Vai ao Peru? Veja 10 dicas para planejar sua viagem

 

O pessoal da B4T Agência de Comunicação encaminhou uma matéria muito bacana sobre dez dicas para quem estiver planejando uma viagem ao Peru. E como fomos em 2011, e muita coisa pode ter mudado, decidimos compartilhar este post com nossos leitores, para auxiliar na confecção do seu roteiro.
Para ler os nossos posts sobre o Peru, acesse aqui.
Vai ao Peru? Veja 10 dicas para planejar sua viagem
Organizar uma viagem está longe de ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Principalmente se o destino escolhido for um lugar ainda desconhecido e cheio de peculiaridades. É por isso que conhecer o local, seus costumes e atrativos são itens essenciais no momento de montar o roteiro. Para quem vai ao Peru, a Machu Picchu Brasil, operadora especializada em viagens para o destino, preparou uma lista de 10 dicas para os turistas que estão planejando ir ao país pela primeira vez.
1ª) Planeje bem a sua viagem
O Peru vai muito além de Machu Picchu… O país conta com outras regiões turísticas surpreendentes, como o Lago Titicaca e as Linhas de Nazca, por exemplo. Antes de ir, informe-se com um especialista sobre os roteiros possíveis e que possam agradar mais.
2ª) Qual o melhor período para visitar o Peru?  
A melhor época para se conhecer o Peru é entre os meses de abril e novembro, pois é quando o clima está mais agradável e ameno para passear pelo país. Porém, os meses de julho e agosto são considerados meses de alta temporada quando as atrações estão bem mais cheias e com os preços mais altos.
3ª) Idioma
É de bom tom ter alguma noção de espanhol, que é o idioma local do Peru. Em Cusco, o inglês é falado por cerca de 90% dos habitantes.
4ª) Quais os documentos necessários para entrar no Peru?
Os brasileiros podem entrar no país com o RG (Carteira de Identidade) original, com menos de 10 anos de emissão e em bom estado de conservação, ou um passaporte com validade mínima de seis meses da data de saída do Brasil. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável e ter uma autorização emitida pela Policia Federal do Brasil.
5ª) Voltagem e fuso horário
No Peru, se usa a voltagem padrão de 220V, porém, alguns hotéis contam com tomadas 110V nos quartos ou transformadores.
Fique atento ao fuso horário. 22h no Peru é 00h00 no Brasil. Essa diferença ainda pode aumentar em alguns estados brasileiros durante o Horário de Verão.
6ª) Como fazer o câmbio no Peru
Os locais mais seguros para fazer a conversão do dinheiro (Reais ou Dólares) são aeroportos (cambio mais alto) ou casas de câmbios locais (sugeridas por agências de viagem). Evite cambistas no meio da rua, pois você pode cair num golpe. Muitos caixas eletrônicos permitem saques em Dólares ou Nuevos Soles (ou Soles), moeda local, diretamente de sua conta corrente. Basta solicitar o desbloqueio ao seu banco antes de viajar. É sempre bom ter um cartão de crédito internacional, apesar da cobrança de IOF, e dinheiro em mãos nas visitas às cidades pequenas e feirinhas de artesanato.
7ª) O Mal de Altitude ou Soroche
Boa parte das atrações mais procuradas estão situadas a mais de 3 mil metros de altitude. O ar rarefeito e o clima seco podem causar cansaço, falta de ar e dores de cabeça, causando o famoso Mal de Atitude, ou Soroche. Consulte um médico antes de viajar. Na chegada, a dica é dormir bem e descansar no primeiro dia, e sempre caminhar devagar.  Tomar o famoso chá de coca ou mastigar suas folhas, muitas vezes disponíveis no hotel, amenizam o mal de altitude.
8ª) Viaje de ônibus e use táxi
Viajar de ônibus no Peru é barato e tranquilo. Algumas companhias oferecem primeira classe. Mas o tempo gasto é considerável, graças às estradas estreitas e sinuosas. Não programe nada que tenha hora marcada nos dias dos deslocamentos mais longos. Alugar um carro em Lima está fora de cogitação. O trânsito é uma loucura! Prefira ônibus (pois não há metrô) ou taxis, que não são caros, mas há que se negociar as tarifas antes do embarque.
9ª) Compre ingresso e tickets de trem para Machu Picchu com antecedência
Para a atração mais procurada do Peru (e uma das mais procuradas do mundo), compre seus ingressos com antecedência e peça sempre auxílio de um agente de viagens para que tudo saia como planejado.
10ª) Escolha o roteiro conforme o seu perfil
Existem diversas formas de se montar um roteiro para o Peru: mais curtas ou mais detalhadas, em hotéis estrelados ou com o conforto básico. Para todo perfil de viajante, a Machu Picchu Brasil oferece serviços personalizados e roteiros adaptados.
Com escritórios em São Paulo, no Brasil, e em Cusco, no Peru, a operadora de viagens oferece serviços exclusivos aos viajantes, como assistência via telefone 24 horas por dia, atendimento em português nos aeroportos peruanos e guias locais credenciados, além de apoio na escolha de hotéis, restaurantes e outras dicas.
Mais informações e venda de pacotes: www.machupicchubrasil.com.br
Tel: + 55 (11) 2528-2456 / + 51 (84) 232-265

Sobre Machu Picchu Brasil
 – A Machu Picchu Brasil é uma operadora de viagens especializada no destino Peru desde 2010. Os pacotes e serviços da empresa oferecem uma experiência com alto padrão de qualidade, segurança, flexibilização e com roteiros e pacotes turísticos personalizados para cada viajante. Com escritórios em São Paulo e Cusco, no Peru, a empresa oferece assistência especializada, além de um telefone para atendimento 24 horas por dia. Além disso, a Machu Picchu Brasil também oferece saídas diárias para outros destinos, sempre com o melhor custo benefício.
instagram.com/machupicchubr
https://www.facebook.com/machupicchubrasil.com.br
twitter.com/MachupicchuBR
***Guest Post cedido por B4T Agência de Comunicação
Para ler os nossos posts sobre o Peru, acesse aqui.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »