4 atrações imperdíveis em Amarillo, no Texas

Amarillo continua com traços de uma cidade do Velho Oeste Americano, e isso foi exatamente o que eu imaginava e queria ver no Texas.

Amarilho foi a primeira cidade da nossa road trip 2018 entre Texas e o Colorado. Tinha muita vontade de conhecer o Texas, e quando decidimos que seria uma viagem de carro, realizada entre dois estados americanos, logo acrescentei Amarillo em nossos planos. Primeiro, por que eu queria muito conhecer uma cidade que tivesse os traços do faroeste americano, e em segundo, por que se ela também incluísse a Histórica Rota 66, seria ainda melhor!

Amarillo é uma cidade de cactos, de cowboys de bota e chapéu, de gados e caminhonetes com aqueles chifres enormes de gado, de bife suculento e de cerveja boa. Amarillo cresceu, e se tornou uma mistura entre as antigas e novas tradições do Texas. É bem diferente do que eu imaginava, confesso. Imaginava uma cidade pequena, mais rústica… mas ela é enorme! Cidade grande mesmo!

Já segue o Blog Viagens e Vivências nas redes sociais?

Instagram: @blogviagensevivencias

Facebook: @viagensevivencias

Twitter: @blog_vv

YouTube: Viagens e Vivências

A história de Amarillo começou por volta de 1541, quando o primeiro conquistador espanhol chegou na região. Já foi conhecida como um dos maiores centros de comercialização de gado dos Estados Unidos, além de já ter tido o maior campo de gás hélio no país. Na década de 1920, Amarillo tornou-se um importante ponto de parada da antiga Rota 66. Só peço que imaginem como deve ter sido bacana viajar por esta rota naquela época!

Localização de Amarillo

Amarillo está localizada ao noroeste do Texas, a 362 milhas de Dallas (5:44h), a 286 milhas de Albuquerque (no New Mexico).

Como chegar em Amarillo a partir de Dallas

Apesar de Amarillo possuir aeroporto, o legal mesmo é pegar a estrada! E foi exatamente isso que fizemos a partir de Dallas: alugamos uma SUV em Dallas, e fomos curtindo o caminho por uma estrada quase totalmente duplicada, sem nenhum buraco ou pedágio. Paramos em todos os lugares que desejávamos com total liberdade e comodidade.

Então, é só ligar o GPS, colocar uma trilha sonora bem cool e seguir caminho!

Estrada de Dallas para Amarillo

Onde se hospedar em Amarillo

Não gostei da nossa hospedagem em Amarillo, por isso não vou recomendá-la (Baymond Inn and Suites Amarillo). Nunca tinha ficado em hotéis deste grupo, mas achei bem básico mesmo, e infelizmente não gostei muito da limpeza  🙁 apesar da localização e do preço ser ótimo!

Para conferir os hotéis em Amarillo, veja clicando neste link. (Nota: os hotéis localizados na I-40 possuem boa localização).

Quando visitar Amarillo:

O Texas é um estado extremamente quente. Visitá-lo no verão, significa temperaturas altas, o que acaba sendo bem desagradável. No inverno, costuma ser bem frio e até mesmo nevar. Em janeiro deste ano (2018), pegamos temperaturas de -13, mas com céu sem nenhuma nuvem. Estava lindo!

A melhor época para visitar Amarillo é de maio a junho, depois de setembro a outubro, que são épocas nem tão quente, nem tão frias.

Quanto tempo ficar em Amarillo:

Ficamos apenas um dia inteiro na cidade. Chegamos no fim do dia (por volta de umas 20h), ficamos o outro dia inteiro, e partimos no seguinte ainda bem cedo. Acredito que dois dias sejam suficientes para conhecer a cidade, sendo que um deles seria mais para aproveitar o Palo Duro Canyon, que é um parque enorme, cheio de lugares para trilhas e caminhadas.

O que fazer em Amarillo:

Amarillo não tem muitas atrações. Mas quatro delas são imperdíveis (na verdade, uma delas é um restaurante que acabou se tornando uma atração turística), e valem muito a pena visitar. Veja abaixo quais são elas:

• Cadillac Ranch (13651 I-40 Frontage Rd, Amarillo, TX 79124, EUA): é uma obra do artista Ant Farm, criada em 1974, onde dez Cadillacs estão enterrados de “nariz” para o chão. É um grande marco da Rota 66, e acredito que a imagem mais marcante que sempre tive de Amarillo e até mesmo da Rota 66. E o engraçado é que quando eu pensava em Amarillo, achava que os Cadillacs ficavam bem longes da cidade, em uma área mais deserta. Mas eles estão bem próximos do Centro da cidade, ao longo da I-40. Da própria rodovia você já pode avistá-los.

Se estiver de carro, só colocar no GPS “Cadillac Ranch” e seguir a rota. Estacione o veículo ao longo da rodovia, e é só seguir cerca de 200 metros até chegar nos Cadillacs. A atração é aberta 24 horas por dia e é gratuito. É bem comum os visitantes levarem spray de tinta e deixarem sua “marca” em algum dos Cadillacs, que estão cada vez mais se deteriorando.

Cadillac Ranch, em Amarillo

No dia que visitamos o Cadillac Ranch, estava um dia super frio (em torno de -6, com sensação térmica de -13), e como estava ventando muito, parecia que o frio era ainda maior. Mas foi incrível conhecer este marco e atração tão importante em Amarillo. Espero que eles ainda durem um bom tempo antes de irem totalmente à ferrugem e deterioração.

• Palo Duro Canyon: Palo Duro Canyon é um parque estadual, sendo o segundo maior cânion do país, perdendo apenas para o Grand Canyon, no Arizona. Com mais de 30 km de trilhas, o lugar é ideal para fazer caminhadas, andar de bicicleta, à cavalo, ou de carro. E apesar de ser considerado como uma atração de Amarillo, o parque está localizado a 25 milhas da cidade, a aproximadamente a 30 minutos de carro, (11450 State Hwy Park Rd 5, Canyon, TX 79015, EUA)
Palo Duro Canyon, localizado próximo a Amarillo, no Texas

Logo que chegar na entrada do parque, mesmo que o guichê esteja fechado ou vazio, você deve estacionar o veículo no Visitors Center e pagar a entrada que custa 5 dólares por adulto. Você recebe um mapa (para ver o mapa do Palo Duro Canyon clique aqui), que o auxiliará durante a visita. É importante você observar as indicações ao longo da pista, e assim, visitar os pontos que julgar interessantes.

Como visitamos o Palo Duro Canyon durante o inverno, o parque estava bem vazio. Na verdade, não fomos preparados para trilhas e caminhadas mais longas. Então, escolhemos um dos pontos que eram mais fáceis para visitação e seguimos até lá.

Para chegar ao Capitol Peak, do Palo Duro Canyon é somente através de trilha de bike. Mas conseguimos chegar no ponto máximo da foto abaixo fazendo uma breve caminhada em uma trilha de fácil acesso.

Capitol Peak ao fundo, um dos pontos mais visitados do Palo Duro Canyon, no Texas

Importante esclarecer que ao longo do parque existem várias áreas para piquenique, camping, inclusive banheiros. Mas somente na entrada do parque é possível acessar internet.

Na entrada do parque é possível ver alguns daqueles gados longhorn, que possuem longos chifres.

Informações: aberto diariamente, das 07h às 22h; 5 dólares o ingresso para adulto.

• Distrito Histórico da Rota 66: voltando para Amarillo… coisa mais engraçada! No hotel que ficamos hospedados, ninguém sabia aonde era o endereço para colocarmos no GPS da antiga Rota 66 na cidade. Como assim, meu povo? Uma das atrações mais conhecidas da cidade, e eles não sabem aonde ficam? Nem sabiam que ela ainda existia! Fiquei até com medo de ter pego alguma matéria desatualizada sobre a cidade, e de que realmente não existisse mais nada da Rota 66 na cidade. Mas graças a Deus era apenas uma pessoa desinformada! Eu heim?!

A Rota 66 foi uma rodovia americana estabelecida em 1926, que ligava Chicago a Santa Mônica, passando pelos estados do Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e California. A Rota 66 tem muita importância histórica para o país e o mundo, inclusive conta-se que foi nela o primeiro Motel e o primeiro McDonald´s (1398 NE St, San Bernardino, CA 92405) do mundo – há muitas discussões acerca desta informação! Importante lembrar que o conceito de Motel americano é diferente do conceito de motel no Brasil. Lá significa uma junção de Hotel + Motor, ou simplificando, um hotel mais econômico para pessoas que estejam motorizadas. Já nos hospedamos em vários nos Estados Unidos e é super prático!

Mas com o passar dos anos, a antiga Rota 66 passou a ser desviada ou substituída por outras rotas mais novas e eficientes. Em Amarillo, por exemplo, a I-40 faz o papel da antiga Rota 66. Se olhar no Waze, por exemplo, vai ver que na I-40, próximo do Cadillac Ranch, consta também o nome “Historic Route 66“.

Entretanto, em Amarillo ainda existe um Distrito Histórico da Rota 66, localizado na 6th Street (no mapa consta como Avenida).

Distrito Histórico da Rota 66, em Amarillo, Texas

O Distrito Histórico da Rota 66, em Amarillo, abrange 13 quarteirões ao longo da 6th Street (ou Avenue) do bairro San Jacinto Heights, entre as Ruas Georgia e Forrest Avenue.

No Distrito Histórico da Rota 66, em Amarillo, existem várias lojas vintages, antiquários, restaurantes, padarias, bares, inclusive um motel, que datam as décadas de 1920 a 1940. Recomendo estacionar o carro na região, e percorrer a pé estes quarteirões. Apesar de parecer um pouco decadente e vazia (será devido ao frio do período que visitamos?), você vai sentir um pouco da vibe da antiga Rota 66.

Mapa da 6th Street, em Amarillo – a antiga Route 66

Para quem gosta de comprar coisas vintages, adorei a Amarillo´s Route 66 (2723 SW 6th Ave 79106 Amarillo). É uma pequena lojinha ao lado da Lili Art Gallery (foto abaixo). Mas tem vários tipos de artigos e souvenirs da Route 66. Inclusive trouxemos uma placa linda para nossa área gourmet.

Veja abaixo um pouco da antiga Rota 66 em Amarillo:

O lugar é bem típico do Texas, estilo cowboy, com decoração do velho oeste e atendimento muito bom. São rápidos e muito atenciosos com todos clientes.

The Big Texan Steak Ranch, Amarillo - TX
The Big Texan Steak Ranch, Amarillo – TX

Não teria qualquer graça se não tivesse um tentante do 72oz. E não é que apareceu um? Os que decidirem tentar o desafio, ficam sozinhos (ou com outros tentantes) em cima deste pequeno palco, com o relógio cronometrado para 60 minutos. No começo, eu até achei que ele iria conseguir. Mas com 30 minutos, ele não aguentava mais!

Um corajoso para o Steak 72oz do The Big Texan Ranch, Amarillo

E quem pensa que isso é impossível, existem várias pessoas que conseguem terminar a missão no prazo estabelecido, veja clicando aqui. Mas também existem recordes incríveis para quem conseguiu comer o Steak de 72oz, como um americano de Uplan, na California, que conseguiu comer o Steak 72oz em menos de 10 minutos. Oh my God!

Mas nós dois, pobres mortais, comemos um Steak bem menorzinho, e uma costelinha defumada, que na minha opinião foi infinitamente melhor que o Steak, acompanhado de uma tábua de degustação de 10 cervejas da casa.

O restaurante não é tão barato. Mas valeu muito a pena!

Então estas são as atrações mais interessantes que achamos em Amarillo. Se tiver uma experiência diferente em Amarillo que queira compartilhar conosco, coloque nos comentários abaixo. Será um prazer receber sua dica e opinião!

Se vai viajar:

• Reserve seu hotel pelo Booking.com. Por este link você não paga nada a mais, e nós recebemos uma pequena comissão que ajuda na manutenção do blog. E caso mude de ideia e não queria mais se hospedar lá, a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo;
  • Faça seu seguro de viagem escolhendo os melhores valores com o Seguros Promo, e ganhe 5% de desconto utilizando o cupom VIVENCIAS5;
  • Compre o Chip Easysim4u para utilizar internet no exterior sem nenhuma burocracia e dificuldade, e fique sempre conectado!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

4 thoughts on “4 atrações imperdíveis em Amarillo, no Texas

• 12 de novembro de 2018 em 20:37
    Permalink

Obrigada pelas ótimas dicas! Faremos esse trajeto no início de dezembro. Parabéns pelo blog!!!

• 19 de novembro de 2018 em 09:29

Que bom que gostou do post, Isabel!
      Depois dê retorno de como foi sua viagem!