Um dia pelo complexo do Castelo de Praga

 

Contamos sobre os principais pontos turísticos de Praga – Parte 1 aqui. Agora, vamos contar como foi nossa visita ao Castelo de Praga (ou Pražský hrad).

 

O ideal é deixar para conhecer o Castelo em um dia. Para quem pensa que o Castelo de Praga é apenas o castelo, está enganado. Trata-se de um complexo de 72,5 mil m², composto pela Catedral de S. Vito, Torre da Pólvora, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada, motivo pelo qual, é considerado pelo Guiness World Records Book como o maior castelo do mundo.
Fundado no século IX, era habitado pelos reis da Boêmia, e atualmente serve como sede e residência presidencial desde 1918. Ele foi construído no alto de uma colina, o que permite uma bela e privilegiada visão da cidade.
Se você pretende apenas ver e fotografar a Catedral de S. Vito, que é o ponto mais procurado no local, não é necessário pagar pelo ticket. Mas a visita à Catedral será bem superficial, já que você pode ficar somente na parte da entrada da Igreja, e para ir até o altar, ou mausoléu real, somente com o ticket pago.
De hora em hora, ocorre a troca de guardas, que também vale a pena assistir. Mas nada é comparado com a troca de guardas no Palácio de Londres.
Como chegar?
Você pode pegar um Tram partindo da cidade (verificar nos mapas fornecidos), ou ir a pé como nós fomos. Apesar de ser perto, tem algumas escadas, algumas subidas… mas o caminho é bem legal, e você nem vê passar.
Horários de visita e tickets de entrada:
Cada dependência do complexo tem um horário. Então, é bom confirmar o horário de cada atração antes de realizar a visita no site.
Há vários tipos de ticket também, então, escolha o que melhor lhe atenda. Veja as modalidades de tickets aqui.
Do mapa extraído do Site do Castelo, dá para ver a extensão do complexo, e confirmar a necessidade de um dia de visita!

 

 

 

Old Royal Palace, projetado em estilo gótico e renascentista remota-se ao século XII. É uma visita bem interessante, sendo que você pode visitar várias dependências do castelo, inclusive o salão Vladslav onde aconteciam as coroações, banquetes, festas, etc. Ao lado do castelo, no lugar da Capela Romântica, foi construída a Capela de Todos os Santos (All Saint´s Chapel).
Catedral de São Vito (Cathedral of St. Vitus) é, sem sombra de dúvidas, a atração mais visitada de todo o complexo do Castelo, e consequentemente da própria cidade. É uma belíssima construção gótica, que está no ranking do maior e mais importante templo de Praga. Sua construção foi iniciada por Carlos IV, em meados do século XIV.

 

Se você não pagar pelo ticket de entrada à Catedral, o máximo que poderá chegar é até o limite da foto abaixo. Logo, a maioria dos vitrais (que chama muito atenção), o mausoléu real, a Capela de São Venceslau, o coral… não dá para ver! E é tudo muito impressionante! Tente subir na Torre do Sino, que o levará ao ponto mais alto do Castelo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capela de S. Vito vista de trás

 

Basílica de São Jorge e Convento: foi a segunda igreja erguida no Castelo de Praga, por volta do ano de 920. Seu interior transmite muita paz! E por incrível que pareça, senti uma melhor vibração nela, que na Capela de S. Vito.

 

 

 

– Golden Lane, ou rua do ouro: este lugar é muito bacana!!! É uma rua bem diferente, já que é composta por casas muito pequenas de ourives e de antigos operários do castelo. Conta-se que também foi habitada pelos soldados do castelo. Posteriormente, a rua virou um encontro de artistas, inclusive a casinha de nº 22, foi do escritor Franz Kafka.

 

 

Uma das casinhas, você sobe uma escada bem estreita, e tem acesso a um grande acervo de itens bem antigos. Interessante ver a modernização dos armamentos, vestimentas para batalhas, armaduras medievais, roupas utilizadas na época. Bem bacana dar uma passadinha por lá! Crianças então, vão adorar!!!!

 

 

 

 

 

 

Casinha 22 foi do escritor Franz Kafka

 

 

 

 

Como dá para ver da placa abaixo, apesar do idioma tcheco, todas as placas contém informação em inglês. Eles também fornecem um mapa que ajuda bastante na localização dos lugares dentro do complexo.

 

 

Prisão Medieval (The Medieval Prison, ou Daliborka Tower): vale a pena chegar ao final da Golden Line, e ver como eram as prisões medievais também. Conta-se que a Torre Daliborka foi nomeada assim, em honra de um homem nobre que foi preso ali por suspeitas de ter sido cúmplice em uma revolta popular.

 

Os jardins do Castelo de Praga; são seis no total. E cada um mais lindo que o outro, e muito bem cuidados! Dos jardins do sul, ou South Garden, tem-se uma bela visão da cidade.

 

 

 

Bem, o Castelo tem muito mais do que isto, tem até um Museu de Brinquedos. Acesse este link para conhecer mais detalhes do local, e não se esqueça: um dia para conhecer tudo! Não dá para fazer só uma visitinha!

 

No próximo post, citarei o restante dos pontos turísticos de Praga, esta cidade encantadora, com um roteiro para 4 dias na cidade (prometo que vou tentar postar ainda neste final de semana).

 

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »