Onde se hospedar em Petrópolis?

O post de hoje é para compartilhar um lugar delicioso que decidimos passar um final de semana, em plena região serrana do Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis, que por si só, é uma fofura e uma válvula de escape. Entretanto, optamos por ficar hospedados na região mais próxima ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos – PARNASO, em um verdadeiro P A R A Í S O !!!!!

Quando começamos a pesquisar sobre a região, ficamos inspirados com as matérias que nossa amiga Fabi, do Loucos por Viagem, compartilhou em seu site. Inclusive, seguimos uma de suas indicações de hospedagem, e ficamos na Pousada Paraíso Açu!

A Pousada

A Pousada Paraíso Açu é típica de montanha. Rústica, em meio a natureza, daquelas que preservam seus arredores e tudo o que o próprio local já oferece. Foi a primeira pousada/hotel a receber o selo Ecolíderes do Tripadvisor 2016, em Petrópolis. Este selo Ecolíderes que tem como objetivo divulgar hotéis e pousadas que são ecologicamente corretas, desde a mais econômica, ao hotel mais luxuoso.

E logo que você chega na Pousada já observa o merecimento deste selo. A Pousada Paraíso Açu mantém plantas locais, ocupa o mínimo espaço possível para construção de sua estrutura, ou seja, toda a natureza do local é preservada, com muitas árvores, plantas e jardins. Até a piscina é de água natural corrente e represada, que é o mesmo que você estar em um poço de uma cachoeira.

O comprometimento com a natureza é uma das prioridades da Pousada e de sua equipe. 🙂

Outro ponto que achamos super bacana da Pousada é o quanto incentivam o ecoturismo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Sempre estão promovendo eventos, como trilhas, workshop de fotos no Parque. Inclusive, tivemos o privilégio de participar de uma trilha com a Marina, uma das proprietárias da Pousada, e gostamos tanto, que resolvemos fazer outra trilha no dia seguinte, mas sozinhos.

A equipe da Pousada, além de atenciosa, é super discreta, falam baixinho, com um respeito encantador! O Maicon, por exemplo, tem toda a atenção para falar conosco, faz de tudo para nos servir, mas sem incomodar.

As acomodações são suítes e chalés construídos de maneira rústica e simples, mas aconchegante. São quartos sem muito conforto, mas com esforço para manterem a sintonia com a natureza. Todos os quartos possuem lençóis térmicos, já que nesta região as temperaturas podem baixar bastante no final do dia, quase todos possuem lareira, e com uma belíssima vista para parte do PARNASO.

A Pousada possui piscina, salão de jogos, sauna e um restaurante com ambiente super agradável e excelente comida!

Esta era a vista do nosso quarto

Localização:

A Pousada Paraíso Açu está localizada quase na entrada de uma das sedes do PARNASO, a poucos quilômetros do Centro Histórico de Petrópolis. Mas apesar da distância curta, o trajeto é bem lento diante do trecho com curvas, pista estreita e, em alguns trechos, com o asfalto e estrada bem danificados.

Colocamos no Google Maps o endereço da Pousada, e depois foi só seguir as indicações das placas (já que o GPS indicou somente até um determinado ponto).

A Pousada Paraíso Açu possui uma localizada privilegiada, em meio a muito verde e respeito à natureza. Logo na chegada da Pousada, um caminho com pequenas árvores de azaleias. Ainda não estavam floridas, mas a Fabi do Loucos Por Viagem também esteve na Pousada e postou fotos lindas!

Nosso quarto:

Ficamos acomodados em uma das Suites Superiores, a Gramado, que é a mais utilizada para noivas durante casamento e para a noite de núpcias do casal. É super espaçosa, com uma linda vista para o Vale do Bonfim. Diferente dos chalés, que são mais afastados, as suítes superiores estão localizadas na sede da Pousada. Quando chegamos, pensei que poderia até ouvir algum barulho, diante da proximidade com o restaurante do local. Mas que nada! O silêncio prevaleceu!

O quarto é bem amplo, como comentamos anteriormente, possui cama king-size com lençóis térmicos, TV LCD com TV a cabo, DVD (tem uma estante com DVDs à disposição dos hóspedes), frigobar, um pequena mesa para lanches e um sofá. A suíte Gramado possui uma lareira, e a pousada oferece dois litros de álcool por noite. Mas como fomos em um final de semana de muito calor em Petrópolis, infelizmente não acendemos nenhum dia! 🙁

O banheiro, também, é bem espaçoso com uma bancada para a pia bem extensa!

Infelizmente o hotel não dispõe de ar-condicionado. Mas conversando com uma das proprietárias, a Marina, ficamos sabendo que não foi por falta de querer! A rede elétrica não suporta a intensidade de um ar condicionado. Mas eles estão tentando uma solução! 🙂

Vejam os outros tipos de acomodações aqui.

Sala de Leitura/Sala de Estar/Sala para apreciar a natureza local

A Pousada Paraíso Açu tem um ambiente super aconchegante para leitura, conversas ou simplesmente para sentar e aproveitar a vista, todo feito em madeira, com uns janelões de vidro e bem rústico! Confesso que ficamos um bom tempo por lá só observando o ‘acervo’ de objetos de decoração! Cada um mais interessante, curioso e belo que outro!

Na recepção do Hotel, tem uma estante cheia de DVD’s que podem ser solicitados e levados para assistir no quarto. E o estoque de filmes é bem bacana! Muitos clássicos além de outros tipos de filmes, para todos os gostos. Fábio, como um grande cinéfilo, tentava escolher algum que ainda não tinha assistido.

Área de Lazer:

A Área de lazer da Pousada foi construída de uma maneira bem natural. É o local mais procurado para cerimônias de casamento! Inclusive, vimos fotos e relatos surpreendentes de noivos que casaram no local e gostaram tanto, que voltaram para comemorar o aniversário de um ano de casamento. 🙂

A piscina é de água natural represada, isso significa que você encontrará uma piscina bem parecida com um poço de uma cachoeira. Pode parecer que é uma piscina mais escura, mas é exatamente como aqueles pocinhos de cachoeira, e consequentemente, com temperatura mais baixa! Ao fundo, próximo ao muro de pedras, vê-se a fonte que enche constantemente a piscina.

DCIM110GOPROGOPR0520.

Uma delícia este lugar!

A Pousada Paraíso Açu possui sauna à lenha, sendo que seu uso deve ser solicitado na recepção, com pelo menos meia hora de antecedência. Possui, ainda, salão de jogos e um espaço kids.

O Restaurante da Pousada:

É no restaurante da pousada que é servido a café-da-manhã! Tudo delicioso! Os bolos, tortas, pães, biscoitos são deliciosos! Tem frutas, cereais, sucos naturais, presunto, queijo, muçarela, e muitas outras delícias! Ele é servido um pouco mais tarde, para garantir que o hóspede realmente curta aquele paraíso! Mas também finaliza mais tarde, às 10:30h.

O restaurante da pousada é aberto ao público e não somente aos seus hóspedes. Pensem em uma comida boa? Super saborosa e bem farta! Não fizemos reserva, mas é bom ligar antes ou mandar e-mail e confirmar uma reserva. Quando chegamos, estava ainda bem vazio. Depois, todas as mesas estavam ocupadas!

13001034_1268158763212058_3990649722362669285_n

Apesar do forte da casa ser o Fondue, optamos por outros pratos disponíveis no menu, que estavam simplesmente perfeitos! Um verdadeiro deleite! Pratos bem fartos, mas que, geralmente, servem uma pessoa. Na verdade, optamos por outros pratos para podermos harmonizar com as cervejas artesanais que a Pousada oferece, que são feitas pelo esposa da proprietária Marina. Estávamos ansiosos para degustar estas brejas!

IMG_5261[1]
Como se vê, ainda sem rótulo. Mas em breve vocês ouvirão falar da Odin!

Para prato principal, escolhemos um penne ao molho gorgonzola com mini salada de rúcula – R$ 38,00 (foto 1), em abril/16 (estava tão bom, que repetimos no almoço do outro dia este prato), e um Tournedor de filé mignon com molho de gorgonzola com batatas assadas com azeite e alecrim – R$ 52,00 (Foto 2), em abril/16. Filé super macio, bem feito e exatamente no ponto que solicitamos! Que sabor!!!

Para sobremesa, escolhemos uma das sobremesas que a Fabi do Loucos por Viagem escolheu, que era um Crepe de Chocolate (Foto 3), que era servido com ganache de chocolate, sorvete de creme e uma farofa de amêndoas – R$ 25,00, em abril/16. E o Fábio escolheu o típico Doce da Roça, que é queijo Minas Frescal com doce de leite Viçosa – R$ 15,00, em abril/16. Ambas sobremesas deliciosas!!!!

Mesmo que você não fique hospedado na Pousada Paraíso Açu, vale a pena esticar e ter um delicioso jantar à luz de velas, música ambiente, tudo curtindo o friosinho da serra!

Outros destaques da Pousada:

• Fogueira: momento típico de Serra, fogueira, marshmallow, friozinho, conversa com outros hóspedes… adoramos esta iniciativa do hotel! Foi uma oportunidade para conhecer outros casais viajantes, inclusive tinha dois casais de Australianos e Canadenses!
  • Trilhas: falamos da pousada incentivar o turismo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No sábado, por volta das 11h, fizemos um alongamento, e partimos para uma deliciosa trilha (bem leve) até uma cascata. Vamos compartilhar as duas trilhas que fizemos no outro post!
  • Ao lado da pousada tem a empresa Campos de Aventuras Paraíso Açu, com Rappel, canyoing, Rafting, e muitos outros mais. Vejam aqui todas as atividades.

Gostaríamos de agradecer a parceria com o Blog Viagens e Vivências, além de todo o carinho das proprietárias e de equipe! Adoramos a pousada, o lugar, e estamos loucos para voltar para fazer outras trilhas, e quem sabe, o Workshop de Fotografias?!

Fabi, obrigada por descobrir este P A R A Í S O e nos apresentar em suas fotos e posts! 🙂

———————————————————————————————-

Pousada Paraíso Açu

Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil

Reservas via Booking: acesse aqui.

Reservas diretamente com o hotel: [email protected]

(24) 2221-3999 ou (24) 2236-0074

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!