Miami ou Miami Beach?

Miami, no Estado da Florida, é um dos destinos mais procurados nos Estados Unidos. Por ano, mais de 10 milhões de visitantes passam pela cidade.

O nome “MIAMI” foi atribuído a cidade pelos seus primeiros moradores, e na linguagem indígena, significa “Agua Doce “. Miami tem o menor rio navegável dos Estados Unidos o Miami River, que corta a cidade.
Saindo do Brasil, em menos de 11 (onze) horas, você chega no Airport International of the Miami (MIA), e então, é só se preparar para curtir as praias mais frequentadas dos Estados Unidos.
Antes de partir, é necessário conferir a data de validade do seu passaporte, que deve ter data de expiração de no mínimo seis meses a contar da data de sua entrada no País. Se já solicitou seu visto de entrada nos EUA, mais uma etapa vencida, se ainda não, você deve solicitar seu visto, conforme todos os passos indicados no site da Embaixada Americana (http://www.visto-eua.com.br).
Depois disso, estando ok seu passaporte (válido), visto, é hora de fazer um seguro internacional de viagem.
O seguro internacional de viagem é para que você tenha segurança e tranquilidade (se é que se tenha) no caso de extravio de bagagens, necessidade de médicos, perda de cartão de crédito, dinheiro, passaporte… então, fica a dica: faça um seguro antes de viajar.
Em Miami, é muito proveitoso alugar um veículo, e claro, com GPS, já que você pode conhecer bastante lugares, com a comodidade de locomoção.
Quando fomos, minha agente de viagem, a querida e competente Ana Cláudia, da Digitravel ([email protected], Tel. (11) 3107-2892), cuidou de tudo! Alugou um veículo com todos os requisitos necessários para nossa viagem ser perfeita: retirada e entrega no Aeroporto, GPS e seguro total. E assim, o foi!
Outra dica importante, que vale a pena observar, é que, Miami, além de ser uma belíssima cidade, com praias maravilhosas, é “o lugar das compras!” Então, alugue uma minivan da Chrysler (muito comum nos EUA), por um preço extremamente vantajoso, e assim, esbanje nas compras!
É importante lembrar, que as leis americanas estipulam que deve-se dirigir no lado direito da estrada e ultrapassar pela esquerda, como no Brasil. É permitido dobrar à direita mesmo com o sinal vermelho, a não ser que haja indicação em contrário. Prossiga sempre com cuidado e obedeça os limites de velocidade indicados: 15 mph (24 km/h) em zonas escolares, 30 mph (48 km/h) em zonas comerciais ou residenciais e 55 mph (90 km/h) na maioria das vias expressas, exceto quando as condições da estrada exigirem velocidades reduzidas. A Florida Turnpike e certas vias expressas exigem pedágio. É exigido que todas as pessoas dentro de um carro usem cinto de segurança. Crianças menores de 5 anos de idade devem estar em cadeirinhas aprovadas pelo governo.
Outra informação importante é que a carteira de motorista do Brasil é válida para dirigir em Miami. O estado da Flórida reconhece carteiras de habilitação americanas e internacionais, bem como carteiras emitidas em outros países. Desde que tais carteiras estejam válidas.
As moedinhas que receber em trocos de compras, guarde-as dentro do carro, pois poderão ser utilizadas nos pagamentos de pedágios. A maioria deles você mesmo joga a moeda, e o pedágio está liberado.
Mas caso não queria alugar um veículo, tem também as seguintes opções:
Metrô: Funciona 24 hs por dia . Os trens chegam cada 6 minutos durante a semana, ( a cada 10 minutos ao meio-dia), e cada 15-30 minutos após às 18hs. Após a meia-noite são de hora / hora.
Ônibus:  (Metrobus) Começou a operar em 1997 é alternativa e maneira a mais rápida para chegar à sestações de metrô. 
Metromover: É o trem de superfície, um sistema automatizado que serve Miami do Omni à  Brickell e o conecta com o Metrorail, (Metrô) em estações do centro e do Brickell do governo. Ao todo, o trem de superfície conta 21 estações. 
Bicicletas: Andar de bicicleta é uma delícia e perfeito pois é tudo muito plano. É possível levar sua bike no metrô, ou  ônibus.
A hospedagem deve estar localizada em Miami Beach, que é uma ilha à parte na cidade de Miami. Quando fomos a Miami, ficamos hospedados no Thunderbird Beach Resort Hotel Miami, (http://www.thunderbirdresortmiami.com/), hotel em que o custo benefício é muito vantajoso, ele fica em North Beach , na Collins Avenue, mas é excelente alocalização.
Existem inúmeros passeios para se fazer em Orlando, e para escolher algum, é recomendável pesquisar no site http://www.partner.viator.com/en/7867/Miami/d662-ttd, onde você poderá encontrar vários passeios, que mais combine com você e sua companhia.
Quando fomos a Miami, fomos em pleno verão Americano: agosto! Calor inesgotável e infindável! Entretanto, ocorriam algumas fortes pancadas de chuva.

Em contato com uma garçonete brasileira, em um agradável restaurante da Ocean Drive, ela nos disse que uma boa época para ir em Miami é entre os meses de março e abril, quando a temperatura é mais amena, e as chuvas não ocorrem.  

Em Miami, existem inúmeros restaurantes, bares, boates, etc. E é importante saber que a idade mínima para consumo de bebidas alcoólicas em Miami é 21 anos. Alguns night clubs onde são servidas refeições permitem a entrada de menores de 21 anos. Cada cidade tem suas próprias leis quanto à venda de bebidas alcoólicas.

Gorjetas!!!!!!!
É costume dar gorjetas para funcionários de hotéis e restaurantes que oferecem serviços pessoais. Em geral, é apropriado dar uma gorjeta de 15 a 18% do custo total dos serviços.

Que delícia descobrir os supermercados americanos cheios de novidades, temperos, chocolates, frutas fresquinhas, biscoitos sensacionais, pratos prontos, pães incríveis, vinhos de todo o mundo (Ressalta-se: os vinhos californianos são deliciosos!), e muitas outras coisinhas…

O “Publix” é uma rede americana que tem supermercados em todo lugar (http://www.publix.com/).

O que você não pode deixar de fazer em Miami:

– Nadar no VENETIAN POOL em Coral Gables, imensa piscina esculpida em pedra coral. Obs.: fecha nas 2ª-feiras. http://www.coralgablesvenetianpool.com/.

– Visitar VIZCAYA, a residência milionária do fundador de Miami. http://www.miamidade.gov/vizcaya/.

– Passear por SOUTH BEACH, admirando a arquitetura Art-Deco e parar para um cafézinho no NEWS CAFÉ da Ocean Drive, observando o movimento.
– Curtir um dia na praia do Crandon Park em KEY BISCAYNE. http://www.key-biscayne.com/.

– Passear pela COLLINS AVENUE, de South Beach até Bal Harbour.

– As baladas mais concorridas de South Beach, são: MINT (http://www.myntlounge.com/web/), MANSION (http://www.mansionmiami.com/dev/#home), OPIUM (http://www.theopiumgroup.com/) e o NIKKI BEACH, na praia (http://www.nikkibeach.com/miami/). O SKYBAR (http://www.worldsbestbars.com/age_check.jsp?refer=/public/venue_listing.jsp?categoryId=58&currentVenueId=1327), no SHORE CLUB HOTEL, continua disputadíssimo. Consiga um passe VIP.

– Para comer e beber, os Stone Crabs e Claws do JOE’S em South Beach são imperdíveis! Atenção: Chegue cedo e só abre de Setembro a Abril (http://www.joesstonecrab.com/).

– O restaurante AZUL, no Hotel MANDARIN, é belíssimo, bem freqüentado e com comida super saborosa, que mescla a gastronomia Mediterrânea com a Asiática (http://www.mandarinoriental.com/miami/dining/azul/).

– Experimente o BIG FISH, ou ainda o GARCIA’S, restaurantes simples, à beira do Miami River, com frutos do mar fresquíssimos.

– O melhor BARBECUE, você encontra no SHORTY’S, em SOUTH MIAMI. Ambiente simples, mesas comunitárias e sem sombra de dúvida, o melhor RIBS e CORN ON THE COB (espiga de milho) de Miami (http://www.shortys.com/).

– No CHEESECAKE FACTORY (há vários em Miami) e no HOUSTON’S, sempre se encontra boa comida e preços razoáveis.

– A qualquer hora do dia ou da noite, você sempre verá uma imensa fila defronte ao RUSTICA PIZZERIA, na Washington Avenue/South Beach. É considerada a melhor de toda a Florida. (http://www.pizza-rustica.com/).
 

– Três sugestões para um domingo com um memorável BRUNCH: Os restaurantes dos Hotéis BILTIMORE em Coral Gables, RITZ-CARLTON e DELANO em South Beach. Imperdível!!

– Há vários STEAKHOUSES em Miami (o mais novo e concorrido é o PRIME ONE TWELVE). Mas o ambiente e a localização do SMITH & WOLLENSKY em South Beach, de frente para Fischer Island, merece um destaque (http://www.smithandwollensky.com/locations/miami_beach_steakhouse.htm).

– Para um jantar romântico, ao ar livre, vá ao WISH, no novo THE HOTEL ON SOUTH BEACH. Depois suba até a cobertura e curta a noite e a vista no SPIRE BAR.

– O endereço do momento é o restaurante do THE SETAI, o hotel mais “cool” de Miami, onde se pode provar uma exótica culinária asiática (http://www.setai.com/).

– Conheça Little Havana saboreando uma ROPA VIEJA no VERSAILLES, autentico restaurante cubana, na Calle Ocho.

O Shopping BAL HARBOUR, com as melhores grifes do mundo, merece ser conhecido, mesmo sem fazer compras. A dica aqui é almoçar no CARPACCIO.

Um comércio bem variado, divertido, cheio de lojinhas, cafés e restaurantes pode ser encontrado em SOUTH BEACH, COCONUT GROVE e BAYSIDE MARKET PLACE.

Quem procura por objetos de decoração, vale conferir o DESIGN DISTRICT que fica na região de N.E.39th street e é aberto ao público.

Aos Sábados e Domingos, vá a LINCOLN ROAD em South Beach. É uma delicia caminhar, andar de bicicleta, patinar, olhar vitrines e fazer compras. Para as pausas, você encontra variados bares e cafés.

A região da BISCAYNE Blvd, entre a 50th e a 79th street é a mais recente área revitalizada da Cidade. Ali se encontram boutiques, diferentes restaurantes (Mishy) e clubes noturnos da moda.

MIRACLE MILE é a rua principal de Coral Gables, com lojinhas, cafés e charmosos restaurantes. THE DOG BAR é o endereço para quem tem e curti cachorro.

Para eletrônicos não deixe de visitar a “Best Bay”, http://stores.bestbuy.com/1498/ (Só para você ter ideia, é possível comprar um blackberry, Bold 9500, por apenas 399$ – em agosto de 2010, e tudo com garantia internacional.)

DICAS PARA AS COMPRAS:

Os melhores shoppings são: THE FALLS e DADELAND MALL em South Miami, VILLAGE OF MERRICK PARK, em Coral Gables e AVENTURA MALL, em North Miami.

Para maiores informações sobre compras em Miami, visite o site http://viagem.hsw.uol.com.br/guia-miami5.htm.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “Miami ou Miami Beach?

  • 29 de janeiro de 2013 em 15:55
    Permalink

    Fabiane, olá!
    tudo bom?
    Tentei contatar a sua amiga da agência de viagens, mas o e-mail dela voltou.
    Você teria outro endereço de e-mail dela?
    Obrigada,
    Gabriela

    Resposta
  • 14 de outubro de 2010 em 15:32
    Permalink

    Ei, querida!
    Realmente… lá é tudooooo! Dou todas as dicas que precisar…
    Vou postar mais fotinhas…
    Bjos…

    Resposta
  • 14 de outubro de 2010 em 03:02
    Permalink

    Nooooossssaaaaa flor!!! Li babando todo o seu relato sobre Miami….Ai que luxo….My God….Meu sonho de consumo viu!!!! Amei suas dicas, estão anotadas, planejo uma viagem aos EUA com meu marido e com certeza vou lhe pedir umas dicas!!!
    Bjim flor e que DEUS a abençoe

    Resposta
  • 10 de outubro de 2010 em 17:46
    Permalink

    Também gostei muito do seu blog!Podemos trocar figurinhas com suas dicas para minhas noivas, siga meu blog que já vou seguir o seu, obrigada,
    beijos, DENISE

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »