Chez Françoise reúne estrelas da gastronomia da França no dia 14/11/2015

Chez Françoise reúne estrelas da gastronomia da França

Três chefs franceses e um brasileiro fazem homenagem ao Les Pantagruels, evento de alta gastronomia, que há cinco anos ocorre em Búzios, balneário do Rio de Janeiro

5.622
Les Pantagruels 2014

 

Desde 2010, o Hotel Le Relais La Borie e o Restaurante Chez Françoise, em Búzios, realizam o evento Les Pantagruels, promovendo um delicioso e prazeroso intercâmbio gastronômico entre chefs franceses premiados pelo Guia Michelin e brasileiros. E para homenagear o sucesso das edições anteriores, o Chez Françoise vai reunir no dia 14 de novembro, das 14 às 21h30, três chefs franceses em um único dia. Eles vão oferecer um cardápio composto de quatro pratos preparados com o toque especial de cada chef.

IMG_7173

Os franceses Frederic Monnier, David Mansaud e Phillippe Brye e Paulo Cezar Cordeiro, residente do restaurante Chez Françoise, vão promover uma alquimia de sabores. Quatros receitas compõem o menu, que vai dispor de uma entrada, prato principal, pré-sobremesa e sobremesa.

Especialista em sobremesas, o chef pâtissier Philippe Brye terá o chocolate como carro-chefe, mas fazendo um mix bem sofisticado. “Vou harmonizar o chocolate com capim-limão e gengibre. E também escolhi o maracujá porque traz uma acidez que faz um contraponto com os ingredientes mais doces”, comentou Brye, que reserva outras surpresas para a data.

Idealizado pelo empresário Paul Lindemann, o evento se apoia em dois pilares: o do raro convívio com chefs estrelados e o de pratos exclusivos.

“Os chefs que vão participar deste evento ajudaram a escrever ao longo destes cinco anos um rico capítulo da história da gastronomia francesa no Brasil. A ideia do evento deste ano é celebrar, lembrando o sucesso das edições anteriores com um menu desenvolvido a dez mãos”, explica Paul.

Responsável pela entrada, que será uma cavaquinha com ingredientes como maçã, aipo, castanha-de-caju e açafrão, o chef Frederic Monnier, lembra do clima e da importância dos festivais do Les Pantagruels.

“O Les Pantagruels é único! Só tinha visto eventos similares, com tantos chefs estrelados, na França. No Brasil, foi a primeira e única vez que participei de um evento como esse. Adoro o conceito de desenvolver menu por todos na hora. A forma não convencional de se relacionar com os chefs mudou minha carreira. Foi um divisor de águas”, comenta Monnier, que já participou de todas as edições do festival.

3.222
Les Pantagruels 2014

Cardápio / Menu

Entrada –  Cavaquinha em waldorf e crocante de yusu

Frederic Monnier adapta a cozinha francesa ao paladar brasileiro. Cavaquinha com ingredientes como maçã, aipo, castanha-de-caju e açafrão

 

Prato principal – Tornedo de namorado em robe de nori, legumes verdes croquantes e fina mariniere ao limão confitado.

David Mansaud investe em cozinha com produtos da “terra-mar” e sustentáveis.

 

Pré-sobremesa – Um sopa de morango com maracujá e açafrão

Sobremesa – Passion Carioca e sorvete de fava tonka (cumaru)

Philippe Brye prepara uma pré-sobremesa e uma sobremesa. A sobremesa com base francesa, porém com sabores brasileiros. A pré-sobremesa será algo frutado com um pouco de acidez para limpar a boca. A fruta traz frescor e o maracujá a acidez que vai dar vontade de comer a sobremesa principal, que será um chocolate harmonizado com o capim-limão e gengibre.  O sorvete de Cumaru, considerada a baunilha brasileira, completa a surpreendente sobremesa.

 

Sobre os chefs participantes:

David Mansaud (França) – Assumiu, em 2008, a cozinha do Hotel Astor Saint-Honoré, localizado na rua mais charmosa de Paris, a Rue Du Faubourg Saint-Honoré. Após sua participação na primeira edição do Les Pantagruels, em 2010, se estabeleceu no Brasil e, atualmente, é o chef executivo do curso de gastronomia na Universidade Estácio. Influenciado por Alain Ducasse e Yannick Alléno, David faz uma gastronomia baseada na intuição e na natureza. Ele já carimbou sua passagem pelas cinco edições do evento do Chez Françoise, de 2010 a 2014.

Frederic Monnier (França) – Desde 2001 no Brasil, Frédéric Monnier já trabalhou na equipe do restaurante Garcia & Rodrigues, liderado pelo chef Christopher Lidy. Depois de alguns anos, decidiu abrir seu próprio estabelecimento – La Brasserie do Rosário, no centro do Rio de Janeiro. O desafio de Monnier agora é aliar a alta gastronomia ao ritmo frenético do centro econômico desta região.  

Philippe Brye (França) – Formado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris, o chef é residente no Brasil há mais de três décadas. Neste tempo, Philippe foi chef executivo da confeitaria do hotel Meridien e comandou a Traiteurs de France, ambos em Copacabana. Atualmente, é o chef pâtissier do Sofitel e presidente do evento Coupe Du Monde de pâtisserie. Já foi eleito, por duas ocasiões, o melhor confeiteiro do Rio, pela revista Gula. Philippe Brye participou da edição do Les Pantagruel no ano de 2014.

Paulo Cezar Cordeiro (Brasil) – Chef residente do restaurante-sede do evento, Paulo Cezar Cordeiro ganhou expertise com os intercâmbios da culinária francesa. O chef faz um mix de sabores marcantes com a gastronomia dos dois países.

História do Les Pantagruels – Sobre o nome do evento, Pantagruel, de acordo com a mitologia francesa, significa filho de Gargantua, um comilão, criado pelo escritor François Rabelais, no século XVI. Ele ficou conhecido pelas suas refeições “pantagruélicas”, onde se comia bem e ao lado dos amigos em um ambiente descontraído. E foi nessa atmosfera que foi criada Les Pantagruels, em Búzios, sinônimo de prazer e simplicidade à mesa. Os três garfos do logotipo correspondem à descoberta, à amizade e à união quando se janta ou almoça juntos pratos inovadores em lugares especiais. Como se não bastasse, a tradição francesa entrou para a prestigiosa lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

As cinco edições do Les Pantagruels foram compostas por time de estrelas formado por Marc Meurin, Patrick Gauthier, Nicolas Frion, Julien Montbabut, Emmanuel Ruz e Didier Anies somados aos premiados Olivier Briand, David Mansaud, Regis Ferey, Jean Chauvel, Will Francois, Frederic Monnier e Roland Villard, além dos brasileiros Ivo Faria e o residente do restaurante Chez Francoise Paulo Cordeiro. 

Leia nossa matéria durante o evento Les Pantagruels 2014 aqui.

Serviço:

Restaurante Chez Francoise (Hotel Le Relais La Borie)

Rua Gerbert Périssé, 554, Geribá, Armação de Búzios, RJ

Telefone: (22) 2620-8504

Valor R$ 250 por pessoa (bebidas não incluídas) – Vagas limitadas – reserva necessária com antecedência.

E-mail: laborie@laboriebuzios.com

Site: www.laborie.com.br

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “Chez Françoise reúne estrelas da gastronomia da França no dia 14/11/2015

  • 19 de outubro de 2017 em 18:57
    Permalink

    TOP de Linha, artigo muito interessante! Parabéns ao Incrível Casal. Sempre trazendo conteúdos de qualidade para nós.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »