Como tirar o Visto para a China

A China exige visto de entrada para turistas, com exceção do Visto de Trânsito de 72 horas. O processo para concessão do visto tem aquelas mesmas situações onde você deve apresentar formulários preenchidos, documentos, comprovantes, depois encaminhá-los ao Consulado e aguardar pelo deferimento.

Apesar do procedimento consular ser quase sempre mais delicado, o Visto Chinês possibilita que você entregue os documentos pessoalmente ou que outra pessoa faça isso para você. E estes documentos deverão ser entregues em um dos dois Consulados no Brasil, que ficam no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Mesmo assim, como somos de Belo Horizonte, e não poderíamos ir em nenhuma daquelas cidades para retirar o Visto, preferimos fazer tudo mediante a Despachatur, que é uma empresa de assessoria para vistos aqui da nossa cidade. E através deles, foi tudo mais fácil e não tivemos problemas!

Lembrando que você mesmo pode fazer todo o procedimento, preenchendo o formulário e juntamente com os documento solicitados entregar no Consulado. Mas se morar em uma cidade que não seja Rio ou São Paulo, o ideal é que procure uma assessoria de vistos em sua cidade, pois os gastos para ir até lá serão muito mais caros.

O visto chinês é concedido em um prazo de aproximadamente 7 dias úteis. Então, você pode tirá-lo quando estiver mais próximo da sua viagem, já que geralmente é emitido com validade de 90 dias. Mas não deixe para tão próximo a ponto de correr riscos desnecessários. E só depois que traçar seu roteiro de cidades, e tiver as reservas de hotéis e passagens de trem ou voo, que poderá solicitar o visto.

Quando retiramos nosso visto, ainda era necessário escolher qual tipo de visto tirar: de 1, 2 ou múltiplas entradas. Mas atualmente isso mudou. O tipo de visto para turistas é o L, destinado para quem vai à China “turistar”, ou visitar algum parente, ou amigo.

Veja todos os tipos de visto para a China, clicando aqui.

Visto de Turismo China

A documentação que você precisará apresentar é (apesar de algumas pessoas informarem que não precisou apresentar tantos documentos, mas melhor voltar com algum documento para casa, do que eles pedirem e você não ter):

  • Formulário de solicitação do visto, baixe aqui, que deverá ser totalmente preenchido e assinado da mesma forma que o seu passaporte. Você verá que no próprio formulário pedem para preencher todos os campos, e mesmo aqueles que você não tem resposta, ou não se aplica ao seu caso, você deve escrever: NÃO SE APLICA ou NÃO APLICÁVEL.
  • Passaporte: original, com validade de no mínimo de seis meses e páginas para vistos em brancos, bem como, uma cópia da página com dados e foto.

  • Formulário de visto e foto: um formulário preenchido com uma foto colorida (fundo branco) e recente, cabeça descoberta e de frente.

  • Materiais sobre itinerário contendo reserva de passagem aérea (ida e volta), e voucher do hotel, ou carta de convite emitida por órgão ou indivíduo da China com seguintes dados:

  • Nome, sexo, data de nascimento do convidado.

  • Data da chegada e saída, local(is)de visita.

  • Nome, telefone, endereço de órgão ou indivíduo convidante, carimbo de órgão e assinatura da representante legal de órgão ou indivíduo convidante.

  • Comprovante de renda.

Estes são os documentos que encaminhamos para o Consulado Chinês para concessão do nosso visto de duas entradas. Lembrando que estes documentos podem alterar de acordo com seu caso e sua viagem.

Valores taxa consular a partir de janeiro/2018:

  • R$ 460,00 por pessoa para a Taxa Consular.

Para maiores informações sobre o visto chinês, clique aqui.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

3 thoughts on “Como tirar o Visto para a China

  • 26 de agosto de 2018 em 17:22
    Permalink

    Olá Viviane!!
    Adorei seu post. Está bem elaborado e de fácil entendimento.
    Gostaria de saber o custo aproximadompor pessoa desta viagem pelo roteiro executado.

    Resposta
  • 18 de março de 2018 em 16:07
    Permalink

    Olá!
    Adorei o relato de viagem e o roteiro de vocês. Mas creio que podem falar mais sobre os custos; valores da moeda local e paridade com o nosso real.
    abs

    Viviane Nomura

    Resposta
    • 19 de março de 2018 em 19:31
      Permalink

      Olá, Viviane!
      Em vários posts falamos sobre custos na China.
      Depois dê uma olhada no menu em todos os posts.
      Qualquer coisa, me avise.
      Beijos,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »