Degustação de cervejas especiais da confraria Radisson Faria Lima – São Paulo/SP

Por Fábio Almeida

No último dia 23 de abril, tivemos a excelente oportunidade de participar, a convite do Hotel Radisson Faria Lima e B4T Agência de Comunicação, ambos em São Paulo, da primeira edição da temporada 2015 da Confraria Radisson Faria Lima.

Trata-se de um evento bimestral de degustação de cervejas especiais, com o tema “Uma viagem pelas principais escolas cervejeiras”.

Fruto da parceria entre o Radisson Faria Lima, a importadora de cervejas especiais Bier & Wein e o Restaurante Badebec, a Confraria já entrou para o calendário de eventos de São Paulo e tem feito sucesso entre apreciadores das cervejas gourmet e pessoas interessadas em conhecer mais sobre este produto, que cada vez mais tem conquistado espaço entre os consumidores brasileiros.
Pela primeira vez, o evento ocorreu na cobertura do Radisson Faria Lima, que fica no topo do edifício e conta com uma vista privilegiada de 360° da cidade de São Paulo.

Logo ao chegarmos, recebemos um cartão com os nomes dos rótulos disponíveis e dos “quitutes” preparados especialmente para a degustação, dando inclusive nossa opinião sobre as melhores harmonizações testadas.

Os eventos sempre contam com a presença de um sommelier de cervejas para dar dicas e tirar dúvidas e a degustação acontece no formato petit-fair, ou seja, o participante pode adquirir todas as cervejas experimentadas a preços promocionais.

Abaixo a relação de cervejas degustadas, nossas impressões e algumas fotos desse evento marcante e de excepcional qualidade:

1 – Começamos com uma HB Original, estilo Munchner Helles, Lager, 5,10%.

Harmonização: Mini salsichas de vitela

Breja refrescante, levemente amarga e picante, com baixa fermentação, é produzida de acordo com a Lei de Pureza de 1516 e não contém qualquer tipo de aditivos químicos, corantes, conservadores ou cereais não maltados, como milho e arroz.

Na verdade, uma cerveja simples, mas digna e honesta representante do estilo, ótima para começar as atividades da noite, que seria longa…
2 – Timothy Taylor’s Landlord, estilo Best Bitter, Ale de alta fermentação, 4,10% – Inglaterra

Harmonização: Salada de frango, maçãs e curry

Uma clássica Strong Pale Ale, essa breja ganhou mais prêmios que qualquer outra na Inglaterra, e isso inclui 4 vezes o 1 lugar na Exposição Internacional de Cervejarias e 4 vezes a cerveja do ano pela “CAMRA”. Refrescante e de corpo médio, amargor destacado e prolongado e levemente adocicada. Possui um aroma cítrico e herbáceo, com espuma de boa formação e duração breve. Malte: cevada. Uma breja encorpada e que apresenta excelente equilíbrio entre o amargor e as notas adocicadas. Nada como uma Strong Ale como segunda opção da noite!!

3 – Baladin Isaac – Belgian Witbier – Ale de alta fermentação – 5% – Itália
Harmonização: Antepasto de alcachofras na torradinha
Na minha opinião, a melhor da noite!!

Trata-se de uma breja refinada, leve e frisante, com um conjunto excelente entre o frutado e o cítrico. Feita de trigo, possui coloração dourada, com creme branco, leve e de média persistência.
Curiosidade: Feita em homenagem ao filho primogênito de Teo Musso (Proprietário da cervejaria e mestre cervejeiro).
Uma pausa e um brinde à selva de pedra de nome São Paulo!!

4 – Lindemans Kriek Cuvée Renée – Fruit Lambic Grand Cru – Fermentação Espontânea – 6% – Bélgica

Harmonização: Mini carolinas com queijo e purê de damascos
Eis a única fruit lambic tradicional (sem açúcar) que temos no Brasil a preços mais acessíveis.
Perfeita para conhecer o estilo, sendo seca e ácida, com as cerejas aparecendo de forma discreta, quase em segundo plano em relação aos aromas florais e frutados.
Excelente!!
5 – Coronado Islander – American IPA – Ale de alta fermentação – 7% – EUA
Harmonização: Mini batatas de chevri
Muito boa! Dourada, possui aroma floral e frutado. O malte aparece um pouco mais que a média no sabor, que traz notas cítricas. Dourada, com creme de boa formação e curta duração!!
6 – Speakeasy Prohibition Ale – American Amber Ale – Cerveja de Alta Fermentação – 6,10% – Holanda
Harmonização: Mini pão sírio com vegetais grelhados
Uma Amber Ale lupulada com perfeito equilíbrio entre malte caramelo e pegada de lúpulo. Possui notas de “Grapefruit”, frutas cítricas, pinho, especiarias e bala de caramelo. Cremosa, com corpo médio, sedoso e carbonatação modesta, ou seja, excelente!

Ao final de uma noite muito agradável com diversos amigos, nossas avaliações específicas, devidamente registradas, e você ainda pode adquirir as cervejas degustadas!

Agradecemos ao Convite da B4t e Radisson Faria Lima! Excelente evento!

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

One thought on “Degustação de cervejas especiais da confraria Radisson Faria Lima – São Paulo/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »