O que levar na mala de viagem?

 

Eu tenho certeza de que a grande maioria das pessoas tem essa dúvida: O que levar na mala de viagem?
Para uma mala de inverno, veja as dicas neste post.
Eu gosto de ser muito prática nas minhas malas, e como sou uma viajante inveterada, já sofri muito antes de aprender algumas regras básicas. E se você souber fazer uma boa mala, poderá viajar com charme e graça, sem tirar o conforto!
Não sou uma profissional da moda, nem tampouco gostaria de ser. Sou uma viajante! E como tal, busco sempre o conforto no dia-a-dia da viagem. É claro que a gente tem que estar bem vestido, não dá para ir em evento mais elegante vestida de calça jeans, nem dá para usar salto alto em pleno Pelourinho (Bahia), ou nas ruas de Ouro Preto, Tiradentes… fingir que não está com frio, só para usar uma roupa chique… e assim por diante.

Nota: é claro que cada regra tem exceção, como é o caso de quem viaja a negócios. Na maioria das vezes, já tem que ir com um terno ou roupa social.Tipo de mala:

Já aprendi bastante sobre este assunto. Como viajamos muito, nossas bagagens sofrem um desgaste maior. E ultimamente tenho visto que os empregados das Companhias Aéreas não cuidam tão bem da nossa bagagem como deveriam.
Prefira as malas de 4 rodinhas com giro de 360 graus. É excelente e uma das mais fáceis de se locomover. Desde que começamos a viajar, usamos mala de tecido da Samsonite. E foi em disparado as melhores malas que tivemos! Para terem ideia, usamos as mesmas malas desde 2010, quando as adquirimos nos Estados Unidos.  E para aguentar este tanto de viagem, é por que a mala é realmente boa!
Mas recentemente compramos umas malas rígidas da Swiss Move. E também estamos gostando bastante! O único problema é que os empregados das companhias aéreas não possuem muito cuidado com este item tão precioso para nós, viajantes. As malas rígidas são as que acabam mais danificadas! Pois dependendo do jeito que você joga, já estraga um cantinho…
É ideal, também, que a mala seja leve. Pois quando se fala que você pode levar “x” quilos de bagagem, isso inclui tanto seus objetos quanto o peso da mala. As nossas da Samsonite são mais pesadas, apesar de ter uma linha mais leve. Mas as da Swiss Move são muito leves! E temos utilizado as pequenas, rígidas e da Swiss Move para viajar para muitos lugares, isso por que podemos levá-la como bagagem de mão, o que torna muito mais rápido nosso desembarque, e ainda evitamos o tão temido extravio de bagagens.
O ideal é que a gente tenha o conjunto de malas P, M e G. Pois para cada tipo de viagem, você necessita de uma delas. E quem tiver oportunidade, tente comprar em algum outlet nos Estados Unidos. Vale muito a pena!!!!!
E uma dica preciosa para a segurança: os lacres Seabag. Tem gente que coloca cadeado na mala e acha que está protegido! Não está! Existe um golpe chamado “golpe da cesárea” que você não consegue ver que a mala foi violada, só quando chega em casa e percebe a falta de algum item. Então, sempre utilizamos estes lacres que ajudam tanto a confirmar um golpe, quando evitar que eles aconteçam. Veja o post que explicamos todos os detalhes clicando AQUI.
Por fim, para ficar ainda mais seguro, não deixe de etiquetar a sua mala. Pois é a melhor forma de a identificarem em caso de extravio, ou até mesmo na hora de retirá-las da esteira. Tem gente que gosta de colocar fitas, um lencinho, etc. Nós identificamos nossa bagagem tanto pelo lacre Sealbag, quanto pela Tag de mala do Blog.
Durante a viagem de avião:
O que visto: Para começar, gosto de ir com roupas bem confortáveis. Sempre viajo de calça com stretch, de preferência escura (pois costuma sujar muito), uso tênis ou sapatilha (sempre sapatos baixos, nada de saltos) e uma blusa também confortável. Sempre levo uma blusa de frio (também confortável), pois sinto muito frio dentro do avião, além de um meia grossa, que calço nos pés quando já estou acomodada na minha poltrona.
O que carrego comigo: Eu sempre levo uma bagagem de mão em minhas viagens, além da minha bolsa. E recentemente, a case da Canon começou a me acompanhar, com as lentes e os acessórios. Como dá trabalho carregar tudo isso! Mas o Fábio sempre me ajuda, então fica fácil!
Na bolsa: Deixo documentos em uma carteira especial, incluindo passaporte, Permissão Internacional para Dirigir, Cartões de Vacinas e certificado internacional da Anvisa (concentro os meus e os do Fábio no mesmo lugar). Levo em uma pastinha com elástico todas as confirmações de voos, vouchers de hotéis impressos, além de reserva de carro, roteiro e as confirmações de visitas, shows, jogos, etc. Documentos e as reservas devem estar sempre em um local fácil acesso. Deixo também uma necesserie com alguns remédios, escova e pasta de dente, fio dental, lenço de higiene íntima, um batom, corretivo e uma máscaras para cílios. No meu caso, não pode faltar minha caixinha com o óculos de grau, e o vasilhame para a lente de contato com o colírio. O óculos de sol, e claro, algum lanchinho para beliscar nos intervalos. (É. Minhas bolsas são geralmente grandes!)
Na bagagem de mão: levo o notebook, livros, revistas, minhas maquiagens, desodorante e creme (observando o limite permitido), carregadores de celular e notebook, e adaptadores, além de pertences pessoais os quais não confio para despachar na bagagem. Nada pesado ao ponto de me incomodar.

O que levar na mala:Eu sempre levo: 01 óculos de sol, 01 relógio que possa combinar com qualquer tipo de roupa, 01 bolsa para o dia-a-dia (além da que me acompanha nos voos), 01 bolsa pequena para sair a noite, 01 bolsa pequena para carregar pendurada, 01 tênis, 01 sandália rasteira, 02 sapatilhas baixas, 01 bota de cano alto sem salto, 01 chinelo, 01 sandália ou sapato de salto para ocasiões especiais.

Com relação a roupas, gosto de levar tons neutros como preto, marrom, branco e creme, para ficar mais fácil a combinação, e uma ou outra peça colorida. E nestes moldes, vou separando os casacos, calças, camisas, vestidos, shorts, etc.

Bem, procurando algo para me ajudar na confecção desta bagagem agora e para compartilhar com vocês, achei uma lista muito bacana que a Glória Kalil fez sobre o que levar em viagens. Para ver todo o conteúdo, acesse aqui.Mulher – 15 de verão em uma cidade sem praia:
(Cores: cru, branco, bege, preto, uma cor viva e um tom mais claro)
1 paletó ou jaqueta de tecido + calça para a noite;
1paletó ou jaqueta de tecido + calça ou saia para o dia;
1 calça cáqui para o dia;
1 calça cápri cáqui ou de outra cor neutra para o dia;
1 calça jeans;
1 calça cápri preta;
1 saia cáqui ou em outro tom neutro para o dia;
1 saia leve;
2 vestidos para a noite (1 preto, 1 colorido);
2 vestidos coloridos (1 estampado, 1 liso) para o dia;
4 camisetas (2 coloridas, 1 branca, 1 listrada);
2 camisas, blusas ou túnicas (1 branca, 1 de outra cor;
4 tops decotados, para usar debaixo dos paletós ou avulsos (regatas, de alcinha);
1 par de sapatos de salto alto;
2 pares de sandálias (1 para o dia, 1 de salto alto para a noite);
1 par de sandálias esportivas para o dia (baixa e colorida;
1 par de sapatilhas coloridas;
1 bolsa esportiva maior;
1 bolsa pequena para a noite;
2 camisolas, pijamas ou camisetas para dormir;
1 quimono de algodão;
2 pares de meias soquetes (brancas);
4 sutiãs (2 brancos, 1 cor da pele, 1 preto);
8 calcinhas (4 brancas, 2 cor da pele, 2 pretas);
Para caminhadas/esportes: sua roupa favorita + tênis.
Se a cidade tiver praia, acrescente:
2 bermudas (ou 1 bermuda e 1 short);
1 maiô e 2 biquínis;
saídas de praia (canga, camiseta, camisa etc);
1 chapéu ou boné;
1 bolsa de praia;
1 par de chinelinhos.
Mulheres – 15 dias de inverno na cidade:
(cores: duas neutras – 1 cor da estação, 1 cor forte)
1 mantô neutro (preto cinza ou marrom, que sirva para o dia e para a noite);
1 trench coat impermeável;
1 jaqueta de couro, camurça ou nylon;
1 blazer, paletó ou jaqueta na cor preta;
2 calças pretas (1 para o dia, com stretch, 1 para a noite);
2 calças (uma cáqui, outra cinza);
1 calça jeans;
1 saia preta;
1 vestido habille (se tiver compromisso formal);
2 tops mais sofisticados para a noite (fru-frus, rendas, cetins);
4 malhas leves (preta, bege e coloridas, listradas, de pouco volume);
2 camisetas brancas (de mangas longas);
2 camisetas pretas (1 de mangas curtas, 1 de mangas longas);
2 camisetas cor da pele, 2 para usar sob as malhas;
1 xale grande (preto, vermelho ou estampado como saída noturna);
2 cachecóis (1 preto, 1 colorido);
1 par de luvas;
2 cintos (1 preto, 1 marrom);
1 par de sapatos resistentes para o dia;
1 par de sapatos baixos para o dia;
1 par de scarpins pretos para a noite;
1 bolsona para o dia;
1 bolsa pequena para a noite;
1 quimono ou roupão;
2 camisolas ou pijamas;
2 meia-calças grossas (1 preta, 1 vermelha);
1 meia-calça preta fina;
4 pares de meias soquete (2 pretos, 1 marrom, 1 branco);
4 sutiãs (2 brancos, 1 cor de pele, 1 preto);
8 calcinhas (4 brancas, 2 cor da pele, 2 pretas);
Para caminhadas/esportes: sua roupa favorita + tênis.
Mulheres – 15 dias de inverno no campo:
1 jaqueta impermeável de nylon;
1 jaqueta jeans;
1 jaqueta de couro;
1 poncho, palerine ou xale grande;
2 calças jeans;
4 calças (2 mais leves, 2 mais quentes, sendo 1 preta para a noite);
1 camisa (xadrez, jeans ou branca);
1 saia ou minissaia (pode ser jeans);
1 bermuda ou short;
5 malhas de lã (1 de gola alta, 2 redondas, 2 em v);
4 camisetas de mangas longas (1 preta, 1 branca, 2 coloridas);
2 camisetas de mangas curtas (1 preta, 1 branca);
1 par de botas marrom;
1 par de botas pretas para a noite;
1 par de sapatos baixos de amarrar;
1 par de chinelos invernais (opcional);
1 mochilão para o dia;
1 bolsa para a noite;
2 cintos;
vários cachecóis, gorros, luvas;
1 quimono ou roupão;
2 pijamas;
6 pares de meias soquetes (2 brancos, 2 escuros, 1 preto e 1 para dormir);
4 sutiãs (2 brancos, 1 cor da pele, 1 preto);
8 calcinhas (4 brancas, 2 cor da pele, 2 pretas);
1 maiô + 1 par de chinelinhos (para sauna ou piscina aquecida do hotel);
Para caminhadas/esportes: sua roupa favorita + tênis.
Homens – 15 dias de verão:
8 cuecas;
2 pijamas;
4 camisetas manga curta;
2 camisetas manga longa;
1 suéter;
1 calça de abrigo;
1 calça jeans;
2 bermudas (jeans / cargo);
2 bermudas leve (tactel);
3 sungas;
1 chinelo;
1 tênis;
1 mocassim;
1 paletó leve;
4 meias;
2 polo;
1 boné.
Homens – 15 dias no inverno:
1 sobretudo;
1 paletó de veludo;
1 conjunto de agasalho de moleton;
1 jaqueta tactel impermeável;
1calça térmica;
2 conjuntos de ceroulas térmica;
1 cachecol preto;
1 par de tênis;
1 par de botas;
1 par de luvas térmicas;
2 pares de meia de lã.

Espero que tenham gostado das dicas! Lembrando que não sou nada de expert em assunto de modas. Sou apensa uma viajante que gosta de conforto.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

31 comentários em “O que levar na mala de viagem?

  • 7 de novembro de 2016 em 01:38
    Permalink

    Não sou de comentar em blogs.. acabo vendo e abrindo tantas coisas que nem paro para deixar a minha opinião.. mas sinceramente adorei as suas dicas. Já viajei bastante.. já me arrependi de ter levado muitas coisas desnecessárias e vc tem toda a razão, além disso consegui imaginar vários looks lendo suas orientações! Obrigada! Espero não errar tanto dessa vez rsrs

    Resposta
    • 9 de novembro de 2016 em 19:39
      Permalink

      Que coisa boa, Carol!
      Bem, já penei demais com mala.
      Agora minha mala é quase feita sozinha! rsss
      Abs,

      Resposta
  • 5 de julho de 2016 em 23:41
    Permalink

    Nossa,muito obrigada por toda essa ajuda que você me deu.Me ajudou bastante nas minhas malas e agora estou pronta para viajar!

    Resposta
    • 1 de fevereiro de 2015 em 21:08
      Permalink

      Obrigada, Oficina de Inverno!
      Vcs que são experientes neste assunto!
      Antes de ir, eu entrei no site de vocês, mas temi que não chegasse a tempo, pois faltava menos de 4 dias para a viagem! Mas vocês tem produtos ótimos!
      Abs

      Resposta
  • 18 de agosto de 2014 em 09:47
    Permalink

    Ollá estou indo para o Rio de Janeiro no período de 21/08/2014 a 30/08/2014, de lá irei para Londres , Frankfurt, Berlin, Budapeste, Vanessa, estou em duvida de como arrumar essa mala, tenho 55 anos e gostaria muito de uma orientação, tenho 55 anos, desde já muito agradecida e ancilosa com sua resposta, abraço.

    Resposta
    • 21 de agosto de 2014 em 23:23
      Permalink

      Olá, Patrícia!
      Que delícia de viagem, hein?
      Observando o período que ficará fora, tente colocar uma peça de blusa para cada dia, e fixe duas ou três calças. Tente usar roupas mais neutras, que combine com outras roupas.
      Use sapatos confortáveis.
      E mesmo que seja verão na Europa, não deixe de levar um casaco ou uma blusa mais quente para o caso de uma noite fria. Lembre-se também que existe a questão de limite de peso na Europa, entre voos internos.
      Espero que tenha ajudado um pouco.
      E boa viagem!
      Abraço,

      Resposta
  • 2 de janeiro de 2014 em 14:00
    Permalink

    Olá, adorei o post! Me ajudou muito!!
    Eu farei minha primeira viagem em poucos dias e gostaria de tirar uma dúvida. Na hora da viagem você pode levar a bagagem de mão mais a sua bolsa junto? Como funciona?

    Resposta
    • 2 de janeiro de 2014 em 14:38
      Permalink

      Oi, Milena! Que bom que o post ajudou.
      Bem, eu sempre levo três coisinhas comigo, e até hoje não teve problema. O certo é a bagagem de mão (carry on), que pode ser de 8 a 10kg, depende de cada companhia aérea, além da bolsa (que nós mulheres carregamos com pertences pessoais). Mas levo a bolsa com a máquina profissional, que não é pequena.
      Então faço assim, levo a bagagem de mão + uma bolsa grande (haha) e a maleta da máquina. Nunca tive problema, e não sei se a máquina é considerado pertence pessoal.
      Qualquer coisa, às ordens!
      Abs, e boa viagem!

      Resposta
  • 28 de dezembro de 2013 em 20:07
    Permalink

    Parabéns pelo seu post, gostei muito. Acrescentaria sempre uma muda de roupa na mala de mão, porque não é tão incomum as malas se extraviarem. Assim não passamos tanto aperto, dá para tomar um banho, trocar de roupa e sair às compras!

    Resposta
    • 29 de dezembro de 2013 em 19:05
      Permalink

      Oi, Beatriz! O post é muito útil mesmo…
      Eu queria muito levar uma troca de roupa, mas sempre penso que nunca vai acontecer, e vou deixando de lado…
      Mas é uma boa dica também!
      Bjo

      Resposta
  • 28 de novembro de 2013 em 14:46
    Permalink

    REPLICAS DE RELOGIOS.TV

    Estamos com parceria com o google para indicar lojas de replicas de relogios, somos pioneiros no Brasil em replicas de relogios rolex, replicas de relogios tag heuer, todos nossos produtos são de alta qualidade, de origem italiana e suiça, nossas lojas de replicas…

    RELOGIOS-SP

    Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp…

    REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em conjunto com o google temos diversas lojas de replica de relogios rj, replicas, replicas de relogios tag heuer, replicas de relogios famosos, replicas de relogios rolex, todos relogios a venda são produtos importados de altíssima qualidade diretamente da Itália e Estados Unidos, confiram nossos relógios importados, entre em contato peça catálogo ou visite nossos sites parceiros….

    Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

    Resposta
  • 22 de outubro de 2013 em 09:55
    Permalink

    se vc estiver na Europa vala vc comprar la sua mala pois e bem mais barato do que no Brasil e eles te entregam ate o hotel ou qualquer endereco que vc estiver, http://www.luggageonline.be/ eles tem varias lojas na Europa e entregam para Europa inteira.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2013 em 20:13
    Permalink

    Olá.
    Adorei as dicas mas tenho duas duvidas.
    Por favor o que são e para que países são necessários : Cartões de Vacinas e certificado internacional da Anvisa.
    Embarco para California em 5 dias.
    Grata. Katia Ruzsicska

    Resposta
    • 25 de agosto de 2013 em 01:50
      Permalink

      Olá, Katia!
      Geralmente são países que sofrem surto de febre amarela.
      Sinceramente, não sei te precisar todos.
      Mas o Peru é um deles.
      California, que eu saiba não está na lista de obrigatório a apresentação de Certificado.
      Também estou indo para a California, e não li nada sobre isso não….

      Bjos,

      Resposta
  • 29 de julho de 2013 em 22:51
    Permalink

    Queria, você disse 2 meias calças grossas, mas grossas de que fio? Na minha cidade, no sul de MG, já tentei acrílica fio 80, lã e fleece e continuo morrendo! Obrigada!

    Resposta
    • 3 de agosto de 2013 em 20:35
      Permalink

      Na verdade, Naay, essa orientação é da Glorinha Kalil. Eu realmente não sei quais fios ela se referiu.
      Eu particularmente gosto de usar fio 150 da Lupo. Atende bem para meu frio… e sou beeeeeeeeem friorenta!
      Beijos…

      Resposta
  • 13 de maio de 2013 em 16:55
    Permalink

    As mulheres sempre levam mais roupas que os homens, não é? rsrsrs… A parte boa é poder aproveitar um pouco do espaço da mala do namorado/noivo/marido com nossas coisas!!

    Excelente post, Fabiane!! Super útil!!

    Descobri, voltando com a Air France da última viagem que fiz, em abril de 2013, que esta companhia admite bagagem de mão com medidas pouco maiores que as demais (a profundidade pode ter até 25cm). Isso é algo que sempre me confunde porque as companhias aéreas tendem a variar essas medidas e devemos ficar atentos a isso (sempre que lembramos rsrs…)

    Recentemente ganhei de amigo-oculto do Natal o livro da Glória Kalil, "Viajante Chic", onde também há dicas preciosas. Para mim, a principal dica é: Repetir roupas em viagens é chic sim!! =))

    Beijinhos

    Resposta
  • 2 de maio de 2013 em 03:24
    Permalink

    Cacildes, se a gente for viajar levando tudo isso eu desisto!

    Resposta
    • 9 de maio de 2013 em 17:32
      Permalink

      Rssssssss… no começo vc acha ruim. Mas depois vê o quanto é necessário carregar tudo isso, e já nem se importa! O difícil para mim é a volta! Eu e Fábio temos uma coleção de copos especiais em casa. Então, toda viagem trago de 20 a 30 copos… ou mais!

      Resposta
  • 25 de abril de 2013 em 12:44
    Permalink

    Adorei as dicas! Sempre faço o maior drama para fazer as malas. Agora, tenho uma referência 🙂

    Resposta
  • 3 de abril de 2013 em 14:13
    Permalink

    Gente, que post enorme e maravilhoso, não o tinha visto nas minhas atualizações! fantástico, super útil, parabéns!

    Resposta
  • 28 de março de 2013 em 18:08
    Permalink

    Amiga…. suas dicas vieram em boa hora! Eu sempre tento levar de tudo um pouco, mas sabe mulher como é né… se olha uma coisa, acha que vai precisar, enfia na mala, não usa e ocupa espaço a toa… preciso ser mais disciplinada, hehehe. bjo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!