto super interessante é que eles se esforçam muito para que todos os passageiros/turistas do dia vejam mais de uma vez o tubarão durante seu mergulho. No nosso dia, eram 24 passageiros, e então foram 3 mergulhos com 8 pessoas. E cada grupo ficou mais de 30 minutos na gaiola, até que o tubarão se aproximasse várias vezes.

Tubarão branco durante mergulho em gaiolas em Gansbaai

Mas como eles atraem os tubarões? Quando eles ancoram o barco, já começam a jogar um caldo no mar, que é uma espécie de peixe triturado. Então o cheiro do sangue já começa a atrair o tubarão. E também fica um lançador de isca trazendo-a para próximo da gaiola. Na foto abaixo, dá para ver a isca próximo ao tubarão:

Tubarão branco durante o mergulho na África do Sul

Não é necessário ter qualquer preocupação quanto à segurança do tubarão também. Não acontece nada que possa machucá-lo. Tudo é muito seguro tanto conosco, quanto com ele!

Tubarão Branco durante o mergulho em Gansbaai

Apesar de você poder levar GoPro e outras câmeras subaquáticas, eles também alugam na loja da Marine Dynamics e ainda fazem um vídeo durante o passeio que pode ser adquirido ao final por 200R.

Como comprar o passeio?

Você pode comprar o passeio diretamente pelo site da Marine Dynamics AQUI.

Seja um Voluntário da Marine Dynamics

Gansbaai é a capital do tubarão branco no mundo, e a Marine Dynamics desenvolve um trabalho muito interessante para voluntários que desejam aprender sobre o comportamento de tubarões, vida e conservação marinha. Veja mais AQUI.

*********

Veja a prévia do nosso vídeo abaixo. Em breve o vídeo completo em nosso canal no YouTube:

Se vale a pena? Muito! O tubarão passa muito perto! E chega a dar um frio na barriga! Vale muito a pena especialmente para quem curte aventura, e até para famílias com crianças, já que a gaiola comparta até 8 pessoas e vai proporcionar um momento super animado para todos!

Agradecemos ao convite do Cape Town Tourism juntamente com a Marine Dynamics! O mergulho com tubarão branco deixou nossa viagem à África do Sul ainda mais divertida!

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “Mergulho com Tubarão Branco na África do Sul!

  • 12 de outubro de 2018 em 17:42
    Permalink

    Fabiane… obrigado pela dica sobre o Sandona e vou aproveitar sobre os tubarões também.. rs. Sabe me dizer se o pessoal da Dynamics permite utilizar GoPro para filmagem? Estarei levando um Dome para gravar esse mergulho que deve ser muito irado!! Obrigado mais uma vez!!

    Resposta
    • 14 de outubro de 2018 em 15:22
      Permalink

      Oi, Eduardo!
      Sim! Permitem sim! Eu levei a minha gopro no mergulho!
      Eu achei muito legal este passeio. Mesmo a gente sabendo que é seguro, que é dentro de uma jaula, etc… dá um medinho danado!
      🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »