Como chegar do Aeroporto até a região Central de Londres?

Recentemente, realizamos um grande sonho de conhecer a cidade de Londres! Geralmente, as passagens para este destino são muito caras, e quando saiu uma promoção destas quase imperdíveis, não pensamos duas vezes! Conseguem entender o motivo pelo qual viajamos tanto? Pois é! Ficamos sempre de olho nestas promoções, e quando aparece alguma muito boa, a gente não pensa duas vezes!

Mas Londres não é uma cidade barata como outras que já visitamos, e é considerada como mais cara que Paris e Nova York! E somando-se a isto, tivemos a desvantagem do Real estar bem desvalorizado, e visitamos a cidade com a Libra Esterlina a R$ 6,45, nas casas de câmbio em nossa cidade (Belo Horizonte). E o que a gente sempre fala: quem gosta de viajar, mesmo com a alta do Dólar, Euro e Libra, vai dar um jeito de viajar! Mesmo com o Real tão desvalorizado, conseguimos conhecer a cidade, além de comer e beber muito bem! Então, acredite! É uma desculpa dizer que você não vai viajar porquê é caro! Ou por que investidores dizem que não é o momento ideal para viajar para o exterior! Quem viaja muito, vai continuar viajando, porque sabe economizar e separar o supérfluo de uma viagem!

Então, para começar uma dica para economizar em Londres, como chegar do Aeroporto até a região Central de Londres?

Você não precisa pagar uma fortuna de táxi para sair do Aeroporto com destino a área Central de Londres. Se for de táxi, você pagará em torno de 80 Libras no trajeto, porque não é perto (em torno de 30 km), contando que você chegaria no Heathrow Aiport.

De Trem:

Você pode ir de Trem até a estação de Paddington Station, saindo dos terminais 1-3, pela Heathrow Express Trains (em torno de 20 minutos até a estação Central) e de lá, seguir a pé, de metrô ou pegar um táxi (que ficará mais em conta até o seu hotel). Mas dependendo da localidade do seu hotel, vale a pena ir a pé mesmo… as ruas possuem acesso para deficientes físicos, o que será muito fácil (e comum) transitar com suas malas pelas ruas.

O valor dos tickets do Heathrow Express Trains (em novembro de 2015) é de 21,50 Libras para ida. Se você comprar ida e volta, vale mais a pena! Desde que seus voos sejam no mesmo aeroporto! Fique atento pois existem mais quatro aeroportos em Londres: Gatwick, Luton, Stansted e London City Aiport.

Trem Londres

De Metrô

Mas de metrô, o famoso Underground, é muito mais barato (apesar de um pouco mais demorado, em torno de 30 minutos, dependendo do horário). O percurso do Aeroporto de Heathrow até a estação de Earl´s Court ficou em menos de 5 Libras. A linha que faz este percusso a partir do aeroporto é a azul, Piccadilly. Depois é só verificar, conforme mapa abaixo, qual a estação mais próxima do seu hotel, e fazer baldeação.

mapa-metro-londres

Ainda no Aeroporto, logo que você sair no desembarque (Terminal 4), à esquerda, você observará as placas de Underground. Uma delícia ver estas placas para já ir entrando no clima de Londres!

IMG_6808

Siga o caminho indicado e adquira seu Ticket nas máquinas disponíveis. Ficam algumas pessoas na fila, mas realmente anda bem rápido! Alguns funcionários auxiliam se você tem dúvidas.

IMG_6810

Compramos dois cartões e colocamos crédito de 20 Libras para cada um deles. Tem a opção de comprar para tantos dias (5, 7, etc), de forma que você usa ilimitadamente. Mas como a gente também anda muito a pé, e queríamos sentir como seria o uso do metrô, não compramos para dias fechados. E o que é super bacana (coisa de país de primeiro mundo!): você compra o cartão e se não utiliza todo o valor creditado, pode pedir a devolução do valor pago! E é na hora que você retira o dinheiro da própria máquina! Muito fácil e prático!

Ao final, como era de se esperar, recebemos 10 libras de volta de cada cartão. Mas lembrando que a gente realmente anda muito a pé! Mas se precisar de mais crédito é só recarregar!

No próprio mapa da linha, dentro dos vagões, você consegue vê quais são as estações para portadores de deficiência (o que significa que será mais fácil para aqueles, também, que estiverem com mala). Mas mesmo as que não são tem acesso, as escadas costumam ser com poucos degraus, ou ter a escada rolante. Realmente foi muito fácil chegar de metrô! E olha que sou super “reclamona” destas coisas, e nem reclamei!

Para andar nos metrôs em Londres, você só tem que saber que:

  • Ficar do lado direito da escada rolante e deixar a esquerda livre para aqueles que estiverem com pressa;
  • A Saída não será chamada de Exit, como estamos acostumados, e sim, Way Out;
  • Tente seguir o fluxo dos transeuntes. Mesmo que tenha vários portas de saída próximo ao trilho, procure exatamente o que você precisa, assim, não terá erro;
  • Observe a última estação da linha no mapa, para saber qual sentido seguir;
  • Ter um aplicativo de Londres com um mapa que funcione off-line é uma excelente ideia! Nós baixamos o London Travel Guide and offline City Map, que além de ver o mapa sem ser necessário o uso da internet, você consegue procurar por pontos, hotéis, restaurantes, bares, etc., e ver o mapa do metrô, também.
  • Por fim, manter seu cartão de metrô o mais fácil possível para passá-lo nas catracas. Para contabilizar seu trecho, você deve passar o cartão de metrô tanto na entrada, quanto na saída do metrô.

IMG_7974

IMG_7975

FullSizeRender (1)

De Trem Heathrow Connect 

É outro trem que também parte do aeroporto à estação Paddington (10,10 Libras o trecho). Veja os horários aqui.

De Ônibus 

Existe uma linha que sai também dos aeroportos até a estação Victoria, em Londres. O mais rápido dura 1h25, e os valores a partir de 8,50 libras.

De Táxi

O trânsito em Londres não é dos melhores! Então, uma viagem de táxi pode sair bem mais cara que o previsto!

Conclusão: nós utilizamos o metrô e além de ter sido bem tranquilo, ficou muito barato! E você? Tem dica de uma maneira melhor para chegar em Londres a partir do Aeroporto? Conte para a gente nos comentários abaixo!

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “Como chegar do Aeroporto até a região Central de Londres?

  • 17 de novembro de 2015 em 13:02
    Permalink

    E se estiver dentro da Europa e pegar algum vôo low coast, que normalmente viaja para aeroportos pouco mais distantes, não tem erro! A facilidade é a mesma!

    Quando fui de Lisboa para Londres, desci no gatwick e havíamos comprado antecipadamente o EasyBus, companhia independente da cia airline EasyJet, foi rápido, uma van que comporta malas e assentos confortáveis, te leva por Londres pelos caminhos mais lindos que eu já vi, e deixa bem próximo ao centro,eu por exemplo, escolhi ficar próximo à Waterloo, e a van para exatamente atrás da London Eye, e há poucos passos da estação. *—–*
    E o melhor, pagamos em torno de 50 reais ida e volta – isso pq compramos em cima da hora, antecipadamente você acha por valores sensacionais.

    Resposta
    • 18 de novembro de 2015 em 19:00
      Permalink

      Que excelente complemento, Ana!
      Muito obrigada por comentar e deixar nosso post mais rico em informações! 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »