Flutuação no Rio da Prata – Nascente (Jardim, MS)

Continuando nossas informações e dicas sobre Bonito/MS, falamos sobre o que você precisa saber antes de realizar os passeios, falamos sobre o melhor lugar para se hospedar em Bonito e o que você precisa saber antes de ir a Bonito. Agora, vamos falar de todos os passeios que realizamos na cidade e regiões próximas.

DCIM103GOPROG2503506.

Como falamos nos posts anteriores, gostamos muito de flutuação, então realizamos quase todos os possíveis e disponíveis! Fizemos: Flutuação Rio da Prata, Flutuação Nascente Azul, Flutuação no Rio Sucuri, Aquário Natural, Bonito Aventura, Gruta Lago Azul e Boca da Onça.

Antes de fazer os passeios, é importante que você leia este post.

Flutuação no Rio da Prata (Nascente):

Como foi nosso primeiro passeio, a gente não sabia como funcionava e como seria direito… Logo que chegamos ao ponto de apoio do passeio, fomos recepcionados pelo pessoal do passeio, que verificou o horário do nosso grupo e deu algumas informações básicas, além de solicitar que preenchêssemos um formulário do seguro incluso no passeio. E lembrem-se de chegar antes do horário agendado, pois os passeios começam impreterivelmente no horário marcado.

O Recanto Ecológico Rio da Prata fica localizado em Jardins/MS, que está a aproximadamente 51 km de Bonito. O mapa que te fornecem nos hotéis, você consegue chegar em qualquer dos passeios em Bonito e regiões. Pois tudo é bem sinalizado. Mas a gente gosta sempre de carregar o mapa do celular antes de sair do hotel, para ter pelo menos uma noção se está certo, se está chegando, etc.

O passeio consiste em uma caminhada pela mata até o local onde se inicia a flutuação em um percurso de 2.200m. Na verdade, o passeio inicia-se na Nascente do Olho d’água, que é a parte mais bonita e onde se concentra a maior quantidade de peixes. Só depois que inicia o Rio da Prata… E foi neste local que tivemos o prazer de ver um casal de Lontras (infelizmente com a GoPro não dá para pegar estes detalhes mais distantes.

Antes de iniciar o passeio, ainda na sede da fazenda, eles orientam como vestir a roupa neoprene, você pode passar em uma ducha para dar uma refrescada antes de começar a caminhada. Eles orientam que você coloque seus pertences em um saco que fica em um pequeno barco que acompanha o grupo durante todo o passeio (inclusive para quem não pretende fazer a flutuação, pode seguir no Barco). É bom levar o mínimo de coisas para os passeios. Levamos toalha, chinelos, uma roupa seca para trocar depois do passeio, e roupa de banho que vestimos já no Hotel. Câmera de fotos e celular nem levamos no passeio! Levamos apenas a GoPro, que é uma câmera subaquática. Se você não tem uma câmera subaquática, a maioria dos passeios eles, ou aluga uma máquina, ou tira várias fotos durante o passeio. O Rio Sucuri aluga máquinas na recepção do passeio (na sede).

Depois que você veste a roupa neoprene, você é conduzido em um veículo camionete (ele é aberto com bancos em sua traseira), até o local onde se inicia a trilha para a Nascente.

O valor do passeio inclui: acompanhamento de guia, seguro pessoal, máscara e snorkel, roupa e bota neoprene, além de almoço tipicamente do sul-matogrossense. Foi um dos almoços dos passeios que a gente mais gostou!

DCIM103GOPROG2483488.

 

Quase no final do passeio, começou a chover e ofereceram o apoio do barco para quem não quisesse ficar na água durante a chuva. Como não tinha raios, relâmpagos, ou seja, inexistia qualquer risco de ficar dentro da água, continuamos a flutuação mesmo com chuva. E foi maravilhoso!!!!! Divertimos muito!

Quase no final do passeio, o guia, que acompanha todo o percurso, faz uma parada para mergulho (apneia) próximo a uma nascente. E pouco depois, você já encontra novamente o transporte que te conduzirá até a sede do Recanto.

DCIM103GOPROG3194180.

Durante os passeios em Bonito, você verá que é muito comum encontrar animais típicos da região. Durante o passeio no Rio da Prata, tivemos o prazer de ver uma Jabuti, que estava bem rápida 🙂 ! Quase não conseguimos buscar a máquina e reencontrá-la para tirar a foto:

DCIM104GOPROG3294276.

O passeio pode durar meio período ou integral. Então, tente cumular o dia de flutuação com o passeio no Buraco das Araras, que fica na mesma direção. Infelizmente a gente não conseguiu fazer este passeio porque estava chovendo, e quando isso acontece, as araras se escondem. E como era em uma região contrária a todos os outros passeios, não conseguimos retornar em outro dia.

Informações adicionais:

Recanto Ecológico Rio da Prata – BR 267, Km 512, Zona Rural de Jardim/MS.

Horário de Funcionamento: todos os dias, das 07:30h às 18:00h.

Crianças a partir de 8 anos podem descer o rio, e as que tiverem até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsável. Já na Flutuação nos Olhos D’água, crianças a partir de 4 anos podem fazer, desde que consigam manusear a máscara e snorkel.

Oferece locação de máquina subaquática na recepção do passeio.

Cartões aceitos: Visa, Master, Amex e Dinners. – Possui restaurante e loja de souvernis.

Valor em março/15: R$ 180,00 por pessoa com almoço.

Agendamos nossos passeios com o pessoal do Águas Turismo, localizado nas dependências do hotel que ficamos hospedados, Águas de Bonito.

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »