Preparando uma mala para um inverno mais rigoroso

Preparar uma mala já é um pouco complicado. Imagine uma mala de inverno, e para muitos dias? Estamos preparando para passar uma longa temporada nos Estados Unidos, em pleno inverno, com temperaturas bem baixas. Já enfrentamos frio intenso, com vento ou nevasca, inclusive no Canadá! Mas o que bateu o recorde até agora foi em Eugene, no Oregon (USA), em torno de -8 graus. Imagine a sensação térmica! Então, com base nas nossas experiências e na mala que estamos preparando, compartilhamos algumas dicas de como montar uma mala para um inverno rigoroso, com possibilidade de muita neve.
É muito importante se preparar para viagens em lugares frios. Especialmente quem não está acostumado com este tipo de lugar. Se não se preparar, pode ocorrer a vasoconstrição nos capilares de forma muito intensa, a ponto de impedir a circulação do sangue adequadamente em algumas partes do corpo (Leia mais aqui).
  • Roupa de baixo ou Underwear: é uma peça essencial para enfrentar um frio mais forte. Pode ser uma segunda pele ou uma blusa térmica.

A Segunda Pele tem tanto a manga longa, quanto a de manga curta. E é mais ideal para dias não tão frios, caso contrário, melhor usar a blusa térmica.

Blusa Térmica: por serem feitas em tecidos sintético, favorecem a transferência da umidade e secagem mais rápida, e também consegue manter o corpo quente por mais tempo. É extremamente essencial para dias de nevasca. Mas o único problema é que quando você entra em algum restaurante, ou loja, que tenha aquecedor, você vai se sentir bem mais quente (gostamos da marca Quechua)
Outras peças fundamentais também são as calças térmicas e segunda pele. E ajudam muito mesmo,!!! Especialmente para caminhadas mais longas, ou para aqueles que forem ficar mais tempo expostos ao frio.
Meias de lã e térmica: também são excelentes para manter os pés aquecidos. Mas são mais caras, especialmente a meia térmica. Uma boa saída é usar duas meias no mesmo pé. Quanto mais aquecido seus pés estiverem, melhor. Depois de um tempo de exposição ao frio, você passa a sentir formigamento em algumas de suas extremidades, como nariz, orelhas, dedos da mão e pé. Então é muito importante protegê-los!
Outra boa ideia é utilizar as meias-calças com fios mais grossos.
  • Blusas de lã: é sempre bom levar pelo menos umas três de cores neutras, pois assim fica mais fácil combinar com casaco e sobretudo. Elas ficarão em cima das blusas de segunda pele ou térmica.
  • Casacos:
É ideal que você tenha um casaco de inverno, que é bem quente. Em dias de muito frio e nevasca, é impossível ficar com uma jaqueta jeans, ou um moleton. A menos que você esteja dentro de casa ou do hotel, com o aquecedor devidamente ligado, talvez você nem precise deles. Tenho alguns casacos para um frio mais intenso, e garanto que ajudam muito:
Jaqueta impermeável: evita que você molhe a roupa (Tem calça impermeável também). Então, dependendo do tempo que você ficará exposto, vale a pena investir e vestir uma jaqueta impermeável.
Casacos da Uniqlo: estão fazendo o maior sucesso! Eles ficaram conhecidos por serem ultra leves e compactos. As roupas de inverno tomam muito espaço na mala, e este acabou se tornando uma solução.

 

 

Atualizações: li recentemente que estes casacos da Uniqlo não esquentam tanto quanto parecem. Que bons mesmo são os da Columbia e da North Face.

  • Calças: além da calça térmica, deve-se utilizar uma outra calça por cima.

 

  • Bota/calçado: antes de tudo, desista de saltos e sapatos abertos! Neve escorrega bastante, e os melhores são os que tenham solado de borracha, que tem maior tração e evitam escorregamento. Os calçados impermeáveis também são necessários. A neve vai derretendo e molhando muito os pés. Prefira os calçados de cano mais alto. Para mulheres, indico esta bota da Quechua. Ela é forrada, com solado de borracha, impermeável e de cano mais longo:
Atualizações: Outras botas muito boas para o inverno são as da Ugg, que por serem forradas com pelo de carneiro, garantem conforto e aquecimento por um longo tempo. Entretanto, por serem botas das celebridades, acabam sendo bem carinhas aqui no Brasil.
Para os homens (e mulheres também), as botas impermeáveis da Timberland são excelentes!

 

  • Cachecóis, toucas e tiara de lã: costumo levar uns três ou quatro tipos diferentes, sempre em cores mais neutras, para combinar com outras roupas. Outro acessório muito bacana, que tenho gostado, é o golão de lã. Esquenta bastante!
  • Luvas: é um acessório que possui pouca durabilidade, e você sempre terá que adquirir novos pares. Eu gosto das que são de couro, com o interior de lã. Tem também luvas térmicas, será nossa nova aquisição para teste.

Atualizações: descobri uma luva muito bacana que são as luvas tactéis. É muito desconfortável ter que retirar as luvas durante um dia muito frio para tirar fotos em celular, já que com as luvas não conseguimos tocar a tela. Encontrei estas luvas no site da Decatlhon.

Atualizações 2: na prática são péssimas e não protegem em nada do frio!

  • Óculos: a neve reflete e potencializa o efeito dos raios solares, podendo causar queimaduras oculares. Leia mais aqui.
  • Protetor de orelha: como tem um arco que aperta na cabeça, o vento frio não bate na orelha. Eu acho até melhor que as toucas.
  • Palmilha de lã: mantém os pés quentes por mais tempo.

 

  • Polainas de lã: ajudam muito para aquecer a perna, pois ela isola o calçado com a calça e não deixa que aquele vento frio entre em contato com a pele.

Indico o site da Decathlon para comprar roupas e acessórios de inverno. Todos que pedi chegaram muito rápido, sem qualquer problema.

Quem tiver mais dicas de sobrevivência para viagens a locais muitos frios e com neve, favor compartilhar nos comentários! Serão sempre bem-vindos!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »