Onde Comer e beber bem em São João Del Rei, MG

Recentemente retornamos à bela cidade de São João Dei Rei, localizada a 185 Km de Belo Horizonte, fundada por bandeirantes paulistas, ocupada pelo menos desde 1701 e alçada à categoria de cidade no longínquo ano de 1838. “São João” respira história, é considerada uma das mais importantes cidades históricas mineiras, possui vasta gama arquitetônica, destacando-se o barroco, é a terra natal do ex-presidente Tancredo Neves e foi um dos palcos da histórica “Guerra dos Emboabas”.

Leia sobre nossa hospedagem em São João Dei Rei aqui.

Mas o post de hoje é específico sobre um lugar que indicaremos com prazer aos viajantes que estiverem de passagem pela cidade: a excelente “Taberna D’omar“, localizada exatamente em frente a uma das mais belas Igrejas da cidade, a Igreja do Carmo (Rua Getulio Vargas, nº 242 A). Obrigado pela indicação, Antônio!

SJ03
Prost!!

Após uma tarde de caminhada pelo centro histórico da cidade, que vamos compartilhar em outra oportunidade, resolvemos nos esbaldar nos dois ambientes da Taberna D’omar, começando pela cafeteria. Com ambiente aconchegante e decoração encantadora, aproveitamos para degustar o típico café mineiro  e experimentar alguns dos deliciosos pães artesanais.

O cheiro do ambiente, por si só, já vai te abrir o apetite! Experimentamos um enrolado de doce de leite com canela (cinnamon), mas existem muitos elogios para o pão de chocolate com nozes, o queijo Catauá com geleia de laranja com pedaços da casca ou ainda o pão de maçã com canela.  O ambiente e a decoração são uma homenagem ao matemático persa Omar Khayyam.

SJ02
Hora do café!
SJ01
Pensamento do dia!

Somos simplesmente viciados em cafeterias, e confesso, há tempos não comíamos iguarias tão saborosas!!

Já era início da noite e resolvemos partir para o segundo tempo, cerca de 5 passos de distância, já no restaurante/bar Taberna D’Omar, afinal de contas, estávamos sedentos por “cevada e lúpulo”. 😉

IMG_7049

Trata-se de um bar muito agradável e intimista, com vista privilegiada para a Igreja do Carmo, onde é possível sentar em uma das mesas nas janelas e ficar apreciando a beleza da arquitetura barroca, além de ambiente descontraído, cardápio variado, música ao vivo, petiscos bem elaborados com toque “gourmet” e preço justo.

SJ08
Música ao Vivo para animar a Festa

Outro detalhe histórico: o “porão” onde funciona atualmente a Taberna já foi uma senzala em tempos imemoriais.

SJ07
Ambiente informal e descontraído

Abaixo um pequeno vídeo para retratar o ambiente da Taberna.

Experimentamos e recomendamos o espetinho de Kafta e o risoto de limão siciliano com camarão!

SJ04
Excelente!
SJ09
Quero mais!

Para acompanhar, degustamos 3 versões da excelente cerveja Antuérpia, da nossa querida cidade de Juiz de Fora, criada em 2009 e cujas cervejas são produzidas de acordo com a “Lei de Pureza Alemã”, competindo com muita qualidade no setor de cervejas gourmet.

Começamos com a versão Dunkel (4,5%), que ao contrário da maioria das cervejas escuras nacionais, que é adocicada e escurecida com corantes, é feita com a combinação de maltes torrados importados, que lhe confere sabores e aromas de café e chocolate. Excelente!!

SJ12
Dunkel

Continuamos com a versão Ale (5,5%), de coloração avermelhada, encorpada pela combinação de três tipos de maltes especiais. Possui leve sabor frutado, proveniente da levedura e da alta fermentação, e amargor atenuado por altas quantidades de lúpulos aromáticos. Nossa avaliação: Fantástica!

Para encerrar as atividades do dia, a versão de trigo (Ale Weizenbier 4,8%), produzida com malte de cevada e malte de trigo. Trata-se de uma cerveja de alta fermentação, com leve sabor frutado, aromas de banana e cravo, baixo amargor, naturalmente bem carbonatada e com espuma densa e cremosa. Perfeita!

Para conhecer mais sobre a cerveja Antuérpia, clique aqui!

SJ10
Ale Weizenbier 4,8%

Fica a dica!!

———————————————————————————

Taberna d’Omar 

Rua Getúlio Vargas, 242 A, São João del Rei, Minas Gerais (Em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo).

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Translate »