Dicas para visitar a Grande Muralha da China (Mutianyu)

Quando pensávamos em conhecer a China, um dos primeiros primeiro lugares que vinha em nossa mente era a Grande Muralha. E com certeza não sentiríamos realizados e com a sensação de ter realmente conhecido o país, se não tivéssemos ido a algum dos locais onde a Grande Muralha é visitada.

Um pouco da História da Grande Muralha da China:

A Muralha da China ou Grande Muralha da China, como também é conhecida, é uma estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. A data correta do início da construção é incerta. Vimos três datas muito distintas nos sites de informação sobre o local: um deles ressalta que a construção se deu por volta do ano de 220 a.C., a segunda fala que foi entre os anos de 476 a.C. e 221 a.C. e a outra por volta do ano 600 a.C.. Mas a data de finalização da obra foi mais precisa… perdurou durante várias dinastias, finalizando por volta do século XV. Na verdade, ela continua sendo reconstruída/restaurada até os dias de hoje, com o único objetivo de preservá-la.

Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu

Sua extensão também possui informação distorcida. Alguns falam que era em torno de 8.500km. Mas, em 2012, informaram que uma nova medição foi realizada e que a Grande Muralha mede em torno de 21.196km, e com aproximadamente 7m de altura. Conforme o mapa abaixo, começou na fronteira noroeste da China, em Jiayuguan, e terminou na fronteira coreana, em Hushan, passando por nove províncias e municípios.

Great Wall map completo

Em 1987, a Grande Muralha da China (Great Wall) recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco, e em 2007, tornou-se uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Mas por que a Grande Muralha foi construída?

A Grande Muralha foi construída para proteger o Império Chinês de invasões de vizinhos do Norte. Os chineses sempre tiveram muito medo de invasões, e portanto, realizavam obras para sua proteção (não foi assim com os Guerreiros de Terracota?). Mas na verdade, quando a Grande Muralha começou a ser construída não havia qualquer ameaça de invasão. Logo, a construção foi para evitar ataques futuros!

Acabou que a Grande Muralha serviu para enviar aqueles que realizavam desordem no país, e obrigá-los a trabalhar, além de abrigar muitos soldados sem trabalho. Entretanto, mesmo com tamanha magnitude, não foi suficiente para proteção da China que sempre viveu invasões e ameaça de invasões dos Mongóis, xiambeis e outros povos.

Conta-se, também, que muitos chineses que ajudaram na construção da Muralha, quanto os soldados que lá trabalhavam morreram. Muitas vidas se perderam na Grande Muralha.

Em 1664, perdeu sua função estratégica e foi abandonada. E somente em 1980, tornou-se símbolo da China, passando a ser reconstruída, preservada, tornando-se um dos pontos mais visitados no país.

É possível ver a Grande Muralha do espaço? 

Grande Muralha vista do espaço
Grande Muralha vista do espaço

Procuramos muito a resposta para esta pergunta antes da nossa viagem. Mas na verdade, não é possível vê-la por completo do espaço sem alguma máquina ou aparelho profissional de aumento. Astronautas informam que do espaço é possível ver apenas água, nuvens e vegetações.

A NASA explica que apenas algumas partes, em épocas de neve e com um aparelho bem especial podem ser visto do espaço, divulgando a foto ao lado.

A Revista Galilleu também explica este mito criado ao longo dos anos.

Onde visitar a Grande Muralha da China?

Os pontos mais famosos da Grande Muralha são em Badaling, Jiankou, Mutianyu, Jinshanling e Simatai. Partindo de Beijing, os pontos mais visitados são Badaling e Mutianyu. Enquanto Badaling é mais turístico e fica sempre mais cheio, Mutianyu é menos turístico e consequentemente menos visitado, mas considerado um dos pontos mais bonitos.

Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu

Apesar de ser mais fácil e prático chegar em Badaling (inclusive de transporte público a partir de Beijing), preferimos visitar a Grande Muralha em Mutianyu. Ambos possuem o mesmo tempo a partir de Beijing (em torno de 1h30 / 1h40).

Sobre Mutianyu

Localizada a 65 km de Beijing, é uma das partes mais preservadas e conhecida por sua beleza! E como falamos acima, também é bem mais vazia que o trecho em Badaling. Além disso, foi reformada para viabilizar o turismo com segurança.

Mutianyu possui 5.400m, aproximadamente. Estima-se que sua construção se deu por volta de 550-557, depois, foi reforçada pela Dinastia Ming. Todo o caminho é feito por pedras, sendo que possui de 7 a 8 metros de altura, por 5 de largura. Alguns pontos da caminha possuem escadas bem íngremes.

Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu

Qual a melhor época para visitar a Grande Muralha?

Podemos dizer que todas as estações! Pois o lugar é bonito por si próprio, e traz um charme diferente na primavera, no verão, outono ou inverno. Talvez seja mais incômodo visitá-la durante o calor intenso do verão, ou sob chuva ou neve.

Visitamos a Grande Muralha (difícil acreditar nisso até hoje, rsss) em fevereiro de 2016, durante o inverno chinês. E apesar do frio (com temperaturas negativas), a caminhada acaba ajudando para nos manter aquecidos. Destaque para o céu azul, sem nenhuma nuvem!

Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu

Que tipo de roupa usar e o que levar?

Roupas bem confortáveis para a caminhada é o recomendado, além de não levar tanto peso em bolsas ou mochilas. Fomos apenas com as câmeras, calçado e roupa confortável para caminhada. E como estávamos no inverno, não dá para ficar sem gorro para a cabeça, cachecol e luvas. Nós também utilizamos um adesivo que mantém os pés e as mãos aquecidas por 5 a 8 horas (estes foram comprados nos Estados Unidos).

dicas-inverno-nova-iorque_2
Adesivos Toe Warmers para ajudar no aquecimento das mãos e pés

Água e protetor solar também são imprescindíveis!

Como chegar em Mutianyu?

Depois de decidir qual ponto visitaríamos da Grande Muralha, começamos a pesquisar como chegaríamos no local. Queríamos deixar tudo pronto daqui, por que mesmo tendo guias recomendados pelos hotéis, estando lá era tudo mais inseguro. Assim, encontramos um post da Dri Everywhere explicando como ela chegou na Grande Muralha, e o contato do guia chinês que utilizaram (Michael Dong, e-mail: [email protected] / telefone e WhatsApp +8613671038062).

E nós, também, aprovamos e recomendamos o trabalho do Michael (Michael Dong, e-mail: [email protected] / telefone e WhatsApp +8613671038062). Ele não faz exclusivamente a Grande Muralha da China, ele faz diversos outros passeios, busca em aeroporto, e também dá suporte em Beijing, Xian, Datong, Pingyao and Guilin. Podem contratá-lo de olhos fechados! Sempre estamos conversando, e ele me atualizando sobre novidades etc.

Atualizando: Michael tem recebido muitos brasileiros através da nossa indicação no blog. E ele é tão gentil, profissional, que tem aprendido um pouco de português para auxiliar a brasileiros que não falam o idioma inglês. Então, de verdade, o idioma com o Michael não é nenhum problema para visitar a Grande Muralha tendo-o como motorista.

Apesar do Michael ser chinês, fala em inglês fluentemente, respondeu meu e-mail sempre no mesmo dia (observando o fuso-horário é claro), foi super atencioso, nos buscou no hotel impreterivelmente no horário combinado, nos levou com segurança até a Grande Muralha, nos ajudou na compra dos tickets de entrada, nos aguardou durante nossa visita, e nos levou com segurança de volta até o hotel. E achamos muito bacana, também, que, quando estávamos quase chegando na Muralha, ele parou em uma cidade próxima para comprarmos água. Segundo Michael, na base da Grande Muralha tudo é muito mais caro (inclusive é bom negociar antes da compra).

Quanto custa visitar Mutianyu?

Não é um passeio barato! Mas para 4 pessoas ficou bem mais em conta. O Michael faz um preço de acordo com seu carro de passeio, onde cabe até 4 pessoas. No nosso caso, visitamos a Grande Muralha dois dias depois da virada do Ano Novo Chinês, que é considerado feriado e uma data muito importante para sua família. Sugerimos que consulte o preço diretamente com ele, pois o mesmo pode alterar de acordo com a data, período, etc.

Pagamos 45 CNY para o Ticket de entrada à Grande Muralha, 15 CNY pelo Ônibus e Cable Way e volta por Tobogã, por 100 CNY. Total por pessoa 160 CNY (valores para fevereiro/16). No total, pagamos 160 CNY por pessoa.

Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu

Como foi a nossa visita à Grande Muralha? 

Acordamos bem cedo, e às 07:30h, já estávamos saindo do Hotel. O melhor horário para visitar a Grande Muralha é pela manhã, uma vez que está ainda mais vazia que no decorrer do dia. O trajeto de carro até Mutianyu durou cerca de 1:40h (antes de chegar na base da Muralha, o Michael, nosso guia, parou para comprarmos água).

Logo na chegada, antes dos restaurantes e lojas, fica o local onde os tickets são vendidos. Pagamos em dinheiro (não aceitam cartões, como a maioria das atrações na China como parques, etc.). Fomos imediatamente para o local onde o ônibus parte até a base da Grande Muralha em Mutianyu, que parte conforme os horários da tabela abaixo:

Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu

O trajeto do ônibus dura em torno de 5 minutos. E logo estávamos aos pés da Grande Muralha, para subir a pé, de Cable Car ou Cable Way. Apesar da possibilidade de subida à pé, subimos no Cable Way com o casal de amigos, e mesmo com frio, foi super divertido!

Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu

O trajeto de Cable Way até o caminho da Grande Muralha, durou mais uns 10 minutos. Chegamos próximos ao ponto 6, do mapa abaixo, subimos uma escada e já estávamos no caminho da Grande Muralha. Mas do ponto 6, andamos até o 1, que possui mais escadas, e depois, andamos novamente pelo ponto 6, que é o mais plano.

Mapa da Grande Muralha, em Mutianyu
Mapa da Grande Muralha, em Mutianyu

Na verdade, a gente queria ter andado todo o trajeto, mas acabei tendo um resfriado durante a viagem, e andar com corpo dolorido acaba sendo mais difícil. Mas o tempo que estivemos lá, curtimos cada segundo! E escrever este post, é o mesmo que reviver cada momento.

Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
IMG_7481
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu (Fábio e Marcelo)
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu (Minha amiga Alê e eu)

Para retornar à base, você pode ir a pé, de Cable Way/Cable Car ou descer de tobogã em um percurso de 1580m. Claro que descemos de tobogã! É muito fácil usar o freio e soltá-lo para acelerar o “carrinho” (para trás; freia, para frente, acelera), e não tem nenhum risco! Se você estiver com medo da velocidade, é só frear! Nossa decida durou cerca de 5 minutos.

Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Tobogã na Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu
Grande Muralha, em Mutianyu

Voltamos para o lugar que o Michael estava nos esperando com o carro, e aproveitamos para olhar alguns artesanatos e fazer um lanche, antes de voltar para Beijing.

O lugar tem muito artesanato, souvenir e produtos típicos da China. Mas tudo bem mais caro que na cidade de Beijing! Lembre-se de pechinchar bastante! Pois é da cultura chinesa pechinchar. Mas não pechinche tanto, ao ponto de desvalorizar o trabalho deles, nem tampouco comece uma negociação de algo que não vai comprar.

Base da Grande Muralha, em Mutianyu
Base da Grande Muralha, em Mutianyu
Base da Grande Muralha, em Mutianyu
Base da Grande Muralha, em Mutianyu

E para finalizar, vejam o vídeo do dia que visitamos a Grande Muralha:

Horário de visita para a Grande Muralha:

Abr-out: 8:00 -17: 00 – nov-mar: 8: 30-16: 30

Valor: 45 CNY para a entrada; 15 CNY para o cable way; 100 CNY para o Tobogã (os valores podem sofrer alteração).


Vejam o nosso post com as dicas sobre Beijing (Pequim), AQUI.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

46 thoughts on “Dicas para visitar a Grande Muralha da China (Mutianyu)

  • 30 de março de 2019 em 17:16
    Permalink

    Ola Fabiane
    Muito bom o seu site e me deu um animo , pois conheço mais de 60 países , alguns já fui varias vezes e não tenho site e nem blog, tenho diários escritos a mão. Tenho dicas valiosas !
    Bom , vou fazer uma escala em Pequim, quanto tempo vc acha suficiente para conhecer a Muralha – Mutianyu, digo quanto tempo a partir do momento q vc chega na portaria.
    A mesma duvida sobre quanto tempo eh suficiente para conhecer a praça Celestial e Cidade Proibida.
    Obrigada

    Resposta
    • 6 de abril de 2019 em 19:03
      Permalink

      Oi, Adriana!
      Eu achei que tinha te respondido, mas acho que na hora que cliquei para responder não salvou… sei lá o que deu.
      Que bom que gostou do blog!
      E que bom que também viaja muito! 🙂
      Eu não me arriscaria sair do aeroporto com menos de 10 horas de conexão, pelo menos.
      Eu sai cedo para ir na Grande Muralha, mas por volta da hora do almoço já estava em Beijing novamente.
      Mas estava frio e eu estava gripada. Então, quase não consegui andar. Além de doente, um casal de amigos estavam conosco, então não curti como eu queria. Eu acho que meio dia é muito pouco para lá. Eu queria ter explorado mais.
      Já na Praça Celestial e Cidade proibida ficamos quase meio dia.
      Então, considere no mínimo meio dia para cada um destes “roteiros” que disse.
      Espero que tenha te ajudado.
      Beijos, e boa viagem!

      Resposta
  • 13 de março de 2019 em 19:46
    Permalink

    Oi Fabiane, estou falando com o Michael e uma das coisas que ele me orientou foi a nao trocar dolares no aeroporto pq é mais caro, e trocar com ele (sem comissao) pq estarei em.oequim apenas numa conexao e quero conhecer a muralha. Achei estranho pq já li pessoas falando que as casas de cambio da china cobram o msm cambio por norma do governo chines… sabe algo sobre isso? Obrigada pelas dicas!

    Resposta
    • 14 de março de 2019 em 21:08
      Permalink

      Rachel,
      o Michael é muito honesto.
      Mas eu preferi levar dólar e trocar no aeroporto.
      Não troquei em casas de câmbio fora do aeroporto, e na época Michael não fazia.
      Vou perguntar melhor isso a ele. Ele não comentou que estava trocando agora..
      Mas olha, isso é uma preferência minha, em países asiáticos eu já gosto de sair do aeroporto com o dinheiro local.
      Morro de medo de qualquer problema e estar sem dinheiro.
      Rssss

      Resposta
  • 9 de março de 2019 em 00:03
    Permalink

    Oi Fabiane, obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente ! Você poderia me passar o número do Whatsapp do Michael, por favor
    Obrigada

    Resposta
    • 28 de julho de 2019 em 00:27
      Permalink

      Oi, estou na China agora e minha experiência com dinheiro aqui foi traumática… passaram uma nota de 100 RMB falsa pra gente, num táxi… então todo cuidado é pouco! Troquei dólares no aeroporto e a taxa foi bem ruim e ainda com um valor a ser descontado por transação. Depois troquei não dólares num banco mesmo, não era casa de câmbio, e aí não teve taxa é a cotação foi bem próxima do oficial … foi no Banco da China, muito burocrático, mas achei que funcionou bem!

      Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 13:35
    Permalink

    Oiii! Vou fazer uma conexão com de 9horas em Pequim, em março. Estou pensando em contratar um motorista para me pegar no aeroporto (eu e uma amiga) de Pequim, me levar até Mutianyu, esperar la e me levar de volta pro aeroporto. Será que dá tempoo? Quanto sai em média em reais esse guia?

    Resposta
    • 6 de janeiro de 2019 em 01:29
      Permalink

      Entre em contato com o Michael pelo Whatsapp. Acabei de usar os serviços dele e foi muito fácil acertar tudo com ele. Possivelmente ele consegue fazer isso por você. Não sei informar quantos a preços pois fechei um pacote de 6 dias com ele.

      Resposta
      • 7 de janeiro de 2019 em 14:49
        Permalink

        Nossa!!!
        Que bacana, Nassib!
        Fico super feliz que tantos brasileiros tem utilizado o serviço do Michael em Pequim.
        E você gostou da China?
        Foi só em Pequim? Ou outros lugares?

        Resposta
    • 7 de janeiro de 2019 em 14:48
      Permalink

      Oi, Fernanda!
      Com certeza o Michael faz este trabalho sim!
      Eu não sei de valores, pois fiz apenas a Grande Muralha com ele.
      Mande uma mensagem para ele no zap perguntando o valor.
      Ele é muito bacana!
      Depois me diga o que deu!
      Beijos,

      Resposta
  • 6 de dezembro de 2018 em 17:39
    Permalink

    Ola
    Sou de Portugal e estou a planear a minha viagem a beijing e adorei a vossa pagina.
    Gostaria de perguntar se e preciso algum tipo de vacinacao para esta cidade.

    Obrigado

    Resposta
  • 9 de outubro de 2018 em 11:02
    Permalink

    Obrigada por compartilhar suas dicas, sua viagem linda.

    Resposta
  • 23 de setembro de 2018 em 11:43
    Permalink

    Olá! Encontrei a recomendação do motorista Michael nesse post e resolvi agendar com ele para me levar até o setor Mutianyu da Muralha da China, pois achei a logística para chegar de transporte público bem chatinha. Minha visita foi em 02 de setembro de 2018 e só posso dizer que adorei o Michael! Além de super simpático, muito educado e solícito. O inglês dele está ótimo e durante nossas conversas pude entender melhor sobre as mudanças que vêm ocorrendo na China nos últimos 40 anos. E demos muitas risadas também!

    Resposta
    • 24 de setembro de 2018 em 11:39
      Permalink

      Oi, Patrícia!
      Fico muito feliz que a recomendação do Michael ajuda tanta gente!
      Ele é especial mesmo! Bom saber do seu retorno positivo!
      Um abraço,

      Resposta
    • 28 de julho de 2019 em 00:28
      Permalink

      Oi, estou na China agora e minha experiência com dinheiro aqui foi traumática… passaram uma nota de 100 RMB falsa pra gente, num táxi… então todo cuidado é pouco! Troquei dólares no aeroporto e a taxa foi bem ruim e ainda com um valor a ser descontado por transação. Depois troquei não dólares num banco mesmo, não era casa de câmbio, e aí não teve taxa é a cotação foi bem próxima do oficial … foi no Banco da China, muito burocrático, mas achei que funcionou bem!

      Resposta
      • 23 de agosto de 2019 em 13:58
        Permalink

        Adriana,
        desculpe a demora para responder.
        As últimas semanas foram corridas por causa da nossa viagem.
        Menina, que coisa mais chata isso de nota falsa!
        Poxa!
        E obrigada por compartilhar sua experiência de troca de câmbio.
        Abs,

        Resposta
  • 16 de agosto de 2018 em 02:09
    Permalink

    Oi Fabiane,
    Amei suas dicas vou para Pequim
    em setembro sem visto, com aquela concessão de 5 dias em trânsito. Queria fazer a visita a muralha por Mutianyu consigo visita la sem visto?
    No seu post vc falou sobre Cable Way/Cable Car o que seria esses meios transporte.
    Obrigado e muito sucesso.

    Resposta
  • 24 de abril de 2018 em 02:19
    Permalink

    Adorei seu post, Fabiane! Estou lendo todos sobre a China.
    Só fiquei com uma questão… Sou meio sedentária e esse tamanho todo da muralha + as partes íngremes me deixam um pouco assustada. Se eu pegar o teleférico e o tobogã pra descer, eu consigo escapar dessas partes mais complicadas? Dá pra andar só pelas partes mais tranquilas se eu achar que os pedaços íngremes são muito difíceis? rs Desculpa a pergunta, mas fico com medo de ir e não ter fôlego pro passeio e estragar, pensei que talvez esse seja um bom critério pra decidir qual parte da muralha visitar…

    Resposta
  • 24 de abril de 2018 em 02:18
    Permalink

    Adorei seu post, Fabiane! Estou lendo todos sobre a China. rs
    Só fiquei com uma questão… Sou meio sedentária e esse tamanho todo da muralha + as partes íngremes me deixam um pouco assustada. Se eu pegar o teleférico e o tobogã pra descer, eu consigo escapar dessas partes mais complicadas? Dá pra andar só pelas partes mais tranquilas se eu achar que os pedaços íngremes são muito difíceis? rs Desculpa a pergunta, mas fico com medo de ir e não ter fôlego pro passeio e estragar, pensei que talvez esse seja um bom critério pra decidir qual parte da muralha visitar…

    Resposta
  • 8 de março de 2018 em 21:52
    Permalink

    Fabiane,
    Simplesmente amei seu post!!! Vc esclareceu tudo. Em junho irei ao Japão acompanhada de de 7 amigas e colocamos 3 dias Pequim no nosso roteiro. Adotei seu post como cartilha . E vou contactar com Michael. Tenho dúvida em relação ao tamanho do meu grupo, se o Michael poderá nos atender. E tb fico apreensiva por conta do meu inglês que é de principiante

    Resposta
    • 9 de março de 2018 em 11:12
      Permalink

      Olá, Iracema!
      Que coisa boa!
      Fico feliz que o post ajudou em alguma coisa.
      Conversei com o Michael, e ele falou que tem sim carro maior que atenda a grupo maiores.
      Então, pode fechar sim!
      Quanto a questão do inglês, Michael é muito profissional e tem se esforçado para ajudar aos brasileiros que contratam o seu serviço.
      Com o Michael eu acredito que você não tenha qualquer problema quanto ao inglês.
      Me dê notícias depois!
      Beijos,

      Resposta
  • 6 de março de 2018 em 22:02
    Permalink

    Fabiane e Fábio, muito obrigada por compartilharem todas essas dicas sobre a China.
    Post muito bem escrito. 🙂

    Resposta
  • 5 de março de 2018 em 11:12
    Permalink

    Olá, bom dia.
    Vi sua indicação e fechei com o Michael para irmos para a muralha.
    Estou um pouco apreensiva, pois não falo inglês, deu tudo certo com o guia?

    Atenciosamente.

    Resposta
    • 5 de março de 2018 em 19:55
      Permalink

      Que coisa boa, Glícia!
      Mande um abraço para ele por nós! Ele é muito atencioso.
      Fale com ele que não fala inglês, que tem dificuldade de comunicação, etc. Ele ajuda em tudo lá na porta da Muralha, para comprar os tickets, etc.
      Combine certinho aonde encontrá-lo no retorno, confirme o horário. E divirta-se!
      Ele é ótimo! Muito de confiança, respeitoso e profissional.
      Depois me conte como foi!
      Abs,
      Fabiane

      Resposta
  • 1 de dezembro de 2017 em 22:23
    Permalink

    Oi Fabiane! muito obrigado pela descrição do passeio. Vamos pra lá (china e japão) no final de janeiro. Vamos passar uns dias em Pequim, daí já mandei um email pro michael. Vamos também em dois casais e achei perfeito esse esquema do passeio. Sou do Rio mas a turma toda é de BH, com certeza vamos curtir pra caramba. Obrigado novamente pela descrição e vídeo ! (ah, e o texto sobre o VPN também é BEEEEM útil. Tô pesquisando sobre isso. )

    Resposta
    • 3 de dezembro de 2017 em 20:19
      Permalink

      Que notícia maravilhosa, Frederico!
      Vocês vão amar muito a China!
      O passeio com o Michael foi perfeito! Mandem um abraço a ele por nós!
      E depois voltem para contar como foi a viagem!
      Abraços,

      Resposta
  • 29 de novembro de 2017 em 10:02
    Permalink

    Olá Fabiane que horas vocês chegaram de volta ao Hotel?

    Resposta
    • 29 de novembro de 2017 em 18:41
      Permalink

      Olá, Gustavo! Não sei se entendi muito bem sua pergunta não…
      Mas neste dia, eu acredito que tenha voltado bem a noitinha para o hotel.
      Mas o passeio do Michael foi até um pouco depois do almoço.
      Estava muito frio, então acabamos não ficando muito tempo na Muralha.
      Era isso que você queria saber?

      Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 08:54
    Permalink

    Bom dia,

    vou trabalhar em Shanghai de 24/11 a 02/12 e terei dias 26 e 27 livre, vou fazer este passeio, depois falo como foi… já entrei em contato com o Michael… e o valor está de acordo ao que você postou.

    bjuuu

    Resposta
    • 26 de novembro de 2017 em 17:54
      Permalink

      Olá, Silvia! Que notícia boa! Você vai gostar muito do passeio e do Michael!
      Abs,

      Resposta
  • 3 de setembro de 2017 em 18:26
    Permalink

    Olá!
    Vou para a China no dia 9 de setembro. Fiz contato com o Michael sobre o passeio às Muralhas. Ele se mostrou muito prestativo. Posso combinar com ele sem medo? Haha.

    Obrigada!
    THAIS

    Resposta
    • 3 de setembro de 2017 em 18:56
      Permalink

      Oi, Thaís!
      O Michael é um cara incrível! Atencioso, respeitoso e nosso passeio saiu certinho!
      Pode ir sem medo! E fale com ele que viu a dica aqui no nosso blog!
      Não fizemos nenhuma parceria com ele. Mas ele foi tão legal, que merece muito todos nossos seguidores que aparecem por lá!
      Beijos,
      Fabi

      Resposta
  • 9 de julho de 2017 em 08:11
    Permalink

    Olá!

    Amei seu relato sobre a China! Muito obrigada por partilhar com tanto detalhe e carinho sua viagem! Estou indo para lá em setembro e usarei suas dicas.

    Abraços

    Gabriela

    Resposta
  • 7 de maio de 2017 em 13:07
    Permalink

    Fabiane, boa tarde.

    Estou a caminho de Pequim, na próxima quarta-feira, e gostaria de saber se na sua época vc levou dólar ou real e cambiou no banco da China?

    Grato pelas suas dicas….

    Resposta
    • 8 de maio de 2017 em 10:07
      Permalink

      Olá, Rodrigo!
      Nós levamos Dólar e trocamos no aeroporto.
      Não sabíamos como seria a viagem, e preferimos não correr risco.
      Se tiver oportunidade, sugiro que troque pelo menos um pouco no aeroporto. E depois tente achar uma casa de câmbio. Mas nós não vimos nenhuma!
      Depois compartilha conosco para ajudar outros viajantes, se tiver encontrado outra forma de trocar dinheiro por lá, sem ser no aeroporto.
      Boa viagem!!!!

      Resposta
      • 25 de agosto de 2017 em 22:19
        Permalink

        Vc trocar em qualquer agencia do Bank of China, mas no horário comercial. Hotéis de grandes redes tbm fazem troca de moeda

        Resposta
  • 15 de dezembro de 2016 em 23:27
    Permalink

    Olá Fabiane, gostei das tuas dicas sobre a visita à grande muralha.
    Só uma questão esse guia o Michael é de Beijing ou Pequim?

    Resposta
    • 18 de dezembro de 2016 em 10:48
      Permalink

      Olá, José!
      Tudo bem?
      Que bom que as dicas foram úteis!
      Na verdade, Beijing e Pequim são as mesmas cidades! No Brasil, chamamos Beijing de Pequim! Então, o Michael é de Pequim (Beijing).
      E super de confiança viu?
      🙂

      Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 14:39
    Permalink

    Olá Fabiane, adorei as tuas dicas e acho que vou seguir a maioria delas. Fiquei com uma dúvida referente ao tempo que você ficou lá na Muralha. Eu vou fazer um conexão em Pequim de 18 horas e gostaria de ir até a muralha. Você acha que seria possível?

    Resposta
    • 9 de novembro de 2016 em 19:38
      Permalink

      Oi, Felipe! Que bom que gostou das nossas dicas! Vamos acrescentar outras matérias nos próximos dias…
      Bem, na China é tudo muito imprevisível. Descer em Beijing, visitar algum ponto principal, como a Praça da Paz Celestial.
      Tente ver com o Michael, motorista que falei aqui e que é muito responsável, se ele acha viável.
      Manda um e-mail, fala que conversou comigo e que achei melhor vc confirmar com ele, e programar… etc.
      Ele é muito sério e confiável. Acho que vai ser sincero e vai te garantir alguma coisa…
      Abs,

      Resposta
    • 17 de maio de 2018 em 11:53
      Permalink

      Oi. Td bem? Você conseguiu fazer o passeio durante a conexão?

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »