As primeiras impressões sobre a China

Acabamos de voltar de uma viagem que, com certeza, entrou para nossa lista de “melhores viagens”! A China nos surpreendeu em tudo! Passamos alguns perrengues no período pré-viagem e durante os quase 25 dias do outro lado do mundo, é claro, nada mais natural, mas nada que não entrasse para nosso livro de “coisas para contar para amigos e família”. Quando decidimos que nosso próximo destino seria a China, fomos questionados muitas e muitas vezes: porque não Paris ou as Maldivas? “vão fazer o que na China? Comer espetinho de rato?” Putz!! Santa ignorância! Estamos falando de uma das civilizações mais antigas do mundo, de um dos países que mais cresce no mundo, a taxas de 7 a 12% ao ano nas últimas décadas, e que possui paisagens incríveis, sempre contrastando o velho com o novo, o antigo com o moderno!

IMG_9783

IMG_9981

E nossa aventura começou assim: perdemos nosso voo para a China, no trajeto São Paulo/Shanghai! Inacreditável, não é mesmo? Mas por incompetência da companhia aérea responsável pelo voo doméstico Belo Horizonte/São Paulo (que não é a United!), com atraso de mais de quatro horas e o pior: sem qualquer assistência, com funcionários sendo até irônicos questionando “mas como vocês não conseguiram pegar o voo?”. Pois é, Senhora empresa aérea: “Não conseguimos pegar nosso voo, porque simplesmente a Cia Aérea não cumpriu com sua obrigação!”

Conseguimos embarcar somente no dia seguinte, ou seja, roteiro com um dia a menos! Mas em contra-partida, o trecho internacional foi feito em menos de 30 horas, com 3 horas de conexão em Chicago/USA. Trata-se de um voo cansativo, mas poderia ter sido muito pior, se tivessem outras conexões ou escalas. Anote a primeira dica: observar o número de conexões, priorizando Chicago e Newark, as mais rápidas.

Outro detalhe: Fomos beneficiados com os assentos economyplus da United Airlines, bem mais confortáveis que os assentos comuns (Thanks United). Assistimos vários filmes, dormimos bastante, mas mesmo assim, o primeiro dia foi praticamente nulo, e dentro do planejado, tudo para encarar o fuso-horário (+11) e os efeitos do Jet-Lag.

12803024_1133912879976742_1622515292490508334_n

E quais foram nossas primeiras impressões sobre a China? Tem coisa aqui que a gente pode dizer que outras pessoas não vão concordar. Mas é a nossa opinião sincera! Ficamos quase um mês nesta viagem, e pode até ser que a gente não tenha vivido da forma que outras pessoas. Friso, é a nossa real impressão!

  • Táxi não é nada fácil para estrangeiros na China: por mais que você mostre ao motorista o endereço escrito em Chinês, etc., a comunicação será um problema. Alguns balançam a cabeça como se não entendessem, outros mostram o tamanho de pequeno com os dedos, como se não enxergassem o que está escrito no papel, e alguns nem param o carro. Nossa dica: escolha hotéis próximo às estações de metrô, ou combinem um transfer antes da sua chegada.

Aproveite para usar bastante o transporte público, que é um dos mais eficientes do mundo!!! Os únicos lugares que realmente contamos com o transfer e taxistas (mas reservamos com antecedência) foi em Xí-an e Guilin. Xí-an, tem um metrô que ainda está em expansão, portanto, somente duas linhas (em formato de cruz) para toda a cidade. Já em Guilin, ainda não existe metrô. Em Macau, também ainda não existe metrô, mas utilizamos ônibus, táxi e transfer.

  • Extremamente essencial e necessário ter o nome e endereço do local em Mandarim: apesar da barreira da língua, os chineses são muito gentis e sempre estão dispostos a ajudar. Evite mostrar o nome ou endereço em inglês em um primeiro momento, pois a maioria deles simplesmente não entende. Por isso, planeje seu roteiro com nomes e endereços em inglês e em Mandarim. Por diversos momentos tivemos que perguntar a algum chinês informações sobre lugares, deslocamentos e outras informações essenciais. E quando mostrávamos o local ou endereço em Inglês, nada de nada. Já em Mandarim, era de imediato pelo menos um aceno, uma direção, ou qualquer forma de ajuda.
  • Os costumes dos chineses têm mudado: quando começamos a pesquisar sobre a China, era comum lermos que os chineses são mal educados, que cuspiam/escarravam/peidavam em qualquer lugar, arrotavam à mesa e não obedeciam as filas. Primeiro, é uma questão cultural. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, não é saudável engolir a própria saliva. Por outro lado, arrotar é sinônimo de aprovação da comida. Não temos dúvidas que isso tenha acontecido um dia. Mas a verdade é que isso tem mudado muito entre os chineses, sendo que estes costumes ficam para os mais velhos ou aquele jovem “mal educado” por natureza. Mas cá entre nós: no Brasil também temos os escarros nas ruas, e em grande quantidade! Só que estamos tão acostumados que sequer observamos mais. Passamos por Shanghai, Beijing, Xí-an, Guilin, Hong Kong, Macau e Suzhou. Os lugares que observamos as tais “escarradas”, e em quantidades pequenas foram Xí-an, Guilin e Suzhou. Nas demais cidades, raramente! Puns… não tivemos o desprazer de sentir algum, graças a Deus! Quanto aos fura-filas, pouquíssimos casos. No metrô, acontece com certa frequência aglomerações, mas mesmo assim, as placas de entrada e saída indicativas no chão são, na maioria das vezes, respeitadas. Outro costume muito comum: quando os chineses estão cansados, ficam de cócoras no metrô, na rua, ou em qualquer lugar que seja. Mas isso é só uma curiosidade mesmo! 😉
IMG_1144
Viu? Tem fila!
  • Você não vai passar fome na China, nem tampouco viver só de Fast Food: outro ponto que todo mundo acredita é que você vai viajar para a China para comer cachorro, rato, escorpião, ou qualquer outro bicho ou animal estranho. Não! Na China, come-se muito bem! As comidas mais estranhas ficam por conta da Wang Fu Jing Da Jie, em Beijing. Alguns lugares, como a própria feirinha da Wang Fu Jing Da Jie, não cheiram bem! Mas gente… Temos que parar de reclamar da cultura dos outros! Eles adoram o cheiro estranho e ponto final! Quem garante que outros povos, de outras culturas também não gostam do cheiro da nossa feijoada, que a gente adora? Ou quem sabe ao se depararem com o nosso delicioso feijão tropeiro ou a dobradinha, pensem: “que nojo!” Cultura tem que ser respeitada! E se você viaja para o outro lado do mundo para descobrir novas culturas, vai ficar falando mal disso? Melhor não viajar! O tempo que estivemos na China comemos muito bem! E você tem a liberdade de escolher onde e o que comer! Dá para ver de cara qual  restaurante é confiável, ou prefira comer naqueles indicados por outros viajantes ou sites especializados.
  • Banheiros públicos são sujos, não têm papel higiênico nem sabonete para lavar as mãos: mas alguns banheiros na China nos surpreenderam de tão limpos e tamanha tecnologia. Em Shanghai, vimos banheiros com controles digitais para ducha (quente ou fria e o tipo de jato!), com vasos tradicionais, papel higiênico, sabonete, e até com cheirinho! Já os banheiros públicos são bem sujos e com muito mal cheiro! O ideal é comprar lenços de papel (não precisa comprar aqui, em toda esquina vende-se lenços a 1 RMB), lenços umedecidos, álcool em gel para assepsia, e ter cuidado para não encostar em nada na hora de urinar. E os vasos sanitários são rentes ao chão.
Este banheiro estava até limpo! ;)
Este banheiro estava até limpo! 😉

Agora espere aí! No Brasil, tem banheiros públicos tão sujos quanto os da China, não é mesmo?

  • Prefira hotéis de grandes redes e próximos a estações de metrô: Geralmente os hotéis de grandes redes servem café-da-manhã continental (mas confirme esta informação antes de fechar os hotéis), e geralmente, estes hotéis também possuem funcionários que falam inglês. Em Guilin, ficamos em um ótimo hotel, mas de madrugada, quando fizemos o check out, o funcionário não falava absolutamente nada em inglês, mesmo o básico! E como todos os hotéis exigem um depósito prévio, ao final, você tem que confirmar o cancelamento daquele depósito, bem como realizar o pagamento de suas despesas. E se o funcionário do Hotel não fala inglês, eis mais um problema!
  • Tudo é sempre muito cheio: todo mundo sabe que tudo que envolve a China é superlativo, começa no milhão! Ou seja, qualquer atração turística estará sempre cheia, especialmente nos feriados locais, quando os chineses aproveitam para visitar as atrações da cidade! Em horários de pico, o Metrô parece um formigueiro!

IMG_0813

IMG_1342

Portanto, é imprescindível chegar com antecedência em tudo! Primeiro, para não se perder no trajeto e segundo, devido à quantidade de gente e possíveis filas, etc., você pode acabar perdendo um voo, um trem, ou uma reserva. Quando era solicitado que chegássemos no aeroporto uma hora e meia antes do embarque, chegávamos três! Na estação de trem, você deve chegar com 30 minutos de antecedência, e para não corrermos riscos desnecessários, buscamos no dia anterior, e chegamos com mais de uma hora de antecedência. Melhor prevenir que remediar! Com todo este cuidado, não perdemos nenhum voo ou trem!

  • Toda atenção para atravessar as ruas é pouco: a mão-direita é livre. Ou seja, os veículos podem convergir à direita mesmo que o sinal esteja fechado, e aberto para os pedestres! Então, sempre olhe para todos os lados antes de atravessar, e tente seguir os outros chineses! Não é muito comum eles pararem em faixas de pedestres. Em ruas que não tiverem semáforos, fique bem esperto para atravessar a rua, senão não conseguirá atravessar nunca! Em Macau e Hong Kong, que apesar de serem regiões administrativas especiais da China, possuem mão inglesa de direção. Logo, ocorre da mesma forma que em Londres: volante e sentido de direção contrários! O uso de moto elétrica é muito comum nas cidades da China. E elas andam sobre os passeios, na contra-mão, de todas as formas possíveis! Fiquem atentos!
  • Vai ser quase impossível utilizar o Wi-Fi nas ruas: na China, a maioria dos lugares pede para enviar um código para o número do seu celular, e só depois a internet é liberada. Isso somente para quem tiver o roaming ativo! Mas para quem não ativar o roaming, ou seja, não tiver acesso às mensagens nem ligações, não vão ter acesso ao código que será enviado para o seu telefone, e consequentemente não poderá utilizá-lo para concluir o cadastro. O Wi-Fi era liberado em pouquíssimos lugares! Alguns sem senha, e alguns pedíamos para os próprios chineses (que trabalhavam no local) digitarem a senha em nosso celular.
  • Mesmo com o VPN, em alguns lugares você não terá acesso ao Google e redes sociais: demoramos um pouco para entender. Mas alguns lugares para cumprirem o determinado pelo Governo Chinês, que proíbe o acesso ao Google e redes sociais, realmente bloqueiam o uso do VPN. Também achamos o VPN muito instável! Demora para conectar e cai por diversas vezes. (O WhatsApp é liberado, e independe de VPN para ser utilizado).
  • A viagem para a China é cara! Apesar dos hotéis serem relativamente baratos, não é uma viagem barata! E se você acha que vale a pena comprar na China, está enganado! Não achamos nada barato! Ao contrário, achamos tudo muito caro! Se alguém tem alguma dica de compra na China, conte para a gente!
  • Você não precisa ter medo de violência e de crimes na China: Você não precisa ter medo de tirar celular da bolsa, de tirar fotos com máquinas, etc. Em nenhum momento sentimos medo ou qualquer receio durante nossa viagem! Você verá que é comum o raio-x em todas as estações de metrô e atrações turísticas. Por outro lado, o policial chinês não usa armas! Estranho isso? Não! É porque diante da severidade das penas para aqueles que cometerem crimes, o índice de criminalidade, na China, é baixíssimo! Ah! E os chineses são muito honestos! Só para exemplificar, logo que chegamos na China, ainda sem saber distinguir as notas, comprei duas águas que daria 10 RMB. Passei sem perceber uma nota de 100 RMB, achando que era de 10 e saí como se o valor das águas estivesse pago! A vendedora me chamou novamente para devolver o troco.
  • Não existe gorjetas na China: sabe o tal dos 10, 15, 18 ou 20% sobre o valor da conta de gorjeta? Não tem isso por lá! Em alguns lugares, os chineses sentem-se até constrangidos caso você deixar alguma gorjeta. Já em hotéis, os mensageiros sempre recebiam as gorjetas e demonstravam bem satisfeitos por recebê-la. 🙂
  • A China está em constante crescimento econômico: vimos pouquíssimos pedintes nas grandes cidades da China. Mas a verdade é que vimos a grande maioria dos chineses (ou quase todos) com o iPhone mais recente, carros do ano e os mais modernos possíveis! E muitas, muitas, muitas construções!

IMG_3493

  • Os aplicativos indispensáveis utilizados na nossa viagem foram: VPN Express, apesar de não ser tão estável e não ser gratuito; Betternet: é outro tipo de VPN mas gratuito (também, não achamos tão bom); China Metro, você baixa os mapas de metrô das cidades a serem visitadas (ajudou muito! Pois o GPS localiza a estação mais próxima, e você vê quais estações pegar até determinado lugar.); e os Guias offlines: Shanghai Travel Guide and Offline map, Hong Kong Travel Guide and Offilne map e Beijing Travel Guide and Offline map (eles são gratuitos, e a logo é uma flor branca com fundo vermelho, escrito Ulmon). São muito bons!

No próximo post, compartilharemos o esboço do nosso roteiro!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “As primeiras impressões sobre a China

  • 1 de outubro de 2017 em 23:55
    Permalink

    Que post show! Estou estudando ir para a china e seu blog tem dicas mto legais, parabens!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »