O que fazer em Liverpool (3 dias)

Liverpool é uma cidade do condado de Merseyside, na Inglaterra (Reino Unido), onde o Rio Mersey se encontra com o Mar da Irlanda, que está a 1 hora de voo ou a aproximadamente 2h30 de trem a partir de Londres. Mas nós chegamos a partir de Cardiff, depois de quase 4 horas de trem, já que estávamos fazendo um viagem de trem pelo Reino Unido, mas mesmo assim, estávamos ansiosos para descobrir o que fazer em Liverpool.

Chegamos em uma tarde fria, meio chuvosa, pois tinha nevado naquele noite em várias regiões do país trazendo uma frente fria para a cidade. Então fomos direto para nosso hotel. Como os dias no inverno acabam cedo, por volta das 16h, tínhamos pouco tempo de luz do dia. Mas mesmo assim, decidimos descer para conhecer um pouco da cidade.

E não é que foi difícil querer voltar para o quentinho do hotel? A cidade é cativante! Exala a energia contagiante dos “garotos de Liverpool”, que marcaram a famosa “Fab Four”, ou em português o “Quarteto Fantástico”, desde o final a década de 1950. Como fãs dos Beatles, estávamos nos sentindo nas nuvens!

Quanto tempo ficar em Liverpool?

Sempre reservamos 3 dias para cidades grandes, como Liverpool. Mas durante o verão, com dias longos, é provável que você consiga fazer tudo em dois dias.

Onde se hospedar em Liverpool?

Nos hospedamos no Caro Short Stay Main Bridewell, um hotel com excelente localização pois estávamos a seis minutos de caminhada do famoso Cavern Club, que como o próprio slogan diz: “the most famous club in the world” (veja o post AQUI). Confesso que encantei com o hotel logo que soube que ele já havia sido uma prisão. Se hospedar em uma antiga prisão em Liverpool? Não pensei duas vezes! Mas achamos que, pelo menos nosso quarto, passava muito o barulho dos hóspedes que chegavam das baladas. Acordamos sempre que algum grupo chegava no hotel.

Não fosse o barulho dos outros hóspedes, o Hotel seria perfeito! Pois como disse, possui excelente localização, é muito confortável e aconchegante.

Para reservar o hotel em Liverpool, clique AQUI, você não paga mais por realizar no link, e nós recebemos uma pequena comissão que ajuda na manutenção do site.

Mas abaixo, colocamos o mapa com as principais atrações em Liverpool, partindo do nosso hotel:

O que fazer em Liverpool?

Liverpool possui basicamente atrações ligadas aos Beatles, museus, Catedrais e estádios de futebol. Apesar de termos escolhido três museus, conseguimos ir somente em dois, já que um deles estava fechado para obras. Fizemos questão de conhecer as atrações ligadas aos Beatles, tomar uma cerveja e assistir a um show no Cavern Club, Visitar a Catedral de Liverpool, o estádio do Liverpool FC, e perambular pelas ruas da cidade.

  • Paradise Street: começamos pela Paradise Street, uma rua com várias lojas, restaurantes (Jamie’s Italian, por exemplo), cafeterias, sendo muitas lojas conhecidas, como a Forever 21, H&M, Nike, o Shopping Center One e a famosa loja de departamento no Reino Unido, John Lewis. No primeiro dia que visitamos, quando chegamos na cidade, estava vazia devido ao frio e chuvisco quase constante durante nossa estadia na cidade. Mas no sábado e domingo estava cheia de turistas e moradores da cidade.
O que fazer em Liverpool: Paradise Street em Liverpool
  • Albert Dock: lugar super agradável em Liverpool, e que não pode ficar fora do seu roteiro! Aberta em 1846, Albert Dock permaneceu em funcionamento até 1972, quando ficou abandonada por alguns anos até passar por um grande processo de revitalização, reabrindo ao público em 1988. Atualmente, Albert Dock é repleta de restaurantes, bares e cafeterias elegantes, de alguns dos museus mais importantes da cidade, além de lugares ligados aos Beatles como a Beatles Story e o Magical Mystery Tour (veja o post completo da nossa experiência AQUI).

Albert Dock junto com outras seis áreas do Centro fazem parte da “Maritime Mercantile City“, que, por sua importância no desenvolvimento de um dos principais centros comerciais do mundo no século 18 e 19, foi declarada como Patrimônio Mundial da Unesco.

É uma delícia caminhar pelo entorno ao Albert Dock. Curtimos bastante o local, e estivemos lá em pelos menos dois dias de visita, já que a maioria dos principais pontos está por ali.

No entorno ao Albert Dock, em Liverpool
  • The Beatles Story: Liverpool transborda a presença dos garotos que embalaram o final da década de 50 (1950). Apesar de ser uma exposição permanente sobre a banda, você vai navegar na história da época que ficou marcada pelos “Fab Four”! Sabe aquela expressão “beatlemaníaco“? É exatamente o que você vê por lá, toda a história e a trajetória de um dos grupos musicais mais bem-sucedidos do mundo, em um contexto e exposição incríveis, que te farão ou apaixonar pelos “garotos de Liverpool” ou pelo menos sair ainda mais apaixonado.

The Beatles Story possui um espaço que te faz sentir exatamente naquela época! Você entenderá o motivo da explosão da banda, seu auge e seu desfazimento 🙁 É uma jornada incrível através de pessoas, tempos, cultura e música!

Um dos pontos que mais nos impressionou: a sala branca com o piano branco de John Lennon, que ficou tão marcante no clipe da música Imagine.

Piano Branco de John Lennon na “The Beatles Story”

Aproveitem para assistir ao vídeo da música Imagine de John Lennon:

 

Imagine there’s no heaven
It’s easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people living for today

Imagine there’s no countries
It isn’t hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people living life in peace, you

You may say I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope some day you’ll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people sharing all the world, you

You may say I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope some day you’ll join us
And the world will be as one

Logo que você chega no The Beatles Story e mostra seu ticket, você recebe um audio guia gratuito com diversas línguas (Português brasileiro, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, mandarim, polonês, russo e espanhol). Com ele você ouve a história de cada ponto. O tempo de duração da visita depende de cada um. Para os “beatlemaníacos” talvez um dia seja pouco, mas para qualquer outra fã, em torno de duas/três horas dá para conhecê-lo.

É essencial que você compre os tickets de visita ao The Beatles Story com antecedência de pelo menos 24 horas. Comprando um ticket de visita ao The Beatles Story você tem acesso à exposição, ao Fab4 Store e ao Fab4 Cafe, que ficam no Albert Dock, e à História dos Beatles (uma exposição especial) que fica no Pier Head. Particularmente, gostamos mais do espaço no Albert Dock. Mas vale a pena ir nos dois para conhecer tudo sobre a banda, e até por que, em frente ao segundo espaço, no Pier Head, tem uma estátua muito conhecida e fotografada dos Beatles.

Valor: O ticket custa atualmente 15,95 Libras, e você pode comprá-los na loja do Visit Britain, clicando AQUI, ou diretamente no site do local AQUI.

Funcionamento: de 01 de abril a 31 de outubro, diariamente, das 9h às 19h, com a última entrada às 18h. E de 01 de novembro a 31 de março, das 10h às 18h, última entrada às 17h. Fechado dias 25 e 26 de dezembro.

Endereço: Britannia Vaults, Albert Dock, Liverpool L3 4AD, Reino Unido

  • Estátua dos Beatles: Depois que sair da The Beatles Story no Pier Head, você vai encontrar a famosa estátua de bronze dos Beatles, que se tornou um ponto de parada para foto desde sua inauguração, em 2015. A escultura, de Andy Edwars, possui mais de dois metros de altura, e mostra Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon de terno, gravata e capa de chuva conversando enquanto caminham. A obra foi um presente ao Cavern Club para celebrar o 50º aniversário do seu último concerto em Liverpool, em 5 de dezembro de 1965.
Estátua dos Beatles em Liverpool
  • Catedral de Liverpool: também chamada de Igreja-Catedral de Cristo em Liverpool (Cathedral Church of Christ in Liverpool) é a sede da diocese da cidade. E o que mais se impressiona é o seu tamanho! A igreja demorou 74 anos para ser construída, tendo sido finalizada apenas em 1978. E o que mais impressiona é o seu tamanho: é a maior igreja do Reino Unido, e a quinta maior do mundo. Para ler sobre cada ponto da igreja, veja AQUI.
O que fazer em Liverpool: Catedral de Liverpool

Que igreja impressionante! Ficamos boquiabertos com sua imensidão e beleza!

Depois de conhecermos todos os pontos delimitados em um mapa que eles entregam quando você entra na igreja, seguimos para a torre da Igreja (Vestey Tower) com 101 metros. E teria sido incrível se não estivesse tão frio! Ficamos apenas o suficiente para ver alguns pontos da cidade, tirar algumas fotos e pronto! Voltamos para o interior da Igreja para nos aquecer.

Para subir até lá usa-se um elevador, até certo ponto, e depois mais 108 degraus. E enquanto na subida, você pode observar os 13 belíssimos sinos da Catedral, que juntos com a estrutura de aço pesam mais de 200 toneladas! Interessante, também, que cada sino tem um nome diferente. Veja todos os nomes AQUI.

E só para deixar registrado, vale muito a pena subir no topo da Catedral. Mas como fomos em pleno inverno britânico, era fim do dia, o sol já tinha se posto, estava ventando muito, então não conseguimos curtir tanto.

Vejam a apresentação da música Imagine de John Lennon tocada com o sino Catedral:

 

A Catedral de Liverpool abre para visitas diariamente, das 8h às 18h, os visitantes podem participar do culto que acontece aos domingos, das 08h às 12h. A entrada é gratuita, mas eles aceitam doações que ajudam na sua manutenção e conservação. A entrada à torre é paga a parte e custa 5,50 Libras para adulto, e você pode adquirir o bilhete na loja da Catedral.

Endereço:  St James Mt, Liverpool L1 7AZ, Reino Unido

Veja o site oficial AQUI.

  • Cavern Club: os momentos que estivemos no Cavern Club foram um dos mais emocionantes da nossa vida! Como contamos da nossa visita AQUI, o Cavern Club foi inaugurado em 1957 para ser um clube de jazz. Mas ele ficou famoso mesmo apenas em 9 de fevereiro de 1961, quando um quarteto que mudaria a história do mundo se apresentava pela primeira vez. E foi exatamente assim que o Cavern Pub tornou-se o mais famoso clube no mundo!
Cavern Club, em Liverpool

Se você fizer o Magical Mystery Tour (veja AQUI), você recebe a entrada gratuita para visitar o Cavern Club, que geralmente custa a partir de 2,5 Libras por pessoa, dependendo do dia, do horário e do show (mas de segunda-feira a quarta-feira é gratuito). Para comprar seu ticket com antecedência, veja AQUI.

Observação: quando você chegar no Cavern Club verá em frente o Cavern Pub. Ficamos meio confusos na hora, mas logo confirmamos que aonde os Beatles tocavam era o Cavern Club. O Cavern Pub é um espaço destinado a memórias passadas do Cavern.

Endereço: 10 Mathew St, Liverpool L2 6RE, Reino Unido

  • Cavern Quarter: é uma área que envolve a Mathew Street, que engloba tanto o Cavern Club, quanto outros pubs famosos. Neste quarteirão, vai ser muito fácil você ouvir o som das principais músicas dos Beatles tocado pelas bandas que tentam embalar algum sucesso. Mas acredite! São bandas muito boas! 🙂
Chegando na Cavern Quarter, em Liverpool

Veja o mapa do Cavern Quarter:

  • Anfield Road Stadium: é a casa do Liverpool FC e um dos estádios considerados 4 Estrelas pela UEFA! Para quem gosta de futebol, vale muito a pena fazer um tour no estádio. E nós (diga-se, Fábio), tivemos que ir lá conferir mais um dos grandiosos estádios de futebol que vimos no Reino Unido. Fábio está escrevendo todos os detalhes, e em breve atualizo AQUI. Para comprar o ticket para tour ao Anfield Road Stadium, clique AQUIAQUI
Anfield Road Stadium, em Liverpool

Endereço: Anfield Rd, Liverpool L4 0TH, Reino Unido (fica mais distante do centro, e vamos explicar no post que o Fábio está fazendo sobre como chegar).

Site do Liverpool FCSite do Tour no Estádio.

  • Magical Mystery Tour: este tour não passa por pontos importantes na vida dos Beatles, mas mostra, além da cidade, um pouco da euforia de uma época marcada por quatro garotos que sacudiram o mundo e embalaram a juventude de muita gente! Leia sobre o tour que fizemos AQUI.
O que fazer em Liverpool: Magical Mystery Tour, em Liverpool
  • Merseyside Maritime Museum: que museu interessante! Trata-se de um museu que retrata o passado histórico da cidade de Liverpool. São barcos, pinturas, modelos de navios, objetos naufragados, uniformes e ainda levantam uma questão polêmica sobre o Titanic, que inclusive possui uma exposição incrível, mas que não pode ser fotografada.

Endereço: Albert Dock, Liverpool Waterfront, Liverpool L3 4AQ, Reino Unido

Entrada: Gratuita – Funcionamento: diariamente, das 10h às 17h, mas durante o inverno os navios e o cais ficam fechados.

Veja mais detalhes AQUI.

  • Museu de Liverpool: infelizmente não conseguimos visitar por que estava fechado para reformas/obras. Mas é um museu muito bem comentado e que estava na nossa listinha para visitar. Trata-se do primeiro museu nacional do mundo dedicado à história de uma cidade regional e o maior museu nacional recém-construído na Grã-Bretanha há mais de um século.

Endereço: Liverpool Waterfront, Woodside – Pier Head, Liverpool L3 1DG, Reino Unido

Funcionamento: aberto diariamente, das 10h às 17h.

Entrada: gratuita

  • Tate Liverpool: para os amantes de arte moderna, não deixem de visitar o Tate Liverpool! Trata-se de uma coleção de arte moderna nacional, que também está localizado no Albert Dock. Logo que chegamos, já fomos recepcionados por um robô, e a partir dali, observamos uma série de exposições que muda ao longo do ano. É um museu muito interessante, mas para quem gosta de arte moderna!
Exposição no Tate Liverpool

Endereço: Albert Dock, Liverpool L3 4BB, Reino Unido

Funcionamento: diariamente, horário conforme exposição, mas geralmente das 10h às 17:50h. Excerto sexta-feira santa, dia 24, 25 e 26 de dezembro.

Entrada: gratuita, exceto para algumas exposições especiais.

Agora outros pontos que ficam distantes, e que também são muito visitados são o Strawberry Field e o Penny Lane, que deram nome a duas canções muito famosas dos Beatles. Nós visitamos no Magical Mystery Tour, que contamos todos os detalhes AQUI.

  • Strawberry Field: era um abrigo de crianças sustentado pelo Exército da Salvação em Woolton, um subúrbio de Liverpool, perto da casa onde John Lennon passou sua infância. Hoje sobrou apenas o portão vermelho!! O nome do abrigo de crianças tornou-se famoso em 1967, com o lançamento do single dos Beatles “Strawberry Fields Forever”, escrito por John Lennon e creditado à dupla Lennon & McCartney, canção que mais tarde também entrou no álbum Magical Mystery Tour.
Strawberry Field, em Liverpool
  • Penny Lane: é uma rua que ficou famosa por servir de inspiração para a famosa canção com o mesmo nome, que fala sobre as coisas e as pessoas deste lugar que marcaram na vida dos Beatles, principalmente de Paul McCartney e John Lennon, já que eles pegavam ônibus nesta rua para seguir para a cidade. Conta-se que constantemente a Prefeitura recoloca a placa de Penny Lane, já que alguns fãs costumam furtá-la.
Penny Lane, em Liverpool

Endereço: Penny Ln, Liverpool L18 1DE, Reino Unido

Veja mais detalhes sobre Penny Lane no site do Visit Liverpool.

Veja todas as matérias sobre Liverpool AQUI.

**Nossa viagem contou com o apoio do Visit Britain e Visit Liverpool.

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »