Preparando sua viagem a Europa, o que você precisa saber?

Oi, gente! Voltamos de viagem, e ainda estou super cansadinha!!!! Ia enrolar mais um pouco para postar, mas vocês merecem saber das novidades. 
Bom, completando nossa décima viagem deste ano, e posso dizer que a viagem foi linda e inesquecível!!!!!! Muito diferente de tudo que já vimos em outros países… e como dizem: “Europa é Europa!”

Delicioso chocolate quente com churros, em Barcelona.
Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

Este post será um pouco cansativo, pois quero compartilhar com vocês, neste primeiro momento, o que fazer e o que não fazer para sua viagem sair o mais próximo da perfeição. 
A viagem, em si, foi mais que perfeita! Mas tivemos alguns contratempos com o trajeto de ida e volta, os quais não desejo a ninguém! E por ser um Blog de Viagens e Vivências, vocês merecem saber! Então, vamos lá!

Quanto tempo devo reservar para uma viagem a Europa?
Recomendo, pelo menos, 4 dias em cada cidade. Pois assim, você pode realmente conhecer os pontos turísticos dos locais, sem ser propriamente um turista, e sim um viajante. Viaje na viagem! Isso sempre é bom.

Eu sinto em confessar que esta nossa viagem foi uma viagem bem de turistas, e isso me incomoda! Tentei ao máximo curtir meus momentos de viajante, mas foi bem restrito.

Faça uma logística dos locais onde pretende visitar, para aproveitar ao máximo seu tempo de viagem. Isso é essencial.

Como chegar? 

Primeiramente, antes de sugerir opções de chegada, quero compartilhar uma vivência, para que vocês não tenham o mesmo contratempo.

Em uma das “magníficas” promoções da Submarino Viagens, encontramos uma opção para ir a Europa, pela Lan Airlines, no valor de quase R$ 1.000,00, por pessoa, ida e volta, saindo de São Paulo, com destino a Madrid. Entretanto, faríamos uma conexão em Lima, no Peru. Achamos muito convidativo o preço, e sem exitar compramos as passagens, já que o preço de uma passagem para a Europa é em torno de 1.000 dólares.

Em poucos dias antes da viagem, fomos comunicados da mudança do voo, sendo que ficaríamos por quase 8 horas em Lima, o que faria com que perdêssemos um dia em Madrid. Ligamos para a Lan, e fomos informados que a mudança partira da empresa Submarino Viagens. Entramos em contato, e fomos informados sobre a necessidade de pagarmos multa, além de o proporcional da passagem no dia, caso quiséssemos mudar a passagem, adequando ao status anterior.

Ficamos super bravos, mas diante do fato, preferimos mudar. Então, fomos direcionados para outro setor do Submarino Viagens, e vejam o tempo que permanecemos sem ser atendidos:

Fomos vencidos pelo cansaço, e encerramos a ligação sem obter êxito.

Ao chegar em São Paulo, procuramos o balcão da Lan e fomos excepcionalmente atendidos! Eles, mesmo informando que fora uma troca do Submarino Viagens, o que deveria ser resolvido por eles, nos colocou em outro voo que partiria para Santiago, no Chile, com conexão imediata para Madrid. Chegaríamos um pouco antes do horário anterior (que havíamos comprado), o que não prejudicaria nosso roteiro e programação.

Outro fato negativo contra o Submarino Viagens foi de que não conseguimos reservar nossos assentos, nem no site da companhia aérea, nem no site onde adquirimos a passagem. Assim, entrei em contato com o Submarino, quando informaram que “a marcação de assento é uma cortesia do companhia aérea e nossa compra não continha este privilégio”. Como assim????? Corríamos o risco de viajar separados, e graças ao pessoal da Lan Airlines este erro foi sanado.

Por este motivo, deixo de indicar o site do Submarino Viagens, pela dificuldade de atendimento, e de resolução do nosso impasse (o que não significa que a empresa não poderá lhe atender bem). E reafirmo nossa indicação pela Lan Airlines, empresa que viajamos em Janeiro para o Peru.

A vivência que tivemos com essas conexões é que foi extremamente cansativa a viagem. Chegamos exaustos em Madrid, com quase 17 horas de voo, contando a ida a Santiago. Então, a melhor opção são os voos diretos que saem de São Paulo ou do Rio de Janeiro, mesmo sendo valores um pouco superiores.

Quais documentos são necessários?


Turistas brasileiros não precisam de visto para ingressar nos países da União Européia por até 90 dias. Além do passaporte, com validade mínima de seis meses, é obrigatório o seguro internacional de viagem, com cobertura mínima de 30mil Euros. Para maiores informações, acesse aqui.

É importante que você confira se seu cartão de crédito ou plano de saúde prevê cobertura internacional, caso contrário, contrate um seguro que fica em trono de R$ 150,00 (um básico).

O funcionário da Imigração pode exigir a passagem de volta ao Brasil, e também questionar sobre valores que você possui para o tempo de sua estada por lá, em alguns casos, já exigiram comprovação, como por exemplo, apresentação de fatura de cartão de crédito, com comprovação de limites de crédito.

Qual a melhor época para visitar a Europa? 

O ideal é que você confira nos sites de informações dos países a questão da temperatura, clima, tempo, etc. O site Viajar na Europa fez uma planilha com os países e temperatura. Confira aqui.

Vivência que tivemos por visitar as cidades em novembro: fomos em três cidades, Madrid, Barcelona e Roma.

Em Madrid, apenas no primeiro dia, choveu. Demais dias, o céu estava limpo, e o frio era tolerante.

Em Barcelona, pegamos muita chuva. E confesso que, mesmo tendo conseguido visitar todos os pontos que desejávamos, foi um pouco desconfortante e chatinho. Pois fico irritada de ficar molhada por muito tempo. Estava frio, mas, também, tolerável.

Em Roma, o céu estava azul! Não pegamos nenhum dia de chuva, mas o frio estava bem dificil de suportar, ainda mais para pessoas friorentas como eu. Pegamos 4 graus, e senti muito frio!!!!

Obs: apesar do frio, e da chuva em Barcelona, não tem como não dizer das folhas secas que compõem o cenário desta época do ano que visitamos as cidades. Foi impar e vocês acompanharão nos próximos posts.

Quanto reservar de dinheiro?

Acho recomendável levar, além de cartão de crédito, alguns Euros em espécie. Pois alguns locais não costumam aceitar cartões de crédito. Em Roma, muitos lugares não aceitavam cartões.

O ideal, também, é que você reserve um valor x, o qual pretende gastar por dia, e a partir dos próximos posts vocês terão a noção de quanto levar e gastar, pois colocarei os valores ao rodapé da página.

Como deslocar entre as cidades?

Todo mundo sabe o quanto é lindo e romântico uma viagem de trem pela Europa. Entretanto, dependendo do tempo que você terá disponível, é melhor que vá de avião, uma vez que algumas viagens de trem podem durar muito tempo.

Como não despendíamos de muito tempo, optamos por avião, que você também deve considerar como tempo de viagem: o tempo de locomoção do hotel para aeroporto, tempo de check in, embarque, duração de voo, desembarque, recolhimento de bagagens, traslado para o hotel.

Faça esta estimativa de tempo, e veja o que é mais vantajoso para sua viagem.

Obs.: confira sobre as bagagens previamente. Pagamos valores absurdos com excesso de bagagem, que somaram 40 Euros (Vueling) + 91 Euros (Ryanair).

Como deslocar dentro das cidades?

O serviço público de transporte (metrô, trens e ônibus) na Europa, é muito eficiente. São os quais sugiro como locomoção. Logo que chegar no Hotel, solicite um mapa do metrô, e não perca tempo para ir rodar pela cidade.

Onde me hospedar?

Temos vantagens, como clientes A-Club, na rede Accor de Hotéis, motivo pelo qual, onde tem hotéis da rede, ficamos sempre hospedados.

Conforme já falei anteriormente, o padrão da rede Accor de Hotéis nos tranquiliza, sendo que, também, nunca tivemos qualquer problemas com as reservas, serviços, etc.

Mas vale a pena fazer uma busca pelo Hotéis.com ou Booking.com.

Como ligar para o Brasil?

As ligações internacionais são sempre caras dos hotéis, chega a ser um absurdo!

Recomendo que sempre procure por locutórios, onde terá um excelente valor em sua chamada internacional. Para se ter ideia de valores, minhas ligações para o Brasil, ficavam em torno de 0,50 Euros.

Por enquanto é isso, pessoal! Logo logo, postarei outras dicas e vivências sobre nossa última viagem a Europa. Aguardem!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

8 thoughts on “Preparando sua viagem a Europa, o que você precisa saber?

  • 5 de dezembro de 2011 em 18:41
    Permalink

    Mineira! Achei muito legal a matéria! Estou indo viajar pra Europa e to lendo tudo que posso sobre. hehe
    E para quem tbm pretende viajar para Europa eu recomendo conhecer essa página que conheci porque dá muitas dicas importantes, sobre lugares, transporte, restaurantes, hotéis, documentação etc. Tudo sobre o esse continente que é maravilhoso!
    https://www.facebook.com/europaja

    Abs pessoal!

    Resposta
  • 25 de novembro de 2011 em 13:28
    Permalink

    Olá Fabi, tudo bom? Nossa lua de mel foi comprada pela Submarino Viagens, tanto hotel quanto passagens (Lan também via Lima, destino final Punta Cana), o único problema que tivemos foi um cancelamento de voo devido ao fechamento do aeroporto de Lima mas que partiu da Lan e foi sanado por eles mesmos de forma tranquila..

    Que pena que teve esses problemas com a Submarino..no nosso caso deu tudo certo mas cada venda é uma coisa né…espero que eles atendam melhor pq 1 hora na espera…

    E o tal do churros? foi pra me deixar com vontade né? hehehehe

    beijãoooo!

    Mari

    Resposta
  • 25 de novembro de 2011 em 13:06
    Permalink

    Amiga… adorei o post! Foi muito informativo! Marido morre de vontade de conhecer a Europa… e suas dicas são de muita valia! Apesar dos contratempos, espero que vcs tenham aproveitado ao máximo essa viagem! bjos
    Ich, Hausfrau
    http://www.ich-hausfrau.com.br

    Resposta
  • 24 de novembro de 2011 em 13:43
    Permalink

    O único problema da Europa é que a gente não tem vontade de voltar para o Brasil. Hoje, por exemplo, eu queria imensamente estar nos jardins de Salzburgo!É tanta coisa linda que a gente vê e vivencia, que dá vontade de ficar lá for ever!

    Ficou ótima esta foto no café!

    Resposta
  • 23 de novembro de 2011 em 21:17
    Permalink

    Amiga, vc respondeu TODAS as minhas dúvidas!!! Maravilhosos esse post…como minha viagem à Europa é para breve (se Deus quiser…) então, com certeza tudo o que vc postar aqui eu vou utilizar..arrasou. beijos, te adoro!

    Resposta
  • 23 de novembro de 2011 em 19:06
    Permalink

    Ei Fabizinha!!!
    Que bom que já está de volta e que curtiu bastante o passeio!
    Adorei o post, bem esclarecedor, vai ajudar muito os futuros viajantes.
    A foto ficou ótima…esse chocolatinho…humm…quero ver mais fotos, hein?
    Beijinhos saudosos,
    Marcelita.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »