Restaurante O Paparico, em Porto, excelente comida portuguesa!

Não precisamos repetir sobre a excelente culinária portuguesa, não é mesmo? Portugal é mundialmente conhecido por seu Vinho do Porto e pela deliciosa gastronomia. O Instituto de Vinhos do Douro e Porto nos apresentou três maravilhosos restaurantes, sendo que dois deles estão localizados em Porto, e um em Matosinhos, cidade bem próxima a Porto, que também vale a pena dar uma esticadinha.

Leia sobre os 10 Motivos para você conhecer Portugal.

Leia sobre Que tal conhecer a região do Vinho do Porto, em Portugal.

A Gastronomia Portuguesa sofreu influência de diversos lugares, especialmente depois que os navegadores partiam em busca do descobrimento de outras regiões, e aí, retornavam ao país com comida, especiarias, temperos, etc., que iam somando aos pratos portugueses. A comida portuguesa é sempre muito bem temperada com pimenta do reino, alho, coentro, salsa… Você observará que os portugueses fazem muito uso de pães, azeite, de queijo, vinho, bacalhau, especialmente de peixes e frutos do mar devido à extensão do país que é banhada pelo mar. Geralmente, ou quase sempre, no final de cada refeição, é servido queijo com um delicioso Vinho do Porto, seguido de uma sobremesa doce, e do café ou chá. Tudo sempre muito farto! É uma deliciosa tradição portuguesa!

O primeiro restaurante que visitamos foi tipicamente Português. Conheça um pouco sobre ele agora, e não perca tempo em incluí-lo em seu roteiro quando estiver em Porto.

O Paparico (culinária portuguesa)

Rua de Costa Cabra, 2343, Porto.

Reserve aqui.

Localização:

O o Jantar de Boas-vindas ao #Douro15 foi no renomado O Paparico, recomendado pelo Guia Michelin 2015, o que é uma grande honra para qualquer estabelecimento. Paparico significa “carícia, afago, presente dedicado a pessoa querida, iguaria saborosa, guloseima“. Ele realmente é tudo isso! E nossa primeira surpresa do dia foi que para anunciar sua chegada ao restaurante, você deve bater à porta. Para isso uma delicada Aldrava em bronze “mãos de dama”.

Imagem Divulgação do Restaurante
Imagem Divulgação do Restaurante
Imagem divulgação do restaurante O Paparico
Imagem divulgação do restaurante O Paparico

Bem intimista, com salões e salas em decoração clássica, o restaurante o Paparico está localizado em um imóvel antigo que foi recuperado e recebe em torno de 40 pessoas. Enquanto eles preparam os detalhes finais de sua mesa, você aguarda no bar, pensando no que está por vir e bebericando uma bebida qualquer.

Imagem divulgação do Restaurante O Paparico
Imagem divulgação do Restaurante O Paparico

Logo, Sergio Cambas, um homem jovem e muito simpático, apresenta-se para acompanhá-lo até a mesa. Para nossa sua surpresa, ele é o proprietário do local!

IMG_4868

A mesa estava muito bem posta, com o menu impresso “Sampling Portugal” e exposto sob a mesa. Viveríamos ali uma pequena e intensa amostra de Portugal.

Outro ponto muito interessante do O Paparico é que cada prato servido era apresentado por Sergio Cambas (ele faz questão que todos se sintam como se estivessem em casa), e as refeições geralmente servem duas pessoas. O bacana disso é que você entra em um ambiente intimista, requintado e elegante, e esta forma de partilhar as refeições quebra aquela impressão de “muito chique”, e torna mais suave e simples seu momento.

No Menu, alguns itens com a informação de DOP (Denominação de Origem Protegida), que significa que se trata de produtos únicos, que não há no mundo outro igual, e por isso são protegidos por uma Lei da União Europeia. Geralmente são protegidos por esta Lei os Vinhos, Queijos, Presuntos, Embutidos, Azeites e Cervejas. No nosso menu, tinham três destes produtos! E realmente a impressão que tivemos era de que aquela refeição seria um momento único, e que jamais experimentaríamos outro sabor igual.

Entradas:

  • Queijo Cremoso “Azeitão” DOP (em torno de 5 Euros), produzido a base de leite de ovelha e produzido na região de Azeitão, em Portugal. Este queijo possui uma casca amarelada e seu interior é bem pastoso. É um tipo de queijo de aroma e gosto mais forte;
  • Terrina de Vitela Arouquesa, vinho do Porto e erva doce (5,50 Euros por pessoa)!
  • Salada de bacalhau com crocante de broa de Avintes, cebola e salsa (em torno de 7,50 Euros)
  • Um delicioso Ceviche de Polvo com coentro, e um ceviche de Bacalhau.
  • Salsicha defumada de Porco Preto da região de Barrancos DOP;
  • Prosciutto (um tipo de presunto curado e seco) de Porco Preto de Barrancos DOP.

**Couver por pessoa (azeitona, pães e azeite, em torno de 2,50 Euros por pessoa)

Entrada Quente:

  • Scallop grelhada com manteiga coral. Scallop é um tipo de frutos do mar, chamado “Vieira”, e estava extremamente macia e carnuda.  Esta entrada foi a única servida individual (em torno de 5 Euros).

Pratos Principais:

  • Arroz “Malandrinho” de Tamboril (Monkfish, em torno de 40 Euros), um peixe muito saboroso que às vezes é comparado com a carne de lagosta, que foi servido com um Lombo de Vitela com molho de Tutano e cogumelos (32 euros por pessoa). O molho de Tutano era de uma textura extremamente suave, e era simplesmente perfeita esta combinação! Como dizem “de comer rezando!”

Pré-sobremrsa/Sobremesa

  • Como pré-sobremesa foi servido um sorvete de cereja com uma cama de cereja seca. Delicioso!!!!!!!!! Depois, como a grand finale, foi servido uma Tart de Amêndoa com sorvete de limão e Toucinho do Céu, um delicioso doce Português, a base de ovos e açúcar.

10629702_1142424829118786_4853579882727680325_n

12063299_1142426475785288_6927396467538299851_n

Os vinhos do jantar foram levados e apresentados pelo Paulo Russell-Pinto, do IVDP:

  • Quinta de Cidrô Rufete 2011 – Douro: vinho fresco, leve e aroma marcante.
  • Vinho Meruge Branco 2011 – Douro: adoramos este vinho! Super delicioso! Bem frutado e de acidez equilibrada! Aquele tipo de vinho para degustar batendo papo!
  • Quinta do Porta Grande Reserva 2000 – DOC – Douro: o Vinho de 2003! É um vinho mais complexo, para paladares mais experientes como o de nossos amigos Tom, Bill, Marie ou Ryan. Mas mesmo sem sabermos caracterizá-lo, apreciamos muito seu paladar.
  • Quinta da Gaivosa – Vinha de Lordelo – 2005 – DOC – Douro.
  • Por fim, Vinhos do Porto.

Mas a casa possui uma excelente carta de vinhos, com um grande destaque para os vinhos portugueses. Além de vinhos, oferece coquetéis, Gins, Vodkas e Whisky.

12069008_1142421772452425_8127972052783862443_o

12118626_1142425252452077_8580196853479373848_n

Durante o agradável momento em que passamos no O Paparico, constamos a eficiência no atendimento de todos da casa, com o sempre tratar bem do Português. A comida muito saborosa, criativa e estritamente ligada à culinária portuguesa. Apesar de não ser um restaurante barato, acredite que será uma experiência memorável!

Já assistiram ao primeiro vídeo da nossa viagem?

 

Agradecemos ao IVDP por nos presentear e proporcionar este momento único!

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “Restaurante O Paparico, em Porto, excelente comida portuguesa!

  • 16 de outubro de 2015 em 13:09
    Permalink

    Que lugar delicioso!!!!!!!
    Fiquei babando neste arroz “Malandrinho”…
    E este toucinho do céu?
    Parabéns pela matéria!
    Eu quero tambémmmmmmmmmmmm!

    Resposta
    • 16 de outubro de 2015 em 18:46
      Permalink

      E estava delicioso este arroz!
      Super temperadinho!
      Delícia!
      O Toucinho do céu também uma verdadeira delícia! Na verdade todos os doces portugueses são divinos!
      🙂

      Resposta
      • 30 de janeiro de 2020 em 11:38
        Permalink

        Tudo bom?

        Queria tirar um dúvida. Serve apenas menu degustação ou podemos pedir pratos a la carte?

        Obrigado desde já.

        Fábio Menezes

        Resposta
        • 18 de fevereiro de 2020 em 10:42
          Permalink

          Olá, Fábio!
          O Paparico é um restaurante incrível!
          Recomendo muito!
          Tem sim pratos a la carte. Mas fique atento pois são pratos ideais para dois.
          Abs,

          Resposta
  • 15 de outubro de 2015 em 18:37
    Permalink

    E este restaurantes em Porto, então?
    Com certeza entrará para minha lista de sonhos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »