O inesquecível almoço na Quinta da Manoella, pela Wine & Soul!

Nosso segundo dia pelo Vale do Douro, em Portugal, foi mais do que especial! Tivemos o prazer de conhecer pessoas, lugares, comida e vinhos maravilhosos! Talvez, se fosse tão fácil de escolher, este tenha sido o nosso preferido pelo #Douro15. Mas o que a gente vem aqui contar para vocês é que a região do Douro, em Portugal, tem paisagens belíssimas (daquelas de tirar o fôlego!), onde se pode fazer um excelente roteiro no mundo dos vinhos e deliciosa gastronomia portuguesa. Vamos compartilhar com vocês um pouco da nossa extraordinária experiência pela Wine & Soul.

Wine & Soul (A vinícola)

12112375_10206297297728801_4097071903739485413_nFundada em 2001 e de propriedade do casal de enólogos Sandra Tavares e Jorge Borges, a Wine & Soul veio de um projeto pessoal cumulado com a procura por vinhas excepcionais no vale do Pinhão. E dia-a-dia, com extrema dedicação, a Wine & Soul alcança uma notável projeção de qualidade dos seus vinhos, sendo reconhecida por importantes críticos de vinhos a nível internacional.

A primeira criação do casal foi o Pintas, que reflete a imagem da história e tradição do Douro, fazendo uso de uvas de vinhas velhas com mais de 30 castas misturadas. Posteriormente, em 2009, nasceram os vinhos da Quinta da Manoella, propriedade belíssima onde tivemos nosso almoço e onde vinhas com mais de cem anos de idade vigoram lado a lado com vinhas jovens de 30 anos e algumas ainda mais recentes.

Localização:

Visita à Adega da Wine & Soul

Bem cedo, fomos visitar a Adega da Wine & Soul, quando Sandra nos apresentou todos os departamentos e processos de fabricação dos vinhos. Logo no começo, já observamos todo o cuidado dos enólogos, que separam as melhores uvas para a produção de seus vinhos. Na primeira foto do lado esquerdo, dá ver que o próprio Jorge também realizava cuidadosamente esta tarefa.

Ainda tivemos o prazer de fazer a prova de dois vinhos, ainda em barrica. Inclusive um deles era um vinho recém armazenado e que ainda se encontrava bruto, cor esbranquiçado e bem diferente do que estamos acostumados a ver de um vinho branco.

IMG_4495

IMG_4491

Também experimentamos um vinho tinto, ainda envelhecendo em barricas:

IMG_4499

Quando vocês visitarem uma vinícola, vão ver o quanto eles se esforçam pela limpeza do local, para garantir a qualidade do vinho.

Vinhas:

Depois da visita à adega, paramos para ver uma das vinhas da Wine & Soul, onde também pudemos experimentar as uvas no pé. Que uvas deliciosas e doces! Poderíamos ficar ali, observando a paisagem dramática do Vale do Douro, chupando uva no pé e conversando com pessoas tão especiais! E não precisa ficar pensando que isso é privilégio de Blogueiro. A Wine & Soul realiza tour de visitação, e você pode até solicitar um orçamento de um tour de visitação com o especial almoço.

IMG_4503

IMG_4509

Quinta Manoela

A Quinta da Manoela é uma propriedade muito querida do casal, onde existem vinhas com mais de cem anos, ao lado de vinhas com trinta anos e algumas até mais recentes. Passamos para conhecer os tonéis da Quinta da Manoella, e durante o caminho para a varanda onde foi servido nosso almoço, encontramos pés de maçãs, de oliveiras e muitas outras frutas! Aproveitamos para degustar uma suculenta maçã colhida ali mesmo.

IMG_4511

IMG_4563

IMG_4514

Almoço:

Foi então ali, que tivemos um dos momentos mais memoráveis da viagem: almoçamos sob parreiras carregadas de uvas, e tudo com vista para as vinhas do Vale do Douro. Não teve um do nosso grupo que não se encantasse com tudo o que a gente viu. E tanto a Sandra, quanto o Jorge, e a equipe da Wine & Soul que estava no almoço foram extremamente carinhosos, receptivos! Os queridos Portugueses sabem receber muito bem, e nós, brasileiros, somos muito bem-vindos!

IMG_5142

DCIM108GOPROGOPR8994.

IMG_4533

Vejam os detalhes da nossa mesa com as olivas frescas!

IMG_4539

A Wine & Soul também produz um delicioso azeite  de olivas o Azeite Pintas, que também foi servido em nossa mesa:

IMG_4529

Abaixo uma comida típica portuguesa que você verá em vários lugares e é delicioso: chama-se Bôla Portuguesa, e este era feito de inchados. Mas tem de calabresa, de bacon, de presunto, etc. Vejam uma receita global aqui.

IMG_4527

Chouriça assada (linguiça):

IMG_4532

IMG_4536

O primeiro prato foi uma canja de galinha! Delícia! E depois da degustação de tantos vinhos, foi uma excelente escolha! 🙂

IMG_4537

IMG_4538

E como prato principal, a Feijoada à Portuguesa que difere da nossa pelo feijão branco, e esta continha tripas (que a gente chama de “dobradinha”), além de carne, alheira e chouriça (linguiça). É bem forte e diferente da nossa! Mas tem que experimentar!

IMG_4540

Como sobremesa, tivemos uma mousse de chocolate com bolo de chocolate na área central. Uma delícia!!!!

IMG_4541

Foto da turma do #Douro15 com a Wine & Soul:

DCIM108GOPROGOPR9000.

IMG_4544

E para encerrar com chave de ouro, eis todos os vinhos que degustamos no dia:

IMG_4546

  • Passadouro 2014 – Branco – Quinta do Passadeiro
  • Guro – Pintas – Wine & Soul 2014 – Vinho Branco produzido a partir de vinhas com mais de 50 anos! Depois, permanecem em barricas novas de carvalho francês à temperatura controlada;
  • Manoella – Wine & Soul – 2015 – Vinho tinto de uma vinha mai recente, de 35 anos. Este vinho ainda é produzido através da pisa de uvas em largares (o que é ainda é o modo mais eficiente para não agredir as uvas);
  • Pintas Character – Wine & Soul – Vinho tinto mais vigoroso e sedutor, e que pelo fato de permanecer por menos tempo em madeira nova, as suas notas florais e frutadas se sobressaem estrategicamente.
  • Quinta da Manoela VV 2013 – Wine & Soul – Vinho Tinto produzido a partir de mais de 20 castas, permanecendo por longo tempo em madeira de carvalho francesa. Adoramos este vinho!!!!
  • Pintas 2013 – Wine & Soul – Um tinto de vinhas com mais de 80 anos e mais de 30 castas! Um verdadeiro deleite! Este foi o nosso favorito!
  • Passadouro 2012 – DOC – Touriga Francais
  • Passadora 2012 – DOC – Touringa Nacional
  • Porto Tawny 10 anos – Wine & Soul

Ainda não dominamos tecnicamente a linguagem dos vinhos, e adoraríamos descrever com maestria cada um destes que degustamos na Quinta da Manoella. Mas acreditem que para um paladar ainda em aprendizagem, ficamos apaixonados com a qualidade e especialidade dos vinhos!

Agradecemos o carinho da Sandra e Jorge e por terem nos receber tão bem, além de todos os demais da equipe Wine & Soul e do convite do IVDP para participar do #Douro15! Foram momentos especiais que jamais nos esqueceremos! E para encerrar este post, e mostrar a vocês a grandeza do trabalho de um enólogo, compartilho carinhosamente uma foto doa acervo pessoal da Sandra Tavares, durante as vindimas (colheita das uvas).  12079643_10206295617846805_1481802344722883192_n

————————————————————–

Wine & Soul

Av.Júlio de Freitas l Vale de Mendiz – 5085-101 Pinhão – Portugal

[email protected]

www.wineandsoul.com

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »