Santuário dos Ursos, na Romênia (Libearty Bear Sanctuary Zarnesti)

 

Saiba como visitar o Santuário de Urso, na Romênia, e aprenda por quê eles não devem ficar em cativeiros.

 

Confesso que já cheguei a achar interessante a possibilidade de  “ursos protegendo castelos“. Foi assim em alguns belíssimos castelos que visitamos, onde uma das grandes atrações eram os ursos que ficavam no calabouço, andando entediados de um lado para o outro. Mas isso durou muito pouco até compreender o que estes ursos passam para estarem expostos para nossa admiração. E o mesmo acontece com ursos de circo ou qualquer outra atração que os utiliza para chamar a atenção dos turistas.

Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)
Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)
Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)
Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)

Os Ursos na Romênia

Calcula-se que existam em torno de 8.000 ursos pardos na Romênia, o que representa mais da metade dos ursos da espécie que vivem no Continente Europeu. Ou seja, a Romênia possui muito urso! Foi até por este motivo que não tivemos coragem de sentar nas inúmeras mesas e bancos para piqueniques ao longo das estradas. Imagine você tranquilo descansando e fazendo um lanche no acostamento de uma estrada, e algum urso aparece procurando resto de alimentos? Não gosto nem de imaginar uma situação destas!

E infelizmente é uma triste realidade que a Romênia vem sofrendo. Recentemente algumas cidades do centro do país foram alvo de protestos por moradores que não sabem como lidar com a invasão dos animais nas cidades. Só no ano de 2017, aconteceu o dobro de ataques a humanos comparados com o mesmo período do ano passado. Mas o que acontece é que os ursos da Romênia são protegidos por Lei, e não podem mais ser abatidos.

Forçados por ambientalistas, o país se viu obrigado a editar uma lei que regulamentasse a proteção dos ursos. Isso depois que mais de dois mil ursos já haviam sido abatidos, sem falar da quantidade de animais caçados e presos em jaulas minúsculas, onde muitos deles acabam morrendo de maus tratos e de doenças.

Por outro lado, também, o país se conscientizou da necessidade de proteção a estes animais, inclusive, a romena Cristina Lapis, cansada de ver ursos em situações degradantes, decidiu resgatá-los, fundar um Santuário que fosse um abrigo e um lugar de sua proteção, que foi o lugar que visitamos e relataremos neste post.

Libearty Bear Sanctuary Zarnesti, o Santuário de Ursos na Romênia:

O Libearty Bear Sanctuary começou a ser construído em 2005, quando a romena Cristina Lapis decidiu resgatar e proteger ursos doentes e que sofriam maus tratos no país.

O santuário está localizado em um espaço de 70 hectares (700.000m²) de floresta de carvalho e avelã, em plena montanhas dos Cárpatos, próximo à cidade de Zarnesti, na Transilvânia. Lá, os ursos ficam como se estivessem em um verdadeiro Spa, onde podem escalar árvores, nadar em piscinas, se alimentar na vegetação e até hibernar. Estão sempre protegidos e amparados por pessoas que verdadeiramente amam os animais.

Quando visitamos o Santuário, 88 ursos estavam lá, além de alguns lobos. A maioria destes ursos foram capturados quando ainda eram filhotes, cresceram em jaulas pequenas e enferrujadas, tendo péssima alimentação e sob maus tratos de seus donos. Então, eles ficam encantados com o Santuário!

É importante esclarecer que o Libearty Bear Sancutary não é um zoológico! É um santuário enorme e você tem a certeza disso logo que chega lá!

Localização do Libearty Bear Sanctuary Zarnesti:

No caminho entre Rasnov e Bran, você observa estas placas “Bear Sanctuary Zarnesti”, e então, é só seguir a indicação das placas.

Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)
Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)

Como visitar o Santuário de Ursos na Romênia:

Antes de viajarmos para a Romênia, tentei entrar em contato pelo e-mail do site ([email protected] ou [email protected]), mas sem êxito, pois ninguém me respondeu até hoje. Na verdade, não entendi muito bem como era a visita, se tinha que agendar com antecedência, ou pagar algum ticket pela internet. Já tinha até desistido de conseguir realizar esta visita.

Mas no dia que fomos visitar o Castelo de Bran (Castelo do Drácula), vimos as indicações das placas e seguimos até lá para ver se era possível realizarmos a visita sem agendamento. Descobrimos que era sim, mas naquele dia as visitas já tinha acontecido (sempre na parte da manhã).

Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)
Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)

Então, acabamos voltando no último dia, e quase que a gente não alcança o último passeio! Foi um sufoco! Logo que chegamos na entrada do Santuário, nos dirigimos à casinha à esquerda foto acima (Ticket & Souvenir Shop), compramos nossos tickets, e aguardamos o momento do nosso tour.

O tour pode ser realizado com guia que fala em romeno ou em inglês, sendo que para cada idioma, um horário diferente.

Antes de fazer o passeio, é importante seguir algumas observações:

  • O tour não é permitido para crianças menores de 5 anos (alegam que é para o bem-estar dos ursos – acredito que se dá pelo fato de que as crianças pequenas podem gritar, chorar, etc…, e por este motivo estressar os ursos);
  • Não é aceito carrinhos com crianças;
  • Vá com sapato confortável, pois realizamos algumas caminhadas em estradas de terra;
  • Você só pode tirar fotos se pagar a taxa de fotografias;
  • O lugar é considerado a floresta dos ursos, então devemos respeitá-lo;
  • Não é permitido alimentar os ursos;
  • Não produzir qualquer ruído ou som (como campainha de celular) que possam perturbar os ursos;
  • Não é permitido usar flash nas máquinas;
  • Pedem para não comer ou beber na frente dos ursos;
  • Proibido fumar;
  • Proibido deixar qualquer lixo durante o passeio;
  • Não se aproxime de forma alguma da cerca de proteção e que separa os ursos dos visitantes (trata-se de uma cerca elétrica).

O passeio inicia com o guia contando um pouco sobre o Santuário e apresentando alguns dos animais. Abaixo, vimos um lobo convivendo pacificamente com ursos.

Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)
Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)

Quando começamos a ver os ursos, eu estava bem maravilhada com tudo aquilo, porque até então ainda não tinha visto nenhum urso tão de perto. Mas logo tive o primeiro choque com aquela realidade. Abaixo, o “ursão” deitado no chão, à esquerda da foto, é o Max. Ele é cego (uma triste realidade) e foi resgatado do Castelo de Peles 🙁

Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)
Max, o urso cego do Castelo de Peles

O tour dura em torno de uma hora e finaliza com um vídeo sobre a história do Santuário, sobre a romena que resgatou os ursos e fundou o lugar.

Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)
Libearty Bear Sanctuary Zarnesti (Santuário de Ursos, na Romênia)

Na minha opinião vale a pena visitar o lugar tanto para ver um urso pardo de perto, quanto para nos conscientizarmos da necessidade de proteção aos animais. O que temos visitando? O que temos feito para mudar a atitude dos locais que ainda utilizam animais para atrair turistas? O que podemos fazer para ajudar? São perguntas que você terá em mente depois que visitar o Santuário de Ursos na Romênia.

Funcionamento: 

  • De julho a agosto (verão): terça a domingo, 9:15h, 9:45h, 10:15h, 10:45h e 11:10h. Valor 40 Lei Adulto, 10 Lei Criança. No final de semana, o valor do tour é 50 Lei adulto, 15 Lei criança. (Tour em inglês);
  • De maio a junho (primavera): terça a domingo, 9h, 10h e 11h. Valor 40 Lei Adulto, 10 Lei Criança. No final de semana, o valor do tour é 50 Lei adulto, 15 Lei criança. (Tour em inglês).
  • De 1 de novembro a 1 de abril (inverno): 11h e 12h. Valor 40 Lei Adulto, 10 Lei Criança. No final de semana, o valor do tour é 50 Lei adulto, 15 Lei criança. (Tour em inglês).

——————————————————————-

Libearty Bear Sanctuary Zarnesti 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »