Onde ficar no Vale do Douro, em Portugal: Six Senses Douro Valley

Nosso último destino na região do Vale do Douro, em Portugal, foi no grandioso cinco estrelas Six Senses Douro Valley, onde, infelizmente, passamos uma noite (diante da agenda apertada da press trip), mas em compensação, tivemos um inesquecível jantar no Wine Library & Terrace, harmonizado com os vinhos da Quinta Vale D. Maria.

Como nossa passagem pelo Six Senses Douro Valley foi bem curta, não tivemos muito tempo para conhecer os arredores do hotel, até porque tínhamos horários fixados para as atividades da press trip #Douro15. Então, aproveitamos algumas fotos de divulgação do hotel para ilustrar o nosso post.

SixSenses_Douro_Valley_from_the_east2
Vista do Hotel (Foto Divulgação do Hotel)

Nosso último dia no Vale do Douro foi cheio de atividades: acordamos cedo e fizemos um passeio de barco pelo Rio Douro e depois fomos de Trem de Pinhão até Pocinho, veja o post aqui.  E em Pocinho, seguimos para conhecer a Quinta do Carrenho, da Dona Berta, onde tivemos um delicioso almoço, veja o post aqui. Então, chegamos no Six Senses por volta das 18h, e tínhamos um jantar às 20h. No outro dia bem cedo, depois do café-da-manhã, já voltamos para o Porto.

Mas com certeza ficaríamos pelo menos dois dias neste grandioso hotel.

Swimming_pool
Piscina com vista para o Rio Douro (Foto Divulgação)
SixSenses_Douro_Valley_from_the_east
Foto do complexo do Hotel (Foto Divulgação)

Localização: o Six Senses Douro Valley está localizado às margens do Rio Douro, na Quinta do Vale de Abraão, 5100-758 Lamego, Portugal, bem próximo à cidade Peso da Régua, uma das maiores cidades da região.

O Six Senses Douro Valley foi remodelado em uma construção do século XIX, onde a arquitetura foi preservada, mas traços contemporâneos são ressaltados. A área total do hotel abrange 8 hectares, com vinhas, hortas e jardim orgânico.

Logo que chegamos ao hotel, com check in foi rápido, staff atencioso e dinâmico, estávamos bem rápido em nosso quarto:

IMG_4866

Primeiro ponto que adoramos do Hotel é que as janelas do nosso quarto eram enormes! Do teto ao chão! Isso, além de valorizar a luz externa, tem uma vista incrível para a região, que nada mais é que Patrimônio Mundial da UNESCO.

IMG_4854

Espaço bem distribuído com dormitório, sala de estar integrada, closet, e banho. A decoração é contemporânea, com tons neutros, e contém de tudo que um hóspede precisa para se sentir em casa, com muito conforto! A cama é daquelas que você deseja curtir o dia todo! 🙂

IMG_4857

IMG_4858

O banheiro é também muito espaçoso, com duas pias, chinelos, roupões e muitas toalhas à disposição.

IMG_4859

Os amenities ficam nestes potinhos de porcelana super fofos! Que além de tudo, não deixam de ser uma charmosa decoração, que lembra as belíssimas pinturas em azulejos, muito típico no país.

IMG_4863

O Six Senses Douro Valley é um hotel que apoia a pegada e a sustentabilidade ambiental e social para reduzir a emissão de carbono na atmosfera. Desta forma, a água mineral utilizada no hotel pelos hóspedes é produzida e embalada lá mesmo, já que há uma grande preocupação com a produção de embalagens e o transporte de água de qualidade até suas instalações. Excelente iniciativa! Adoramos!

IMG_4867
O charme do nosso boas-vindas ao hotel! Agradecemos, Six Senses! 🙂

Para ver os demais quartos do hotel, clique aqui.

Nas fotos abaixo, dá para ver o quanto o hotel é confortável e elegante. Infelizmente não tivemos tempo de utilizar vários serviços disponibilizados aos hóspedes! Bom motivo para voltarmos, não é mesmo Joanna? 🙂

Para saber sobre o SPA, clique aqui.

Então, como comentamos anteriormente, nosso tempo foi super corrido, tivemos pouco tempo para chegar, tomar banho, e nos preparar para às 20h, impreterivelmente, estarmos à disposição da equipe no Wine Library & Terrace. O jantar, com menu preparado pelo Chef Paulo Matos, e harmonizado com os vinhos da Quinta Vale D. Maria e Van Zellers foi suntuoso, farto e delicioso! Uma única mesa rústica compartilhada para doze pessoas, onde alguns pratos da entrada também foram compartilhados, o que deixou o momento bem descontraído e divertido.

IMG_5370

Todos os pratos da entrada eram à base de peixes, frutos do mar, carne, vegetais e azeite. Já o prato principal, continha uma deliciosa carne de vaca portuguesa (Arouquesa). Assim, para as harmonizações, tivemos oportunidade de degustar os vinhos branco e tinto da vinícola.

IMG_5372

Nem todos as entradas estão nas fotos abaixo. Mas saibam que estavam deliciosas! Confiram o menu:

Entradas:

  • Bolinho de Bacalhau, com aioli picante (aioli é um molho típico da culinária francesa, tendo como principais ingredientes o alho e o azeite). Se aqui no Brasil já amamos os bolinhos de bacalhau, imaginem os originais? Estavam deliciosos!
  • Pimento Pádron (ou Pimentões) grelhado com sal do mar português, e azeite extra virgem;
  • Beef de arouquesa à pica pau, com uma conserva de legumes sazonais caseira e mostarda em grãos. É bem parecido com o nosso picadinho de carne, e delicioso!
  • Escabeche de sardinhas, com salada de ervas sazonais. Escabeche é um molho típico da culinária portuguesa e espanhola, feito para dar sabor aos ingredientes mais simples, como a sardinha, e também é utilizado para conservar alimentos por mais tempo.
  • Polvo grelhado com cebolas roxa em conserva e batatinhas. Deliciosa entrada!!!

E o mais bacana: o Six Senses Douro Valley também possui horta e jardim orgânicos! E os pratos estavam todos decorados com flores comestíveis.

IMG_5375
Polvo grelhado
IMG_5376
Escabeche de sardinha
IMG_5377
Beef de arouquesa à “pica pau”

Com a entrada, foi servido um VZ Van Zellers Douro 2013, devidamente apresentado pela querida Joana, uma das enóloga da Quinta Vale D. Maria (os outros são o Cristiano Van Zellers e a Sandra Tavares). Ficamos impressionados com os vinhos desta vinícola!

IMG_5379

Como prato principal, serviram um beef grelhado de Arouquesa (que é uma vaca portuguesa), aspargos grelhados com tomate coração-de-boi, com adição de Vinho do Porto. Conclusão: os portugueses também fazem carnes deliciosas! A harmonização foi com um Quinta Vale D. Maria – Vinha da Francisca, Douro 2012, excelente vinho e ficou perfeito com o prato!

IMG_5387

É certo que, primeiramente, você come com os olhos! Quando vimos a sobremesa, achamos tão convidativo a forma de sua exposição, que já comemos, inicialmente, só com os olhos. E quando experimentamos, vimos o quanto combinou todos os ingredientes selecionados pelo Chef Paulo Matos! Era uma torta de pasteis de nata em camadas, com sorvete de canela! Nem precisamos falar que estava divino não é mesmo?

IMG_5391

IMG_5392

Para acompanhar a sobremesa, um Vinho do Porto Van Zellers, colheita 2004.

IMG_5394

Para ver sobre os outros restaurantes do hotel, clique aqui.

E assim, encerrou nosso jantar no Six Senses Douro Valley com os vinhos harmonizados pela Quinta Vale D. Maria e Van Zellers.

A Quinta Vale D. Maria é uma antiga propriedade localizada no coração da região Demarcada do Douro. Os enólogos da vinícola são: Cristiano Van Zeller, Joana Pinhão e a querida Sandra Tavares da Silva, que conhecemos na Wine & Soul. E são estes enólogos que garantem a qualidade de um vinho tão especial.

Localização da Quinta Vale D. Maria:

Quinta Vale D. Maria, Sarzedinho – 5130-113 – João da Pesqueira – Portugal.

Contatos: [email protected] / [email protected] / [email protected]

Para o site, acesse aqui.

No outro dia, acordamos bem cedo para que, às 9h, já estivéssemos a caminho do Porto. E como dá para ver da foto, o céu começava a ficar com algumas nuvens. Durante nossa visita à região demarcada do Douro, tivemos muita sorte com o tempo!! O céu estava sempre azul! Mas no dia de ir embora, o tempo começou a fechar. Na verdade, Douro estava triste com a nossa partida 😉

IMG_5397

IMG_5405

Mesmo o Six Senses Douro Valley sendo um hotel cinco estrelas muito elegante, como falamos anteriormente, ele mescla o contemporâneo com traços de um casarão antigo o qual fora preservado. E no salão do café-da-manhã, observamos claramente estes traços.

IMG_5417

O piso, as cerâmicas na parede, a mesa, as panelas, tudo lembrava a um casarão antigo. E foi servido frutas, cereais, pães, bolos, pasteis de nata, croissants, sucos, iogurtes… tudo o que a gente precisava para as energias do dia, que seria mais um cheio de atividades, visitas e provas.

IMG_5418

IMG_5420

IMG_5421

IMG_5422

E assim, terminamos nossa visita pela região demarcado do Douro, em Portugual.

Gostaríamos de agradecer ao Six Senses Douro Valley por nos receber de forma tão carinhosa e nos oferecer este jantar inesquecível. Também agradecemos a Quinta Vale D. Maria pela harmonização de vinhos tão especiais. Estava tudo perfeito!

Agradecemos ao Instituto de Vinhos do Douro e Porto -IVDP por nos convidar para esta press trip #Douro15 tão incrível e inesquecível!

E se ainda não viram nossos posts sobre esta viagem, acessem nos links abaixo:

Aproveitem para ver o vídeo da Six Senses Douro Valley e do nosso grandioso jantar:

—————————————————————————

Six Senses Douro Valley

Quinta de Vale Abraão, Samodães – 5100-758 Lamego  – Portugal
T +351 254 660 600
E-mail: [email protected]

Para ofertas no Six Senses clique aqui.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »