Continuando nossos passeios pelos pontos turísticos de Roma

Decidimos daqui do Brasil, que nosso segundo dia na Itália seria para conhecer o Vaticano, o que falarei posteriormente. Entretanto, antes, finalizarei o passeio pelos pontos turísticos de Roma.
Nosso terceiro dia em Roma foi muito especial. Pois conheceríamos os outros famosos pontos da cidade, os quais estão encharcados de História, ao vivo e em cores.
– Nossa primeira parada do dia, foi no Arco di Constantino, construído, em 312 d.C., para celebrar a vitória de Constantino sobre o co-imperador Maxêncio:

 

 

Localizado na Piazza del Colosseo, possui belos medalhões e esculturas que traduzem as vitórias romanas e de Constantino.
– Bem ao lado do Arco di Constantino, está o maior de todos os símbolos do Império Romano, o Colosseo (Coliseu de Roma), na Piazza del Colosseo:

 

Vista aérea do Coliseu, para se ter ideia da amplitude da obra.
O Coliseu de Roma foi construído entre 70 e 90 d.C., com capacidade para abrigar em torno de 50.000 pessoas, em três andares.
Declarado em 2007, como a sétima maravilha do mundo moderno, e famoso por realizar os combates entre Gladiadores, a caça à animais, além de ter servido de palco para martírios de cristãos (existem controvérsias sobre esta informação. Mas o Papa Bento XIV consagrou o local como sagrado).

O ingresso custa cerca de 11Euros (aceita cartões) sendo que este ingresso lhe garante a entrada no Palatino e no Fórum Romano, e o adquirimos no próprio local. O ideal é que você chegue um pouco antes das 09:00hs (horário de abertura), para não pegar filas (Ficamos por aproximadamente 15 minutos na fila para aquisição do ingresso, e logo depois, já partimos para a visitação).

 

 

 

 

 

 

Segue vídeo de 1h33min, de um documentário sobre a Construção do Império Romano, do History Channel (excelente para os amantes de história como eu).

Para visitar o site do local, acesse aqui.- O Palatino é uma das sete colinas de Roma, além de ser uma das partes mais antigas da cidade, e está localizado bem em frente ao Coliseu de Roma. Entretanto, a entrada é um pouco mais à esquerda, ao sair do Coliseu.

Vista área do Palatino.

 

Casa de Augusto, à direita da foto (casa branca).

 

O lugar é bem extenso, e logo na entrada, um mapa é fornecido para ajudar na localização dos pontos. Mas mesmo com o mapa, ficamos um pouco perdidos.

O Palatino foi o local das residências dos aristocratas e Imperadores de Roma. E possui vista privilegiada para o Coliseu:

 

Fórum Romano era o centro comercial, político e religioso de Roma Imperial:

 

Vista aérea do Fórum Romano.
Arco di Tito

 

 

 

Via della Curia

 

 

Via della Curia
O passeio a estes quatro lugares (Arco di Constantino, Coliseu, Palatino e Fórum Romano) perdurou por toda a manhã.
– Seguimos novamente para o centro da cidade, onde andaríamos a pé, pelos demais pontos. E antes, passamos pela Piazza Venezia, e registramos uma imagem do local de dia:
As ruelas de Roma ficarão para sempre em nossa memória: são lindas!

 

– E de repente, chegamos na conhecida e belíssima Piazza Navona:

 

Vista aérea da extensão da Praça.
Na Piazza Navona, fica a Fontana dei Quatro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), e nela, você pode observar inúmeros artistas expondo e vendendo suas obras de arte.

 

A praça também é cercada por inúmeros restaurantes com preços bem mais caros, que os restaurantes das ruas que cortam o local. E assim, aproveitamos para fazer uma pausa para o almoço, e degustar outra massa Italiana.

– Bem próximo dali, está localizado o Pantheon (Panteão), templo dedicado aos Deuses Romanos, que mais tarde tornou-se uma Igreja Católica:

 

Vista aérea da Cúpula do Pantheon.

 

O Templo fora construído em 27 a.C., por Marco Vipsânio Agripa, e é um edifício circular, com interior abobadado, sob uma cúpula que apresenta alvéolos no interior, em direção a um óculo que se abre para o zénite, que é um vão de 43 metros.

 

 

 

– De lá, seguimos com destino a Viale delle Olimpiadi, para conhecer o Stadio Olímpico de Roma, a maior estrutura desportiva da cidade, localizada no complexo desportivo Foro Itálico, o quer será melhor comentado pelo Fábio:
Entretanto, depois de andar por quase 5 km, desde a praça San Pietro, no Vaticano, infelizmente descobrimos que o local estava fechado, por questões de segurança.
Distância da Piazza San Pietro ao Stadio Olimpico de Roma.
Próximo ao Museu do Vaticano, você pode visualizar uma plaquinha escrita Stadio Olimpico, com uma seta indicativa. Pensamos que era perto, e decidimos seguir as placas. Depois que já tínhamos andado bastante, e o local não chegava, perguntamos sobre a distância que faltava para chegarmos ao estádio, e tivemos a surpresa de saber que se tratava do inicio de uma nova e longa caminhada. Então, não confie nas plaquinhas indicativas, pois o local é realmente longe!
Deixamos de visitar os seguintes pontos turísticos, os quais merecem uma visitação:
Palazzo del Quirinale, atual residência do presidente de Roma;
Vila Borguese: é o terceiro maior parque da Cidade, com 80 hectares.
Até a próxima!!!!!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

13 thoughts on “Continuando nossos passeios pelos pontos turísticos de Roma

  • 21 de abril de 2012 em 21:34
    Permalink

    Olá Fabiane, você não me conhece meu nome é Mayra, sou Agente de Viagens há mais de 24 anos, já fui para a Europa acompanhando Grupos de Brasileiros, conheci Portugal, Espanha e França, a Itália é o pais que quero conhecer, passando por Roma, Veneza, Florença etc…, Aproveitei algumas de suas fotos, pois estou editando vários videos de cidades da Europa ,para colocar em meu BLOG já fiz de Paris, agora vou começar a Itália, espero que você não se importe. Caso queira meu contato aqui vai: Mayra Glingani – Fone : (11) 9515-8152 meu e-mail: mayraglingani@hotmail. com ou [email protected]. Caso beijos e nuito obrigada

    Resposta
  • 16 de março de 2012 em 21:54
    Permalink

    Meninaaaa………..que post é esse???? perfeitooo….vc caprichou mesmo nesse aqui…moooorrrro com o Coliseu, aff!!!amei…beijos

    Resposta
  • 16 de março de 2012 em 21:18
    Permalink

    Amiga, já falei que meu sonho é conhecer Roma? Gente, que lugar encantador e cheio de história. As fotos ficaram magníficas e deu para ver muitos detalhes desse lugar cheio de mistério. bjo

    Resposta
  • 14 de março de 2012 em 22:06
    Permalink

    Oi, Fabiane,

    Velha e bela Roma! rsrs. O post me remeteu aos filmes de
    Fellini, que tantas vezes mostrou neles esta cidade, inclusive
    uma das 'fontanas' a de Trevi, um pouco parecida com esta, rsrs.
    Me lembrei também do filme "O Gladiador", por causa do Coliseu.
    E por fim, a descrição do templo do Patheon me fez lembrar do livro
    "O nome da Rosa", do italiano Umberto Eco, que tem uma abadia cuja arquitetura
    é mais ou menos semelhante à descrita, rsrs.

    Beijoca e boa noite!

    Resposta
  • 14 de março de 2012 em 12:49
    Permalink

    Amiga, essas fotos são simplesmente as mais lindas que você já postou aqui no blog!
    Beijinhos!

    Resposta
  • 13 de março de 2012 em 23:23
    Permalink

    Querida Fabi,
    Muito obrigada pela viagem virtual… Eu acho que estava precisando para tirar um pouco do stress do trabalho…
    Que lugar LINDO!!! Fiquei encantada com as ruas de Roma… MARAVILHOSO!!!
    Parabéns, amiga!!!
    Grande beijo, Irene

    Resposta
    • 14 de março de 2012 em 19:57
      Permalink

      Que bom que gostou, Irene!
      O Lugar realmente é lindo! E a culinária????
      Hummmmmmmmmmmmmmmmmm!
      Beijocas!!!!

      Resposta
  • 13 de março de 2012 em 21:28
    Permalink

    O Coliseu é tudo, não é Fabi? Nem dá vontade de sair…

    Em compesação o Palatino… Jamais voltarei lá. Você deve ter ido com um tempo bom, eu morri de calor naquele labirinto!

    Ai, Jesus como nós andamos em Roma! Mas, foi a última viagem que caminhamos kms e kms por dia. Não quero mais viagens cansativas não…

    As fotos ficaram linda d+! Não vou dizer que deu saudades pq não consegui me apaixonar de verdade por Roma, somente pelo Coliseu. Este sim, deu vontade de voltar olhando suas fotos.

    Resposta
    • 14 de março de 2012 em 19:56
      Permalink

      Kate, o Coliseu é tudo!! Eu fiquei encantada com toda aquela história. O Palatino é meio cansativo…. e no dia que visitamos, apesar deste céu azul, estava um frio de morrer!!!!!!!!!!! 2ºC!!!!!
      Mas mesmo assim foi um pouco cansativo. Imagine com calor?
      Amei Roma. Voltaria. Rsss…..

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »