Les Pantagruels e a Pérola de Búzios (Le Relais La Borie)

Um cenário perfeito, um hotel de requinte, chefs renomados, alta gastronomia, pratos exclusivos e o encontro Les Pantagruels.
Hotel Le Relais La Borie (Foto: Viagens e Vivências)
Na última semana de outubro (do dia 21 a 26), ocorreu em Búzios o 5º Encontro Les Pantagruels, e o Blog Viagens e Vivências teve o prazer de estar no local, curtindo e cobrindo todo o evento. Pensei em fazer uma matéria para o hotel e outra para o evento. Mas acho essencial que todos sintam a harmonia e a união entre o evento Les Pantagruels e o Hotel Le Relais La Borie.
O Les Pantagruels chegou ao Brasil, no ano de 2010, idealizado pelo casal de franceses Paul e Françoise Lindemann, com o objetivo de trazer grandes chefs do mundo com uma gastronomia única e diferenciada.
Inicialmente, sobre a origem do nome Les Pantagruels, conta-se que um escritor francês François Rebelais escreveu, em meados século XVI, um romance onde a figura do comilão “Pantagruel” e suas refeições épicas, representavam amizade e harmonia à mesa. E o que de fato chamou atenção neste encontro foi justamente a harmonia, a união, a amizade entre os chefes, a equipe La Borie, os participantes, e claro, a alta gastronomia apresentada nestes cinco dias de evento.
O local do Les Pentagruels: Hotel Le Relais La Borie.
A RENAULT DO BRASIL foi parceira do Les Pangruels, com isso, um Sandero esteve à frente do hotel La Borie.

 

O Hotel Le Relais La borie é uma pérola na cidade de Búzios! Sua classificação é de 5 estrelas, com excelente colocação no Tripadvisor (leia o review aqui), e está localizado à beira mar, numa das melhores praias de Búzios, a Geribá, que possui areia branca e fininha, quase dois quilômetros de extensão, e mar aberto ideal para a prática de surf, windsurf e outros esportes.
Foto: Viagens e Vivências
Os hóspedes do Hotel Le Relais La Borie tem acesso direto à praia, e o Staff cuida de todos os detalhes para que você desfrute da melhor forma possível sua estadia (eles literalmente mimam seus hóspedes).
Entre os serviços do hotel, podemos destacar o luxuoso restaurante Chez Françoise, de tradição franco-brasileira, à beira mar, que oferece diversos pratos, entre eles Lagosta Grelhada, moqueca de frutos do mar e Tarte Tartin. Ao término de cada dia, você pode degustar um dos drinks preparados no Bar, ou um dos diversos vinhos especiais que a casa oferece, em um ambiente especial como este:
O Les Relais La Borie dispõe de 41 suítes, para todos os tipos e gosto.

O café da manhã possui muitas variedades, tudo muito bem feito e delicioso!

 

Os demais serviços/comodidades disponíveis no La Borie são: dois bares, Business Center com acesso à internet, espaço fitness, Wi-Fi gratuito e eficiente, estacionamento gratuito, restaurante, 02 piscinas, sendo uma aquecida, sauna, banho turco, acesso para cadeirante, e pequenos cachorros também são aceitos no hotel (conversar previamente com os atendentes).
O Hotel dispõe de um pequeno espaço fitness, com aparelhos básicos de musculação e aeróbico, uma vez que o objetivo é que você desfrute da praia e de todos os esportes que a mesma oferece.
Espaço Fitness
Restaurante do Hotel
Para reservar o hotel, acesse diretamente neste link.
– O evento Les Pantagruels:

O 5º Les Pantagruels contou com chefs renomados do guia Michelin e guia Gault & Millau, que criaram pratos com produtos regionais brasileiros, como o quiabo, o jiló, cambuci, cupuaçu, dentre outros, mas tudo preparado com o requinte francês. Outro ponto forte do evento foi que os chefs criavam os pratos um pouco antes do evento, e executados de forma exclusiva para cada dia do Les Pantagruels, ou seja, jamais serão executados novamente. Muito fino isso!Realizado em 5 dias, o Encontro Gastronômico foi dividido da seguinte maneira:

Nos dois primeiros dias do evento, do dia 21 a 22/10 (terça e quinta-feira), foram jantares Tables d’hôtes com três etapas. Estes jantares foram oferecidos em grandes mesas, para que houvesse interação entre os chefs e o público presente. O objetivo do Les Pantagruels era de recriar as refeições feitas nas vilas medievais, onde se passou o romance do livro que inspirou o evento. Antes do evento também era possível participar do processo de criação dos pratos. Nos demais dias, jantar tradicional com cinco etapas (dia 23 e 24/10), com o requinte da Vodka Belvedere. E o jantar de gala da Veuve Clicquot, no sábado, com cinco etapas também.

– Apresentação dos Chefs realizada pelo Hotel Le Relais La Borie:

O Chef Pâtissier Philippe Brye é formado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris, o chef reside no Brasil há mais de três décadas. Neste tempo, Philippe foi chef executivo da confeitaria do hotel Meridien e comandou a Traiteurs de France, ambos em Copacabana. Atualmente, ele é o chef pâtissier do grupo Troisgros. Já foi eleito, por duas ocasiões, o melhor confeiteiro do Rio, pela revista Gula.

O Chef Brasileiro Ivo Faria do restaurante Vecchio Sogno, em Belo Horizonte, tem sua experiência adquirida através de viagens pelo mundo. Logo, seus 15 anos do Vecchio Sogno, fez com que Ivo Faria, fosse aclamado doze vezes como melhor Chef de cozinha, por importantes meios de comunicação da área gastronômica.

O Chef Frédéric Monnier (Chef Maître Cuisinier de France), após 4 anos rodando o Brasil, Fréderic decidiu se mudar para o país. Depois de trabalhar na equipe do restaurante Garcia & Rodrigues, liderado pelo chef Christopher Lidy, o jovem chef francês optou por abrir seu próprio estabelecimento – La Brasserie Rosário, no centro do Rio de Janeiro.

Segundo David Mansaud, “Ser chef é falar a língua do cliente!”

Foi após a entrevista concedida ainda em Paris para uma jornalista brasileira da TOP Magazine e uma participação no Les Pantagruels 2010, que o chef parisiense David Mansaud se entregou aos encantos dos temperos das cozinhas brasileiras. Hoje, o chef possui uma vasta experiência em Gastronomia.

Passou por vários restaurantes na França, chegando a dirigir um dos mais refinados, do Hotel Astor Saint-Honoré, em Paris, e, nos Estados Unidos, se especializou em Gestão, em Boston. Atualmente, é o chef executivo do curso ADF da Estácio – Gastronomia.

O Chef François Will, do restaurante La Chaumière nomeado “Bib Gourmand” pelo guia Michelin. Localizado em Fort Romeu, estação de esqui a 1800 metros de altitude, o restaurante do chef é famoso pelo espírito receptivo e amigável e pela cozinha com DNA Catalão pela sua proximidade com a Espanha e toda a cultura Catalã. Especialista em produtos da montanha, o Chef François Will é conhecido na França por desenvolver pratos criativos e ricos em sabores.

O Chef Jean Chauvel, do restaurante Les Magnolias, é reconhecido como 3 ‘’Toques’’ no guia Gault & Millau e 1* Michelin. Jean é um amante da cozinha molecular, mas atualmente se dedica mais a cozinha tradicional. Gosta muito de usar sabores exóticos e produtos da terra. O chef já trabalhou ao lado de grandes nomes como: Chef Manuel Martinez (Relais Louis XIII) 2* Michelin; Bernard Loiseau, 3* Michelin; Philippe Conticini, um dos melhores chefs confeiteiros do mundo e Jean-François Rouquette, 1* Michelin.

O Chef Patrick Gauthier: 1* Michelin, vindo dos restaurantes “La Madeleine”, “Le Crieur de vin”, “Le Miyabi”. O Chef é um dos mais renomados da França. Atualmente comanda as cozinhas dos premiados La Madeleine, Le Crieur de Vin e Le Miyabi, este último fruto de uma paixão de Patrick – a rica culinária japonesa. Neste restaurante, Gauthier une o que há de melhor na tradicional cozinha francesa com metodologias e sabores do oriente. Não há como negar que o chef Gauthier é um autêntico representante da alta gastronomia mundial.

O Chef Didier Aniès, conta com 1* Michelin e Chef MOF, do restaurante “Le Cap” do “Grand Hôtel du Cap Ferrat”. Do sudoeste da França, o chef vem de uma família de viticultores, cujo avô era um pioneiro na produção de ”Blanquette de Limoux”. É membro da Academia Culinária Francesa e do Grand Cordon d’Or de Monaco, e “Disciples” de Auguste Escoffier, além de ser conselheiro culinário e membro da delegação Relais & Châteaux.

A abertura do evento Les Pantagruels, no dia 21/10, atingiu todas as expectativas do público presente, chefes e equipe La Borie. Neste dia, o jantar com três etapas, teve os seguintes pratos:

Entrada: Crosti moelleux de calamar aux herbes folles, entrada harmonizada com o vinho Chardonnay (Foto divulgação do Hotel)
Prato principal: L’assiette d’agneau en croûte de sel au naturel, les côtes, poélées de fruits secs harmonizado com vinho (Foto divulgação do Hotel)
Sobremesa: Petit Gâteau de confiture de lait revisitée harmonizado com vinho Torrontes (Foto divulgação do Hotel)

Infelizmente, não estivemos presentes na abertura do evento. O blog Viagens e Vivências chegou no La Borie somente na quinta-feira, dia 23/10. Mas mesmo assim, soubemos que foi uma noite incrível, com pratos impecáveis e saborosos.

Os jantares foram acompanhados de rótulos ofertados por Moet & Hennessy, empresa que detém vinhos e destilados de grandes marcas mundiais.

– Já no dia 22/10, quarta-feira, que também não estivemos presentes, contou com um menu tão especial quanto o anterior, em três etapas:

Entrada harmonizada com Chardonnay, Raviole de gambas ouverte, crème de guacamole, jus de carotte acidulée
Prato Principal harmonizado com Malbec Terrazas de los Andes, Filet de caneton bien élevé jus aux abatties
Sobremesa harmonizada com Torrontés Terrazas de los Andes, Relecture du cheesecake à la goiabe

– Na quinta-feira, dia 23/10. o Les Pantagruels contou com jantares tradicionais em cinco etapas, e teve a vodka Belvedere como toque especial! A Vodka Belvedere foi a primeira vodka do mercado de luxo do país.

Amuse Bouche: Croustille de pintadeau / Crème d’oignons sur abattis brulée à la coriandre
Entrada: Saumon cuit à l’unilatéral / Asperge-caviar d’aubergine / Huile parfumée.
Trou Normand: Trou de cambuci à la Belvedere
Prato principal: Cigale de mer / Linguini à l’encre de seiche / Coeur de palmier du pays
Pré-Sobremesa: Crème de citron vert / Sauce mandarine
Sobremesa: La marquise / Choc choc choc 70% Edmond Ganem, harmonizada pelo vinho tinto Numanthia
– O jantar do dia 24/10 também foi tradicional, com 5 estapas, também acompanhados da vodka Belvedere,
Amuse Bouche: Foie gras, asperge Porto, émulsion vinaigrée
Entrada: Badejo cuisson lente «agrumes algues», aubergine laquée au misso
Trou Vodka Belvedere: Crémeux vanille tonka
Prato Principal: Aiguillette de boeuf aux huitres
Pre-sobremesa: Cupuaçu choc 70% Edmond Ganem
Sobremesa: Soupe prise de fraises / tomates, arrondi de chocolat blanc
Destaque para esta sobremesa! O gosto sutil do tomate acaba se misturando com o restante da sobremesa, e você não consegue diferenciar se está comendo morangos ou tomates. Perfeito! Parabéns, Chefs!
Já no sábado, dia 25/10, ocorreu o Jantar de Gala da Veuve Clicquot, com 5 etapas. Impressionante tantos detalhes glamourosos reunidos em uma só noite!
Nesta noite, o jantar foi harmonizado pela casa de champagne de Reims, França, Veuve Clicquot. E foi, como se esperava, um sucesso!
Amuse Bouche: Presqu’une gambas royale / Flan de courges comme une piperade
Entrada: Comme une sucette, le badejo aux concombres, pommes vertes.
Trou Belvedere: Pamplemousse / Citron / Nectarine
Prato Principal: Constellation de légumes d’ici, langouste rôtie au safran
Pre-sobremesa: Crémeux de café gourmet Amorim et gelée d’hibiscus
Sobremesa: Fraicheur de betterave ananas / Crème onctueuse à la vanille à la neige cracante

O café oficial do Hotel Le Relais La Borie é o Amorim Café Gourmet, que esteve presente em todos os dias do evento. O café é simplesmente delicioso, e com certeza somou muito ao requinte do Les Pantagruels.

Todos os pratos foram assinados pelos chefs Marc Meurin (Le Meurin), Patrick Gauthier (La Madeleine), Didier Aniès (Le Cpa), Jean Chauvel (Les Magnolias), François Will (La Cahumière), Frédéric Monnier (Brasserie Rosário), Philippe Brye (Empresa Troisgros), Paulo Cezar Cordeiro (Chez Françoise).
Depois de todos os jantares, o Hotel oferecia um mimo aos participantes: autênticos e deliciosos macarons!
E no dia do jantar de gala da Veuve Cliquot, os participantes, além dos macarons, receberam uma medalha de participação no evento Les Pantagruels.
No domingo, dia 26/10, foi o coquetel de encerramento com o desfile da marca Carmen Steffens, coleção verão 2015. Foi um momento grandioso e contou com a presença de pessoas ilustres, inclusive as atrizes Michele Batista e Juliana Schalch, estrelas da série O Negócio, do HBO.

Durante o 5º Encontro Gastronômico Les Pantagruels, também ocorreu demonstrações e degustações de Chandon, drinks com a Vodka Belvedere e do Amorim Café Gourmet. Foram momentos de muita descontração e alegria!Parabéns a toda a equipe da Carmen Steffens que cuidou de todos os detalhes do desfile!

Considerações finais: para quem gosta de uma bela praia, ou um hotel de luxo, ou de alta gastronomia, vale muito a pena ficar atento nas próximas edições do evento na página do Hotel La Borie no Facebook. É um evento grandioso e que se torna memorável para qualquer pessoa.

Agradecemos inicialmente ao Hotel Le Relais La Borie que nos convidou para conhecer o hotel e cobrir o evento Les Pantrugrels, que foi uma oportunidade única e incrível! Com certeza entrou para os momentos memoráveis do Blog Viagens e Vivências. Agradecemos ao Sr. Paul e Sra. Françoise, por acolher nossos correspondentes com tanta atenção; à Letícia, marketing do La Borie, que foi muito carinhosa e gentil com todos nós; à equipe do Mídia Bacana; ao Álvaro Duarte que nos cedeu as fotos que contém a marcação #LesPantagruels nesta matéria; ao Gustavo e Patrícia, correspondentes do Blog, que nos representaram durante o Evento com tanto afinco e zelo; aos Chefs que preparam  e a todos que contribuíram para que este evento acontecesse.

Françoise e Gustavo Teixeira, correspondente do Blog

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “Les Pantagruels e a Pérola de Búzios (Le Relais La Borie)

  • 3 de novembro de 2014 em 18:46
    Permalink

    Fabi, que evento delicioso!!! Muito bom o post! Deu água na boca, tudo bem detalhado e minuciosamente descrito! Parabéns!

    Resposta
  • 3 de novembro de 2014 em 18:36
    Permalink

    Espero ter oportunidade de conhecer um dia! Fabiane Teixeira está de parabéns na descrição do evento e do hotel, pelas palavras e ótimas fotos, parece incrível mesmo! Parabéns ao hotel pelo evento e ao Blog Viagens e Vivências pela cobertura! Simplesmente espetacular!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »