Conhecendo Roma

Roma, capital da Itália, é conhecida mundialmente como A Cidade Eterna.

 

 

Conta-se a lenda, que a Cidade foi fundada em 753 a.C., com a conhecida lenda dos irmãos Rômulo e Remo, os quais foram criados por uma loba e se tornaram símbolo da Cidade. Na região, inúmeros monumentos e ruínas são conservados, especialmente da época do Império Romano e do Renascimento, famoso movimento cultural nascido na Itália.
Quando visitamos Roma, apesar de estar muito frio (faixa dos 3 Graus), o céu estava azul, o que deixou os dias lindos, e assim, aproveitamos bastante da nossa estadia.
Como dispúnhamos de pouco tempo, optamos por adquirir o ticket GLT – Green Line Tours, que custou 23,50 Euros por pessoa. Foi bastante útil, pois conseguimos visitar todos os pontos turísticos que programamos. Mas o ideal é que você vá com tempo suficiente para “se perder” por aquelas ruelas maravilhosas!
Logo que chegamos em Roma, deixamos nossas malas no Hotel Mercure Corso Trieste, e partimos para o mergulho naquela cidade!!!! Já era mais de 15horas (3 p.m), então, logo anoiteceu.
Seguimos com destino à Fontana di Trevi, e no caminho fomos encontrando alguns pontos maravilhosos como:
Piazza della Republica (Praça da República), ao lado da Estação Termini, e início de uma das vias mais importantes de Roma, a Via Nazionale. Antigamente, era conhecida como Piazza Esedra:
– Bem ao lado dali, está situado o famoso Teatro dell’Opera, na Piazza Beniamino Gigli, 1:
Aproveite para ir conhecendo a Cidade pouco-a-pouco. Curtindo cada pedacinho, para ter a certeza de que está em Roma, a Cidade Eterna.
– Ainda nas proximidades, encontramos a Basílica de Santa Maria Maggiore, situada na Piazza di Santa Maria Maggiore:
Segundo o Wikipedia, a Basílica de Santa Maria Maior, em italiano Basilica di Santa Maria Maggiore), também conhecida como Basílica de Nossa Senhoras das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais de Roma. Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (431). Entretanto, a data da fundação da basílica remete ao pontificado do Papa Libério (352-366).
– Continuamos a caminhada pelas ruas de Roma, e eu estava extasiada com tudo o que via, pois, afinal, estava realizando um grande sonho:

 

 

Via Nazionale.
Palazzo delle Espozioni (Palácio de Exposições):
– Mas cadê a Fontana di Trevi???? Era o momento que mais esperava, e ele não chegava!!!! E tivemos um pouco de dificuldade logo que chegamos, porque não era inglês ou espanhol, era Italiano…
Até o momento que ingressamos numas ruelas tipicamente Italianas, que já tinha visto no Filme Comer, Rezar e Amar… e então, ouvimos o barulho da água da fonte.
Este momento foi único para mim. De verdade, me deu vontade de chorar. Aquele lugar é mágico! Jamais conseguiria descrever com exatidão todo o encantamento do lugar, a energia que circula, a magnitude que impera. Fiquei sem palavras, e apenas curtimos aquele momento.

A Fontana di Trevi (Fonte dos Trevos) é a maior construção de fontes barrocas da Itália.

 

Conta-se que, no ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos localizaram uma fonte de água pura, a 22 quilômetros da cidade, e, levada por um aqueduto, abasteceu a cidade por 400 anos.

Com o período da Renascença, em meados do séc. XV, um antigo costume de erguer uma fonte no final do aqueduto foi reavivado.

Bernini ajudou a desenhar e a reposicionar a Fonte, que ainda possui muitos traços de suas ideias.

Dica: é de praxe jogar uma moedinha na fonte. Você fica de costas para a fonte, e joga uma moeda com a mão direita, por cima do ombro esquerdo. É o seu pedido para voltar em Roma! E para finalizar, a foto abaixo, retrata a platéia assistindo ao grande espetáculo fornecido pela fonte.

Neste dia, perambulamos por vários restaurantes, degustando cervejas diferentes, olhando os italianos cruzarem a rua naquele frio estupendo, além de observar tudo que compunha aquela arquitetura e clima especiais.Resolvemos jantar em um delicioso restaurante, a menos de 100 metros da Fontana di Trevi, Pizza di Trevi, e degustar uma deliciosa massa.

Escolhemos o trivial spaguetti ao sugo:

Ainda passamos por mais dois lugares, onde o Fábio degustou suas cervejas especiais.

 

– Para finalizar o dia, passamos pela Piazza Venezia com o monumento Vittoriano, que sem dúvida é mais bonita sob as luzes da noite! A Piazza Venezia representa o marco zero da cidade.

E assim, finalizou nosso primeiro dia, em Roma.

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

3 thoughts on “Conhecendo Roma

  • 2 de março de 2012 em 01:37
    Permalink

    Querida Fabi,
    Que viagem MARAVILHOSA!!! Deu até para sentir a sua emoção pelas fotos… A "Fontana di Trevi" realmente tem uma energia especial.
    Fiquei um tempão aqui, vendo as fotos, curtindo essas emoções e essas energias…
    Muito obrigada por compartilhar essa viagem virtual. Parabéns pelas fotos e pelos comentários!
    Grande beijo, Irene

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »