Conhecendo a Quinta do Carrenho da Dona Berta: uma vinícola familiar e cativante no Vale do Douro, em Portugal

Em todas as visitas que realizamos durante nossa press trip pelo Vale do Douro, em Portugal, ficamos apaixonados com a comida, a hospitalidade dos portugueses e os vinhos, é claro! Mas nossa visita à Quinta do Carrenho, da Vinícola Dona Berta, foi como se visitássemos a casa de um parente, ou de um amigo muito próximo. E lá, ter a honra, o privilégio de almoçar sob parreiras, regado a muita conversa boa e a carisma dos proprietários!

IMG_4815

Dona Berta nasceu do sonho do tio-avó do Senhor Hernani Verdelho, que acreditava que suas terras um dia se transformariam em uma grande Vinha. Em 2001, junto com sua esposa D. Fernanda, vários profissionais e amigos, Hernani entrou para o mundo vitivinícola. O nome Dona Berta veio de uma homenagem à sua mãe. Senhor Hernani cuidou carinhosamente da sua empresa, até o seu falecimento. A família, mesmo triste com a perda do fundador da vinícola, decidiu continuar seu trabalho da mesma forma dedicada que era antes, honrando o sonho de outrora.

IMG_4823
A carismática Isabel, filha do Sr. Hernani, apresentando Dona Berta junto com sua mãe, Fernanda, e seu genro.

IMG_4821

IMG_4825

Depois da apresentação, fizemos provas de alguns dos vinhos de Dona Berta, e logo partimos para almoço preparado carinhosamente pela família. O que achamos interessante (e curioso) foi que, apesar dos proprietários das vinícolas não terem combinado os pratos que seriam servidos para a equipe da press trip #Douro15, coincidentemente nenhum prato ou ingrediente foi repetido! E cada um foi mais delicioso que o outro, o que se torna difícil escolher qual deles era o melhor!

Antes do almoço, vários petiscos para degustarmos com vinhos da casa, e claro, muita conversa boa!

IMG_4828

IMG_4836 (2)

IMG_4829
Enchidos
IMG_4830
Croquetes (deliciosos!!!!!)
IMG_4831
Bôla Portuguesa

IMG_4832

O cenário de nosso almoço e a mesa posta sempre reportando ao carinho de uma família:

IMG_4835

Isabel nos apresenta um dos deliciosos pratos para o almoço: leitão assado! 🙂

IMG_4837

IMG_4841 (2)
Paulo em dúvida se compartilhava sua Bôla com o cachorrinho da família.

A cultura portuguesa enseja que se tenha muita variedade e fartura à mesa!

IMG_4842

Os vinhos harmonizados durante nosso almoço (para saber sobre cada um, tecnicamente, clique nos nomes):

Depois de muita fartura, sabores e conversa boa, chegou mais um banquete de sobremesas!!!!! Difícil era escolher qual comer, então, fomos um bocadinho de todas! Frutas, pudim e Torta de Tiramissu!

IMG_4844

IMG_4845

IMG_4846

IMG_4847

A Dona Berta realiza diversos eventos que valem muito a pena conhecer! Inclusive, o mês da vindima (setembro), é cheio de surpresas e seria uma excelente época para conhecer a região. Sobre a Festa da Vindima, vejam neste link. Quem tem interesse de realizar a pisa das uvas, vale muito a pena ficar atento à programação da Dona Berta!

No começo do mês de março deste ano (05/03), eles fizeram um almoço tendo como prato principal a Lampreia. No convite, eles falam de todo o programa, pratos e vinhos, além de recomendarem hospedagens na região. Vejam aqui.

Vejam também o vídeo da parte final da nossa viagem pelo Vale Douro, antes de voltar para o Porto:

Gostaríamos de agradecer o carinho de todos vocês da Dona Berta! Tivemos momentos especiais, deliciosos e alegres em suas companhias!

—————————————————————————————

Dona Berta

http://www.donaberta.pt/

E-mail: [email protected]

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “Conhecendo a Quinta do Carrenho da Dona Berta: uma vinícola familiar e cativante no Vale do Douro, em Portugal

  • 23 de março de 2016 em 12:44
    Permalink

    Que delícia de comidas!!!!!!!!!!
    Quero muito conhecer Portugal!
    Beijos lindona!
    🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »