Como assistir a um jogo do CSKA Sofia, em Sofia (Bulgária)

E a camisa alvinegra mais linda do mundo também esteve presente no Estádio “Balgarska Armiya Stadium“, em Sofia/Bulgária, “casa” do CSKA Sofia, um dos principais clubes de futebol do país.

Estávamos na terra do ex-craque Stoichkov e somos fanáticos por futebol, ou seja, nada mais óbvio que incluir como programa obrigatório no roteiro visitar e conhecer “in loco” pelo menos um dos melhores clubes do país.

Balgarska Armiya Stadium – Sofia, Bulgária

Antes, um pouco sobre o CSKA Sofia, mandante do jogo:

  • O PFC CSKA Sófia foi fundado em 1948, e atua como mandante no Estádio “Balgarska Armiya Stadium”, com capacidade para 22.500 pessoas;
  • Da mesma forma que outros “CSKAs” pelo mundo, é o clube do Exército do país. A sigla, em búlgaro, significa “Clube de Esportes Central do Exército”
  • Em 2008, quando conquistava mais um campeonato búlgaro, e o consequente retorno à ‘Liga dos Campeões da Europa”, o clube, atolado em dívidas, foi rebaixado para a segunda divisão.
  • Atualmente o brasileiro Fernando Karanga atua pelo clube;
  • O clube foi Semi-Finalista da Liga dos Campeões da Europa por 2 vezes: Nas temporadas 66-67 (campeão Celtic) e 81-82 (Campeão Aston Villa);
  • Muitos dos melhores jogadores da história da Bulgária jogaram no CSKA Sofia, como Petar Zhekov, Stiliyan Petrov, Martin Petrov e, claro, Hristo Stoichkov.  
  • O maior rival do clube é o Levski Sofia, e os jogos entre os dois clubes são conhecidos como “The Eternal Derby of Bulgaria”  
  • Atualmente ocupa o modesto 201 lugar no ranking de clubes da UEFA, e seus últimos títulos foram a Copa da Bulgária de 2016 e o Campeonato Búlgaro de 2008.

Como comprar os ingressos:

Ao incluir no nosso roteiro o jogo CSKA Sofia x Lokomotiv GO, constatamos que tratava-se de partida válida pela 5 Rodada do Campeonato Búlgaro, ou seja, concluímos que a procura não seria das maiores, e decidimos adquirir os ingressos na própria bilheteria do Estádio, ao preço de 20 Levs, ou cerca de R$ 35, sem burocracia e sem filas.

Infelizmente, após intensa pesquisa, não conseguimos descobrir algum site para vendas via internet, nem mesmo o site oficial do clube. Péssimo sinal!!

Apenas dois detalhes: praticamente ninguém falava inglês, seja na bilheteria, nas portarias de entrada ou no atendimento no interior do Estádio, sendo necessária a utilização da língua internacional da “mímica”. E outra: não aceitam cartões de crédito, ficando tudo restrito à opção “cash”.

Balgarska Armiya Stadium – Sofia, Bulgária

COMO CHEGAR AO ESTÁDIO

Chegar ao “Balgarska Armiya Stadium” é muito fácil. O Estádio está localizado no “Borisova Grandina” (King Boris Garden), mais antigo e mais famoso parque de Sofia, construído em 1884.  

São 30 minutos de caminhada a partir da “Vitosha Boulevard”, ou caso prefira, basta pegar a linha 1 do metrô (linha vermelha) até a estação “Vasil Levski Stadium”. Dali, são apenas 10 minutos de caminhada!

Caso tenha tempo disponível, vale a pena separar pelo menos uma hora para conhecer o “King Boris Garden” antes da partida.

Algumas curiosidades sobre o “Balgarska Armiya Stadium:

  • Comparado com as grandes arenas do mundo, trata-se de um Estádio pequeno, com a capacidade para 23 mil pessoas, sendo apenas 2.100 lugares cobertos;
  • O Estádio originalmente foi construído em 1923 e era conhecido como “Athletic Park”, até 1944. De 1944 até 1948 o nome foi mudado para “Chavdar Stadium”, consequência da fusão de 3 clubes da cidade. Entre 1948 e 1990 nova mudança no nome: “People’s Army Stadium”, e desde 1990 possui o atual nome: “Balgarska Armiya Stadium”
  • Existe um projeto para a demolição do atual Estádio e construção de uma nova e moderna arena com a capacidade para 30 mil torcedores.
Balgarska Armiya Stadium – Sofia, Bulgária

O Estádio fica “escondido” no meio do parque, com sinalização bastante deficiente, e no trajeto é possível verificar que os búlgaros levam muito a sério a questão da segurança nos Estádios, pois o policiamento fora reforçado, com pontos de bloqueio e abordagem a suspeitos praticamente em todo perímetro.

Do lado externo uma pequena loja do clube e um restaurante, para aqueles que desejarem fazer uma resenha tanto antes quanto após os jogos.

Balgarska Armiya Stadium – Sofia, Bulgária

As primeiras impressões do lado externo não foram nada positivas: iluminação deficiente, bilheterias com instalações antigas, estacionamento literalmente uma bagunça e estrutura muito mal cuidada e suja, onde é fácil constatar que o Estádio necessita de uma reforma urgente, contrastando com a simpatia e a atenção por parte dos funcionários que trabalhavam na portaria.

Impressões semelhantes no interior do “Balgarska Armiya Stadium”: cadeiras sujas e muitas delas quebradas, alambrados velhos, pichados e enferrujados, gramado em condições apenas razoáveis, banheiros com portas quebradas e sujos e arquibancadas de cimento foram apenas algumas das minhas observações.

Me ajuda aí, Stoichkov!!

Balgarska Armiya Stadium – Sofia, Bulgária

Apesar dos pesares, estávamos muito animados para a partida, numa noite fria e de estádio vazio, com a presença no máximo de 4 mil torcedores, isso sendo otimista! As duas próximas fotos falam por si!

Bem ao fundo, área reservada para a torcida visitante!

Balgarska Armiya Stadium – Sofia, Bulgária

Essa eu tenho que compartilhar: aquele momento em que você está sentado tranquilo, aguardando a entrada dos times no gramado para o início da partida, e literalmente toma um susto: as cores do Lokomotiv GO, adversário do CSKA Sofia, são as mesmas do Atlético!!

Ou seja: Uma camisa alvinegra no meio daquele mar vermelho e branco!! Um soldado sozinho no meio da tropa adversária!! Assista no vídeo abaixo:

Apesar do público pequeno, a torcida organizada fazia sua parte:

Resumo da partida: Jogo morno, de baixo nível técnico, que resultou na vitória do CSKA Sofia por 2×0.

E só!

Logo após o segundo gol do CSKA Sofia, festa da torcida, com direito a sinalizadores!! Imagina se fosse no Brasil!

Ao final das atividades, retornamos ao Hotel a pé, e aproveitamos para conhecer mais um pouco da bela capital do país!

Para dicas sobre Sofia, clique AQUI.

Para mais informações sobre a história, elenco, títulos e calendário de jogos do CSKA Sofia, clique AQUI.

 

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »