O que você precisa saber antes de ir a Bonito/MS?

Quando marcamos nossa viagem a Bonito, no Mato Grosso do Sul, fizemos como a maioria das outras viagens: deixamos para preparar o roteiro quando estivesse próximo à viagem. Não que isso seja o correto não! O ideal é fazer o roteiro com antecedência. Mas como sempre temos mais viagens agendadas, vamos sempre fazendo o roteiro da que está mais próxima. Somando a isso, ainda ficamos dois meses nos Estados Unidos, o que ficou tudo atrasado, blog, roteiros, etc. Quando caiu a ficha, faltava pouquíssimo para nossa viagem a Bonito, e descobrimos que os passeios devem ser reservados com bastante antecedência!E então? Ficamos desesperados para conseguir reservar os passeios e contar com a sorte de ter vaga! Assim, baseado na nossa experiência de quase não conseguir reservar nossos passeios, seguem algumas dicas essenciais para você que deseja conhecer Bonito/MS.

Sobre Bonito/MS:

A cidade de Bonito está localizada no Estado do Mato Grosso do Sul, a 312 km de Campo Grande, quase na divisa com o Paraguai.

Bonito é conhecida mundialmente por suas belezas naturais e acreditem: os gringos piram com este lugar, e nós brasileiros ficamos arrependidos por não termos conhecido antes! Sempre achamos que Bonito era muito Bonito, mas a gente não imaginava que seria tanto! Ficamos impressionados! E como não conseguimos fazer todos os passeios, vamos ter que voltar de novo! 🙂

Mas acontece que Bonito só ganhou a fama mesmo (Desculpe-me pela sinceridade, Bonito!). A maioria dos passeios fica fora da cidade, ou seja, em outras cidades! Mas Bonito está localizado no meio dos passeios, e a cidade é bem estruturada, portanto, é o melhor local para quem deseja conhecer este paraíso de ecoturismo e de mergulho fluvial do sul-mato-grossense.
Mapa extraído do Site Portal de Bonito

1) Definindo a data da viagem (quando ir?):

A Cidade de Bonito está praticamente cheia o ano todo! Turistas do mundo inteiro e do Brasil estão sempre circulando por lá, seja em qualquer época do ano. Mas quando ir? Depende do que você procura! Se quer curtir as cachoeiras da região, a época das chuvas (de dezembro a março) é a época ideal! Já que as cachoeiras ficam mais cheias com as chuvas que ocorrem neste período. Mas se prefere a flutuação nos rios, já não é uma época boa, pois com a chuva, alguns locais ficam com a água mais turva.

E apesar de que pegamos chuva no final de um passeio (Rio da Prata), e continuamos a flutuação da mesma forma, a água não fica tão bonita como acontece quando está com sol.

Dependendo da chuva, alguns passeios também podem ser cancelados. Então, é até de praxe te entregarem o voucher dos passeios no próprio dia agendado (se o horário assim permitir), para que possam confirmar o passeio, ou até te impedir de deslocar-se em caso de cancelamento.

Na época das chuvas, como coincide com o verão, as temperaturas dos rios e dos lagos ficam mais quentes. Diferente do inverno, que a água das cachoeiras ficam mais frias. Os rios permanecem com a temperatura mais ou menos tolerável, mas com a obrigatória roupa de neoprene, todas de manga comprida (com exceção do Aquário Natural, que a roupa é de manga curta).

A Lagoa Misteriosa, também, permanece fechada no verão, geralmente de dezembro a abril, devido ao turvamento da água, que compromete a visibilidade do local.

Fomos na primeira semana de abril! Pegamos um dia de chuva, no finalzinho de um passeio, e no último dia, caiu quase um dilúvio em Bonito! Mas fora isso, os dias foram perfeitos! Lindo sol e céu azul.

2) Quanto tempo ficar? 

São muitas atrações para você fazer na região. Então, o ideal é de 5 a 7 dias. Alguns passeios você consegue conciliar com outro. Por exemplo, Gruta Lago Azul, com Grutas São Miguel, porque são próximas. Aquário Natural com Bonito Aventura. Ou Rio da Prata com Buraco das Araras… mas o pessoal da agência vai te orientar se você escolher passeios em direções contrárias.

3) Onde ficar?

Bonito oferece muitos tipos de hospedagens! Nós ficamos no Hotel Pousada Águas de Bonito, que falaremos detalhadamente no post seguinte. Mas só para vocês terem ideia, o Hotel é ideal para casais, família com crianças, viajantes sozinhos, que buscam paz, mas que seja próximo à rua principal da cidade. É o ÚNICO hotel da região que fornece a deliciosa Merenda Pantaneira, um lanche servido das 16h às 17h (4pm às 5pm), que ajuda muito depois de um dia cansativo de passeio. O café da manhã é excepcional, farto e com muitas variedades! Ele tem a Agência Águas Turismo que cuida da reserva de todos os seus passeios, além de dar assistência integral para que você não tenha qualquer problema! Além de contar com o Restaurante Encontro das Águas, com comida excepcional! Não deixe de comer o delicioso Risoto de Carne de Sol desfiada com purê de abóbora, bacon e mandioca chips! O melhor que já comemos em nossa vida! O Staff super atencioso e educado, e E o custo benefício é excelente!

4) Quando e onde reservar os passeios?

Como falamos anteriormente, quase não conseguimos fechar os passeios, se esperássemos mais dois dias! Como Bonito é uma cidade onde o meio-ambiente é muito bem preservado, todos os passeios são realizados com número limitado de pessoas para não prejudicar o meio-ambiente. O passeio ao Abismo Anhumas, além de ser um dos mais procurados, ele é realizado com um número bem restrito de pessoas por dia. Então, se você não fechar com bastante antecedência, não vai conseguir fazê-lo. O mergulho à Lagoa Misteriosa também é bastante procurado!

Fiquem atentos! Logo que fecharem a data da viagem, reserve com antecedência os passeios!

Fechamos todos os nossos passeios com o pessoal da Águas Turismo, a agência que está situada nas dependências do Hotel Pousada Águas de Bonito. Foram muito atenciosos, e deram todo o suporte tanto no momento de escolher e fechar os passeios, quanto na nossa chegada, nos explicando sobre os passeios, direção, dicas! Está super recomendada!

 

Para consultar os passeios que a agência oferece, acesse aqui. Nos posts dos passeios, falaremos sobre cada um deles, com valores etc. Mas você pode se informar com o pessoal da agência de acordo com os dias da sua viagem. Alta temporada e feriados tem valores diferentes de baixa temporada.

5) Como chegar em Bonito?

Bonito tem um pequeno aeroporto, e a Trip Linhas Aéreas realiza voos semanais, mas as passagens não são muito baratas!

Você pode desembarcar, também, no Aeroporto de Campo Grande, utilizar Transfer da Terra Transportes ou Ônibus que fazem o trajeto (olhar na Rodoviária de Campo Grande 67 3313-8703).

Mas a melhor forma mesmo é alugar um carro no Aeroporto de Campo Grande e seguir para Bonito, que é cerca de 300Km, em uma estrada razoavelmente boa. Mas o trajeto tem pouquíssimos lugares para lanches, almoço. Se chegar com muita fome, melhor fazer alguma refeição em Campo Grande e depois seguir caminho.

Nós percebemos que o aluguel de carro é quase essencial! Quem nos conhece, sabe que gostamos de pegar uma estrada! Mas para Bonito não é só isso não! Infelizmente os transportes para os passeios costumam ser mais caros.  E se você fizer dois passeios em um dia, terá mais liberdade de locomoção.

No aeroporto, tem um guichê turístico. Peça um mapa ou pegue um mapa da locadora. Também recomendo carregar o mapa do celular no Aeroporto, e ir acompanhando o trajeto. Mas você seguindo para as principais cidades, chegará facilmente em Bonito (Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes e depois, Bonito).

6) Internet na cidade: Infelizmente internet 3G em Bonito ainda não existe! Você só vai conseguir utilizar a internet WiFi, e quando chove fica pior ainda!

Hello, Claro, Oi, Vivo, Tim!!!! Vamos investir nesta Cidade maravilhosa e melhorar a internet! 

No próximo post vamos falar sobre nossa Hospedagem no Hotel Pousada Águas de Bonito, e depois sobre todos os passeios que realizamos!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “O que você precisa saber antes de ir a Bonito/MS?

  • 23 de setembro de 2019 em 10:58
    Permalink

    Realmente precisa de levar passaporte ?

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2017 em 15:56
    Permalink

    Adorei as dicas! Irei a bonito em duas semanas e estava a procura de dicas! Parabens pelo post. Beijos

    Resposta
  • 14 de junho de 2015 em 22:46
    Permalink

    Fabiane, ótimas suas dicas! Obrigada!
    Fiquei com uma dúvida: você disse que é melhor locar um carro porque o transporte entre os passeios é caro, mas se fecharmos o pacote com uma única agência, ela não faria esse transporte?
    Abraço,

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »