Vinícolas para visitar no Vale do Douro, em Portugal: Quinta do Noval

A Quinta do Noval é uma das vinícolas mais antigas do Vale do Douro, em Portugal, uma vez referenciada pela primeira vez em 1715. Foi adquirida em 1894 por Antônio José da Silva, que cuidou para seu desenvolvimento nas décadas seguintes, sendo adquirida, posteriormente, pelo atual proprietário Axa Millésimes. Outro ponto interessante  e também inovador, é que, em 1997, sobre a Quinta do Noval foi pioneira a centralizar todas suas atividades na região do Vale do Douro, e não apenas em Vila Nova de Gaia.

Nas suas vinhas e lagares foi produzido o Quinta do Noval Nacional 1963, eleito um dos 12 melhores vinhos do século XX pela publicação americana Wine Spectator.

IMG_4569

Fizemos um tour super agradável por suas dependências, inclusive, o caminho para as vinhas, lembra uma daquelas cidadezinhas europeias encantadoras! Com becos, casinhas e escadas!

IMG_4570

O bacana de fazer este tipo de tour, especialmente em Portugal, é porque os portugueses são muito gentis e carismáticos! Então, a visita é como se fosse uma visita em sua própria casa! O tempo todo que estivemos na Quinta do Noval, imaginávamos quando seria oferecido um café, que acabara de ser passado! Mas a verdade é que não fora servido café, mas sim especiais Vinhos do Porto para prova.

IMG_4571

IMG_4572

Em um todos pontos da visita, quando fomos conhecer as vinhas e degustar as mais especiais uvas ainda no parreira, tivemos esta bela vista da paisagem formada pela Rio Douro.

IMG_4573

IMG_4576

Durante a visita, tivemos a oportunidade única de experimentar as uvas mais especiais (e caras) da casa, como na foto abaixo:

IMG_4578

Ana Carvalho explicava cuidadosamente sobre a plantação das uvas, cuidado e colheita, que fazem da Quinta do Noval uma vinícola diferenciada em Douro.

IMG_4579

IMG_4580

Paulo Russell também dava uma aula privada e especial sobre vinhos do porto para o Fábio!

IMG_4583

IMG_4585

Conhecemos um pouco do local onde é, de fato, produzido o vinho. E observamos o cuidado em todo o processo, até mesmo atendendo a questões de superstições!

IMG_4587

IMG_4588

Nos Lagares abaixo, as uvas aguardavam o início do processo de fermentação.

IMG_4589

IMG_4601

IMG_4603

E depois de conhecer toda a especialidade do processo de produção de vinhos na Quinta do Noval, passamos para a prova dos vinhos da casa.

IMG_4605

IMG_4606

Cedro do Noval (2012): possui o nome de uma árvore plantada no terraço da Quinta do Noval. Este vinho é produzido a base de tradicionais uvas portuguesas, com uma proporção da Uva Syrah.

Quinta do Noval Douro DOC (2010), Touriga Nacional: esta uva, Touriga Nacional, é um pérola e uma das mais nobres do Vale do Douro. Vinho intenso e conseguimos imaginar o quão perfeito deve ser com uma carne assada! Perfeito!

Depois, passamos à degustação dos Vinhos do Porto. Importante mencionar que os Vinhos do Porto são vinhos fortificados, e de alto teor alcoólico. Alguns podem pensar que por ser do Porto ele será doce e “fraco”. Engana-se! Quanto mais velho, mais estas características se acentuam. Então, dá para ver dos vinhos que degustamos abaixo que, quanto mais velho, maior seu teor alcoólico, podendo chegar até a 22%.

Porto LBV-Late Bottled Vintage – 2009 (19,5%): envelhece quatro anos ou cinco em toneis, em vez de dois anos como o Vinho do Porto Vintage. Além de envelhecer  muito bem em garrafa! Ou seja, quanto mais velho, melhor é este vinho. 🙂

Porto Tawny 10 anos (19,5%): O Noval Tawny 10 anos é uma mistura de Vinhos do Porto Velhos de diferentes colheitas, que envelheceram sempre em casco de carvalho, com idade média de 10 anos.

Porto Tawny 20 anos (20,5%): mesmo procedimento do Tawny 10 anos. Entretanto, este vinho possui idade média de 20 anos, com o teor alcoólico acima de 20%!

Porto Tawny (Colheita 2000) 20,5%: Diferente do Tawny 10, 20 e 40 anos, os vinhos de Colheita possuem a personalidade do ano em que foi produzido. Cada Colheita é distinta ainda que sempre marcada pelo «terroir» da Noval. São vinhos do Portos raríssimos — entre os melhores da região do Douro

Porto Tawny (Colheita 1995) 21,5%: e como grand finale, provamos um Porto Tawny Colheita 1995. Raríssimo e especial!

IMG_5216

IMG_5209

Agradecemos, uma vez mais, ao carinho da equipe Quinta do Noval, especialmente a querida Ana, que nos acompanhou durante o tour, e, claro, ao querido IVDP, que nos proporcionou uma viagem tão incrível à Portugal.

Você também pode agendar uma visita à Quinta do Noval. Envie um e-mail para [email protected] ou pelo telefone +351933770281

————————————————-

www.quintadonoval.com

www.facebook.com/WeAreNovalLovers

Veja nossos outros posts sobre nossa press trip #Douro15:

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Translate »