Como ir da Escócia para a Irlanda do Norte de ônibus e balsa?

Qual e a melhor forma de ir da Escócia para a Irlanda do Norte? Não fomos nem de trem, nem de avião, fomos de ônibus e balsa que possui excelente custo-benefício. Confira todas as dicas neste post.

Durante nossa viagem de um mês pelo Reino Unido, em que percorremos várias cidades de trem, o maior objetivo era de não usar avião em nenhuma das cidades. A gente queria realmente ficar longe de aeroporto, check in, despachar bagagem, retirar bagagem da esteira, desembarcar… etc. Mas sem ser através de avião, qual seria a melhor opção?

Balsa é, sem sombra de dúvidas, a melhor opção para ir da Escócia à Irlanda do Norte sem utilizar o transporte aéreo. A balsa parte da cidade de Cairnryan com destino a Belfast, em um trajeto que dura cerca de 2:15h.

Se você estiver viajando de carro pela Escócia, pode até pensar em seguir a viagem de carro para a Irlanda do Norte, o que pode ser uma excelente ideia! Afinal, a Irlanda do Norte é um país maravilhoso para fazer uma road trip, e você terá muito mais liberdade para visitar os principais pontos turísticos.

Como nossa última cidade na Escócia era em Glasgow, então, nosso trajeto foi ir de ônibus de Glasgow até Cairnryan, e de lá, atravessar o Irish Sea de balsa até Belfast – a capital da Irlanda do Norte.

Onde comprar a passagem de ônibus de Glasgow, na Escócia, para Belfast, na Irlanda do Norte?

Como disse acima, nosso trajeto foi de Glasgow a Belfast, sendo que utilizamos ônibus de Glasgow a Cairnryan, e depois, atravessamos de balsa até Belfast.

Comprei todo o trajeto, tanto de Ônibus quanto de Balsa, através da mesma empresa que se chama Citylink.  Vi que esta mesma empresa oferece tickets a partir de Edimburgo a Belfast, também utilizando ônibus + balsa.

E foi muito tranquilo! Nosso objetivo era de não perder tempo, já que os dias eram curtos. Então, optamos por sair de Glasgow, no ônibus das 16:40h, por quê era o horário que o sol se punha. E de Glasgow Buchanan Bus Station até Cairnryan Stena Ferry Terminal foi em torno de 2h10 de ônibus normal.

Para comprar o ticket de ônibus de Glasgow a Cainryan, clique AQUI. 

O combo “ônibus + balsa” saiu por 64 Libras para dois (preço de janeiro/2017). Depois de adquirir neste site.  recebemos um e-mail de confirmação, levamos impresso e apresentamos no dia do embarque.

Como foi o trajeto de Glasgow, na Escócia, até Belfast, na Irlanda do Norte:

Nosso deslocamento de ônibus de Glasgow até Cairnryan ficou assim:

Já a travessia de balsa de Cairnryan até Befast é feita neste trecho:

Chegando em Cairnryan Stena Ferry Terminal, retiramos nossas bagagens do ônibus e nos dirigimos até o local de “check in” da balsa. Apresentamos passaportes, comprovante da compra das passagens e recebemos os tickets de embarque. O policial da imigração fez algumas perguntas bem básicas, e muito gentil finalizou o diálogo com um OBRIGADO, nos indicando onde deveríamos colocar nossas bagagens (pelo menos naquela época, não teve carimbo em passaporte de novo não). E então pronto! Colocamos as bagagens para despachar, seguimos as indicações e logo já estávamos naquela balsa enorme, que mais parecia um navio!!!

Sobre a questão da checagem de passaporte/imigração: há uma espécie de “posto de checagem” – não é bem uma imigração propriamente dita (apesar de isso provavelmente mudar com o Brexit), mas sim uma forma de checar a identidade dos passageiros e garantir que estejam todos dentro dos conformes – ou seja, ninguém procurado pela polícia, por exemplo. Estes procedimentos de segurança entre a ilha da Grã-Bretanha e as Irlandas vem se intensificando pois perceberam quer muitos imigrantes estavam entrando justamente por Dublin – Belfast, e então pegavam um ferry até o Reino Unido.

Como tínhamos pouco tempo disponível para curtir a viagem, já que os dias de inverno são bem curtos, optamos por fazer esta travessia à noite. Mas não temos dúvidas de que dia seja um passeio bem bacana! Então, se tiver com mais tempo, opte pelo dia!

Se tiver problemas com enjoo, melhor tomar um remédio antes do embarque. Pois mesmo com o tamanho da balsa, em alguns pontos sentimos um pequeno chacoalhar… (e mesmo sem nada ver lá fora).

O Stena Line é um navio uma balsa que vai da Escócia à Irlanda do Norte, e vice-versa, em aproximadamente 2:15h. E, por ser uma balsa, ela leva tanto pessoas, quanto carros, ônibus e caminhões. Só que no dia que viajamos, além do frio, era noite, tarde e estávamos bem cansados. Portanto, nem conhecemos muito para mostrarmos a vocês. Mas ele é enorme, tem Free Shop, Lanchonete, sala de jogos, parece um navio de cruzeiro!

Interior do Stena Line de Cairnryan Stena Line Ferry até Belfast

Se quiser acompanhar os cinco horários diários do Stena Line para Belfast, são estes (veja os horários atualizados AQUI):

Se alguém teve outra experiência, ou sabe de outra dica para ir da Escócia à Irlanda do Norte, compartilhe nos comentários abaixo, e vamos ajudar outros viajantes com sua experiência.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

15 thoughts on “Como ir da Escócia para a Irlanda do Norte de ônibus e balsa?

  • 12 de fevereiro de 2021 em 16:40
    Permalink

    Oi Fabiane,

    Sabe me dizer se consigo comprar a passagem na hora ou é bom comprar pelo site com antecedência.

    Obrigada

    Resposta
    • 25 de março de 2021 em 19:37
      Permalink

      Olá, Lucia!
      Consegue comprar na hora… mas ideal que seja comprado com antecedência, para garantir o horário!

      Resposta
  • 22 de abril de 2020 em 15:25
    Permalink

    Você comprou a passagem com que antecedência? Estou tentando o inverso (Belfast – Glasgow) para julho, mas nenhum horário que coloco busca a rota (diz que não tem disponibilidade)… Será que não consigo fazer o roteiro inverso?

    Resposta
  • 22 de julho de 2019 em 21:00
    Permalink

    Boa noite Fabiane. Parabéns pelo seu blog. Montei minha viagem com base no seu roteiro!

    Será que poderia me ajudar? Estou tentando acessar o site que indicou para comprar as passagens de ônibus + balsa juntas, porém ele não dá essa opção de trajeto. Você sabe me dizer se eles não estão fazendo mais esse trajeto (ou eu que sou devagar e não consigo verifica rs)? Tem alguma outra companhia que indica?

    Desde já agradeço.

    Resposta
    • 23 de agosto de 2019 em 14:30
      Permalink

      Oi, Juliana!
      Eu acho que você deve estar fazendo alguma coisa errada… pois eu fiz a pesquisa aqui de primeira e deu certo.
      Você queria sair de Glasgow mesmo? Se sim, só colocar Glasgow (o geral), para Belfast. Ele já dá a pesquisa com o ônibus.
      Veja:
      DEPART: 08:30 Glasgow Buchanan Bus Stn
      ARRIVE: 14:30 Belfast Europabus Centre 06:00 Cairnryan Stena Ferry Terminal Scottish Citylink Service, Stena Line SC

      Resposta
  • 25 de março de 2019 em 19:46
    Permalink

    Olá Fabiane,
    Adorei suas dicas. Irei em Outubro com dois amigos e assim como você adoro experimentar meios diferentes de transportes e menos burocráticos e com muita emoção. Estou aliviada sabendo que fiz uma ótima opção. Assim eles não irão reclamar de nada rsrsrs. Faremos o sentido contrário Belfast/Glasgow. Bjs e muitas viagens em nosso passaporte. Afinal “Viajar enriquece a alma, refresca a mente e aquece o coração”

    Resposta
    • 26 de março de 2019 em 08:45
      Permalink

      Por favor preciso de ajuda, gostaria de saber se existe ferry da Escócia para Dublin?

      Resposta
      • 26 de março de 2019 em 19:23
        Permalink

        Olá, Keli!
        Infelizmente não sei te dizer com precisão. Sei que existe rota de Liverpool para Dublin, e de Holyhead, no País de Gales para Dublin.
        Mas não que eu saiba de alguma da Escócia para Dublin.
        🙁

        Resposta
    • 26 de março de 2019 em 19:24
      Permalink

      Que bom que gostou das dicas, Marta!
      Você vai amar a viagem com seus amigos!
      Vamos todos viajar muito!
      🙂

      Resposta
  • 14 de março de 2019 em 00:10
    Permalink

    Fabiane por favor chegando no terminal de balsas em Belfast já estamos no centro de Belfast?
    Como locomover pela cidade chegando ao terminal?
    Grata
    parabéns

    Resposta
    • 14 de março de 2019 em 21:18
      Permalink

      Olá!
      Que bom que gostou do post!
      É perto do Centro da Cidade, mas não dá para ir a pé.
      A gente foi de Táxi mesmo… bem pertinho!

      Resposta
      • 15 de março de 2019 em 17:08
        Permalink

        Muito obrigada pela resposta.
        O perto significa mais de 1 km?
        Estamos acostumados a andar muito..
        Não encontrei via Google maps o local do Pier.. para traçar rota ao hotel.

        Resposta
        • 17 de março de 2019 em 19:58
          Permalink

          Não…não! Não é tão pertinho assim não!
          Nós ficamos no Ibis City Centre, e do ponto de desembarque até o hotel dava menos de 4 milhas..
          Não dá para ir andando, por exemplo.
          Para ver a distância certinha do ponto de desembarque até seu hotel, digite o endereço abaixo:

          Stena Line Belfast (Belfast to Liverpool departures), Victoria Terminal 2, West Bank Road, Belfast BT3 9JN, Reino Unido

          Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »