Museu do Vaticano – uma overdose de arte

Como comentei no post anterior, programamos, com antecedência, nossa visita ao Museu do Vaticano para às 14horas, sem pressa, e sem qualquer compromisso posterior.

 

Vista aérea do Museu do Vaticano (Fonte: Wikipedia)
Adquirimos o ticket de entrada pela internet (conforme informações ao rodapé desta página), e então, logo na entrada do Museu, avistamos o balcão dos bilhetes on line. Nos dirigimos até ele, entregamos a cópia da confirmação do email, e recebemos os tickets de entrada.
O Museu do Vaticano, ou Musei Vaticani, em Italiano, contém os museus mais importantes e visitados de Roma. Os amantes de obras de arte sentirão um momento valioso de overdose neste local.
Para se ter ideia da extensão e grandiosidade do Museu, segue foto aérea e mapa das salas (retirados do site Wikipedia):

 

As salas mais visitadas no Museu do Vaticano são: a Galleria delle Carte Geografiche (corredor de mapas), as salas de Rafael, e, sem sombra de dúvidas, a Capela Sistina.
A Galleria delle Carte Geografiche, ou corredor dos mapas, contém uma série de 40 mapas monumentais pintados em afresco nas paredes, e o teto é algo inesquecível. Aprecie cada detalhe destas verdadeiras obras de arte:

 

 

 

As salas de Rafael, ou Staze di Raffaello, são um grupo de 4 aposentos decorados com pinturas deste famoso pintor renascentista e seus auxiliares, datado de 1508 a 1524.
Vimos imagens espetaculares, e confesso que a minha verdadeira ansiedade era pela Capela Sistina… que nunca chegava.

 

E abaixo, a última visão (e foto) que tivemos, antes de apreciar toda a beleza e encantamento de um dos locais mais visitados em todo o complexo Vaticano.

 

Infelizmente, fotos não são permitidos dentro da Capela Sistina, como forma de preservação. E tenha certeza de que não adianta se fazer de “espertinho” para sacar uma foto. Os seguranças ficam de prontidão, atentos a qualquer atitude que vá contra às normas impostas para visitação do local. E, em meio a todo aquele ápice de nossa visita, eramos surpreendidos pelos pedidos de silêncio, diante daqueles que se faziam mais vistos (ou melhor, sem educação).
A Capela Sistina é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. Ela é muito famosa por sua arquitetura, baseada no Templo de Salomão do Antigo Testamento. Suas decorações e afrescos foram realizadas pelos maiores artistas do Renascimento, quais sejam, Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli.
Vista externa da Capela Sistina (Fonte: Wikipedia)
Logo ao ingressarmos na Capela, eu não tinha olhos para outro lugar, que não fosse o teto. E assim, permaneci por longos minutos observando cada detalhe daquela visão extasiante, projetado por Michelangelo.
Teto da Capela Sistina (Fonte: Wikipedia)
E só depois, comecei a observar os outros locais da Capela, como o altar, uma parede de 20 metros, que contém uma das maiores obras de arte da humanidade, uma pintura de ponta a ponta, realizada por Michelangelo, representando a famosa cena do Juízo Final.
O Juízo Final, pintado de ponta a ponta, por Michelangelo. (Fonte: Wipedia)
Observem que os santos, anjos, querubins parecem flutuar na parede. Admiramos este local por cerca de 30 minutos, sem querer sair de lá.
A título de informação, é importante citar que os conclaves, desde 1492, são realizados neste local. Para quem não sabe, os conclaves são as reuniões secretas realizadas pelos cardeias, logo após a morte de algum papa, para a escolha do novo líder.
O Vaticano disponibiliza um tour on line para aqueles que desejam observar cada detalhe desta verdadeira obra de arte, com um lindo fundo musical. Acesse aqui.
Ainda no Museu do Vaticano, visitamos mais algumas salas com exposição de objetos sacros de suma importância:

 

 

 

Passamos pelos pátios externos, compostos por locais muito agradáveis para descanso, reflexão e agradecimento:

 

 

E na saída do Museu, nos deparamos ainda com uma última “obra de arte”, uma belíssima escada em forma de caracol:
Souvenirs nas dependências do Vaticano são muito caros!!!! Ao redor do Complexo, você pode encontrar artigos religiosos com um preço mais agradável. Eu fiz questão de trazer alguns terços, das próprias lojas do Vaticano (na saída da visita ao Ufficio Scavi) para alguns amigos e familiares muito especiais. Mas o preço é bem salgado, em torno de 8 Euros, cada.
Para adquirir os bilhetes on line, evitando assim as filas, acesse aqui. Valor do ingresso: 15 Euros. E o último domingo do mês: 9h/12:30h, a visita é gratuita.
Infelizmente, finalizamos nosso roteiro de viagem a Roma/Vaticano. Entretanto, ainda farei um post com uma resenha sobre informações importantes para sua viagem a Itália.
Até logo!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 comentários em “Museu do Vaticano – uma overdose de arte

  • 2 de abril de 2012 em 17:01
    Permalink

    Ei Fabiane…nossaa..estou a-pai-xo-na-da pelo seu blog…eu amo arte,viagem, e seria um sonho p mim poder visitar isso tudooo….amo as pinturas de michelangelo!!!
    Dias atrás vi um comentário seu no meu blog, mas confesso q eu havia abandonado meu blog…comecei e não dei continuidade…agora eu reformulei..e pretendo sempre manter atualizado!!!se kiser acompanhar, vai ser mto bem vinda!!!!
    eu estarei sempre por aki..pode ter certezaaaaa….um super bju..Aryana…
    http://www.aryanapandolfi.blogspot.com.br

    Resposta
  • 2 de abril de 2012 em 00:09
    Permalink

    Oiê Fabi,
    Eu ADORO te visitar… Como eu AMO viajar e faz um tempão que eu não consigo tirar férias… Eu consigo viajar virtualmente aqui…
    Nossa!!! Fiquei um tempão olhando para aquelas fotos com tantas obras de artes… Que fotos LINDAS!!! Parabéns, amiga!!!
    Um beijo enorme e uma semana cheia de coisas boas, Irene

    Resposta
  • 1 de abril de 2012 em 03:56
    Permalink

    Gentch, que lugar é esse? Quanta riqueza de detalhes… Com certeza para visitar um lugar assim, tem que ir tranquilo e sem pressa. Bjo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Translate »
error: Content is protected !!