Locações de Game of Thrones e a Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte

Já pensou em conhecer as locações de Game of Thrones na Irlanda do Norte? Fizemos o Game of Thrones Tour e conhecemos a Calçada dos gigantes, lugares incríveis que compartilhamos aqui.

 

A Irlanda do Norte foi um dos países que mais nos surpreendeu no quesito beleza, tanto que algumas locações incríveis de Game of Thrones, série do HBO que somos fãs, e que ficamos encantados quando assistimos, tiveram a Irlanda do Norte como pano de fundo, apesar das cenas de estúdio terem sido gravadas no Titanic Studios, em Belfast.

Mas infelizmente tínhamos pouco tempo na Irlanda do Norte, gostaríamos muito de visitar algumas das locações do Game of Thrones e de conhecer pelo menos três pontos muito famosos do país, que são: Carrick-a-Rede Rope Bridge (uma ponte de cordas em um lugar de beleza indescritível), Giant´s Causeway (a Calçada dos Gigantes), e a Dark Hedges (uma estrada dramática, bucólica, que com certeza vai te impressionar!).

Mas nós não estávamos de carro, não tínhamos muito tempo, o que ficaria inviável conhecer todos estes lugares em pouco tempo! Até que descobrimos o Game of Thrones and Giant Causeway Tour que passa por todos estes pontos, por várias locações do Game of Thrones e pela Calçada dos Gigantes. Na verdade, apesar do Tour ter o nome do seriado, ele foi uma pequena apresentação da Irlanda do Norte. E acredite: você nem precisa ser amante de cinema para fazer este passeio! Altamente recomendado!

O Game of Thrones and Giant Causeway Tour foi uma cortesia do Visit Britain Shop para o Viagens e Vivências, que nos deu todo o suporte durante este viagem pelo Reino Unido. Veja nosso roteiro AQUI.

Como é o Tour?

Você pode comprar online pelo site do Visit Britain Shop, quando receberá um voucher que deverá ser apresentado ao guia do tour no dia agendado. O Tour parte às 9h em frente ao City Hall Belfast, no 9 Donegall Square (em frente ao escritório do Visit Belfast). Eles pendem para chegar com 15 minutos de antecedência, e em um micro ônibus (ou van) confortável você percorre, ao longo de aproximadamente 8 horas, todos os pontos do tour.

O tour é realizado em inglês, e o guia conta várias curiosidades do seriado Game of Thrones. E em cada lugar você tem tempo para descer, tirar fotos. Já alguns lugares que não estão inclusos no tour, o guia conta curiosidades e mostra o lugar do próprio micro ônibus.

A parada para almoço (não incluso no valor do tour) foi na Calçada dos Gigantes. Antes do Visitor Centre, tem um restaurante com excelente custo benefício, onde você pode tanto ter uma refeição quanto um lanche mais reforçado. É na Calçada dos Gigantes, também, que ficamos mais tempo em todo o tour, ou seja, foi a maior parada do nosso tour.

O valor do tour incluiu o transfer de Belfast em van (micro ônibus) que passa em todos os pontos descritos, retorno à cidade no fim do dia, bem como um guia em inglês.

Abaixo, mapa de todos os pontos que visitamos durante o tour:

Atenção: Contém spoilers***

Pontos de Parada do Tour 

  • Causeway Coastal Route

A Causeway Coastal Route é uma das mais famosas rotas costeiras do mundo. Ela começa em Belfast e vai até Londonderry, ao longo de 190 km, passando por praias, penhascos brancos, aldeias de pescadores, dentre outras paisagens incríveis! Para fazer todo o percurso da rota, conforme mapa abaixo, seria necessário mais de um dia. Mas durante este tour, passamos só por uma parte desta rota, mais especificamente de Belfast (linha vermelha abaixo) até a linha azul.

Fonte: Discover Northern Ireland
  • Glenarm

Não descemos neste local, a guia nos mostrou a primeira locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte apenas mostrou do interior do ônibus. Trata-se de um planalto chamado “The Valley of The Army”, ou “O Vale do Exército”, que foi o local onde Ned Stark decapitou o desertor Nights Watch em uma das primeiras cenas do episódio 01 da primeira temporada, de Game of Thrones.

Veja a cena do vídeo AQUI.

  • The Cushendun Caves

Este foi o primeiro ponto de parada específico de uma locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte, mais especificamente, na temporada 2, episódio 4, quando Melisandre dá à luz ao bebê sombra em uma caverna. As cavernas de Cushndun foram criadas há mais de 400 milhões de anos, em condições extremas.

Cushendun Caves, cenário de Game of Thrones na Irlanda do Norte

Veja a cena que foi gravada na caverna no vídeo abaixo (não recomendada para menores de 18 anos):

A impressão era de que as cavernas fossem menores. Mas na verdade, elas são bem grandes e altas. E não é só do lado externo, o lado interno também.

Como dá para ver na foto abaixo, em todos os pontos de locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte existe uma placa indicativa e informativa da cena.

Cushendun Caves, cenário de Game of Thrones na Irlanda do Norte
  • The Carrick-a-rede Rope Bridge

Este é um dos pontos mais belos do tour, e o segundo ponto de parada mais longo do dia. O micro ônibus estaciona na porta de entrada do local, que está a uns 25 minutos de caminhada (1,6km) até a ponte de corda. E o trajeto é belíssimo! Trata-se de penhascos brancos que vão margeando o Oceano Atlântico, em uma paisagem de cair o queixo:

Penhascos Brancos da Irlanda do Norte próximo a Carrick-a-Rede

Se você estiver com o grupo deste tour, a guia providenciará o ticket de travessia da ponte (que custa 5,90 Libras, não está incluso no valor do tour), mas se estiver fazendo por conta própria, deverá comprar o ticket logo que estacionar na bilheteria do local. Para ir até a ponte é gratuito, mas se você quiser cruzá-la, deverá pagar o ticket.

Penhascos Brancos da Irlanda do Norte próximo a Carrick-a-Rede

Todo o caminho até a ponte de cordas é de fácil acesso, somente quando está quase chegando que existem algumas escadas. Aproveitamos para fazer mil fotos durante este trajeto espetacular!

A Carrick-a-Rede é uma ponte de cordas suspensas que foi construída, pela primeira vez, há mais de 350 anos por pescadores de salmão, com o objetivo de facilitar que os mesmos alcançassem a ilha sem ser através de barco. Entretanto, com a poluição dos mares e rios, e consequente diminuição do salmão, o último peixe foi pescado no local em 2002, quando a ponte deixou de ser utilizada para este fim, e se tornou um dos pontos turísticos mais visitados na Irlanda do Norte.

E é esta ponte, de 20 metros de extensão, com mais ou menos 30 metros de altura, que liga o continente a uma pequena ilha chamada “Carrick-a-Rede”, dá um medo que vocês nem imaginam!

Carrick-a-Rede Rope Bridge, na Irlanda do Norte

Apesar de pagarmos os ingressos para cruzar a ponte, devido aos fortes ventos, ela estava fechada e não conseguimos atravessá-la (havia pouquíssimos minutos que, por segurança, eles a fecharam para a travessia) 🙁

Ao cruzar a ponte, você pode realizar outra trilha demarcada com paisagens incríveis!

Carrick-a-Rede Rope Bridge, na Irlanda do Norte

Como a ponte estava fechada, no retorno à bilheteria, tivemos a devolução do nosso dinheiro. Mas gostaríamos muito de ter atravessado a ponte, sentir toda a emoção e ver como é do outro lado! Por este motivo, vamos ter que voltar na Irlanda do Norte! 😉

Veja mais detalhes sobre a Carrick-a-Rede Rope Bridge, que está sob os cuidados da National Trust, AQUI.

  • Larrybane

Ao lado do estacionamento da Carrick-a-Rede Rope Bridge, fica outra locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte. Mas infelizmente não conseguimos visitá-lo, por que ficamos “maravilhados” com o lado oposto, que era a ponte de cordas, e nosso tempo de visita ao local esgotou-se.

Na cena abaixo, que foi apresentada no terceiro episódio da segunda temporada de Game of Thrones, dá para ver nitidamente as falésias brancas, inclusive a Carrick-a-Rede Rope Bridge ao fundo, quando Catelyn Stark foi conhecer um dos novos reis, Renly. Foi neste local que Renly montou um acampamento. Veja o vídeo da cena AQUI.

  • Ballintoy Harbour

Não muito longe dali, está outra locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte, o Porto de Ballintoy. Este foi o cenário em que Theon, filho de Stark, retornou às Ilhas de Ferro (Iron Islands), e onde viu pela primeira vez sua irmã Yara, durante o episódio do 2 da segunda temporada.

Ballintoy Harbour, cenário da segunda temporada de Game of Thrones

Ballintoy é um vila na costa do Condado de Antrim e possui um porto de pesca muito pequeno, que foi o local das gravações de Game of Thrones e ponto da nossa parada no Tour.

Ballintoy Harbour, local de gravações de Game of Thrones na Irlanda do Norte
  • Giant´s Causeway (Calçada dos Gigantes):

Dos lugares mais incríveis e curiosos que já visitamos! A Calçada dos Gigantes foram formadas há mais de 60 milhões de anos!!! A atividade vulcânica nessa área fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário, com temperatura média de mais de 1000 °C, e quando esta rocha derretida entrou em contato com o ar, ela se resfriou e se solidificou. São formações vulcânicas de aproximadamente 400 mil colunas prismáticas de balsato, no formato hexagonal, que parecem realmente formar uma calçada de gigantes! É a coisa mais intrigante que se possa imaginar… quando você caminha por ali e vê tudo aquilo encaixado tão perfeitamente, não consegue acreditar que é uma maravilha construída pela própria natureza.

Em 186, foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e em 1987, como Reserva Natural.

E foi na Calçada dos Gigantes nosso ponto de parada mais longo do tour, inclusive tivemos tempo para almoçar. O ideal, sugiro, é ir primeiro na Calçada dos Gigantes, e almoçar no retorno.

Mas como chegar até lá? O ônibus parou próximo ao Visitor Centre e de lá seguimos a pé para conhecer a região. Entretanto, o lugar é conhecido como um dos que mais ventam na Irlanda do Norte. Então o ideal é ir com um casaco corta vento e se preparar para uma caminhada sob fortes ventos! Mas você também pode ir de ônibus até o local, pagando um valor irrisório por isso (vamos confirmar o valor e colocar aqui).

Abaixo, dá para ver a perfeição destas formações que mais parecem uma colmeia!

Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte

Mas por quê este nome “Calçada dos Gigantes”? Conta a lenda irlandesa que um gigante chamado Finn MacCool queria duelar com o gigante Benandonner, que estava do outro lado do mar, na Escócia. Mas como ele era um gigante, não tinha nenhum barco ou embarcação capaz de levá-lo para o outro lado do mar. Então, Finn decidiu utilizar as grandes colunas da costa da Irlanda e fazer uma calçada pelo mar para chegar até o gigante Benandonner. Mas quando ele chegou lá, viu que, na verdade, o gigante Benandonner era muito maior que ele. E assim, voltou correndo para casa e contou à sua mulher para lhe esconder como se fosse o bebê do casal. O gigante Benandonner vendo a calçada construída decidiu ir até a Irlanda e chegando lá perguntou aonde poderia encontrar Finn. Quando a esposa mostrou o “bebê” do casal (que na verdade era o Finn), e disse que Finn não estava, o gigante da Escócia ficou apavorado com o tamanho daquele bebê. Pois se o bebê era daquele tamanho, imaginem o pai? Então, Benandonner voltou correndo pela calçada e foi destruindo o caminho para que o gigante Finn nunca mais fosse lhe procurar. Por este motivo, quando olhamos para a “calçada dos gigantes” vimos uma pequena parte ainda sobre o mar…

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte

Veja todos os detalhes sobre a Calçada dos Gigantes AQUI.

  • Dunluce Castle: perto dali, fica a casa de Greyjoy, as ruínas de Dunluce Caste, outra locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte:
Tour Game of Thrones, na Irlanda do Norte
Dunluce Castle, a casa de Greyjoy de Games of Thrones
  • Dark Hedges

Foi um dos pontos que a gente mais esperava deste passeio! Na verdade, esta estrada há muito tempo nos chama atenção, desde que começou a circular fotos nas redes sociais de uma estrada bucólica cheia de árvores, com um ar sombrio, um ar de suspense… e Dark Hedges foi outra locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte, no primeiro episódio da segunda temporada, quando Arya Stark escapou de King’s Landing disfarçada de menino.

Dark Hedges, na Irlanda do Norte

Esta estrada é um dos pontos mais fotografados da Irlanda do Norte, cheia de árvores de faia plantada pela família de Stuart no século XVIII, com o objetivo de impressionar os visitantes que se aproximavam de Gracehill House. E então, vocês acham que impressionou?

Abaixo, a partir do segundo 25 do vídeo, a cena de Game of Thrones na Dark Hedges:

Depois da Dark Hedges, voltamos para Belfast (chegamos por volta das 18h na cidade).

O tour vale muito a pena! Tanto pela questão da comodidade de não precisar dirigir pelas estradas da Irlanda do Norte, quanto pelas curiosidades e informações sobre os lugares que o guia repassa.

Para adquirir o tour, saber o valor atualizado e demais informações, veja diretamente no site do Visit Britain Shop e receba o voucher em seu e-mail.

Veja as dicas do Visit Britain sobre as locações de Game of Thrones no Reino Unido, clicando AQUI.

**************

Nossa viagem ao Reino Unido teve o apoio do Visit Britain.

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

One thought on “Locações de Game of Thrones e a Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte

  • 11 de março de 2018 em 19:27
    Permalink

    Muito bacana e lindo tudo que você mostrou. Tenho vontade de conhecer tbm.

    Em questão de custos, você poderia dizer, aproximadamente, quanto ficou a viagem?
    E qual seria a época melhor para a visita? É muito frio?

    Obrigado!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »